ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damascena, Patrícia Hendyel Marques
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carvalho, Christina Vargas Miranda, Silva, Luciana Aparecida Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Multi-Science Journal
Texto Completo: https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/595
Resumo: O ensino de Química, por muitas vezes, é considerado como difícil devido às atividades associadas à memorização de fórmulas, estruturas e conhecimentos que podem desmotivar o aluno no estudo e aprendizagem. Desse modo, os recursos didáticos podem ser utilizados como motivadores do interesse dos alunos pela aula, podendo assim, auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem. Nessa perspectiva, a música, sob a forma de paródia, é considerada uma ferramenta relevante em atividades educacionais, tornando-se aliada na construção de saberes. O presente trabalho refere-se a um relato de experiência desenvolvido em 2015 com 28 alunos e 12 professores de Química. A metodologia envolveu a elaboração de paródias por alunos da 3ª série do Ensino Médio, a partir do conteúdo considerado como mais difícil de ser ensinado por professores de três cidades interioranas de Goiás. Observamos que houve receptividade por parte da maioria dos envolvidos na proposta. Desse modo, ressaltamos que ao proporcionar uma aula diferenciada por meio da música parodiada, podemos abranger a discussão de situações cotidianas e envolver diferentes conhecimentos, propiciando assim o estímulo da contextualização e da interdisciplinaridade, contribuindo de maneira eficiente com o aprendizado dos alunos.
id IFGO-1_efb0c0783a4592ee8651a193dfff772a
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/595
network_acronym_str IFGO-1
network_name_str Multi-Science Journal
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródiasEnsino de QuímicaMúsicaParódiaRecurso didático.O ensino de Química, por muitas vezes, é considerado como difícil devido às atividades associadas à memorização de fórmulas, estruturas e conhecimentos que podem desmotivar o aluno no estudo e aprendizagem. Desse modo, os recursos didáticos podem ser utilizados como motivadores do interesse dos alunos pela aula, podendo assim, auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem. Nessa perspectiva, a música, sob a forma de paródia, é considerada uma ferramenta relevante em atividades educacionais, tornando-se aliada na construção de saberes. O presente trabalho refere-se a um relato de experiência desenvolvido em 2015 com 28 alunos e 12 professores de Química. A metodologia envolveu a elaboração de paródias por alunos da 3ª série do Ensino Médio, a partir do conteúdo considerado como mais difícil de ser ensinado por professores de três cidades interioranas de Goiás. Observamos que houve receptividade por parte da maioria dos envolvidos na proposta. Desse modo, ressaltamos que ao proporcionar uma aula diferenciada por meio da música parodiada, podemos abranger a discussão de situações cotidianas e envolver diferentes conhecimentos, propiciando assim o estímulo da contextualização e da interdisciplinaridade, contribuindo de maneira eficiente com o aprendizado dos alunos.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/59510.33837/msj.v1i13.595Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 30-38Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 30-382359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/595/486Copyright (c) 2018 Patrícia Hendyel Marques Damascena, Christina Vargas Miranda Carvalho, Luciana Aparecida Siqueira Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessDamascena, Patrícia Hendyel MarquesCarvalho, Christina Vargas MirandaSilva, Luciana Aparecida Siqueira2019-01-29T17:54:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/595Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2019-01-29T17:54:38Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródias
title ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródias
spellingShingle ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródias
Damascena, Patrícia Hendyel Marques
Ensino de Química
Música
Paródia
Recurso didático.
title_short ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródias
title_full ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródias
title_fullStr ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródias
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródias
title_sort ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródias
author Damascena, Patrícia Hendyel Marques
author_facet Damascena, Patrícia Hendyel Marques
Carvalho, Christina Vargas Miranda
Silva, Luciana Aparecida Siqueira
author_role author
author2 Carvalho, Christina Vargas Miranda
Silva, Luciana Aparecida Siqueira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damascena, Patrícia Hendyel Marques
Carvalho, Christina Vargas Miranda
Silva, Luciana Aparecida Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Música
Paródia
Recurso didático.
topic Ensino de Química
Música
Paródia
Recurso didático.
description O ensino de Química, por muitas vezes, é considerado como difícil devido às atividades associadas à memorização de fórmulas, estruturas e conhecimentos que podem desmotivar o aluno no estudo e aprendizagem. Desse modo, os recursos didáticos podem ser utilizados como motivadores do interesse dos alunos pela aula, podendo assim, auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem. Nessa perspectiva, a música, sob a forma de paródia, é considerada uma ferramenta relevante em atividades educacionais, tornando-se aliada na construção de saberes. O presente trabalho refere-se a um relato de experiência desenvolvido em 2015 com 28 alunos e 12 professores de Química. A metodologia envolveu a elaboração de paródias por alunos da 3ª série do Ensino Médio, a partir do conteúdo considerado como mais difícil de ser ensinado por professores de três cidades interioranas de Goiás. Observamos que houve receptividade por parte da maioria dos envolvidos na proposta. Desse modo, ressaltamos que ao proporcionar uma aula diferenciada por meio da música parodiada, podemos abranger a discussão de situações cotidianas e envolver diferentes conhecimentos, propiciando assim o estímulo da contextualização e da interdisciplinaridade, contribuindo de maneira eficiente com o aprendizado dos alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/595
10.33837/msj.v1i13.595
url https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/595
identifier_str_mv 10.33837/msj.v1i13.595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/595/486
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí
dc.source.none.fl_str_mv Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 30-38
Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 30-38
2359-6902
2359-6902
reponame:Multi-Science Journal
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron:IFGO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
instacron_str IFGO
institution IFGO
reponame_str Multi-Science Journal
collection Multi-Science Journal
repository.name.fl_str_mv Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)
repository.mail.fl_str_mv guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br
_version_ 1798325176131125248