OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/405 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar os reflexos da prática docente desenvolvida na formação continuada em serviço por meio do Programa Profuncionário[1], junto aos cursistas do Polo Cefapro Diamantino, no município de Nova Maringá – MT, cuja finalidade consiste na formação dos trabalhadores não docentes que atuam na escola. A experiência possibilita a ressignificação da razão de ser servidor, atribuindo-lhes o sentimento de pertença e de educador. Para atender aos objetivos propostos por esta investigação, elegemos a pesquisa qualitativa para a qual utilizamos fontes, dentre as quais, bibliográfica, documental e estudo de caso, tendo como abordagem a coleta de dados, observação e diálogo com os participantes via entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciam que os servidores visualizam no Programa a oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Mesmo diante de algumas dificuldades os alunos têm buscado meios para ampliar o uso das Tecnologias de Informação e do Conhecimento, na busca por realização e melhores resultados do trabalho. Os cursistas se esforçam para realizar com responsabilidade todas as atividades propostas para melhorar a qualidade da função que lhes é atribuída, bem como para desenvolver uma prática educativa significativa na instituição de ensino em que estão inseridos.[1] Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público- Profuncionário. |
id |
IFMT_1e9b918a23838f506cd07a3671c34ebf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/405 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTASReflexos da formação continuadapercepçãoressignificação da prática educativa não docente.Este estudo tem por objetivo analisar os reflexos da prática docente desenvolvida na formação continuada em serviço por meio do Programa Profuncionário[1], junto aos cursistas do Polo Cefapro Diamantino, no município de Nova Maringá – MT, cuja finalidade consiste na formação dos trabalhadores não docentes que atuam na escola. A experiência possibilita a ressignificação da razão de ser servidor, atribuindo-lhes o sentimento de pertença e de educador. Para atender aos objetivos propostos por esta investigação, elegemos a pesquisa qualitativa para a qual utilizamos fontes, dentre as quais, bibliográfica, documental e estudo de caso, tendo como abordagem a coleta de dados, observação e diálogo com os participantes via entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciam que os servidores visualizam no Programa a oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Mesmo diante de algumas dificuldades os alunos têm buscado meios para ampliar o uso das Tecnologias de Informação e do Conhecimento, na busca por realização e melhores resultados do trabalho. Os cursistas se esforçam para realizar com responsabilidade todas as atividades propostas para melhorar a qualidade da função que lhes é atribuída, bem como para desenvolver uma prática educativa significativa na instituição de ensino em que estão inseridos.[1] Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público- Profuncionário.Revista Prática Docente2019-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/40510.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p334-354.id405Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 334-354Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 334-354Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 334-3542526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/405/183Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Nair Mendes deBilio, Maria Geni PereiraCampos, Maria das GraçasGomes, Enerci Candido2020-01-27T10:12:19Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/405Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:12:19Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS |
title |
OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS |
spellingShingle |
OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS Oliveira, Nair Mendes de Reflexos da formação continuada percepção ressignificação da prática educativa não docente. |
title_short |
OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS |
title_full |
OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS |
title_fullStr |
OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS |
title_full_unstemmed |
OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS |
title_sort |
OS REFLEXOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO POR MEIO DO PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO: A PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS |
author |
Oliveira, Nair Mendes de |
author_facet |
Oliveira, Nair Mendes de Bilio, Maria Geni Pereira Campos, Maria das Graças Gomes, Enerci Candido |
author_role |
author |
author2 |
Bilio, Maria Geni Pereira Campos, Maria das Graças Gomes, Enerci Candido |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Nair Mendes de Bilio, Maria Geni Pereira Campos, Maria das Graças Gomes, Enerci Candido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reflexos da formação continuada percepção ressignificação da prática educativa não docente. |
topic |
Reflexos da formação continuada percepção ressignificação da prática educativa não docente. |
description |
Este estudo tem por objetivo analisar os reflexos da prática docente desenvolvida na formação continuada em serviço por meio do Programa Profuncionário[1], junto aos cursistas do Polo Cefapro Diamantino, no município de Nova Maringá – MT, cuja finalidade consiste na formação dos trabalhadores não docentes que atuam na escola. A experiência possibilita a ressignificação da razão de ser servidor, atribuindo-lhes o sentimento de pertença e de educador. Para atender aos objetivos propostos por esta investigação, elegemos a pesquisa qualitativa para a qual utilizamos fontes, dentre as quais, bibliográfica, documental e estudo de caso, tendo como abordagem a coleta de dados, observação e diálogo com os participantes via entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciam que os servidores visualizam no Programa a oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Mesmo diante de algumas dificuldades os alunos têm buscado meios para ampliar o uso das Tecnologias de Informação e do Conhecimento, na busca por realização e melhores resultados do trabalho. Os cursistas se esforçam para realizar com responsabilidade todas as atividades propostas para melhorar a qualidade da função que lhes é atribuída, bem como para desenvolver uma prática educativa significativa na instituição de ensino em que estão inseridos.[1] Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público- Profuncionário. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Humanas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/405 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p334-354.id405 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/405 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p334-354.id405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/405/183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 334-354 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 334-354 Revista Prática Docente; v. 4 n. 1 (2019): Janeiro a Junho de 2019; 334-354 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724009365504 |