OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nair Mendes de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bilio, Maria Geni Pereira, Campos, Maria das Graças, Gomes, Enerci Candido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/405
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar os reflexos da prática docente desenvolvida na formação continuada em serviço por meio do Programa Profuncionário[1], junto aos cursistas do Polo Cefapro Diamantino, no município de Nova Maringá – MT, cuja finalidade consiste na formação dos trabalhadores não docentes que atuam na escola. A experiência possibilita a ressignificação da razão de ser servidor, atribuindo-lhes o sentimento de pertença e de educador. Para atender aos objetivos propostos por esta investigação, elegemos a pesquisa qualitativa para a qual utilizamos fontes, dentre as quais, bibliográfica, documental e estudo de caso, tendo como abordagem a coleta de dados, observação e diálogo com os participantes via entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciam que os servidores visualizam no Programa a oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Mesmo diante de algumas dificuldades os alunos têm buscado meios para ampliar o uso das Tecnologias de Informação e do Conhecimento, na busca por realização e melhores resultados do trabalho. Os cursistas se esforçam para realizar com responsabilidade todas as atividades propostas para melhorar a qualidade da função que lhes é atribuída, bem como para desenvolver uma prática educativa significativa na instituição de ensino em que estão inseridos.[1] Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público- Profuncionário.
id IFMT_1e9b918a23838f506cd07a3671c34ebf
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/405
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTASReflexos da formação continuadapercepçãoressignificação da prática educativa não docente.Este estudo tem por objetivo analisar os reflexos da prática docente desenvolvida na formação continuada em serviço por meio do Programa Profuncionário[1], junto aos cursistas do Polo Cefapro Diamantino, no município de Nova Maringá – MT, cuja finalidade consiste na formação dos trabalhadores não docentes que atuam na escola. A experiência possibilita a ressignificação da razão de ser servidor, atribuindo-lhes o sentimento de pertença e de educador. Para atender aos objetivos propostos por esta investigação, elegemos a pesquisa qualitativa para a qual utilizamos fontes, dentre as quais, bibliográfica, documental e estudo de caso, tendo como abordagem a coleta de dados, observação e diálogo com os participantes via entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciam que os servidores visualizam no Programa a oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Mesmo diante de algumas dificuldades os alunos têm buscado meios para ampliar o uso das Tecnologias de Informação e do Conhecimento, na busca por realização e melhores resultados do trabalho. Os cursistas se esforçam para realizar com responsabilidade todas as atividades propostas para melhorar a qualidade da função que lhes é atribuída, bem como para desenvolver uma prática educativa significativa na instituição de ensino em que estão inseridos.[1] Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público- Profuncionário.Revista Prática Docente2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/40510.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p334-354.id405Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 334-354Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 334-354Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 334-3542526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/405/183Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Nair Mendes deBilio, Maria Geni PereiraCampos, Maria das GraçasGomes, Enerci Candido2020-01-27T10:12:19Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/405Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:12:19Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS
title OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS
spellingShingle OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS
Oliveira, Nair Mendes de
Reflexos da formação continuada
percepção
ressignificação da prática educativa não docente.
title_short OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS
title_full OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS
title_fullStr OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS
title_full_unstemmed OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS
title_sort OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS
author Oliveira, Nair Mendes de
author_facet Oliveira, Nair Mendes de
Bilio, Maria Geni Pereira
Campos, Maria das Graças
Gomes, Enerci Candido
author_role author
author2 Bilio, Maria Geni Pereira
Campos, Maria das Graças
Gomes, Enerci Candido
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Nair Mendes de
Bilio, Maria Geni Pereira
Campos, Maria das Graças
Gomes, Enerci Candido
dc.subject.por.fl_str_mv Reflexos da formação continuada
percepção
ressignificação da prática educativa não docente.
topic Reflexos da formação continuada
percepção
ressignificação da prática educativa não docente.
description Este estudo tem por objetivo analisar os reflexos da prática docente desenvolvida na formação continuada em serviço por meio do Programa Profuncionário[1], junto aos cursistas do Polo Cefapro Diamantino, no município de Nova Maringá – MT, cuja finalidade consiste na formação dos trabalhadores não docentes que atuam na escola. A experiência possibilita a ressignificação da razão de ser servidor, atribuindo-lhes o sentimento de pertença e de educador. Para atender aos objetivos propostos por esta investigação, elegemos a pesquisa qualitativa para a qual utilizamos fontes, dentre as quais, bibliográfica, documental e estudo de caso, tendo como abordagem a coleta de dados, observação e diálogo com os participantes via entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciam que os servidores visualizam no Programa a oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Mesmo diante de algumas dificuldades os alunos têm buscado meios para ampliar o uso das Tecnologias de Informação e do Conhecimento, na busca por realização e melhores resultados do trabalho. Os cursistas se esforçam para realizar com responsabilidade todas as atividades propostas para melhorar a qualidade da função que lhes é atribuída, bem como para desenvolver uma prática educativa significativa na instituição de ensino em que estão inseridos.[1] Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público- Profuncionário.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Humanas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/405
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p334-354.id405
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/405
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p334-354.id405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/405/183
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 334-354
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 334-354
Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 334-354
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724009365504