NO RITMO DA MÚSICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM AULAS DE SOCIOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Carolini de Souza Vilela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Spessatto, Marizete Bortolanza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Prática Docente
Texto Completo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/543
Resumo: A Sociologia, em diferentes contextos políticos da história brasileira, foi retirada de cena e sua presença na educação escolar ainda é frágil e ocupa papel de coadjuvante, na maioria das vezes ministrada por professores que não têm formação inicial em Ciências Sociais. A disciplina também enfrenta escassez de material didático. Enquanto que a confecção e distribuição de livros didáticos em outras áreas do conhecimento vêm de longa data, na Sociologia começou apenas em 2012. Nesse cenário, este trabalho visa partilhar uma experiência realizada com estudantes de duas turmas de terceiros anos do Ensino Médio da Rede Pública da Grande Florianópolis-SC. Através de uma sequência didática, os estudantes assumiram o protagonismo, articulando os conhecimentos escolares às questões do cotidiano.
id IFMT_fc17652ac662fd9f86cecf501547c462
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/543
network_acronym_str IFMT
network_name_str Revista Prática Docente
repository_id_str
spelling NO RITMO DA MÚSICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM AULAS DE SOCIOLOGIASociologiaEnsino MédioMúsica.A Sociologia, em diferentes contextos políticos da história brasileira, foi retirada de cena e sua presença na educação escolar ainda é frágil e ocupa papel de coadjuvante, na maioria das vezes ministrada por professores que não têm formação inicial em Ciências Sociais. A disciplina também enfrenta escassez de material didático. Enquanto que a confecção e distribuição de livros didáticos em outras áreas do conhecimento vêm de longa data, na Sociologia começou apenas em 2012. Nesse cenário, este trabalho visa partilhar uma experiência realizada com estudantes de duas turmas de terceiros anos do Ensino Médio da Rede Pública da Grande Florianópolis-SC. Através de uma sequência didática, os estudantes assumiram o protagonismo, articulando os conhecimentos escolares às questões do cotidiano.Revista Prática Docente2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionHumanasapplication/pdfhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/54310.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p852-868.id543Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 852-868Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 852-868Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 852-8682526-2149reponame:Revista Prática Docenteinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)instacron:IFMTporhttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/543/251Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorreia, Carolini de Souza VilelaSpessatto, Marizete Bortolanza2020-01-27T10:30:31Zoai:ojs.periodicos.cfs.ifmt.edu.br:article/543Revistahttp://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpdPUBhttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/oairevistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||2526-21492526-2149opendoar:2020-01-27T10:30:31Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv NO RITMO DA MÚSICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM AULAS DE SOCIOLOGIA
title NO RITMO DA MÚSICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM AULAS DE SOCIOLOGIA
spellingShingle NO RITMO DA MÚSICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM AULAS DE SOCIOLOGIA
Correia, Carolini de Souza Vilela
Sociologia
Ensino Médio
Música.
title_short NO RITMO DA MÚSICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM AULAS DE SOCIOLOGIA
title_full NO RITMO DA MÚSICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM AULAS DE SOCIOLOGIA
title_fullStr NO RITMO DA MÚSICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM AULAS DE SOCIOLOGIA
title_full_unstemmed NO RITMO DA MÚSICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM AULAS DE SOCIOLOGIA
title_sort NO RITMO DA MÚSICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM AULAS DE SOCIOLOGIA
author Correia, Carolini de Souza Vilela
author_facet Correia, Carolini de Souza Vilela
Spessatto, Marizete Bortolanza
author_role author
author2 Spessatto, Marizete Bortolanza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Carolini de Souza Vilela
Spessatto, Marizete Bortolanza
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Ensino Médio
Música.
topic Sociologia
Ensino Médio
Música.
description A Sociologia, em diferentes contextos políticos da história brasileira, foi retirada de cena e sua presença na educação escolar ainda é frágil e ocupa papel de coadjuvante, na maioria das vezes ministrada por professores que não têm formação inicial em Ciências Sociais. A disciplina também enfrenta escassez de material didático. Enquanto que a confecção e distribuição de livros didáticos em outras áreas do conhecimento vêm de longa data, na Sociologia começou apenas em 2012. Nesse cenário, este trabalho visa partilhar uma experiência realizada com estudantes de duas turmas de terceiros anos do Ensino Médio da Rede Pública da Grande Florianópolis-SC. Através de uma sequência didática, os estudantes assumiram o protagonismo, articulando os conhecimentos escolares às questões do cotidiano.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Humanas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/543
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p852-868.id543
url http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/543
identifier_str_mv 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p852-868.id543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/543/251
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
publisher.none.fl_str_mv Revista Prática Docente
dc.source.none.fl_str_mv Revista Prática Docente (Journal Practice Teacher); Vol. 4 No. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 852-868
Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente); Vol. 4 Núm. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 852-868
Revista Prática Docente; v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019; 852-868
2526-2149
reponame:Revista Prática Docente
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron:IFMT
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
instacron_str IFMT
institution IFMT
reponame_str Revista Prática Docente
collection Revista Prática Docente
repository.name.fl_str_mv Revista Prática Docente - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)
repository.mail.fl_str_mv revistapraticadocente@cfs.ifmt.edu.br||
_version_ 1792205724076474368