As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Multi-Science Journal |
DOI: | 10.33837/msj.v1i3.95 |
Texto Completo: | https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/95 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que busca investigar o papel da linguagem, como mediação docente, para a aquisição de conhecimentos científicos e a função do experimento no ensino de Ciências. A pesquisa foi iniciada em uma disciplina para formação de professores de Química. No início, o docente inseriu os licenciandos em reflexões sobre a experimentação no ensino de química para fundamentar as discussões e futuras ações na disciplina. Posteriormente, o professor sugeriu aos alunos uma proposta em que eles planejassem e executassem aulas experimentais, baseada nos três aspectos fundamentais de uma atividade experimental, na concepção de Hodson (1985). Os alunos atenderam às expectativas no que se refere a proposta e execução das atividades experimentais e, embora tivemos a execução de aulas simuladas, percebemos que em alguns momentos houve uma aproximação com a realidade do ensino médio, principalmente no embate de ideias entre aluno-aluno e aluno-professor sobre a exploração de conceitos químicos. |
id |
IFGO-1_2586d8086389979be3b49c985b4cac05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/95 |
network_acronym_str |
IFGO-1 |
network_name_str |
Multi-Science Journal |
spelling |
As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de QuímicaEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que busca investigar o papel da linguagem, como mediação docente, para a aquisição de conhecimentos científicos e a função do experimento no ensino de Ciências. A pesquisa foi iniciada em uma disciplina para formação de professores de Química. No início, o docente inseriu os licenciandos em reflexões sobre a experimentação no ensino de química para fundamentar as discussões e futuras ações na disciplina. Posteriormente, o professor sugeriu aos alunos uma proposta em que eles planejassem e executassem aulas experimentais, baseada nos três aspectos fundamentais de uma atividade experimental, na concepção de Hodson (1985). Os alunos atenderam às expectativas no que se refere a proposta e execução das atividades experimentais e, embora tivemos a execução de aulas simuladas, percebemos que em alguns momentos houve uma aproximação com a realidade do ensino médio, principalmente no embate de ideias entre aluno-aluno e aluno-professor sobre a exploração de conceitos químicos. Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/9510.33837/msj.v1i3.95Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 3 (2015); 17-23Multi-Science Journal; v. 1 n. 3 (2015); 17-232359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/95/81Copyright (c) 2017 Nicéa Quintino Amauro, Paulo Vitor Teodoro de Souza, Rafael Cava Moriinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmauro, Nicéa QuintinoTeodoro de Souza, Paulo VitorMori, Rafael Cava2018-03-18T10:17:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/95Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-03-18T10:17:38Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química |
title |
As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química |
spellingShingle |
As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química Amauro, Nicéa Quintino Amauro, Nicéa Quintino |
title_short |
As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química |
title_full |
As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química |
title_fullStr |
As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química |
title_full_unstemmed |
As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química |
title_sort |
As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química |
author |
Amauro, Nicéa Quintino |
author_facet |
Amauro, Nicéa Quintino Amauro, Nicéa Quintino Teodoro de Souza, Paulo Vitor Mori, Rafael Cava Teodoro de Souza, Paulo Vitor Mori, Rafael Cava |
author_role |
author |
author2 |
Teodoro de Souza, Paulo Vitor Mori, Rafael Cava |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amauro, Nicéa Quintino Teodoro de Souza, Paulo Vitor Mori, Rafael Cava |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que busca investigar o papel da linguagem, como mediação docente, para a aquisição de conhecimentos científicos e a função do experimento no ensino de Ciências. A pesquisa foi iniciada em uma disciplina para formação de professores de Química. No início, o docente inseriu os licenciandos em reflexões sobre a experimentação no ensino de química para fundamentar as discussões e futuras ações na disciplina. Posteriormente, o professor sugeriu aos alunos uma proposta em que eles planejassem e executassem aulas experimentais, baseada nos três aspectos fundamentais de uma atividade experimental, na concepção de Hodson (1985). Os alunos atenderam às expectativas no que se refere a proposta e execução das atividades experimentais e, embora tivemos a execução de aulas simuladas, percebemos que em alguns momentos houve uma aproximação com a realidade do ensino médio, principalmente no embate de ideias entre aluno-aluno e aluno-professor sobre a exploração de conceitos químicos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/95 10.33837/msj.v1i3.95 |
url |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/95 |
identifier_str_mv |
10.33837/msj.v1i3.95 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/95/81 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Nicéa Quintino Amauro, Paulo Vitor Teodoro de Souza, Rafael Cava Mori info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Nicéa Quintino Amauro, Paulo Vitor Teodoro de Souza, Rafael Cava Mori |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 3 (2015); 17-23 Multi-Science Journal; v. 1 n. 3 (2015); 17-23 2359-6902 2359-6902 reponame:Multi-Science Journal instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) instacron:IFGO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
instacron_str |
IFGO |
institution |
IFGO |
reponame_str |
Multi-Science Journal |
collection |
Multi-Science Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
repository.mail.fl_str_mv |
guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br |
_version_ |
1822180598144303104 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.33837/msj.v1i3.95 |