ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Multi-Science Journal |
Texto Completo: | https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/595 |
Resumo: | O ensino de Química, por muitas vezes, é considerado como difícil devido às atividades associadas à memorização de fórmulas, estruturas e conhecimentos que podem desmotivar o aluno no estudo e aprendizagem. Desse modo, os recursos didáticos podem ser utilizados como motivadores do interesse dos alunos pela aula, podendo assim, auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem. Nessa perspectiva, a música, sob a forma de paródia, é considerada uma ferramenta relevante em atividades educacionais, tornando-se aliada na construção de saberes. O presente trabalho refere-se a um relato de experiência desenvolvido em 2015 com 28 alunos e 12 professores de Química. A metodologia envolveu a elaboração de paródias por alunos da 3ª série do Ensino Médio, a partir do conteúdo considerado como mais difícil de ser ensinado por professores de três cidades interioranas de Goiás. Observamos que houve receptividade por parte da maioria dos envolvidos na proposta. Desse modo, ressaltamos que ao proporcionar uma aula diferenciada por meio da música parodiada, podemos abranger a discussão de situações cotidianas e envolver diferentes conhecimentos, propiciando assim o estímulo da contextualização e da interdisciplinaridade, contribuindo de maneira eficiente com o aprendizado dos alunos. |
id |
IFGO-1_efb0c0783a4592ee8651a193dfff772a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/595 |
network_acronym_str |
IFGO-1 |
network_name_str |
Multi-Science Journal |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródiasEnsino de QuímicaMúsicaParódiaRecurso didático.O ensino de Química, por muitas vezes, é considerado como difícil devido às atividades associadas à memorização de fórmulas, estruturas e conhecimentos que podem desmotivar o aluno no estudo e aprendizagem. Desse modo, os recursos didáticos podem ser utilizados como motivadores do interesse dos alunos pela aula, podendo assim, auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem. Nessa perspectiva, a música, sob a forma de paródia, é considerada uma ferramenta relevante em atividades educacionais, tornando-se aliada na construção de saberes. O presente trabalho refere-se a um relato de experiência desenvolvido em 2015 com 28 alunos e 12 professores de Química. A metodologia envolveu a elaboração de paródias por alunos da 3ª série do Ensino Médio, a partir do conteúdo considerado como mais difícil de ser ensinado por professores de três cidades interioranas de Goiás. Observamos que houve receptividade por parte da maioria dos envolvidos na proposta. Desse modo, ressaltamos que ao proporcionar uma aula diferenciada por meio da música parodiada, podemos abranger a discussão de situações cotidianas e envolver diferentes conhecimentos, propiciando assim o estímulo da contextualização e da interdisciplinaridade, contribuindo de maneira eficiente com o aprendizado dos alunos.Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí2018-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/59510.33837/msj.v1i13.595Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 30-38Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 30-382359-69022359-6902reponame:Multi-Science Journalinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)instacron:IFGOporhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/595/486Copyright (c) 2018 Patrícia Hendyel Marques Damascena, Christina Vargas Miranda Carvalho, Luciana Aparecida Siqueira Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessDamascena, Patrícia Hendyel MarquesCarvalho, Christina Vargas MirandaSilva, Luciana Aparecida Siqueira2019-01-29T17:54:38Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/595Revistahttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multisciencePUBhttps://periodicos.ifgoiano.edu.br/index.php/multiscience/oaiguilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br2359-69022359-6902opendoar:2019-01-29T17:54:38Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródias |
title |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródias |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródias Damascena, Patrícia Hendyel Marques Ensino de Química Música Paródia Recurso didático. |
title_short |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródias |
title_full |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródias |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródias |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródias |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: em foco o uso de paródias |
author |
Damascena, Patrícia Hendyel Marques |
author_facet |
Damascena, Patrícia Hendyel Marques Carvalho, Christina Vargas Miranda Silva, Luciana Aparecida Siqueira |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Christina Vargas Miranda Silva, Luciana Aparecida Siqueira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damascena, Patrícia Hendyel Marques Carvalho, Christina Vargas Miranda Silva, Luciana Aparecida Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química Música Paródia Recurso didático. |
topic |
Ensino de Química Música Paródia Recurso didático. |
description |
O ensino de Química, por muitas vezes, é considerado como difícil devido às atividades associadas à memorização de fórmulas, estruturas e conhecimentos que podem desmotivar o aluno no estudo e aprendizagem. Desse modo, os recursos didáticos podem ser utilizados como motivadores do interesse dos alunos pela aula, podendo assim, auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem. Nessa perspectiva, a música, sob a forma de paródia, é considerada uma ferramenta relevante em atividades educacionais, tornando-se aliada na construção de saberes. O presente trabalho refere-se a um relato de experiência desenvolvido em 2015 com 28 alunos e 12 professores de Química. A metodologia envolveu a elaboração de paródias por alunos da 3ª série do Ensino Médio, a partir do conteúdo considerado como mais difícil de ser ensinado por professores de três cidades interioranas de Goiás. Observamos que houve receptividade por parte da maioria dos envolvidos na proposta. Desse modo, ressaltamos que ao proporcionar uma aula diferenciada por meio da música parodiada, podemos abranger a discussão de situações cotidianas e envolver diferentes conhecimentos, propiciando assim o estímulo da contextualização e da interdisciplinaridade, contribuindo de maneira eficiente com o aprendizado dos alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/595 10.33837/msj.v1i13.595 |
url |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/595 |
identifier_str_mv |
10.33837/msj.v1i13.595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifgoiano.edu.br/multiscience/article/view/595/486 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal Goiano - Câmpus Urutaí |
dc.source.none.fl_str_mv |
Multi-Science Journal; Vol. 1 No. 13 (2018); 30-38 Multi-Science Journal; v. 1 n. 13 (2018); 30-38 2359-6902 2359-6902 reponame:Multi-Science Journal instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) instacron:IFGO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
instacron_str |
IFGO |
institution |
IFGO |
reponame_str |
Multi-Science Journal |
collection |
Multi-Science Journal |
repository.name.fl_str_mv |
Multi-Science Journal - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) |
repository.mail.fl_str_mv |
guilhermeifgoiano@gmail.com || multiscience@ifgoiano.edu.br || wesley.andrade@ifgoiano.edu.br |
_version_ |
1798325176131125248 |