Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ForScience: revista científica do IFMG |
Texto Completo: | http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/558 |
Resumo: | A presente pesquisa visa dar um panorama geral sobre as principais vertentes de tecnologia presentes na educação – dando enfoque em b-learning (blended learning – Ensino híbrido)– também analisar e destacar a importância e as principais vantagens dos ambientes híbridos de aprendizagem, bem como apresentar a taxonomia e as principais dificuldades encontradas na aplicação do b-learning na educação. Para tal utilizar-se-á do método de revisão sistemática compondo uma pesquisa bibliográfica a partir do resultado da busca feita em bases de pesquisa eletrônica confiáveis, como Google Scholar, Science Direct, CiteSeerX, portal de periódicos Capes, entre outros, sobre os termos b-learning, ensino híbrido e tecnologia educacional. Apresentando e aprofundando o tema e sua contextualização no panorama do ensino na atualidade buscando enaltecer e evidenciar a melhoria da aplicação do ensino híbrido no processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: B-learning. Ensino híbrido. Tecnologia educacional.Technology and education: b-learning, a new way of teachingAbstractThe present research provides a general overview of the main aspects of technology present in education – focusing on b-learning (blended learning) – also analyze and highlight the importance and main advantages of hybrid learning environments, as well as to present the taxonomy and the main difficulties encountered in the application of b-learning in education. For this, the systematic review method will be used to compose a bibliographic search from the search results made in reliable electronic research databases such as Google Scholar, Science Direct, CiteSeerX, Capes journal portal, among others, on the terms b -learning, hybrid teaching and educational technology. Introducing and deepening the theme and its contextualization in the current teaching landscape, seeking to praize and point the improvement of the application of hybrid teaching in the teaching-learning process.Keywords: B-learning. Hybrid education. Educational technology. |
id |
IFMG-1_41db954a07cedfe161a491408ad6a37c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.formiga.ifmg.edu.br:article/558 |
network_acronym_str |
IFMG-1 |
network_name_str |
ForScience: revista científica do IFMG |
spelling |
Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinarInterdisciplinarB-learning; Ensino híbrido; Tecnologia educacional.A presente pesquisa visa dar um panorama geral sobre as principais vertentes de tecnologia presentes na educação – dando enfoque em b-learning (blended learning – Ensino híbrido)– também analisar e destacar a importância e as principais vantagens dos ambientes híbridos de aprendizagem, bem como apresentar a taxonomia e as principais dificuldades encontradas na aplicação do b-learning na educação. Para tal utilizar-se-á do método de revisão sistemática compondo uma pesquisa bibliográfica a partir do resultado da busca feita em bases de pesquisa eletrônica confiáveis, como Google Scholar, Science Direct, CiteSeerX, portal de periódicos Capes, entre outros, sobre os termos b-learning, ensino híbrido e tecnologia educacional. Apresentando e aprofundando o tema e sua contextualização no panorama do ensino na atualidade buscando enaltecer e evidenciar a melhoria da aplicação do ensino híbrido no processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: B-learning. Ensino híbrido. Tecnologia educacional.Technology and education: b-learning, a new way of teachingAbstractThe present research provides a general overview of the main aspects of technology present in education – focusing on b-learning (blended learning) – also analyze and highlight the importance and main advantages of hybrid learning environments, as well as to present the taxonomy and the main difficulties encountered in the application of b-learning in education. For this, the systematic review method will be used to compose a bibliographic search from the search results made in reliable electronic research databases such as Google Scholar, Science Direct, CiteSeerX, Capes journal portal, among others, on the terms b -learning, hybrid teaching and educational technology. Introducing and deepening the theme and its contextualization in the current teaching landscape, seeking to praize and point the improvement of the application of hybrid teaching in the teaching-learning process.Keywords: B-learning. Hybrid education. Educational technology.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisZuquello, Ariel Gustavo; Universidade Federal de São CarlosBaldo, Afonso; Universidade do Estado de Santa Catarina2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/55810.29069/forscience.2019v7n1.e558ForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2019v7n2reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/558/266Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:35Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar |
title |
Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar |
spellingShingle |
Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar Zuquello, Ariel Gustavo; Universidade Federal de São Carlos Interdisciplinar B-learning; Ensino híbrido; Tecnologia educacional. |
title_short |
Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar |
title_full |
Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar |
title_fullStr |
Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar |
title_full_unstemmed |
Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar |
title_sort |
Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar |
author |
Zuquello, Ariel Gustavo; Universidade Federal de São Carlos |
author_facet |
Zuquello, Ariel Gustavo; Universidade Federal de São Carlos Baldo, Afonso; Universidade do Estado de Santa Catarina |
author_role |
author |
author2 |
Baldo, Afonso; Universidade do Estado de Santa Catarina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zuquello, Ariel Gustavo; Universidade Federal de São Carlos Baldo, Afonso; Universidade do Estado de Santa Catarina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinar B-learning; Ensino híbrido; Tecnologia educacional. |
topic |
Interdisciplinar B-learning; Ensino híbrido; Tecnologia educacional. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A presente pesquisa visa dar um panorama geral sobre as principais vertentes de tecnologia presentes na educação – dando enfoque em b-learning (blended learning – Ensino híbrido)– também analisar e destacar a importância e as principais vantagens dos ambientes híbridos de aprendizagem, bem como apresentar a taxonomia e as principais dificuldades encontradas na aplicação do b-learning na educação. Para tal utilizar-se-á do método de revisão sistemática compondo uma pesquisa bibliográfica a partir do resultado da busca feita em bases de pesquisa eletrônica confiáveis, como Google Scholar, Science Direct, CiteSeerX, portal de periódicos Capes, entre outros, sobre os termos b-learning, ensino híbrido e tecnologia educacional. Apresentando e aprofundando o tema e sua contextualização no panorama do ensino na atualidade buscando enaltecer e evidenciar a melhoria da aplicação do ensino híbrido no processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: B-learning. Ensino híbrido. Tecnologia educacional.Technology and education: b-learning, a new way of teachingAbstractThe present research provides a general overview of the main aspects of technology present in education – focusing on b-learning (blended learning) – also analyze and highlight the importance and main advantages of hybrid learning environments, as well as to present the taxonomy and the main difficulties encountered in the application of b-learning in education. For this, the systematic review method will be used to compose a bibliographic search from the search results made in reliable electronic research databases such as Google Scholar, Science Direct, CiteSeerX, Capes journal portal, among others, on the terms b -learning, hybrid teaching and educational technology. Introducing and deepening the theme and its contextualization in the current teaching landscape, seeking to praize and point the improvement of the application of hybrid teaching in the teaching-learning process.Keywords: B-learning. Hybrid education. Educational technology. |
description |
A presente pesquisa visa dar um panorama geral sobre as principais vertentes de tecnologia presentes na educação – dando enfoque em b-learning (blended learning – Ensino híbrido)– também analisar e destacar a importância e as principais vantagens dos ambientes híbridos de aprendizagem, bem como apresentar a taxonomia e as principais dificuldades encontradas na aplicação do b-learning na educação. Para tal utilizar-se-á do método de revisão sistemática compondo uma pesquisa bibliográfica a partir do resultado da busca feita em bases de pesquisa eletrônica confiáveis, como Google Scholar, Science Direct, CiteSeerX, portal de periódicos Capes, entre outros, sobre os termos b-learning, ensino híbrido e tecnologia educacional. Apresentando e aprofundando o tema e sua contextualização no panorama do ensino na atualidade buscando enaltecer e evidenciar a melhoria da aplicação do ensino híbrido no processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: B-learning. Ensino híbrido. Tecnologia educacional.Technology and education: b-learning, a new way of teachingAbstractThe present research provides a general overview of the main aspects of technology present in education – focusing on b-learning (blended learning) – also analyze and highlight the importance and main advantages of hybrid learning environments, as well as to present the taxonomy and the main difficulties encountered in the application of b-learning in education. For this, the systematic review method will be used to compose a bibliographic search from the search results made in reliable electronic research databases such as Google Scholar, Science Direct, CiteSeerX, Capes journal portal, among others, on the terms b -learning, hybrid teaching and educational technology. Introducing and deepening the theme and its contextualization in the current teaching landscape, seeking to praize and point the improvement of the application of hybrid teaching in the teaching-learning process.Keywords: B-learning. Hybrid education. Educational technology. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/558 10.29069/forscience.2019v7n1.e558 |
url |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/558 |
identifier_str_mv |
10.29069/forscience.2019v7n1.e558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/558/266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process. Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process. Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
ForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo Contínuo ForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo Contínuo 2318-6356 10.29069/forscience.2019v7n2 reponame:ForScience: revista científica do IFMG instname:IFMG instacron:IFMG |
reponame_str |
ForScience: revista científica do IFMG |
collection |
ForScience: revista científica do IFMG |
instname_str |
IFMG |
instacron_str |
IFMG |
institution |
IFMG |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1661701896797159424 |