AVALIANDO O PAPEL DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES EM QUESTÕES ABERTAS NO ENSINO DE FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, José Galúcio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Kalhil, Josefina Barrera, Brito, Licurgo Peixoto de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/103
Resumo: Nesta comunicação apresentamos uma pesquisa desenvolvida com uma turma do ensino médio integrado de uma escola da rede federal de ensino da cidade de Manaus. O obetivo da pesquisa foi de avaliar qual o papal exercido pelos conhecimentos prévios para elaboração de hipóteses em questõs abertas no ensino de física. Constatamos que o conhecimento prévio é uma condição necessária mas não suficiente, pois possibilitou ao alunado formularem as hipóteses embora, em sua maioria, elas não estivessem adequadas ao que é posto pela física. Isto indica que o senso comum foi o conhecimento mais utilizado para formulá-las ao invés do conhecimento científico, como esperado.
id IFMT_401c06b65bd4fdee301e8ce3e7e7b395
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/103
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling AVALIANDO O PAPEL DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES EM QUESTÕES ABERTAS NO ENSINO DE FÍSICAEnsino de FísicaQuestões abertasElaboração de hipótesesNesta comunicação apresentamos uma pesquisa desenvolvida com uma turma do ensino médio integrado de uma escola da rede federal de ensino da cidade de Manaus. O obetivo da pesquisa foi de avaliar qual o papal exercido pelos conhecimentos prévios para elaboração de hipóteses em questõs abertas no ensino de física. Constatamos que o conhecimento prévio é uma condição necessária mas não suficiente, pois possibilitou ao alunado formularem as hipóteses embora, em sua maioria, elas não estivessem adequadas ao que é posto pela física. Isto indica que o senso comum foi o conhecimento mais utilizado para formulá-las ao invés do conhecimento científico, como esperado.Revista Prática Docente2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/10310.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p304-218.id103Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 304-318Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 304-318Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 304-3182526-214910.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/103/41Copyright (c) 2017 Revista Prática Docenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, José GalúcioKalhil, Josefina BarreraBrito, Licurgo Peixoto de2018-12-26T17:49:53Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/103Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:53Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIANDO O PAPEL DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES EM QUESTÕES ABERTAS NO ENSINO DE FÍSICA
title AVALIANDO O PAPEL DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES EM QUESTÕES ABERTAS NO ENSINO DE FÍSICA
spellingShingle AVALIANDO O PAPEL DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES EM QUESTÕES ABERTAS NO ENSINO DE FÍSICA
Campos, José Galúcio
Ensino de Física
Questões abertas
Elaboração de hipóteses
title_short AVALIANDO O PAPEL DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES EM QUESTÕES ABERTAS NO ENSINO DE FÍSICA
title_full AVALIANDO O PAPEL DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES EM QUESTÕES ABERTAS NO ENSINO DE FÍSICA
title_fullStr AVALIANDO O PAPEL DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES EM QUESTÕES ABERTAS NO ENSINO DE FÍSICA
title_full_unstemmed AVALIANDO O PAPEL DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES EM QUESTÕES ABERTAS NO ENSINO DE FÍSICA
title_sort AVALIANDO O PAPEL DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES EM QUESTÕES ABERTAS NO ENSINO DE FÍSICA
author Campos, José Galúcio
author_facet Campos, José Galúcio
Kalhil, Josefina Barrera
Brito, Licurgo Peixoto de
author_role author
author2 Kalhil, Josefina Barrera
Brito, Licurgo Peixoto de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, José Galúcio
Kalhil, Josefina Barrera
Brito, Licurgo Peixoto de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Questões abertas
Elaboração de hipóteses
topic Ensino de Física
Questões abertas
Elaboração de hipóteses
description Nesta comunicação apresentamos uma pesquisa desenvolvida com uma turma do ensino médio integrado de uma escola da rede federal de ensino da cidade de Manaus. O obetivo da pesquisa foi de avaliar qual o papal exercido pelos conhecimentos prévios para elaboração de hipóteses em questõs abertas no ensino de física. Constatamos que o conhecimento prévio é uma condição necessária mas não suficiente, pois possibilitou ao alunado formularem as hipóteses embora, em sua maioria, elas não estivessem adequadas ao que é posto pela física. Isto indica que o senso comum foi o conhecimento mais utilizado para formulá-las ao invés do conhecimento científico, como esperado.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/103
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p304-218.id103
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/103
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p304-218.id103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/103/41
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Prática Docente
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 2 No. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 304-318
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 2 Núm. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 304-318
Revista Prática Docente; v. 2 n. 2 (2017): Julho a Dezembro de 2017; 304-318
2526-2149
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723466203136