A IDENTIDADE COMO METAMORFOSE: PROEJA ENTRE O PRESCRITO E O VIVIDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Santana Vieira, Tatiana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Toretta Zen, Eliesér, dos Santos Prado Moura, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/9
Resumo: O artigo é resultado do trabalho monográfico realizado durante o Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Educação Profissional e Técnica Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES), cujo objetivo foi analisar em que medida o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do IFES no Campus Vitória possibilita a construção de uma identidade dos seus alunos e alunas com o Programa e a instituição. A investigação foi localizada em uma realidade específica, sendo assim, optou-se pela linha de pesquisa quanti-qualitativa, a partir da qual se enfatizou o formato de investigação da História Oral. Foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados com os quais identificamos e selecionamos os sujeitos da pesquisa entre os estudantes do 5º ao 8º módulos dos cursos de Edificações, Segurança do Trabalho e Metalurgia e Materiais do PROEJA IFES Campus Vitória.
id IFES-1_fcbe3c6393cc602dcadea82fa71fcb98
oai_identifier_str oai::article/9
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling A IDENTIDADE COMO METAMORFOSE: PROEJA ENTRE O PRESCRITO E O VIVIDO Estudos culturaisDiferençaDiversidadeIdentidade institucionalPROEJAO artigo é resultado do trabalho monográfico realizado durante o Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Educação Profissional e Técnica Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES), cujo objetivo foi analisar em que medida o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do IFES no Campus Vitória possibilita a construção de uma identidade dos seus alunos e alunas com o Programa e a instituição. A investigação foi localizada em uma realidade específica, sendo assim, optou-se pela linha de pesquisa quanti-qualitativa, a partir da qual se enfatizou o formato de investigação da História Oral. Foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados com os quais identificamos e selecionamos os sujeitos da pesquisa entre os estudantes do 5º ao 8º módulos dos cursos de Edificações, Segurança do Trabalho e Metalurgia e Materiais do PROEJA IFES Campus Vitória.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/910.36524/dect.v1i01.9Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 1 n. 01 (2011): 2011 - 01; 24-322236-215010.36524/dect.v1i01reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/9/6Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Santana Vieira, TatianaToretta Zen, Eliesérdos Santos Prado Moura, Bruno2021-02-11T12:23:53Zoai::article/9Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:57.588157Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv A IDENTIDADE COMO METAMORFOSE: PROEJA ENTRE O PRESCRITO E O VIVIDO
title A IDENTIDADE COMO METAMORFOSE: PROEJA ENTRE O PRESCRITO E O VIVIDO
spellingShingle A IDENTIDADE COMO METAMORFOSE: PROEJA ENTRE O PRESCRITO E O VIVIDO
de Santana Vieira, Tatiana
Estudos culturais
Diferença
Diversidade
Identidade institucional
PROEJA
title_short A IDENTIDADE COMO METAMORFOSE: PROEJA ENTRE O PRESCRITO E O VIVIDO
title_full A IDENTIDADE COMO METAMORFOSE: PROEJA ENTRE O PRESCRITO E O VIVIDO
title_fullStr A IDENTIDADE COMO METAMORFOSE: PROEJA ENTRE O PRESCRITO E O VIVIDO
title_full_unstemmed A IDENTIDADE COMO METAMORFOSE: PROEJA ENTRE O PRESCRITO E O VIVIDO
title_sort A IDENTIDADE COMO METAMORFOSE: PROEJA ENTRE O PRESCRITO E O VIVIDO
author de Santana Vieira, Tatiana
author_facet de Santana Vieira, Tatiana
Toretta Zen, Eliesér
dos Santos Prado Moura, Bruno
author_role author
author2 Toretta Zen, Eliesér
dos Santos Prado Moura, Bruno
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Santana Vieira, Tatiana
Toretta Zen, Eliesér
dos Santos Prado Moura, Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos culturais
Diferença
Diversidade
Identidade institucional
PROEJA
topic Estudos culturais
Diferença
Diversidade
Identidade institucional
PROEJA
description O artigo é resultado do trabalho monográfico realizado durante o Curso de Pós-Graduação Lato Senso em Educação Profissional e Técnica Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES), cujo objetivo foi analisar em que medida o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do IFES no Campus Vitória possibilita a construção de uma identidade dos seus alunos e alunas com o Programa e a instituição. A investigação foi localizada em uma realidade específica, sendo assim, optou-se pela linha de pesquisa quanti-qualitativa, a partir da qual se enfatizou o formato de investigação da História Oral. Foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de coleta de dados com os quais identificamos e selecionamos os sujeitos da pesquisa entre os estudantes do 5º ao 8º módulos dos cursos de Edificações, Segurança do Trabalho e Metalurgia e Materiais do PROEJA IFES Campus Vitória.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/9
10.36524/dect.v1i01.9
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/9
identifier_str_mv 10.36524/dect.v1i01.9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/9/6
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 1 n. 01 (2011): 2011 - 01; 24-32
2236-2150
10.36524/dect.v1i01
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027083259904