DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/555 |
Resumo: | Este artigo relata o desenvolvimento de uma disciplina eletiva, que teve como foco a aprendizagem significativa. A disciplina eletiva intitulada “Batalha Ambiental” teve como objetivo, levar os estudantes a refletirem sobre as suas práticas ambientais no cotidiano, e proporcionar reflexões sobre o impacto destas ações no meio ambiente. Esta disciplina foi desenvolvida no primeiro semestre de 2019, na escola CEJA Creuslhi de Souza Ramos (Escola Plena), com carga horária de duas aulas semanais, e contou com um professor regente e mais três colaboradores. Para o desenvolvimento da disciplina, as aulas foram baseadas nas metodologias ativas que buscam melhorar o envolvimento dos estudantes, e proporcionar uma aprendizagem significativa. Neste enfoque, o professor atua como mediador e o estudante torna-se protagonista. Os resultados da disciplina proporcionaram aos estudantes vários momentos de reflexões sobre as suas ações e os impactos delas para o meio ambiente, o que os levou à construção de novos conhecimentos. |
id |
IFMT_961ab4d2fc14a0831eb7db0656f57d67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/555 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MTEnsino de CiênciasMetodologia AtivaDisciplina Eletiva.Este artigo relata o desenvolvimento de uma disciplina eletiva, que teve como foco a aprendizagem significativa. A disciplina eletiva intitulada “Batalha Ambiental” teve como objetivo, levar os estudantes a refletirem sobre as suas práticas ambientais no cotidiano, e proporcionar reflexões sobre o impacto destas ações no meio ambiente. Esta disciplina foi desenvolvida no primeiro semestre de 2019, na escola CEJA Creuslhi de Souza Ramos (Escola Plena), com carga horária de duas aulas semanais, e contou com um professor regente e mais três colaboradores. Para o desenvolvimento da disciplina, as aulas foram baseadas nas metodologias ativas que buscam melhorar o envolvimento dos estudantes, e proporcionar uma aprendizagem significativa. Neste enfoque, o professor atua como mediador e o estudante torna-se protagonista. Os resultados da disciplina proporcionaram aos estudantes vários momentos de reflexões sobre as suas ações e os impactos delas para o meio ambiente, o que os levou à construção de novos conhecimentos.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/55510.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p713-727.id555Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 713-727Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 713-727Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 713-7272526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/555/245Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Jéssica Oliveira AndradeSantos, Edinaldo Trindade Gonçalves2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/555Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT |
title |
DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT |
spellingShingle |
DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT Borges, Jéssica Oliveira Andrade Ensino de Ciências Metodologia Ativa Disciplina Eletiva. |
title_short |
DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT |
title_full |
DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT |
title_fullStr |
DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT |
title_full_unstemmed |
DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT |
title_sort |
DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT |
author |
Borges, Jéssica Oliveira Andrade |
author_facet |
Borges, Jéssica Oliveira Andrade Santos, Edinaldo Trindade Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Edinaldo Trindade Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Jéssica Oliveira Andrade Santos, Edinaldo Trindade Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Metodologia Ativa Disciplina Eletiva. |
topic |
Ensino de Ciências Metodologia Ativa Disciplina Eletiva. |
description |
Este artigo relata o desenvolvimento de uma disciplina eletiva, que teve como foco a aprendizagem significativa. A disciplina eletiva intitulada “Batalha Ambiental” teve como objetivo, levar os estudantes a refletirem sobre as suas práticas ambientais no cotidiano, e proporcionar reflexões sobre o impacto destas ações no meio ambiente. Esta disciplina foi desenvolvida no primeiro semestre de 2019, na escola CEJA Creuslhi de Souza Ramos (Escola Plena), com carga horária de duas aulas semanais, e contou com um professor regente e mais três colaboradores. Para o desenvolvimento da disciplina, as aulas foram baseadas nas metodologias ativas que buscam melhorar o envolvimento dos estudantes, e proporcionar uma aprendizagem significativa. Neste enfoque, o professor atua como mediador e o estudante torna-se protagonista. Os resultados da disciplina proporcionaram aos estudantes vários momentos de reflexões sobre as suas ações e os impactos delas para o meio ambiente, o que os levou à construção de novos conhecimentos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ciências Ciências Ciências |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/555 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p713-727.id555 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/555 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p713-727.id555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/555/245 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 713-727 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 713-727 Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 713-727 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724081717248 |