CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Genilda Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Odair França de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5691
Resumo: Com este ensaio teórico-epistemológico procuro pontuar minhas experiências no processo de construção de identidade pessoal e profissional, a partir da vivência na disciplina “Currículo, saberes docentes e práticas pedagógicas”. Apresento as contribuições dessa disciplina no processo de ressignificação e reinvenção de minha postura didático-metodológica, a partir das reflexões ancoradas em André Chervel (1990) e Michael Young (2007). Destaco, também, que o diálogo epistemológico sobre a ação curricular se reverbera de uma ação complexa, e compreendê-la, nesse sentido, é de grande significância, pois tais compreensões constroem uma identidade, que ao mesmo tempo é da pessoa e da profissional. Para tanto, concluo, enfatizando, que ousei tracejar este ensaio, de forma metafórica, fazendo uma analogia da minha vida, à poesia de Cris Pizzimenti (2013), a fim de deixar evidente, que a pessoa profissional, que aqui se revela, é um sujeito, que se considera aberta para a mudança, para a busca do Ser Mais, para a realização de uma ação didático-pedagógica interdisciplinar, ousada, contextualizada e sensível.
id UNIR-3_4daec1f18b96053ef8483e48bff5f967
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/5691
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVOAção reflexiva. Conhecimento epistemológico. Ressignificação da prática.EnsaioCom este ensaio teórico-epistemológico procuro pontuar minhas experiências no processo de construção de identidade pessoal e profissional, a partir da vivência na disciplina “Currículo, saberes docentes e práticas pedagógicas”. Apresento as contribuições dessa disciplina no processo de ressignificação e reinvenção de minha postura didático-metodológica, a partir das reflexões ancoradas em André Chervel (1990) e Michael Young (2007). Destaco, também, que o diálogo epistemológico sobre a ação curricular se reverbera de uma ação complexa, e compreendê-la, nesse sentido, é de grande significância, pois tais compreensões constroem uma identidade, que ao mesmo tempo é da pessoa e da profissional. Para tanto, concluo, enfatizando, que ousei tracejar este ensaio, de forma metafórica, fazendo uma analogia da minha vida, à poesia de Cris Pizzimenti (2013), a fim de deixar evidente, que a pessoa profissional, que aqui se revela, é um sujeito, que se considera aberta para a mudança, para a busca do Ser Mais, para a realização de uma ação didático-pedagógica interdisciplinar, ousada, contextualizada e sensível.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEnsaioapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/569110.26568/2359-2087.2021.5691EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-172359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5691/4274Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Genilda MariaCarvalho, Odair França de2022-01-02T22:26:12Zoai:periodicos.unir.br:article/5691Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:12Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO
title CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO
da Silva, Genilda Maria
Ação reflexiva. Conhecimento epistemológico. Ressignificação da prática.
Ensaio
title_short CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO
title_full CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO
title_sort CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA NA TRAJETÓRIA DE UMA PROFESSORA: VIVÊNCIAS DE UM PROCESSO AUTOFORMATIVO
author da Silva, Genilda Maria
author_facet da Silva, Genilda Maria
Carvalho, Odair França de
author_role author
author2 Carvalho, Odair França de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Genilda Maria
Carvalho, Odair França de
dc.subject.por.fl_str_mv Ação reflexiva. Conhecimento epistemológico. Ressignificação da prática.
Ensaio
topic Ação reflexiva. Conhecimento epistemológico. Ressignificação da prática.
Ensaio
description Com este ensaio teórico-epistemológico procuro pontuar minhas experiências no processo de construção de identidade pessoal e profissional, a partir da vivência na disciplina “Currículo, saberes docentes e práticas pedagógicas”. Apresento as contribuições dessa disciplina no processo de ressignificação e reinvenção de minha postura didático-metodológica, a partir das reflexões ancoradas em André Chervel (1990) e Michael Young (2007). Destaco, também, que o diálogo epistemológico sobre a ação curricular se reverbera de uma ação complexa, e compreendê-la, nesse sentido, é de grande significância, pois tais compreensões constroem uma identidade, que ao mesmo tempo é da pessoa e da profissional. Para tanto, concluo, enfatizando, que ousei tracejar este ensaio, de forma metafórica, fazendo uma analogia da minha vida, à poesia de Cris Pizzimenti (2013), a fim de deixar evidente, que a pessoa profissional, que aqui se revela, é um sujeito, que se considera aberta para a mudança, para a busca do Ser Mais, para a realização de uma ação didático-pedagógica interdisciplinar, ousada, contextualizada e sensível.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Ensaio
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5691
10.26568/2359-2087.2021.5691
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5691
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2021.5691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5691/4274
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-17
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v8i0
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174543421276160