A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sergio Gomes da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferreira, Francimeire Fernandes, Souza, Marco Rodrigo de, Jardim, Larissa Ferraz Bedôr
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/182
Resumo: O uso da taxidermia de animais mortos por atropelamento, como instrumento de ações na educação ambiental conservacionista, possibilita uma maior amplitude no aprendizado, inclusive de acadêmicos de nível superior. Esse trabalho visou desenvolver o processo de taxidermia junto a acadêmicos do curso de ciências biológicas. Os trabalhos ocorreram no dia 02 de novembro de 2013 no Instituto Federal de Rondônia, campus Colorado do Oeste. Foram usados três espécimes de primatas da espécie Cebus apella e Mico melanurus encontrados mortos por atropelamento na BR 435. O procedimento consistiu em divisão de grupos de 10 acadêmicos e retirada da pele dos animais em laboratório e posteriormente o trabalho de lavagem e secagem, como também a montagem das peles em condições semelhantes ao animal vivo. Os resultados denotam o aprendizado de uma técnica de importância no processo de alfabetização científica. Também foi possível verificar o estado clínico que desencadeou a morte dos animais e a realização de discussões sobre a importância das espécies e dos impactos ocasionados pelo trânsito de veículos pelas rodovias. Os acadêmicos envolvidos poderão utilizar dos conhecimentos adquiridos no futuro para o processo de ensino-aprendizagem junto aos alunos do nível médio, em um processo multidisciplinar, que permite a sensibilização ambiental e incluir a discussão da conservação da natureza.
id IFMT_edefca09433c1a3ff3adbcbcfe52c2d5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/182
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORESSensibilizaçãoConservaçãoEnsino-aprendizagemO uso da taxidermia de animais mortos por atropelamento, como instrumento de ações na educação ambiental conservacionista, possibilita uma maior amplitude no aprendizado, inclusive de acadêmicos de nível superior. Esse trabalho visou desenvolver o processo de taxidermia junto a acadêmicos do curso de ciências biológicas. Os trabalhos ocorreram no dia 02 de novembro de 2013 no Instituto Federal de Rondônia, campus Colorado do Oeste. Foram usados três espécimes de primatas da espécie Cebus apella e Mico melanurus encontrados mortos por atropelamento na BR 435. O procedimento consistiu em divisão de grupos de 10 acadêmicos e retirada da pele dos animais em laboratório e posteriormente o trabalho de lavagem e secagem, como também a montagem das peles em condições semelhantes ao animal vivo. Os resultados denotam o aprendizado de uma técnica de importância no processo de alfabetização científica. Também foi possível verificar o estado clínico que desencadeou a morte dos animais e a realização de discussões sobre a importância das espécies e dos impactos ocasionados pelo trânsito de veículos pelas rodovias. Os acadêmicos envolvidos poderão utilizar dos conhecimentos adquiridos no futuro para o processo de ensino-aprendizagem junto aos alunos do nível médio, em um processo multidisciplinar, que permite a sensibilização ambiental e incluir a discussão da conservação da natureza.Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/18210.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p208-216.id182Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 208-216Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 208-216Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 208-2162526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/182/62Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sergio Gomes daFerreira, Francimeire FernandesSouza, Marco Rodrigo deJardim, Larissa Ferraz Bedôr2018-12-26T17:49:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/182Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES
title A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES
spellingShingle A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES
Silva, Sergio Gomes da
Sensibilização
Conservação
Ensino-aprendizagem
title_short A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES
title_full A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES
title_fullStr A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES
title_full_unstemmed A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES
title_sort A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES
author Silva, Sergio Gomes da
author_facet Silva, Sergio Gomes da
Ferreira, Francimeire Fernandes
Souza, Marco Rodrigo de
Jardim, Larissa Ferraz Bedôr
author_role author
author2 Ferreira, Francimeire Fernandes
Souza, Marco Rodrigo de
Jardim, Larissa Ferraz Bedôr
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sergio Gomes da
Ferreira, Francimeire Fernandes
Souza, Marco Rodrigo de
Jardim, Larissa Ferraz Bedôr
dc.subject.por.fl_str_mv Sensibilização
Conservação
Ensino-aprendizagem
topic Sensibilização
Conservação
Ensino-aprendizagem
description O uso da taxidermia de animais mortos por atropelamento, como instrumento de ações na educação ambiental conservacionista, possibilita uma maior amplitude no aprendizado, inclusive de acadêmicos de nível superior. Esse trabalho visou desenvolver o processo de taxidermia junto a acadêmicos do curso de ciências biológicas. Os trabalhos ocorreram no dia 02 de novembro de 2013 no Instituto Federal de Rondônia, campus Colorado do Oeste. Foram usados três espécimes de primatas da espécie Cebus apella e Mico melanurus encontrados mortos por atropelamento na BR 435. O procedimento consistiu em divisão de grupos de 10 acadêmicos e retirada da pele dos animais em laboratório e posteriormente o trabalho de lavagem e secagem, como também a montagem das peles em condições semelhantes ao animal vivo. Os resultados denotam o aprendizado de uma técnica de importância no processo de alfabetização científica. Também foi possível verificar o estado clínico que desencadeou a morte dos animais e a realização de discussões sobre a importância das espécies e dos impactos ocasionados pelo trânsito de veículos pelas rodovias. Os acadêmicos envolvidos poderão utilizar dos conhecimentos adquiridos no futuro para o processo de ensino-aprendizagem junto aos alunos do nível médio, em um processo multidisciplinar, que permite a sensibilização ambiental e incluir a discussão da conservação da natureza.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Ciências
Ciências
Ciências
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/182
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p208-216.id182
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/182
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p208-216.id182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/182/62
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 208-216
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 208-216
Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 208-216
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205723506049024