ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO CONTINUADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Cremilda Peres Cangussu de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rabelo, Lucélia Cardoso Cavalcante, Souza, Henrique Silva de, Faria, Maria José Costa, Soares, Narciso das Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/541
Resumo: A presente pesquisa analisa se o professor de Biologia utiliza práticas pedagógicas com recursos e/ou estratégias metodológicas que propiciam um ensino inclusivo aos alunos surdos do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública no município de Marabá-PA.  Fundamentou-se numa abordagem qualitativa utilizando Estudo de Caso com análise de conteúdo. A pesquisa foi realizada de março a dezembro de 2018, e os sujeitos foram um professor de biologia e três alunos surdos do ensino médio. Os resultados evidenciaram que a formação continuada do professor de Biologia requer atenção mais efetiva, na perspectiva do ensino inclusivo, possibilitando novos conhecimentos e inovações para ensinar o aluno surdo. A ausência do intérprete na sala de aula comum, compromete o desenvolvimento do aprendizado do aluno surdo, reafirmando a necessidade de políticas públicas mais eficazes que garantam condições para o aprendizado dos conceitos científicos aos alunos surdos.
id IFMT_92c983fc230be559b7ac5167f76c341f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/541
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO CONTINUADAFormação continuada de ProfessoresEnsino de BiologiaPrática InclusivaA presente pesquisa analisa se o professor de Biologia utiliza práticas pedagógicas com recursos e/ou estratégias metodológicas que propiciam um ensino inclusivo aos alunos surdos do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública no município de Marabá-PA.  Fundamentou-se numa abordagem qualitativa utilizando Estudo de Caso com análise de conteúdo. A pesquisa foi realizada de março a dezembro de 2018, e os sujeitos foram um professor de biologia e três alunos surdos do ensino médio. Os resultados evidenciaram que a formação continuada do professor de Biologia requer atenção mais efetiva, na perspectiva do ensino inclusivo, possibilitando novos conhecimentos e inovações para ensinar o aluno surdo. A ausência do intérprete na sala de aula comum, compromete o desenvolvimento do aprendizado do aluno surdo, reafirmando a necessidade de políticas públicas mais eficazes que garantam condições para o aprendizado dos conceitos científicos aos alunos surdos.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/54110.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p697-712.id541Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 697-712Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 697-712Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 697-7122526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/541/238Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu, Cremilda Peres Cangussu deRabelo, Lucélia Cardoso CavalcanteSouza, Henrique Silva deFaria, Maria José CostaSoares, Narciso das Neves2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/541Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO CONTINUADA
title ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO CONTINUADA
spellingShingle ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Abreu, Cremilda Peres Cangussu de
Formação continuada de Professores
Ensino de Biologia
Prática Inclusiva
title_short ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO CONTINUADA
title_full ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO CONTINUADA
title_fullStr ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO CONTINUADA
title_full_unstemmed ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO CONTINUADA
title_sort ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO CONTINUADA
author Abreu, Cremilda Peres Cangussu de
author_facet Abreu, Cremilda Peres Cangussu de
Rabelo, Lucélia Cardoso Cavalcante
Souza, Henrique Silva de
Faria, Maria José Costa
Soares, Narciso das Neves
author_role author
author2 Rabelo, Lucélia Cardoso Cavalcante
Souza, Henrique Silva de
Faria, Maria José Costa
Soares, Narciso das Neves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Cremilda Peres Cangussu de
Rabelo, Lucélia Cardoso Cavalcante
Souza, Henrique Silva de
Faria, Maria José Costa
Soares, Narciso das Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada de Professores
Ensino de Biologia
Prática Inclusiva
topic Formação continuada de Professores
Ensino de Biologia
Prática Inclusiva
description A presente pesquisa analisa se o professor de Biologia utiliza práticas pedagógicas com recursos e/ou estratégias metodológicas que propiciam um ensino inclusivo aos alunos surdos do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública no município de Marabá-PA.  Fundamentou-se numa abordagem qualitativa utilizando Estudo de Caso com análise de conteúdo. A pesquisa foi realizada de março a dezembro de 2018, e os sujeitos foram um professor de biologia e três alunos surdos do ensino médio. Os resultados evidenciaram que a formação continuada do professor de Biologia requer atenção mais efetiva, na perspectiva do ensino inclusivo, possibilitando novos conhecimentos e inovações para ensinar o aluno surdo. A ausência do intérprete na sala de aula comum, compromete o desenvolvimento do aprendizado do aluno surdo, reafirmando a necessidade de políticas públicas mais eficazes que garantam condições para o aprendizado dos conceitos científicos aos alunos surdos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/541
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p697-712.id541
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/541
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p697-712.id541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/541/238
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 697-712
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 697-712
Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 697-712
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724074377216