O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/380 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma prática de ensino realizada com os alunos da turma do 4º semestre do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional - PROEJA, do Curso Técnico em Comércio. Na prática foram realizadas construções de funções do 1º grau e foi apresentado para os alunos, 4 questões matemáticas sobre esse conteúdo que se relacionassem com as experiências de vida deles. Para isso, a pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa e buscou discutir importância da Resolução de Problemas e da Etnomatemática, por meio de atividades com tecnologias digitais nessa turma do PROEJA. Os alunos mostraram interesse nas práticas envolvendo as tecnologias digitais e nas questões apresentadas em sala de aula, conseguindo perceber que o conteúdo de função possui aplicação em suas realidades. Como resultado dessa prática, destaca-se a importância do docente em reconhecer e aproveitar os saberes dos estudantes dessa modalidade de ensino nas atividades de sala de aula, assim como o ensino da Matemática por meio da resolução de problemas contextualizados e criados com o auxílio do software GeoGebra. |
id |
IFMT_0037ce371f83cbf83ae1a8a7c525be7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/380 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MTEste trabalho apresenta uma prática de ensino realizada com os alunos da turma do 4º semestre do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional - PROEJA, do Curso Técnico em Comércio. Na prática foram realizadas construções de funções do 1º grau e foi apresentado para os alunos, 4 questões matemáticas sobre esse conteúdo que se relacionassem com as experiências de vida deles. Para isso, a pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa e buscou discutir importância da Resolução de Problemas e da Etnomatemática, por meio de atividades com tecnologias digitais nessa turma do PROEJA. Os alunos mostraram interesse nas práticas envolvendo as tecnologias digitais e nas questões apresentadas em sala de aula, conseguindo perceber que o conteúdo de função possui aplicação em suas realidades. Como resultado dessa prática, destaca-se a importância do docente em reconhecer e aproveitar os saberes dos estudantes dessa modalidade de ensino nas atividades de sala de aula, assim como o ensino da Matemática por meio da resolução de problemas contextualizados e criados com o auxílio do software GeoGebra.Revista Prática Docente2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/38010.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p96-113.id380Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 96-113Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 96-113Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 96-1132526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/380/169Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Fabio Antunes Brun deAntunes, Fabíola Souza LealNegreiros, Cláudia Landin2020-01-27T10:12:19Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/380Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:12:19Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MT |
title |
O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MT |
spellingShingle |
O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MT Campos, Fabio Antunes Brun de |
title_short |
O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MT |
title_full |
O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MT |
title_fullStr |
O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MT |
title_full_unstemmed |
O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MT |
title_sort |
O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MT |
author |
Campos, Fabio Antunes Brun de |
author_facet |
Campos, Fabio Antunes Brun de Antunes, Fabíola Souza Leal Negreiros, Cláudia Landin |
author_role |
author |
author2 |
Antunes, Fabíola Souza Leal Negreiros, Cláudia Landin |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Fabio Antunes Brun de Antunes, Fabíola Souza Leal Negreiros, Cláudia Landin |
description |
Este trabalho apresenta uma prática de ensino realizada com os alunos da turma do 4º semestre do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional - PROEJA, do Curso Técnico em Comércio. Na prática foram realizadas construções de funções do 1º grau e foi apresentado para os alunos, 4 questões matemáticas sobre esse conteúdo que se relacionassem com as experiências de vida deles. Para isso, a pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa e buscou discutir importância da Resolução de Problemas e da Etnomatemática, por meio de atividades com tecnologias digitais nessa turma do PROEJA. Os alunos mostraram interesse nas práticas envolvendo as tecnologias digitais e nas questões apresentadas em sala de aula, conseguindo perceber que o conteúdo de função possui aplicação em suas realidades. Como resultado dessa prática, destaca-se a importância do docente em reconhecer e aproveitar os saberes dos estudantes dessa modalidade de ensino nas atividades de sala de aula, assim como o ensino da Matemática por meio da resolução de problemas contextualizados e criados com o auxílio do software GeoGebra. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Matemática Matemática Matemática |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/380 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p96-113.id380 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/380 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p96-113.id380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/380/169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 96-113 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 96-113 Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 96-113 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724000976896 |