Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Multi-Science Journal |
Texto Completo: | https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/184 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com uma turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola do campo da rede pública do estado do Paraná. O objetivo foi observar como esses estudantes dialogam com as representações sociais sobre a juventude rural e o campo a partir de uma história em quadrinhos específica de Chico Bento. Nesse quadro, tendo como referência a produção teórica sobre consciência histórica de Jörn Rüsen; a relação entre sujeito e representações, foi interpelada como resultante das operações da consciência histórica, como coeficiente que permite aos indivíduos interpretar o mundo e a si mesmo, configurando parâmetros orientadores da vida prática no tempo. Nesse contexto, as interpretações dos estudantes foram compreendidas como especificidades do espaço no qual estão inseridos. Os resultados da pesquisa permitem compreender os distanciamentos, aproximações e diálogos do grupo pesquisado com os argumentos apresentados por Maurício de Souza Produções |
id |
IFGO-1_8ff9c5c06a7195db01aa33675f13b9f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/184 |
network_acronym_str |
IFGO-1 |
network_name_str |
Multi-Science Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência históricaEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com uma turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola do campo da rede pública do estado do Paraná. O objetivo foi observar como esses estudantes dialogam com as representações sociais sobre a juventude rural e o campo a partir de uma história em quadrinhos específica de Chico Bento. Nesse quadro, tendo como referência a produção teórica sobre consciência histórica de Jörn Rüsen; a relação entre sujeito e representações, foi interpelada como resultante das operações da consciência histórica, como coeficiente que permite aos indivíduos interpretar o mundo e a si mesmo, configurando parâmetros orientadores da vida prática no tempo. Nesse contexto, as interpretações dos estudantes foram compreendidas como especificidades do espaço no qual estão inseridos. Os resultados da pesquisa permitem compreender os distanciamentos, aproximações e diálogos do grupo pesquisado com os argumentos apresentados por Maurício de Souza ProduçõesInstituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2017-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/18410.33837/msj.v1i6.184Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 6 (2016); 17-27Multi-Science Journal; v. 1 n. 6 (2016); 17-272359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/184/261Copyright (c) 2017 Luiz Everson da Silva, Adriana Lucinda de Oliveira, Éder Dias do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Luiz Eversonde Oliveira, Adriana Lucindado Nascimento, Éder Dias2017-07-24T11:48:07Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/184Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2017-07-24T11:48:07Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica |
title |
Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica |
spellingShingle |
Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica da Silva, Luiz Everson |
title_short |
Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica |
title_full |
Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica |
title_fullStr |
Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica |
title_full_unstemmed |
Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica |
title_sort |
Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica |
author |
da Silva, Luiz Everson |
author_facet |
da Silva, Luiz Everson de Oliveira, Adriana Lucinda do Nascimento, Éder Dias |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Adriana Lucinda do Nascimento, Éder Dias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Luiz Everson de Oliveira, Adriana Lucinda do Nascimento, Éder Dias |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com uma turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola do campo da rede pública do estado do Paraná. O objetivo foi observar como esses estudantes dialogam com as representações sociais sobre a juventude rural e o campo a partir de uma história em quadrinhos específica de Chico Bento. Nesse quadro, tendo como referência a produção teórica sobre consciência histórica de Jörn Rüsen; a relação entre sujeito e representações, foi interpelada como resultante das operações da consciência histórica, como coeficiente que permite aos indivíduos interpretar o mundo e a si mesmo, configurando parâmetros orientadores da vida prática no tempo. Nesse contexto, as interpretações dos estudantes foram compreendidas como especificidades do espaço no qual estão inseridos. Os resultados da pesquisa permitem compreender os distanciamentos, aproximações e diálogos do grupo pesquisado com os argumentos apresentados por Maurício de Souza Produções |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/184 10.33837/msj.v1i6.184 |
url |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/184 |
identifier_str_mv |
10.33837/msj.v1i6.184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/184/261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Luiz Everson da Silva, Adriana Lucinda de Oliveira, Éder Dias do Nascimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Luiz Everson da Silva, Adriana Lucinda de Oliveira, Éder Dias do Nascimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 6 (2016); 17-27 Multi-Science Journal; v. 1 n. 6 (2016); 17-27 2359-6902 2359-6902 reponame:Multi-Science Journal instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) instacron:IFGO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
instacron_str |
IFGO |
institution |
IFGO |
reponame_str |
Multi-Science Journal |
collection |
Multi-Science Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
repository.mail.fl_str_mv |
guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br |
_version_ |
1798325175323721728 |