A REVISTA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA NA CULTURA ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stascovian, Juliana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/514
Resumo: Este artigo destaca a Pesquisa de Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Cuiabá em Ampla Associação com o Instituto Federal de Mato Grosso estudando os conteúdos de Matemática publicados na Revista Educação em Mato Grosso que circulou entre 1978 a 1986 como instrumento de comunicação entre Secretaria Estadual de Educação e escolas públicas da rede estadual.  Objetiva compreender o processo de ensino e aprendizagem de Matemática nas escolas primárias mato-grossenses por meio de matérias da Revista com caráter eminentemente pedagógico. A abordagem metodológica está alicerçada na perspectiva histórico cultural, fundamentando-se nos autores: Bastos (2002, 2007), Biccas (2008), Catani (1996), Chartier (1990), Chervel (1990), Costa (2018), De Certeau (1982), Julia (2001), Rodrigues; Silva (2018), Santos (2017), Silva (2016).  Os temas abordados pelo impresso são diversificados, desde legislação até sugestões para o trabalho docente, orienta como e quando desenvolver os conteúdos matemáticos, sendo veículo de formação dos professores.
id IFMT_72f27ee4ce5eecc1637367521fec315e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/514
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling A REVISTA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA NA CULTURA ESCOLARRevista PedagógicaEnsino de MatemáticaFormação de professores.Este artigo destaca a Pesquisa de Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Cuiabá em Ampla Associação com o Instituto Federal de Mato Grosso estudando os conteúdos de Matemática publicados na Revista Educação em Mato Grosso que circulou entre 1978 a 1986 como instrumento de comunicação entre Secretaria Estadual de Educação e escolas públicas da rede estadual.  Objetiva compreender o processo de ensino e aprendizagem de Matemática nas escolas primárias mato-grossenses por meio de matérias da Revista com caráter eminentemente pedagógico. A abordagem metodológica está alicerçada na perspectiva histórico cultural, fundamentando-se nos autores: Bastos (2002, 2007), Biccas (2008), Catani (1996), Chartier (1990), Chervel (1990), Costa (2018), De Certeau (1982), Julia (2001), Rodrigues; Silva (2018), Santos (2017), Silva (2016).  Os temas abordados pelo impresso são diversificados, desde legislação até sugestões para o trabalho docente, orienta como e quando desenvolver os conteúdos matemáticos, sendo veículo de formação dos professores.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionMatemáticaMatemáticaMatemáticaapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/51410.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p452-464.id514Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 452-464Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 452-464Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 452-4642526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/514/211Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessStascovian, JulianaAlmeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/514Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A REVISTA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA NA CULTURA ESCOLAR
title A REVISTA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA NA CULTURA ESCOLAR
spellingShingle A REVISTA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA NA CULTURA ESCOLAR
Stascovian, Juliana
Revista Pedagógica
Ensino de Matemática
Formação de professores.
title_short A REVISTA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA NA CULTURA ESCOLAR
title_full A REVISTA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA NA CULTURA ESCOLAR
title_fullStr A REVISTA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA NA CULTURA ESCOLAR
title_full_unstemmed A REVISTA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA NA CULTURA ESCOLAR
title_sort A REVISTA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA NA CULTURA ESCOLAR
author Stascovian, Juliana
author_facet Stascovian, Juliana
Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
author_role author
author2 Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stascovian, Juliana
Almeida, Laura Isabel Marques Vasconcelos de
dc.subject.por.fl_str_mv Revista Pedagógica
Ensino de Matemática
Formação de professores.
topic Revista Pedagógica
Ensino de Matemática
Formação de professores.
description Este artigo destaca a Pesquisa de Mestrado em Ensino do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Cuiabá em Ampla Associação com o Instituto Federal de Mato Grosso estudando os conteúdos de Matemática publicados na Revista Educação em Mato Grosso que circulou entre 1978 a 1986 como instrumento de comunicação entre Secretaria Estadual de Educação e escolas públicas da rede estadual.  Objetiva compreender o processo de ensino e aprendizagem de Matemática nas escolas primárias mato-grossenses por meio de matérias da Revista com caráter eminentemente pedagógico. A abordagem metodológica está alicerçada na perspectiva histórico cultural, fundamentando-se nos autores: Bastos (2002, 2007), Biccas (2008), Catani (1996), Chartier (1990), Chervel (1990), Costa (2018), De Certeau (1982), Julia (2001), Rodrigues; Silva (2018), Santos (2017), Silva (2016).  Os temas abordados pelo impresso são diversificados, desde legislação até sugestões para o trabalho docente, orienta como e quando desenvolver os conteúdos matemáticos, sendo veículo de formação dos professores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Matemática
Matemática
Matemática
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/514
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p452-464.id514
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/514
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p452-464.id514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/514/211
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 452-464
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 452-464
Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 452-464
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724061794304