Influência da iluminação artificial no florescimento dos parentais de híbridos de maracujá (Passiflora edulis)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Gabriella Queiroz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Juliana de Oliveira, Cabral, Lucas Tavares Short, Matos, Glays Rodrigues, Meneguci, João Luiz Palma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/87
Resumo: A cultura do maracujazeiro possui influência de fotoperíodo para sua floração, sendo necessário em condições naturais o mínimo de 11 horas de luz. O objetivo do trabalho foi avaliar as respostas das plantas submetidas a dois períodos de iluminação artificial durante o inverno (junho e julho), com média de fotoperíodo de 11 horas, na região Centro-Oeste do Brasil. O trabalho foi realizado com parentais dos híbridos de maracujá BRS Ouro Vermelho, BRS Gigante Amarelo e BRS Sol do Cerrado, em casa de vegetação, na unidade EMBRAPA Transferência de Tecnologia, Goiânia-GO. Foram avaliadas a abertura das flores em função da curvatura dos estiletes, em intervalos horários, no período das 09:00 às 16:00 horas, durante 5 dias.  No Tratamento 1 as flores foram submetidas ao aumento de luminosidade das 18:00 às 22:30 horas, prolongando o fotoperíodo para mais de 12 horas. Já no Tratamento 2 as flores foram submetidas ao aumento da luminosidade das 02:00 às 06:30 horas, prolongando o fotoperíodo para mais de 12 horas. A análise estatística foi baseada no modelo de regressão binomial negativo inflado em zeros. A antecipação da iluminação artificial em épocas de fotoperíodos curtos, promove uma antecipação na abertura total das flores de maracujazeiro e assim maior período de polinização. 
id IFGO-1_9d35a5c7ad10e3c2620085a597b08bd1
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/87
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling Influência da iluminação artificial no florescimento dos parentais de híbridos de maracujá (Passiflora edulis)A cultura do maracujazeiro possui influência de fotoperíodo para sua floração, sendo necessário em condições naturais o mínimo de 11 horas de luz. O objetivo do trabalho foi avaliar as respostas das plantas submetidas a dois períodos de iluminação artificial durante o inverno (junho e julho), com média de fotoperíodo de 11 horas, na região Centro-Oeste do Brasil. O trabalho foi realizado com parentais dos híbridos de maracujá BRS Ouro Vermelho, BRS Gigante Amarelo e BRS Sol do Cerrado, em casa de vegetação, na unidade EMBRAPA Transferência de Tecnologia, Goiânia-GO. Foram avaliadas a abertura das flores em função da curvatura dos estiletes, em intervalos horários, no período das 09:00 às 16:00 horas, durante 5 dias.  No Tratamento 1 as flores foram submetidas ao aumento de luminosidade das 18:00 às 22:30 horas, prolongando o fotoperíodo para mais de 12 horas. Já no Tratamento 2 as flores foram submetidas ao aumento da luminosidade das 02:00 às 06:30 horas, prolongando o fotoperíodo para mais de 12 horas. A análise estatística foi baseada no modelo de regressão binomial negativo inflado em zeros. A antecipação da iluminação artificial em épocas de fotoperíodos curtos, promove uma antecipação na abertura total das flores de maracujazeiro e assim maior período de polinização. Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/8710.33837/msj.v1i2.87Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 2 (2015); 117-123Multi-Science Journal; v. 1 n. 2 (2015); 117-1232359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/87/57Copyright (c) 2017 Gabriella Queiroz Almeida, Juliana de Oliveira Silva, Lucas Tavares Short Cabral, Glays Rodrigues Matos, João Luiz Palma Meneguciinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Gabriella QueirozSilva, Juliana de OliveiraCabral, Lucas Tavares ShortMatos, Glays RodriguesMeneguci, João Luiz Palma2018-03-18T10:06:22Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/87Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2018-03-18T10:06:22Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da iluminação artificial no florescimento dos parentais de híbridos de maracujá (Passiflora edulis)
title Influência da iluminação artificial no florescimento dos parentais de híbridos de maracujá (Passiflora edulis)
spellingShingle Influência da iluminação artificial no florescimento dos parentais de híbridos de maracujá (Passiflora edulis)
Almeida, Gabriella Queiroz
title_short Influência da iluminação artificial no florescimento dos parentais de híbridos de maracujá (Passiflora edulis)
title_full Influência da iluminação artificial no florescimento dos parentais de híbridos de maracujá (Passiflora edulis)
title_fullStr Influência da iluminação artificial no florescimento dos parentais de híbridos de maracujá (Passiflora edulis)
title_full_unstemmed Influência da iluminação artificial no florescimento dos parentais de híbridos de maracujá (Passiflora edulis)
title_sort Influência da iluminação artificial no florescimento dos parentais de híbridos de maracujá (Passiflora edulis)
author Almeida, Gabriella Queiroz
author_facet Almeida, Gabriella Queiroz
Silva, Juliana de Oliveira
Cabral, Lucas Tavares Short
Matos, Glays Rodrigues
Meneguci, João Luiz Palma
author_role author
author2 Silva, Juliana de Oliveira
Cabral, Lucas Tavares Short
Matos, Glays Rodrigues
Meneguci, João Luiz Palma
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Gabriella Queiroz
Silva, Juliana de Oliveira
Cabral, Lucas Tavares Short
Matos, Glays Rodrigues
Meneguci, João Luiz Palma
description A cultura do maracujazeiro possui influência de fotoperíodo para sua floração, sendo necessário em condições naturais o mínimo de 11 horas de luz. O objetivo do trabalho foi avaliar as respostas das plantas submetidas a dois períodos de iluminação artificial durante o inverno (junho e julho), com média de fotoperíodo de 11 horas, na região Centro-Oeste do Brasil. O trabalho foi realizado com parentais dos híbridos de maracujá BRS Ouro Vermelho, BRS Gigante Amarelo e BRS Sol do Cerrado, em casa de vegetação, na unidade EMBRAPA Transferência de Tecnologia, Goiânia-GO. Foram avaliadas a abertura das flores em função da curvatura dos estiletes, em intervalos horários, no período das 09:00 às 16:00 horas, durante 5 dias.  No Tratamento 1 as flores foram submetidas ao aumento de luminosidade das 18:00 às 22:30 horas, prolongando o fotoperíodo para mais de 12 horas. Já no Tratamento 2 as flores foram submetidas ao aumento da luminosidade das 02:00 às 06:30 horas, prolongando o fotoperíodo para mais de 12 horas. A análise estatística foi baseada no modelo de regressão binomial negativo inflado em zeros. A antecipação da iluminação artificial em épocas de fotoperíodos curtos, promove uma antecipação na abertura total das flores de maracujazeiro e assim maior período de polinização. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/87
10.33837/msj.v1i2.87
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/87
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i2.87
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/87/57
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 2 (2015); 117-123
Multi-Science Journal; v. 1 n. 2 (2015); 117-123
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325175263952896