EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE DUAS ESCOLAS EM CUIABÁ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/538 |
Resumo: | Este artigo faz parte de uma pesquisa maior desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIC– Universidade de Cuiabá em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-IFMT. A pesquisa de qualitativa tem por objetivo analisar a maneira pela qual se dá a abordagem curricular dessa modalidade de ensino, procurando evidenciar a percepção discente acerca dos quesitos estruturais relativos à esfera educacional pertinente ao currículo que perpassa o processo formativo dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas escolas públicas do município de Cuiabá. Elegemos como metodologia o uso de fontes documentais e bibliográficas, sendo que a coleta de dados foi realizada via aplicação de questionário sócio econômico aos alunos das escolas lócus da pesquisa, utilizando como técnica de investigação o grupo focal. Como resultado foi possível compreender a atual intenção formativa da EJA nas escolas em foco, para repensar as dimensões teóricas e práticas no que se refere ao currículo desenvolvido na EJA nas escolas da pesquisa. Constatamos que, ao longo do tempo, a modalidade de ensino em tela tem sido desvalorizada, uma vez que as políticas públicas direcionadas para a mesma não apresentam preocupação no que se refere às suas especificidades, pois os atores sociais que as compõem são indivíduos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade regular, que deve ser levado em consideração no seu processo formativo, ainda que tardio. |
id |
IFMT_9c7d58a6cd91e0d88d50da43babd3686 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/538 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE DUAS ESCOLAS EM CUIABÁPolíticas Públicas. Oportunidades. Educação de Jovens e Adultos.Este artigo faz parte de uma pesquisa maior desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIC– Universidade de Cuiabá em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-IFMT. A pesquisa de qualitativa tem por objetivo analisar a maneira pela qual se dá a abordagem curricular dessa modalidade de ensino, procurando evidenciar a percepção discente acerca dos quesitos estruturais relativos à esfera educacional pertinente ao currículo que perpassa o processo formativo dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas escolas públicas do município de Cuiabá. Elegemos como metodologia o uso de fontes documentais e bibliográficas, sendo que a coleta de dados foi realizada via aplicação de questionário sócio econômico aos alunos das escolas lócus da pesquisa, utilizando como técnica de investigação o grupo focal. Como resultado foi possível compreender a atual intenção formativa da EJA nas escolas em foco, para repensar as dimensões teóricas e práticas no que se refere ao currículo desenvolvido na EJA nas escolas da pesquisa. Constatamos que, ao longo do tempo, a modalidade de ensino em tela tem sido desvalorizada, uma vez que as políticas públicas direcionadas para a mesma não apresentam preocupação no que se refere às suas especificidades, pois os atores sociais que as compõem são indivíduos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade regular, que deve ser levado em consideração no seu processo formativo, ainda que tardio.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/53810.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p834-851.id538Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 834-851Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 834-851Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 834-8512526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/538/250Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBilio, Maria Geni PereiraOliveira, Nair Mendes deCampos, Maria das GraçasGomes, Enerci Candido2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/538Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE DUAS ESCOLAS EM CUIABÁ |
title |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE DUAS ESCOLAS EM CUIABÁ |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE DUAS ESCOLAS EM CUIABÁ Bilio, Maria Geni Pereira Políticas Públicas. Oportunidades. Educação de Jovens e Adultos. |
title_short |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE DUAS ESCOLAS EM CUIABÁ |
title_full |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE DUAS ESCOLAS EM CUIABÁ |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE DUAS ESCOLAS EM CUIABÁ |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE DUAS ESCOLAS EM CUIABÁ |
title_sort |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE DUAS ESCOLAS EM CUIABÁ |
author |
Bilio, Maria Geni Pereira |
author_facet |
Bilio, Maria Geni Pereira Oliveira, Nair Mendes de Campos, Maria das Graças Gomes, Enerci Candido |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Nair Mendes de Campos, Maria das Graças Gomes, Enerci Candido |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bilio, Maria Geni Pereira Oliveira, Nair Mendes de Campos, Maria das Graças Gomes, Enerci Candido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Públicas. Oportunidades. Educação de Jovens e Adultos. |
topic |
Políticas Públicas. Oportunidades. Educação de Jovens e Adultos. |
description |
Este artigo faz parte de uma pesquisa maior desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da UNIC– Universidade de Cuiabá em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-IFMT. A pesquisa de qualitativa tem por objetivo analisar a maneira pela qual se dá a abordagem curricular dessa modalidade de ensino, procurando evidenciar a percepção discente acerca dos quesitos estruturais relativos à esfera educacional pertinente ao currículo que perpassa o processo formativo dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas escolas públicas do município de Cuiabá. Elegemos como metodologia o uso de fontes documentais e bibliográficas, sendo que a coleta de dados foi realizada via aplicação de questionário sócio econômico aos alunos das escolas lócus da pesquisa, utilizando como técnica de investigação o grupo focal. Como resultado foi possível compreender a atual intenção formativa da EJA nas escolas em foco, para repensar as dimensões teóricas e práticas no que se refere ao currículo desenvolvido na EJA nas escolas da pesquisa. Constatamos que, ao longo do tempo, a modalidade de ensino em tela tem sido desvalorizada, uma vez que as políticas públicas direcionadas para a mesma não apresentam preocupação no que se refere às suas especificidades, pois os atores sociais que as compõem são indivíduos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade regular, que deve ser levado em consideração no seu processo formativo, ainda que tardio. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Humanas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/538 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p834-851.id538 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/538 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p834-851.id538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/538/250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 834-851 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 834-851 Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 834-851 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205724073328640 |