Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Luiz Everson
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Oliveira, Adriana Lucinda, do Nascimento, Éder Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/184
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com uma turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola do campo da rede pública do estado do Paraná. O objetivo foi observar como esses estudantes dialogam com as representações sociais sobre a juventude rural e o campo a partir de uma história em quadrinhos específica de Chico Bento. Nesse quadro, tendo como referência a produção teórica sobre consciência histórica de Jörn Rüsen; a relação entre sujeito e representações, foi interpelada como resultante das operações da consciência histórica, como coeficiente que permite aos indivíduos interpretar o mundo e a si mesmo, configurando parâmetros orientadores da vida prática no tempo. Nesse contexto, as interpretações dos estudantes foram compreendidas como especificidades do espaço no qual estão inseridos. Os resultados da pesquisa permitem compreender os distanciamentos, aproximações e diálogos do grupo pesquisado com os argumentos apresentados por Maurício de Souza Produções
id IFGO-1_8ff9c5c06a7195db01aa33675f13b9f8
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/184
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência históricaEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com uma turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola do campo da rede pública do estado do Paraná. O objetivo foi observar como esses estudantes dialogam com as representações sociais sobre a juventude rural e o campo a partir de uma história em quadrinhos específica de Chico Bento. Nesse quadro, tendo como referência a produção teórica sobre consciência histórica de Jörn Rüsen; a relação entre sujeito e representações, foi interpelada como resultante das operações da consciência histórica, como coeficiente que permite aos indivíduos interpretar o mundo e a si mesmo, configurando parâmetros orientadores da vida prática no tempo. Nesse contexto, as interpretações dos estudantes foram compreendidas como especificidades do espaço no qual estão inseridos. Os resultados da pesquisa permitem compreender os distanciamentos, aproximações e diálogos do grupo pesquisado com os argumentos apresentados por Maurício de Souza ProduçõesInstituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2017-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/18410.33837/msj.v1i6.184Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 6 (2016); 17-27Multi-Science Journal; v. 1 n. 6 (2016); 17-272359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/184/261Copyright (c) 2017 Luiz Everson da Silva, Adriana Lucinda de Oliveira, Éder Dias do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Luiz Eversonde Oliveira, Adriana Lucindado Nascimento, Éder Dias2017-07-24T11:48:07Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/184Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2017-07-24T11:48:07Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica
title Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica
spellingShingle Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica
da Silva, Luiz Everson
title_short Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica
title_full Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica
title_fullStr Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica
title_full_unstemmed Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica
title_sort Jovens estudantes do campo, histórias em quadrinhos e consciência histórica
author da Silva, Luiz Everson
author_facet da Silva, Luiz Everson
de Oliveira, Adriana Lucinda
do Nascimento, Éder Dias
author_role author
author2 de Oliveira, Adriana Lucinda
do Nascimento, Éder Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Luiz Everson
de Oliveira, Adriana Lucinda
do Nascimento, Éder Dias
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com uma turma de primeiro ano do ensino médio de uma escola do campo da rede pública do estado do Paraná. O objetivo foi observar como esses estudantes dialogam com as representações sociais sobre a juventude rural e o campo a partir de uma história em quadrinhos específica de Chico Bento. Nesse quadro, tendo como referência a produção teórica sobre consciência histórica de Jörn Rüsen; a relação entre sujeito e representações, foi interpelada como resultante das operações da consciência histórica, como coeficiente que permite aos indivíduos interpretar o mundo e a si mesmo, configurando parâmetros orientadores da vida prática no tempo. Nesse contexto, as interpretações dos estudantes foram compreendidas como especificidades do espaço no qual estão inseridos. Os resultados da pesquisa permitem compreender os distanciamentos, aproximações e diálogos do grupo pesquisado com os argumentos apresentados por Maurício de Souza Produções
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/184
10.33837/msj.v1i6.184
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/184
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i6.184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/184/261
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Luiz Everson da Silva, Adriana Lucinda de Oliveira, Éder Dias do Nascimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Luiz Everson da Silva, Adriana Lucinda de Oliveira, Éder Dias do Nascimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 6 (2016); 17-27
Multi-Science Journal; v. 1 n. 6 (2016); 17-27
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325175323721728