A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prática Docente |
Texto Completo: | http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/182 |
Resumo: | O uso da taxidermia de animais mortos por atropelamento, como instrumento de ações na educação ambiental conservacionista, possibilita uma maior amplitude no aprendizado, inclusive de acadêmicos de nível superior. Esse trabalho visou desenvolver o processo de taxidermia junto a acadêmicos do curso de ciências biológicas. Os trabalhos ocorreram no dia 02 de novembro de 2013 no Instituto Federal de Rondônia, campus Colorado do Oeste. Foram usados três espécimes de primatas da espécie Cebus apella e Mico melanurus encontrados mortos por atropelamento na BR 435. O procedimento consistiu em divisão de grupos de 10 acadêmicos e retirada da pele dos animais em laboratório e posteriormente o trabalho de lavagem e secagem, como também a montagem das peles em condições semelhantes ao animal vivo. Os resultados denotam o aprendizado de uma técnica de importância no processo de alfabetização científica. Também foi possível verificar o estado clínico que desencadeou a morte dos animais e a realização de discussões sobre a importância das espécies e dos impactos ocasionados pelo trânsito de veículos pelas rodovias. Os acadêmicos envolvidos poderão utilizar dos conhecimentos adquiridos no futuro para o processo de ensino-aprendizagem junto aos alunos do nível médio, em um processo multidisciplinar, que permite a sensibilização ambiental e incluir a discussão da conservação da natureza. |
id |
IFMT_edefca09433c1a3ff3adbcbcfe52c2d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/182 |
network_acronym_str |
IFMT |
network_name_str |
Revista Prática Docente |
repository_id_str |
|
spelling |
A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORESSensibilizaçãoConservaçãoEnsino-aprendizagemO uso da taxidermia de animais mortos por atropelamento, como instrumento de ações na educação ambiental conservacionista, possibilita uma maior amplitude no aprendizado, inclusive de acadêmicos de nível superior. Esse trabalho visou desenvolver o processo de taxidermia junto a acadêmicos do curso de ciências biológicas. Os trabalhos ocorreram no dia 02 de novembro de 2013 no Instituto Federal de Rondônia, campus Colorado do Oeste. Foram usados três espécimes de primatas da espécie Cebus apella e Mico melanurus encontrados mortos por atropelamento na BR 435. O procedimento consistiu em divisão de grupos de 10 acadêmicos e retirada da pele dos animais em laboratório e posteriormente o trabalho de lavagem e secagem, como também a montagem das peles em condições semelhantes ao animal vivo. Os resultados denotam o aprendizado de uma técnica de importância no processo de alfabetização científica. Também foi possível verificar o estado clínico que desencadeou a morte dos animais e a realização de discussões sobre a importância das espécies e dos impactos ocasionados pelo trânsito de veículos pelas rodovias. Os acadêmicos envolvidos poderão utilizar dos conhecimentos adquiridos no futuro para o processo de ensino-aprendizagem junto aos alunos do nível médio, em um processo multidisciplinar, que permite a sensibilização ambiental e incluir a discussão da conservação da natureza.Revista Prática Docente2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCiênciasCiênciasCiênciasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/18210.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p208-216.id182Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 208-216Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 208-216Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 208-2162526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/182/62Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sergio Gomes daFerreira, Francimeire FernandesSouza, Marco Rodrigo deJardim, Larissa Ferraz Bedôr2018-12-26T17:49:04Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/182Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2018-12-26T17:49:04Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES |
title |
A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES |
spellingShingle |
A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES Silva, Sergio Gomes da Sensibilização Conservação Ensino-aprendizagem |
title_short |
A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES |
title_full |
A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES |
title_fullStr |
A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES |
title_sort |
A TAXIDERMIA COMO ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO À PRATICA EDUCACIONAL-CIENTÍFICA DE FUTUROS PROFESSORES |
author |
Silva, Sergio Gomes da |
author_facet |
Silva, Sergio Gomes da Ferreira, Francimeire Fernandes Souza, Marco Rodrigo de Jardim, Larissa Ferraz Bedôr |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Francimeire Fernandes Souza, Marco Rodrigo de Jardim, Larissa Ferraz Bedôr |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sergio Gomes da Ferreira, Francimeire Fernandes Souza, Marco Rodrigo de Jardim, Larissa Ferraz Bedôr |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sensibilização Conservação Ensino-aprendizagem |
topic |
Sensibilização Conservação Ensino-aprendizagem |
description |
O uso da taxidermia de animais mortos por atropelamento, como instrumento de ações na educação ambiental conservacionista, possibilita uma maior amplitude no aprendizado, inclusive de acadêmicos de nível superior. Esse trabalho visou desenvolver o processo de taxidermia junto a acadêmicos do curso de ciências biológicas. Os trabalhos ocorreram no dia 02 de novembro de 2013 no Instituto Federal de Rondônia, campus Colorado do Oeste. Foram usados três espécimes de primatas da espécie Cebus apella e Mico melanurus encontrados mortos por atropelamento na BR 435. O procedimento consistiu em divisão de grupos de 10 acadêmicos e retirada da pele dos animais em laboratório e posteriormente o trabalho de lavagem e secagem, como também a montagem das peles em condições semelhantes ao animal vivo. Os resultados denotam o aprendizado de uma técnica de importância no processo de alfabetização científica. Também foi possível verificar o estado clínico que desencadeou a morte dos animais e a realização de discussões sobre a importância das espécies e dos impactos ocasionados pelo trânsito de veículos pelas rodovias. Os acadêmicos envolvidos poderão utilizar dos conhecimentos adquiridos no futuro para o processo de ensino-aprendizagem junto aos alunos do nível médio, em um processo multidisciplinar, que permite a sensibilização ambiental e incluir a discussão da conservação da natureza. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ciências Ciências Ciências |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/182 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p208-216.id182 |
url |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/182 |
identifier_str_mv |
10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p208-216.id182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/182/62 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 3 No. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 208-216 Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 3 Núm. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 208-216 Revista Prática Docente; v. 3 n. 1 (2018): Janeiro a Junho de 2018; 208-216 2526-2149 reponame:Revista Prática Docente instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) instacron:IFMT |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
instacron_str |
IFMT |
institution |
IFMT |
reponame_str |
Revista Prática Docente |
collection |
Revista Prática Docente |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br|| |
_version_ |
1792205723506049024 |