Dos Liceus aos Institutos Federais: 110 anos de história da rede federal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ForScience: revista científica do IFMG |
Texto Completo: | http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/697 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo fazer um percurso histórico, demonstrando o caminho do ensino técnico no Brasil ao longo dos diversos momentos e governos do país, alinhando as legislações pertinentes e ações legais desta modalidade. Iniciou-se este percurso ainda no Brasil escravocrata, passando pelos Liceus, primeiras instituições de educação técnica de nível federal, até a criação dos Institutos Federais, em 2008, quando, por meio da criação destes, na primeira vez na história do Brasil, tem-se a pretensão de uma educação técnica que visa a uma formação integral, que supere as marcas históricas trazidas pela modalidade, como uma educação fragmentada, puramente tecnicista e voltada simplesmente a atender interesses do mercado, tendo sido preterida ao lugar de uma educação menor. Destacaram-se, portanto, os Institutos Federais, que compõem a Rede Federal de Educação Tecnológica, como a grande mudança de perspectiva com relação à educação técnica e profissional. Fez-se um breve panorama do desenvolvimento desta Rede nos seus 10 anos de história, e, por último, um recorte no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), demonstrando os campi criados e seu desenvolvimento. Para a realização do artigo, empregou-se metodologia de cunho qualitativo e, uma análise documental, tendo por base documentos oficiais e legislações pertinentes a cada momento histórico percorrido. Foi produzida, também, uma revisão de literatura, recorrendo aos diversos autores que se debruçam sob o tema. Os resultados demonstram que a educação, como um projeto em disputa, e mais especificamente a educação profissional, sofre os atravessamentos tanto no seu cotidiano como em âmbitos legais, sendo que o artigo vem apontando historicamente estes desdobramentos.Palavras-chave: Educação técnica e profissional. Histórico. Institutos Federais. From Liceus to Federal Institutes: 110 years of federal network historyAbstract The article aims to make a historical course, demonstrating the path of technical education in Brazil throughout the various moments and governments of the country, aligning the relevant laws and legal actions of this modality.This route began in slave-like Brazil, passing through the Lyceums, the first federal level technical education institutions, until the creation of the Federal Institutes in 2008, when through their creation, for the first time in the history of Brazil, The intention is for a technical education that aims at integral formation, which surpasses the historical marks brought by the modality, such as a fragmented education, purely technical and simply aimed at meeting market interests, having been deprecated to the place of a minor education. Therefore, the Federal Institutes, which make up the Federal Network of Technological Education, stood out as the great change in perspective regarding technical and vocational education. A brief overview of the development of this Network in its 10 years of history was presented, and finally a clipping at the Federal Institute of Education and Technology of Minas Gerais (IFMG), showing the campuses created and their development. For the realization of the article a qualitative methodology was used, a documental analysis based on official documents and pertinent legislation at each historical moment. A literature review was also produced, using the various authors that address the theme. The results show that education as a project in dispute, and more specifically vocational education, suffers the intersections both in its daily life and in legal areas, the article has historically pointed out these developments.Keywords: Technical and professional education. Historic. Federal Institutes. |
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Destacaram-se, portanto, os Institutos Federais, que compõem a Rede Federal de Educação Tecnológica, como a grande mudança de perspectiva com relação à educação técnica e profissional. Fez-se um breve panorama do desenvolvimento desta Rede nos seus 10 anos de história, e, por último, um recorte no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), demonstrando os campi criados e seu desenvolvimento. Para a realização do artigo, empregou-se metodologia de cunho qualitativo e, uma análise documental, tendo por base documentos oficiais e legislações pertinentes a cada momento histórico percorrido. Foi produzida, também, uma revisão de literatura, recorrendo aos diversos autores que se debruçam sob o tema. Os resultados demonstram que a educação, como um projeto em disputa, e mais especificamente a educação profissional, sofre os atravessamentos tanto no seu cotidiano como em âmbitos legais, sendo que o artigo vem apontando historicamente estes desdobramentos.Palavras-chave: Educação técnica e profissional. Histórico. Institutos Federais. 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Federal Institutes.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisArantes, Ana Kelly; Instituto Federal de Minas Gerais - Campus FormigaCosta, Márcia Helena Batista Corrêa da; Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG)2020-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/69710.29069/forscience.2019v7n2.e697ForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 7, n. 2 (2019): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2019v7n2reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/697/284Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:35Zmail@mail.com - |
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Este artigo tem por objetivo fazer um percurso histórico, demonstrando o caminho do ensino técnico no Brasil ao longo dos diversos momentos e governos do país, alinhando as legislações pertinentes e ações legais desta modalidade. Iniciou-se este percurso ainda no Brasil escravocrata, passando pelos Liceus, primeiras instituições de educação técnica de nível federal, até a criação dos Institutos Federais, em 2008, quando, por meio da criação destes, na primeira vez na história do Brasil, tem-se a pretensão de uma educação técnica que visa a uma formação integral, que supere as marcas históricas trazidas pela modalidade, como uma educação fragmentada, puramente tecnicista e voltada simplesmente a atender interesses do mercado, tendo sido preterida ao lugar de uma educação menor. Destacaram-se, portanto, os Institutos Federais, que compõem a Rede Federal de Educação Tecnológica, como a grande mudança de perspectiva com relação à educação técnica e profissional. Fez-se um breve panorama do desenvolvimento desta Rede nos seus 10 anos de história, e, por último, um recorte no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), demonstrando os campi criados e seu desenvolvimento. Para a realização do artigo, empregou-se metodologia de cunho qualitativo e, uma análise documental, tendo por base documentos oficiais e legislações pertinentes a cada momento histórico percorrido. Foi produzida, também, uma revisão de literatura, recorrendo aos diversos autores que se debruçam sob o tema. Os resultados demonstram que a educação, como um projeto em disputa, e mais especificamente a educação profissional, sofre os atravessamentos tanto no seu cotidiano como em âmbitos legais, sendo que o artigo vem apontando historicamente estes desdobramentos.Palavras-chave: Educação técnica e profissional. Histórico. Institutos Federais. From Liceus to Federal Institutes: 110 years of federal network historyAbstract The article aims to make a historical course, demonstrating the path of technical education in Brazil throughout the various moments and governments of the country, aligning the relevant laws and legal actions of this modality.This route began in slave-like Brazil, passing through the Lyceums, the first federal level technical education institutions, until the creation of the Federal Institutes in 2008, when through their creation, for the first time in the history of Brazil, The intention is for a technical education that aims at integral formation, which surpasses the historical marks brought by the modality, such as a fragmented education, purely technical and simply aimed at meeting market interests, having been deprecated to the place of a minor education. Therefore, the Federal Institutes, which make up the Federal Network of Technological Education, stood out as the great change in perspective regarding technical and vocational education. A brief overview of the development of this Network in its 10 years of history was presented, and finally a clipping at the Federal Institute of Education and Technology of Minas Gerais (IFMG), showing the campuses created and their development. For the realization of the article a qualitative methodology was used, a documental analysis based on official documents and pertinent legislation at each historical moment. A literature review was also produced, using the various authors that address the theme. The results show that education as a project in dispute, and more specifically vocational education, suffers the intersections both in its daily life and in legal areas, the article has historically pointed out these developments.Keywords: Technical and professional education. Historic. Federal Institutes. |
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Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process. Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissão info:eu-repo/semantics/openAccess |
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