O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Fabio Antunes Brun de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Antunes, Fabíola Souza Leal, Negreiros, Cláudia Landin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/380
Resumo: Este trabalho apresenta uma prática de ensino realizada com os alunos da turma do 4º semestre do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional - PROEJA, do Curso Técnico em Comércio. Na prática foram realizadas construções de funções do 1º grau e foi apresentado para os alunos, 4 questões matemáticas sobre esse conteúdo que se relacionassem com as experiências de vida deles. Para isso, a pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa e buscou discutir importância da Resolução de Problemas e da Etnomatemática, por meio de atividades com tecnologias digitais nessa turma do PROEJA. Os alunos mostraram interesse nas práticas envolvendo as tecnologias digitais e nas questões apresentadas em sala de aula, conseguindo perceber que o conteúdo de função possui aplicação em suas realidades. Como resultado dessa prática, destaca-se a importância do docente em reconhecer e aproveitar os saberes dos estudantes dessa modalidade de ensino nas atividades de sala de aula, assim como o ensino da Matemática por meio da resolução de problemas contextualizados e criados com o auxílio do software GeoGebra.
id IFMT_0037ce371f83cbf83ae1a8a7c525be7b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/380
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MTEste trabalho apresenta uma prática de ensino realizada com os alunos da turma do 4º semestre do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional - PROEJA, do Curso Técnico em Comércio. Na prática foram realizadas construções de funções do 1º grau e foi apresentado para os alunos, 4 questões matemáticas sobre esse conteúdo que se relacionassem com as experiências de vida deles. Para isso, a pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa e buscou discutir importância da Resolução de Problemas e da Etnomatemática, por meio de atividades com tecnologias digitais nessa turma do PROEJA. Os alunos mostraram interesse nas práticas envolvendo as tecnologias digitais e nas questões apresentadas em sala de aula, conseguindo perceber que o conteúdo de função possui aplicação em suas realidades. Como resultado dessa prática, destaca-se a importância do docente em reconhecer e aproveitar os saberes dos estudantes dessa modalidade de ensino nas atividades de sala de aula, assim como o ensino da Matemática por meio da resolução de problemas contextualizados e criados com o auxílio do software GeoGebra.Revista Prática Docente2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/38010.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p96-113.id380Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 96-113Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 96-113Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 96-1132526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/380/169Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Fabio Antunes Brun deAntunes, Fabíola Souza LealNegreiros, Cláudia Landin2020-01-27T10:12:19Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/380Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:12:19Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MT
title O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MT
spellingShingle O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MT
Campos, Fabio Antunes Brun de
title_short O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MT
title_full O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MT
title_fullStr O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MT
title_full_unstemmed O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MT
title_sort O ESTUDO DE FUNÇÕES ATRAVÉS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: APLICAÇÃO EM UMA TURMA DO PROEJA – PONTES E LACERDA - MT
author Campos, Fabio Antunes Brun de
author_facet Campos, Fabio Antunes Brun de
Antunes, Fabíola Souza Leal
Negreiros, Cláudia Landin
author_role author
author2 Antunes, Fabíola Souza Leal
Negreiros, Cláudia Landin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Fabio Antunes Brun de
Antunes, Fabíola Souza Leal
Negreiros, Cláudia Landin
description Este trabalho apresenta uma prática de ensino realizada com os alunos da turma do 4º semestre do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional - PROEJA, do Curso Técnico em Comércio. Na prática foram realizadas construções de funções do 1º grau e foi apresentado para os alunos, 4 questões matemáticas sobre esse conteúdo que se relacionassem com as experiências de vida deles. Para isso, a pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa e buscou discutir importância da Resolução de Problemas e da Etnomatemática, por meio de atividades com tecnologias digitais nessa turma do PROEJA. Os alunos mostraram interesse nas práticas envolvendo as tecnologias digitais e nas questões apresentadas em sala de aula, conseguindo perceber que o conteúdo de função possui aplicação em suas realidades. Como resultado dessa prática, destaca-se a importância do docente em reconhecer e aproveitar os saberes dos estudantes dessa modalidade de ensino nas atividades de sala de aula, assim como o ensino da Matemática por meio da resolução de problemas contextualizados e criados com o auxílio do software GeoGebra.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Matemática
Matemática
Matemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/380
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p96-113.id380
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/380
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p96-113.id380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/380/169
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 96-113
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 96-113
Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 96-113
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724000976896