Educação Sexual nas séries iniciais do Ensino Fundamental: O que educadoras da rede municipal de ensino de Pires do Rio (Goiás) têm a dizer?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Randys Caldeira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Paes, Daniela Cristina, Favorito, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/122
Resumo: O objetivo deste estudo foi caracterizar a educação sexual infantil realizado nas séries iniciais do ensino fundamental de instituições de ensino público de Pires do Rio (Goias). Para isto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com utilização de um questionário investigativo. Participaram da pesquisa 21 professoras. Muitas professoras, participantes deste estudo, alegaram que realizam a educação sexual no ambiente escolar e se julgam bem informadas quanto a questões relativas à sexualidade infantil. Porém, refereriram que se sentem constrangidas e incapazes de realizar a educação sexual. As professoras deixam que a iniciativa da abordagem da educação sexual surja através de questões vindas dos discentes.  As professoras alegam que dentre os fatores que dificultam a educação sexual, destacam-se o preconceito presente no seio das famílias, a falta de conhecimentos e formação específica para falar sobre a temática e a imaturidade dos alunos devido a pouca idade. As professoras compartilham a idéia sobre a necessidade de capacitação na área da sexualidade infantil para realizar a educação sexual na escola. De acordo com a visão das professoras as famílias não cumprem seu papel em relação educação sexual dos filhos. O presente trabalho aponta que as professoras, participantes deste estudo, devem repensar a prática educativa relacionada à educação sexual infantil, no sentido de superarem as dificuldades, por meio de cursos de formação continuada, leituras, reflexões e discussões sobre o tema.Palavras-chave: Escola, Sexualidade, Crianças.
id IFGO-1_9b2a685c042c1f5a142b637d51116437
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/122
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling Educação Sexual nas séries iniciais do Ensino Fundamental: O que educadoras da rede municipal de ensino de Pires do Rio (Goiás) têm a dizer?O objetivo deste estudo foi caracterizar a educação sexual infantil realizado nas séries iniciais do ensino fundamental de instituições de ensino público de Pires do Rio (Goias). Para isto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com utilização de um questionário investigativo. Participaram da pesquisa 21 professoras. Muitas professoras, participantes deste estudo, alegaram que realizam a educação sexual no ambiente escolar e se julgam bem informadas quanto a questões relativas à sexualidade infantil. Porém, refereriram que se sentem constrangidas e incapazes de realizar a educação sexual. As professoras deixam que a iniciativa da abordagem da educação sexual surja através de questões vindas dos discentes.  As professoras alegam que dentre os fatores que dificultam a educação sexual, destacam-se o preconceito presente no seio das famílias, a falta de conhecimentos e formação específica para falar sobre a temática e a imaturidade dos alunos devido a pouca idade. As professoras compartilham a idéia sobre a necessidade de capacitação na área da sexualidade infantil para realizar a educação sexual na escola. De acordo com a visão das professoras as famílias não cumprem seu papel em relação educação sexual dos filhos. O presente trabalho aponta que as professoras, participantes deste estudo, devem repensar a prática educativa relacionada à educação sexual infantil, no sentido de superarem as dificuldades, por meio de cursos de formação continuada, leituras, reflexões e discussões sobre o tema.Palavras-chave: Escola, Sexualidade, Crianças.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/12210.33837/msj.v1i3.122Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 3 (2015); 69-78Multi-Science Journal; v. 1 n. 3 (2015); 69-782359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/122/88Copyright (c) 2017 Randys Caldeira Gonçalves, Daniela Cristina Paes, Ana Paula Favoritoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Randys CaldeiraPaes, Daniela CristinaFavorito, Ana Paula2018-03-18T10:17:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/122Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-03-18T10:17:38Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Sexual nas séries iniciais do Ensino Fundamental: O que educadoras da rede municipal de ensino de Pires do Rio (Goiás) têm a dizer?
title Educação Sexual nas séries iniciais do Ensino Fundamental: O que educadoras da rede municipal de ensino de Pires do Rio (Goiás) têm a dizer?
spellingShingle Educação Sexual nas séries iniciais do Ensino Fundamental: O que educadoras da rede municipal de ensino de Pires do Rio (Goiás) têm a dizer?
Gonçalves, Randys Caldeira
title_short Educação Sexual nas séries iniciais do Ensino Fundamental: O que educadoras da rede municipal de ensino de Pires do Rio (Goiás) têm a dizer?
title_full Educação Sexual nas séries iniciais do Ensino Fundamental: O que educadoras da rede municipal de ensino de Pires do Rio (Goiás) têm a dizer?
title_fullStr Educação Sexual nas séries iniciais do Ensino Fundamental: O que educadoras da rede municipal de ensino de Pires do Rio (Goiás) têm a dizer?
title_full_unstemmed Educação Sexual nas séries iniciais do Ensino Fundamental: O que educadoras da rede municipal de ensino de Pires do Rio (Goiás) têm a dizer?
title_sort Educação Sexual nas séries iniciais do Ensino Fundamental: O que educadoras da rede municipal de ensino de Pires do Rio (Goiás) têm a dizer?
author Gonçalves, Randys Caldeira
author_facet Gonçalves, Randys Caldeira
Paes, Daniela Cristina
Favorito, Ana Paula
author_role author
author2 Paes, Daniela Cristina
Favorito, Ana Paula
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Randys Caldeira
Paes, Daniela Cristina
Favorito, Ana Paula
description O objetivo deste estudo foi caracterizar a educação sexual infantil realizado nas séries iniciais do ensino fundamental de instituições de ensino público de Pires do Rio (Goias). Para isto, foi realizada uma pesquisa qualitativa com utilização de um questionário investigativo. Participaram da pesquisa 21 professoras. Muitas professoras, participantes deste estudo, alegaram que realizam a educação sexual no ambiente escolar e se julgam bem informadas quanto a questões relativas à sexualidade infantil. Porém, refereriram que se sentem constrangidas e incapazes de realizar a educação sexual. As professoras deixam que a iniciativa da abordagem da educação sexual surja através de questões vindas dos discentes.  As professoras alegam que dentre os fatores que dificultam a educação sexual, destacam-se o preconceito presente no seio das famílias, a falta de conhecimentos e formação específica para falar sobre a temática e a imaturidade dos alunos devido a pouca idade. As professoras compartilham a idéia sobre a necessidade de capacitação na área da sexualidade infantil para realizar a educação sexual na escola. De acordo com a visão das professoras as famílias não cumprem seu papel em relação educação sexual dos filhos. O presente trabalho aponta que as professoras, participantes deste estudo, devem repensar a prática educativa relacionada à educação sexual infantil, no sentido de superarem as dificuldades, por meio de cursos de formação continuada, leituras, reflexões e discussões sobre o tema.Palavras-chave: Escola, Sexualidade, Crianças.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/122
10.33837/msj.v1i3.122
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/122
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i3.122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/122/88
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Randys Caldeira Gonçalves, Daniela Cristina Paes, Ana Paula Favorito
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Randys Caldeira Gonçalves, Daniela Cristina Paes, Ana Paula Favorito
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 3 (2015); 69-78
Multi-Science Journal; v. 1 n. 3 (2015); 69-78
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325175293313024