Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuquello, Ariel Gustavo; Universidade Federal de São Carlos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Baldo, Afonso; Universidade do Estado de Santa Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ForScience: revista científica do IFMG
Texto Completo: http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/558
Resumo: A presente pesquisa visa dar um panorama geral sobre as principais vertentes de tecnologia presentes na educação – dando enfoque em b-learning (blended learning – Ensino híbrido)– também analisar e destacar a importância e as principais vantagens dos ambientes híbridos de aprendizagem, bem como apresentar a taxonomia e as principais dificuldades encontradas na aplicação do b-learning na educação. Para tal utilizar-se-á do método de revisão sistemática compondo uma pesquisa bibliográfica a partir do resultado da busca feita em bases de pesquisa eletrônica confiáveis, como Google Scholar, Science Direct, CiteSeerX, portal de periódicos Capes, entre outros, sobre os termos b-learning, ensino híbrido e tecnologia educacional. Apresentando e aprofundando o tema e sua contextualização no panorama do ensino na atualidade buscando enaltecer e evidenciar a melhoria da aplicação do ensino híbrido no processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: B-learning. Ensino híbrido. Tecnologia educacional.Technology and education: b-learning, a new way of teachingAbstractThe present research provides a general overview of the main aspects of technology present in education – focusing on b-learning (blended learning) – also analyze and highlight the importance and main advantages of hybrid learning environments, as well as to present the taxonomy and the main difficulties encountered in the application of b-learning in education. For this, the systematic review method will be used to compose a bibliographic search from the search results made in reliable electronic research databases such as Google Scholar, Science Direct, CiteSeerX, Capes journal portal, among others, on the terms b -learning, hybrid teaching and educational technology. Introducing and deepening the theme and its contextualization in the current teaching landscape, seeking to praize and point the improvement of the application of hybrid teaching in the teaching-learning process.Keywords: B-learning. Hybrid education. Educational technology.
id IFMG-1_41db954a07cedfe161a491408ad6a37c
oai_identifier_str oai:ojs.www.formiga.ifmg.edu.br:article/558
network_acronym_str IFMG-1
network_name_str ForScience: revista científica do IFMG
spelling Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinarInterdisciplinarB-learning; Ensino híbrido; Tecnologia educacional.A presente pesquisa visa dar um panorama geral sobre as principais vertentes de tecnologia presentes na educação – dando enfoque em b-learning (blended learning – Ensino híbrido)– também analisar e destacar a importância e as principais vantagens dos ambientes híbridos de aprendizagem, bem como apresentar a taxonomia e as principais dificuldades encontradas na aplicação do b-learning na educação. Para tal utilizar-se-á do método de revisão sistemática compondo uma pesquisa bibliográfica a partir do resultado da busca feita em bases de pesquisa eletrônica confiáveis, como Google Scholar, Science Direct, CiteSeerX, portal de periódicos Capes, entre outros, sobre os termos b-learning, ensino híbrido e tecnologia educacional. Apresentando e aprofundando o tema e sua contextualização no panorama do ensino na atualidade buscando enaltecer e evidenciar a melhoria da aplicação do ensino híbrido no processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: B-learning. Ensino híbrido. Tecnologia educacional.Technology and education: b-learning, a new way of teachingAbstractThe present research provides a general overview of the main aspects of technology present in education – focusing on b-learning (blended learning) – also analyze and highlight the importance and main advantages of hybrid learning environments, as well as to present the taxonomy and the main difficulties encountered in the application of b-learning in education. For this, the systematic review method will be used to compose a bibliographic search from the search results made in reliable electronic research databases such as Google Scholar, Science Direct, CiteSeerX, Capes journal portal, among others, on the terms b -learning, hybrid teaching and educational technology. Introducing and deepening the theme and its contextualization in the current teaching landscape, seeking to praize and point the improvement of the application of hybrid teaching in the teaching-learning process.Keywords: B-learning. Hybrid education. Educational technology.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisZuquello, Ariel Gustavo; Universidade Federal de São CarlosBaldo, Afonso; Universidade do Estado de Santa Catarina2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/55810.29069/forscience.2019v7n1.e558ForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2019v7n2reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/558/266Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:35Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar
title Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar
spellingShingle Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar
Zuquello, Ariel Gustavo; Universidade Federal de São Carlos
Interdisciplinar
B-learning; Ensino híbrido; Tecnologia educacional.
title_short Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar
title_full Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar
title_fullStr Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar
title_full_unstemmed Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar
title_sort Tecnologia e educação: b-learning, uma nova forma de ensinar
author Zuquello, Ariel Gustavo; Universidade Federal de São Carlos
author_facet Zuquello, Ariel Gustavo; Universidade Federal de São Carlos
Baldo, Afonso; Universidade do Estado de Santa Catarina
author_role author
author2 Baldo, Afonso; Universidade do Estado de Santa Catarina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuquello, Ariel Gustavo; Universidade Federal de São Carlos
Baldo, Afonso; Universidade do Estado de Santa Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinar
B-learning; Ensino híbrido; Tecnologia educacional.
topic Interdisciplinar
B-learning; Ensino híbrido; Tecnologia educacional.
dc.description.none.fl_txt_mv A presente pesquisa visa dar um panorama geral sobre as principais vertentes de tecnologia presentes na educação – dando enfoque em b-learning (blended learning – Ensino híbrido)– também analisar e destacar a importância e as principais vantagens dos ambientes híbridos de aprendizagem, bem como apresentar a taxonomia e as principais dificuldades encontradas na aplicação do b-learning na educação. Para tal utilizar-se-á do método de revisão sistemática compondo uma pesquisa bibliográfica a partir do resultado da busca feita em bases de pesquisa eletrônica confiáveis, como Google Scholar, Science Direct, CiteSeerX, portal de periódicos Capes, entre outros, sobre os termos b-learning, ensino híbrido e tecnologia educacional. Apresentando e aprofundando o tema e sua contextualização no panorama do ensino na atualidade buscando enaltecer e evidenciar a melhoria da aplicação do ensino híbrido no processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: B-learning. Ensino híbrido. Tecnologia educacional.Technology and education: b-learning, a new way of teachingAbstractThe present research provides a general overview of the main aspects of technology present in education – focusing on b-learning (blended learning) – also analyze and highlight the importance and main advantages of hybrid learning environments, as well as to present the taxonomy and the main difficulties encountered in the application of b-learning in education. For this, the systematic review method will be used to compose a bibliographic search from the search results made in reliable electronic research databases such as Google Scholar, Science Direct, CiteSeerX, Capes journal portal, among others, on the terms b -learning, hybrid teaching and educational technology. Introducing and deepening the theme and its contextualization in the current teaching landscape, seeking to praize and point the improvement of the application of hybrid teaching in the teaching-learning process.Keywords: B-learning. Hybrid education. Educational technology.
description A presente pesquisa visa dar um panorama geral sobre as principais vertentes de tecnologia presentes na educação – dando enfoque em b-learning (blended learning – Ensino híbrido)– também analisar e destacar a importância e as principais vantagens dos ambientes híbridos de aprendizagem, bem como apresentar a taxonomia e as principais dificuldades encontradas na aplicação do b-learning na educação. Para tal utilizar-se-á do método de revisão sistemática compondo uma pesquisa bibliográfica a partir do resultado da busca feita em bases de pesquisa eletrônica confiáveis, como Google Scholar, Science Direct, CiteSeerX, portal de periódicos Capes, entre outros, sobre os termos b-learning, ensino híbrido e tecnologia educacional. Apresentando e aprofundando o tema e sua contextualização no panorama do ensino na atualidade buscando enaltecer e evidenciar a melhoria da aplicação do ensino híbrido no processo de ensino-aprendizagem.Palavras-chave: B-learning. Ensino híbrido. Tecnologia educacional.Technology and education: b-learning, a new way of teachingAbstractThe present research provides a general overview of the main aspects of technology present in education – focusing on b-learning (blended learning) – also analyze and highlight the importance and main advantages of hybrid learning environments, as well as to present the taxonomy and the main difficulties encountered in the application of b-learning in education. For this, the systematic review method will be used to compose a bibliographic search from the search results made in reliable electronic research databases such as Google Scholar, Science Direct, CiteSeerX, Capes journal portal, among others, on the terms b -learning, hybrid teaching and educational technology. Introducing and deepening the theme and its contextualization in the current teaching landscape, seeking to praize and point the improvement of the application of hybrid teaching in the teaching-learning process.Keywords: B-learning. Hybrid education. Educational technology.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/558
10.29069/forscience.2019v7n1.e558
url http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/558
identifier_str_mv 10.29069/forscience.2019v7n1.e558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/558/266
dc.rights.driver.fl_str_mv Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.
Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.
Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv ForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo Contínuo
ForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo Contínuo
2318-6356
10.29069/forscience.2019v7n2
reponame:ForScience: revista científica do IFMG
instname:IFMG
instacron:IFMG
reponame_str ForScience: revista científica do IFMG
collection ForScience: revista científica do IFMG
instname_str IFMG
instacron_str IFMG
institution IFMG
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1661701896797159424