Modelagem dos dados de falha de um caminhão fora de estrada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ForScience: revista científica do IFMG |
Texto Completo: | http://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/500 |
Resumo: | O mercado cada vez mais competitivo, ocasionado pela globalização, impõe que as empresas tenham um compromisso ainda maior com a redução dos seus custos. Os clientes necessitam de equipamentos com alta disponibilidade e confiabilidade. Na mineração, um dos custos expressivos existentes refere-se a falhas nos caminhões fora de estrada. Baseado na representatividade dos custos destas falhas, faz-se necessária a aplicação de técnicas de confiabilidade com a finalidade de aumentar a vida útil e o desempenho destes ativos. O presente trabalho tem por objetivo modelar o tempo de vida em horas de um caminhão fora de estrada utilizado na mineração, por meio da análise de confiabilidade paramétrica. O procedimento de pesquisa utilizado foi o estudo de caso. Foram coletados dados de tempo até a falha de todos os sistemas do caminhão durante o período de um ano. Além dos métodos gráficos, foram utilizados os testes de aderência de Qui-Quadrado e Kolmogorov–Smirnov para verificar qual distribuição melhor se ajusta ao conjunto amostral. A análise foi feita com o software ProConf. Os parâmetros das distribuições foram determinados pelo método da máxima verossimilhança. Utilizou-se o software R para verificar o ajuste por meio do critério AIC. A distribuição Exponencial foi que melhor se ajustou ao conjunto de dados. A função de risco teve um comportamento constante, indicando que o caminhão está na fase de maturidade, em plena vida útil. A estratégia para esta fase é adotar a manutenção preditiva, realizando as manutenções e monitoramentos necessários para maximização da sua performance, com o intuito de evitar o início da fase de desgaste dos seus componentes.Palavras-chave: Confiabilidade. Tempo de vida. Equipamento de grande porte.AbstractMoodeling the failure data of an off-road truckThe increasingly competitive market, caused by globalization, requires that companies have an even greater commitment to reduce their costs. The customers need equipment with high availability and reliability. In mining, one of the significant costs refers to failures in off-road trucks. Based on the representativeness of the costs of these failures, it is necessary to apply reliability techniques with the purpose of increasing the useful life and performance of these assets. The present work aims to model the time of life, in hours, of an off-road truck used in mining, through parametric reliability analysis. The research procedure used was the case study. Time data were collected until failure of all truck systems, resulting in fifty-six failures during the period of one year. Besides the graphical methods, the adhesion tests of Chi-square and Kolmogorov-Smirnov were used to verify which distribution best fits the sample set. The analysis was done with ProConf software. The parameters of the distributions were determined by the maximum likelihood method. The software R was used to verify the adjustment using the AIC criterion. The Exponential distribution was the best fit to the data set. The risk function had a constant behavior, indicating that the truck is in the phase of maturity, in full working life. The strategy for this phase is to adopt the predictive maintenance, performing the necessary maintenance and monitoring to maximize its performance, in order to avoid the beginning of the wear phase of its components.Keywords: Reliability. Lifetime. Large equipment. |
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Além dos métodos gráficos, foram utilizados os testes de aderência de Qui-Quadrado e Kolmogorov–Smirnov para verificar qual distribuição melhor se ajusta ao conjunto amostral. A análise foi feita com o software ProConf. Os parâmetros das distribuições foram determinados pelo método da máxima verossimilhança. Utilizou-se o software R para verificar o ajuste por meio do critério AIC. A distribuição Exponencial foi que melhor se ajustou ao conjunto de dados. A função de risco teve um comportamento constante, indicando que o caminhão está na fase de maturidade, em plena vida útil. A estratégia para esta fase é adotar a manutenção preditiva, realizando as manutenções e monitoramentos necessários para maximização da sua performance, com o intuito de evitar o início da fase de desgaste dos seus componentes.Palavras-chave: Confiabilidade. Tempo de vida. Equipamento de grande porte.AbstractMoodeling the failure data of an off-road truckThe increasingly competitive market, caused by globalization, requires that companies have an even greater commitment to reduce their costs. The customers need equipment with high availability and reliability. In mining, one of the significant costs refers to failures in off-road trucks. Based on the representativeness of the costs of these failures, it is necessary to apply reliability techniques with the purpose of increasing the useful life and performance of these assets. The present work aims to model the time of life, in hours, of an off-road truck used in mining, through parametric reliability analysis. The research procedure used was the case study. Time data were collected until failure of all truck systems, resulting in fifty-six failures during the period of one year. Besides the graphical methods, the adhesion tests of Chi-square and Kolmogorov-Smirnov were used to verify which distribution best fits the sample set. The analysis was done with ProConf software. The parameters of the distributions were determined by the maximum likelihood method. The software R was used to verify the adjustment using the AIC criterion. The Exponential distribution was the best fit to the data set. The risk function had a constant behavior, indicating that the truck is in the phase of maturity, in full working life. The strategy for this phase is to adopt the predictive maintenance, performing the necessary maintenance and monitoring to maximize its performance, in order to avoid the beginning of the wear phase of its components.Keywords: Reliability. Lifetime. Large equipment.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas GeraisLeal, Vítor Justus; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)Andrade, Paulo César de Resende; Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/50010.29069/forscience.2018v6n3.e500ForScience; v. 6, n. 3 (2018): Edição Regular em Fluxo ContínuoForScience; v. 6, n. 3 (2018): Edição Regular em Fluxo Contínuo2318-635610.29069/forscience.2018v6n3reponame:ForScience: revista científica do IFMGinstname:IFMGinstacron:IFMGporhttp://www.forscience.ifmg.edu.br/forscience/index.php/forscience/article/view/500/239Authors who post on ForScience agree to the following terms:- The said work is of own authorship and has never been published or sent to another magazine, this magazine having the right of exclusivity on the edition and publication, under the license Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) which allows anyone to share to adapt the work according to the following terms:Atribuição — You must give the appropriate credit, provide a link to the license and indicate if the changes have been made. You must do so in any reasonable circumstance, but in no way do you suggest to the licensor to support you or your use.Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.- All coauthors are aware of and agree to the submission of the work in the evaluation process in ForScience Magazine. - Authorizes publishers to make the necessary adjustments in the form ofbut preserving the content.- If plagiarism has been proven in any published work, this Journal is free of any responsibility, and its author (s) shall bear the penalties provided by law.- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page), as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work. However, it should be noted that once approved by the evaluators, the manuscript can not be changed. If the author wishes to do so, he should restart the submission process.Autores que publicam na ForScience concordam com os seguintes termos:- O referido trabalho é de própria autoria e nunca foi publicado ou enviado a outra revista, tendo essa revista o direito de exclusividade sobre a edição e publicação, sob a licença Creative Commons Attribution License 3.0 (CC-BY-NC) que permite a qualquer pessoa compartilhar a adaptar o trabalho de acordo com os seguintes termos:Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se as mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.- Todos os coautores estão cientes e concordam com a submissão do trabalho no processo de avaliação na Revista ForScience. - Autoriza os editores a realizarem as adequações necessárias na forma doartigo, porém preservando o conteúdo.- Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, esta Revista isenta-se de qualquer responsabilidade, devendo seu(s) autor(es) arcar(em) com as penalidades previstas em lei.- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. Porém deve-se observar que uma vez aprovado pelos avaliadores, o manuscrito não poderá sofrer mais alterações. Caso o autor deseje faze-lo, deverá reiniciar o processo de submissãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-14T13:53:35Zmail@mail.com - |
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O mercado cada vez mais competitivo, ocasionado pela globalização, impõe que as empresas tenham um compromisso ainda maior com a redução dos seus custos. Os clientes necessitam de equipamentos com alta disponibilidade e confiabilidade. Na mineração, um dos custos expressivos existentes refere-se a falhas nos caminhões fora de estrada. Baseado na representatividade dos custos destas falhas, faz-se necessária a aplicação de técnicas de confiabilidade com a finalidade de aumentar a vida útil e o desempenho destes ativos. O presente trabalho tem por objetivo modelar o tempo de vida em horas de um caminhão fora de estrada utilizado na mineração, por meio da análise de confiabilidade paramétrica. O procedimento de pesquisa utilizado foi o estudo de caso. Foram coletados dados de tempo até a falha de todos os sistemas do caminhão durante o período de um ano. Além dos métodos gráficos, foram utilizados os testes de aderência de Qui-Quadrado e Kolmogorov–Smirnov para verificar qual distribuição melhor se ajusta ao conjunto amostral. A análise foi feita com o software ProConf. Os parâmetros das distribuições foram determinados pelo método da máxima verossimilhança. Utilizou-se o software R para verificar o ajuste por meio do critério AIC. A distribuição Exponencial foi que melhor se ajustou ao conjunto de dados. A função de risco teve um comportamento constante, indicando que o caminhão está na fase de maturidade, em plena vida útil. A estratégia para esta fase é adotar a manutenção preditiva, realizando as manutenções e monitoramentos necessários para maximização da sua performance, com o intuito de evitar o início da fase de desgaste dos seus componentes.Palavras-chave: Confiabilidade. Tempo de vida. Equipamento de grande porte.AbstractMoodeling the failure data of an off-road truckThe increasingly competitive market, caused by globalization, requires that companies have an even greater commitment to reduce their costs. The customers need equipment with high availability and reliability. In mining, one of the significant costs refers to failures in off-road trucks. Based on the representativeness of the costs of these failures, it is necessary to apply reliability techniques with the purpose of increasing the useful life and performance of these assets. The present work aims to model the time of life, in hours, of an off-road truck used in mining, through parametric reliability analysis. The research procedure used was the case study. Time data were collected until failure of all truck systems, resulting in fifty-six failures during the period of one year. Besides the graphical methods, the adhesion tests of Chi-square and Kolmogorov-Smirnov were used to verify which distribution best fits the sample set. The analysis was done with ProConf software. The parameters of the distributions were determined by the maximum likelihood method. The software R was used to verify the adjustment using the AIC criterion. The Exponential distribution was the best fit to the data set. The risk function had a constant behavior, indicating that the truck is in the phase of maturity, in full working life. The strategy for this phase is to adopt the predictive maintenance, performing the necessary maintenance and monitoring to maximize its performance, in order to avoid the beginning of the wear phase of its components.Keywords: Reliability. Lifetime. Large equipment. |
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