As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amauro, Nicéa Quintino
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Teodoro de Souza, Paulo Vitor, Mori, Rafael Cava
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/95
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que busca investigar o papel da linguagem, como mediação docente, para a aquisição de conhecimentos científicos e a função do experimento no ensino de Ciências. A pesquisa foi iniciada em uma disciplina para formação de professores de Química. No início, o docente inseriu os licenciandos em reflexões sobre a experimentação no ensino de química para fundamentar as discussões e futuras ações na disciplina. Posteriormente, o professor sugeriu aos alunos uma proposta em que eles planejassem e executassem aulas experimentais, baseada nos três aspectos fundamentais de uma atividade experimental, na concepção de Hodson (1985). Os alunos atenderam às expectativas no que se refere a proposta e execução das atividades experimentais e, embora tivemos a execução de aulas simuladas, percebemos que em alguns momentos houve uma aproximação com a realidade do ensino médio, principalmente no embate de ideias entre aluno-aluno e aluno-professor sobre a exploração de conceitos químicos. 
id IFGO-1_2586d8086389979be3b49c985b4cac05
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/95
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de QuímicaEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que busca investigar o papel da linguagem, como mediação docente, para a aquisição de conhecimentos científicos e a função do experimento no ensino de Ciências. A pesquisa foi iniciada em uma disciplina para formação de professores de Química. No início, o docente inseriu os licenciandos em reflexões sobre a experimentação no ensino de química para fundamentar as discussões e futuras ações na disciplina. Posteriormente, o professor sugeriu aos alunos uma proposta em que eles planejassem e executassem aulas experimentais, baseada nos três aspectos fundamentais de uma atividade experimental, na concepção de Hodson (1985). Os alunos atenderam às expectativas no que se refere a proposta e execução das atividades experimentais e, embora tivemos a execução de aulas simuladas, percebemos que em alguns momentos houve uma aproximação com a realidade do ensino médio, principalmente no embate de ideias entre aluno-aluno e aluno-professor sobre a exploração de conceitos químicos. Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/9510.33837/msj.v1i3.95Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 3 (2015); 17-23Multi-Science Journal; v. 1 n. 3 (2015); 17-232359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/95/81Copyright (c) 2017 Nicéa Quintino Amauro, Paulo Vitor Teodoro de Souza, Rafael Cava Moriinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmauro, Nicéa QuintinoTeodoro de Souza, Paulo VitorMori, Rafael Cava2018-03-18T10:17:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/95Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-03-18T10:17:38Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química
title As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química
spellingShingle As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química
Amauro, Nicéa Quintino
title_short As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química
title_full As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química
title_fullStr As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química
title_full_unstemmed As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química
title_sort As Funções Pedagógicas da Experimentação no Ensino de Química
author Amauro, Nicéa Quintino
author_facet Amauro, Nicéa Quintino
Teodoro de Souza, Paulo Vitor
Mori, Rafael Cava
author_role author
author2 Teodoro de Souza, Paulo Vitor
Mori, Rafael Cava
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amauro, Nicéa Quintino
Teodoro de Souza, Paulo Vitor
Mori, Rafael Cava
description Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que busca investigar o papel da linguagem, como mediação docente, para a aquisição de conhecimentos científicos e a função do experimento no ensino de Ciências. A pesquisa foi iniciada em uma disciplina para formação de professores de Química. No início, o docente inseriu os licenciandos em reflexões sobre a experimentação no ensino de química para fundamentar as discussões e futuras ações na disciplina. Posteriormente, o professor sugeriu aos alunos uma proposta em que eles planejassem e executassem aulas experimentais, baseada nos três aspectos fundamentais de uma atividade experimental, na concepção de Hodson (1985). Os alunos atenderam às expectativas no que se refere a proposta e execução das atividades experimentais e, embora tivemos a execução de aulas simuladas, percebemos que em alguns momentos houve uma aproximação com a realidade do ensino médio, principalmente no embate de ideias entre aluno-aluno e aluno-professor sobre a exploração de conceitos químicos. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/95
10.33837/msj.v1i3.95
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/95
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i3.95
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/95/81
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Nicéa Quintino Amauro, Paulo Vitor Teodoro de Souza, Rafael Cava Mori
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Nicéa Quintino Amauro, Paulo Vitor Teodoro de Souza, Rafael Cava Mori
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 3 (2015); 17-23
Multi-Science Journal; v. 1 n. 3 (2015); 17-23
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325175270244352