A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Divanez Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maldaner, Jair José, Cavalcante, Rivadávia Porto, Sousa, Wallysonn Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/618
Resumo: Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar e discutir as concepções e contradições constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobre Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Para a realização do estudo procedeu-se criterioso levantamento bibliográfico de cunho teórico sobre a temática em questão. Revisou fontes teóricas sobre educação e EPTNM, formação humanística e currículo integrado na perspectiva da politecnia. Fez-se análise documental da Lei 13.415/2017 e da BNCC, à luz dos aportes do materialismo histórico-dialético enquanto filosofia, teoria e método para a compreensão da realidade, dos conceitos e das contradições envolvendo a EPTNM e sua reconfiguração na atual política de reforma do ensino médio brasileiro. Considerou sua história e a formação técnica integrada na perspectiva omnilateral. Os resultados indicam que, as concepções de EPTNM e sua reconfiguração, no texto da BNCC, ficaram restringidas aos itinerários formativos constatando que, quando se trata da educação integral, há muitas contradições.Palavras-chave: Educação Profissional Tecnológica; Novo Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular; Formação Integral. Abstract: This article aims to analyze and discuss the conceptions and contradictions contained in the National Common Curricular Base-BNCC, on High School Technical Professional Education (EPTNM). In order to carry out the study, a thorough theoretical bibliographic survey about the topic was conducted. Theoretical framework for Education and EPTNM, human development and integrated curriculum from the polytechnic perspective were reviewed. Document analysis, the Law 13.415/2017 and the BNCC, were accomplished in light of the historical-dialectic materialism contributions as a philosophy, theory and method for reality understanding, concepts and contradictions involving EPTNM and its reconfiguration in the current Brazilian policy for high school reform. Its history and integrated technical formation from the omnilateral perspective were considered as well. The results indicate that EPTNM concepts and its reconfiguration in the BNCC text were restricted to the formative itineraries, highlighting that, when it comes to integral education, there are many contradictions.Keywords: Technological Professional Education; New High School; Common National Curricular Base; Integral Formation.
id IFMT_12e2b5c314b77bd8fe9ded10f7599337
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/618
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕESEducação Profissional e TecnológicaNovo Ensino MédioBase Nacional Comum CurricularFormação Integral.Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar e discutir as concepções e contradições constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobre Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Para a realização do estudo procedeu-se criterioso levantamento bibliográfico de cunho teórico sobre a temática em questão. Revisou fontes teóricas sobre educação e EPTNM, formação humanística e currículo integrado na perspectiva da politecnia. Fez-se análise documental da Lei 13.415/2017 e da BNCC, à luz dos aportes do materialismo histórico-dialético enquanto filosofia, teoria e método para a compreensão da realidade, dos conceitos e das contradições envolvendo a EPTNM e sua reconfiguração na atual política de reforma do ensino médio brasileiro. Considerou sua história e a formação técnica integrada na perspectiva omnilateral. Os resultados indicam que, as concepções de EPTNM e sua reconfiguração, no texto da BNCC, ficaram restringidas aos itinerários formativos constatando que, quando se trata da educação integral, há muitas contradições.Palavras-chave: Educação Profissional Tecnológica; Novo Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular; Formação Integral. Abstract: This article aims to analyze and discuss the conceptions and contradictions contained in the National Common Curricular Base-BNCC, on High School Technical Professional Education (EPTNM). In order to carry out the study, a thorough theoretical bibliographic survey about the topic was conducted. Theoretical framework for Education and EPTNM, human development and integrated curriculum from the polytechnic perspective were reviewed. Document analysis, the Law 13.415/2017 and the BNCC, were accomplished in light of the historical-dialectic materialism contributions as a philosophy, theory and method for reality understanding, concepts and contradictions involving EPTNM and its reconfiguration in the current Brazilian policy for high school reform. Its history and integrated technical formation from the omnilateral perspective were considered as well. The results indicate that EPTNM concepts and its reconfiguration in the BNCC text were restricted to the formative itineraries, highlighting that, when it comes to integral education, there are many contradictions.Keywords: Technological Professional Education; New High School; Common National Curricular Base; Integral Formation.Revista Prática Docente2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/61810.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p563-581.id618Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 563-581Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 563-581Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 563-5812526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/618/286Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Divanez AlvesMaldaner, Jair JoséCavalcante, Rivadávia PortoSousa, Wallysonn Alves de2022-06-03T13:01:34Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/618Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2022-06-03T13:01:34Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕES
title A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕES
spellingShingle A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕES
Correia, Divanez Alves
Educação Profissional e Tecnológica
Novo Ensino Médio
Base Nacional Comum Curricular
Formação Integral.
title_short A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕES
title_full A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕES
title_fullStr A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕES
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕES
title_sort A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕES
author Correia, Divanez Alves
author_facet Correia, Divanez Alves
Maldaner, Jair José
Cavalcante, Rivadávia Porto
Sousa, Wallysonn Alves de
author_role author
author2 Maldaner, Jair José
Cavalcante, Rivadávia Porto
Sousa, Wallysonn Alves de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Divanez Alves
Maldaner, Jair José
Cavalcante, Rivadávia Porto
Sousa, Wallysonn Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica
Novo Ensino Médio
Base Nacional Comum Curricular
Formação Integral.
topic Educação Profissional e Tecnológica
Novo Ensino Médio
Base Nacional Comum Curricular
Formação Integral.
description Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar e discutir as concepções e contradições constantes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobre Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Para a realização do estudo procedeu-se criterioso levantamento bibliográfico de cunho teórico sobre a temática em questão. Revisou fontes teóricas sobre educação e EPTNM, formação humanística e currículo integrado na perspectiva da politecnia. Fez-se análise documental da Lei 13.415/2017 e da BNCC, à luz dos aportes do materialismo histórico-dialético enquanto filosofia, teoria e método para a compreensão da realidade, dos conceitos e das contradições envolvendo a EPTNM e sua reconfiguração na atual política de reforma do ensino médio brasileiro. Considerou sua história e a formação técnica integrada na perspectiva omnilateral. Os resultados indicam que, as concepções de EPTNM e sua reconfiguração, no texto da BNCC, ficaram restringidas aos itinerários formativos constatando que, quando se trata da educação integral, há muitas contradições.Palavras-chave: Educação Profissional Tecnológica; Novo Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular; Formação Integral. Abstract: This article aims to analyze and discuss the conceptions and contradictions contained in the National Common Curricular Base-BNCC, on High School Technical Professional Education (EPTNM). In order to carry out the study, a thorough theoretical bibliographic survey about the topic was conducted. Theoretical framework for Education and EPTNM, human development and integrated curriculum from the polytechnic perspective were reviewed. Document analysis, the Law 13.415/2017 and the BNCC, were accomplished in light of the historical-dialectic materialism contributions as a philosophy, theory and method for reality understanding, concepts and contradictions involving EPTNM and its reconfiguration in the current Brazilian policy for high school reform. Its history and integrated technical formation from the omnilateral perspective were considered as well. The results indicate that EPTNM concepts and its reconfiguration in the BNCC text were restricted to the formative itineraries, highlighting that, when it comes to integral education, there are many contradictions.Keywords: Technological Professional Education; New High School; Common National Curricular Base; Integral Formation.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Humanas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/618
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p563-581.id618
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/618
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p563-581.id618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/618/286
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 5 No. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 563-581
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 5 Núm. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 563-581
Revista Prática Docente; v. 5 n. 1 (2020): Janeiro a Abril de 2020 (Fluxo contínuo); 563-581
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724118417408