UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS E A DEMANDA DO MERCADO NA “ERA DA ECONOMIA EM REDE”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Gabriel Barbosa; Universidade Federal de Pernambuco
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ávalos Ibragimova, Audry Rose Mattos; Universidade Federal de Pernambuco, Teixeira de Araujo, Luan Pedro; Universidade Federal de Pernambuco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Organizações
Texto Completo: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4509
Resumo: A Gestão da Informação emerge na “Era da Economia em Rede” como alternativa para garantir a sobrevivência e competitividade das organizações. Viabiliza às mesmas lidar estrategicamente com a informação, tornando-as capazes de inovar organizacionalmente, produtivamente e tecnologicamente. Configura-se como área interdisciplinar dentro da Ciência Contemporânea, o que por sua vez, acaba por gerar diferentes visões e interpretações quanto ao conjunto básico de disciplinas que a compõe. Diante dessa abordagem, o artigo tem como objetivo geral compreender os perfis profissionais e curriculares dos cursos de graduação em Gestão da Informação das Instituições Federais de Ensino Superior e como, objetivo específico,  identificar as similaridades e diferenças disciplinares dos Projetos Pedagógicos de tais instituições. Indica o método indutivo, através de uma pesquisa exploratória que se utiliza de uma pesquisa documental como principal procedimento de coleta de dados. Utilizou-se a MAXQDA Analytics como software para a análise qualitativa e quantitativa de dados e informações. Com os dados estruturados, foi feita uma verificação para buscar possíveis erros de formatação e digitação, eliminando as stopwords e os sintagmas nominais de cada disciplina pelo software OGMA. Os resultados obtidos com a pesquisa contribuem para o debate teórico acerca de uma proposta para uma Diretriz Curricular Nacional de Gestão da Informação, como também para a reforma curricular do curso da Universidade Federal de Pernambuco.
id IFPB-1_194a1138263036a2c79acf4a06026b9c
oai_identifier_str oai:ojs.ifpb.edu.br:article/4509
network_acronym_str IFPB-1
network_name_str Revista Gestão e Organizações
repository_id_str
spelling UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS E A DEMANDA DO MERCADO NA “ERA DA ECONOMIA EM REDE”A Gestão da Informação emerge na “Era da Economia em Rede” como alternativa para garantir a sobrevivência e competitividade das organizações. Viabiliza às mesmas lidar estrategicamente com a informação, tornando-as capazes de inovar organizacionalmente, produtivamente e tecnologicamente. Configura-se como área interdisciplinar dentro da Ciência Contemporânea, o que por sua vez, acaba por gerar diferentes visões e interpretações quanto ao conjunto básico de disciplinas que a compõe. Diante dessa abordagem, o artigo tem como objetivo geral compreender os perfis profissionais e curriculares dos cursos de graduação em Gestão da Informação das Instituições Federais de Ensino Superior e como, objetivo específico,  identificar as similaridades e diferenças disciplinares dos Projetos Pedagógicos de tais instituições. Indica o método indutivo, através de uma pesquisa exploratória que se utiliza de uma pesquisa documental como principal procedimento de coleta de dados. Utilizou-se a MAXQDA Analytics como software para a análise qualitativa e quantitativa de dados e informações. Com os dados estruturados, foi feita uma verificação para buscar possíveis erros de formatação e digitação, eliminando as stopwords e os sintagmas nominais de cada disciplina pelo software OGMA. Os resultados obtidos com a pesquisa contribuem para o debate teórico acerca de uma proposta para uma Diretriz Curricular Nacional de Gestão da Informação, como também para a reforma curricular do curso da Universidade Federal de Pernambuco.Instituto Federal da Paraíba - IFPBda Silva, Gabriel Barbosa; Universidade Federal de PernambucoÁvalos Ibragimova, Audry Rose Mattos; Universidade Federal de PernambucoTeixeira de Araujo, Luan Pedro; Universidade Federal de Pernambuco2020-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/450910.18265/2526-2289v5n1p61-86Revista Gestão e Organizações; v. 5, n. 1 (2020); 61-862526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4509/1360https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4509/1639Direitos autorais 2020 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-06T13:10:01Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/4509Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2020-07-06T13:10:01Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS E A DEMANDA DO MERCADO NA “ERA DA ECONOMIA EM REDE”
title UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS E A DEMANDA DO MERCADO NA “ERA DA ECONOMIA EM REDE”
spellingShingle UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS E A DEMANDA DO MERCADO NA “ERA DA ECONOMIA EM REDE”
da Silva, Gabriel Barbosa; Universidade Federal de Pernambuco
title_short UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS E A DEMANDA DO MERCADO NA “ERA DA ECONOMIA EM REDE”
title_full UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS E A DEMANDA DO MERCADO NA “ERA DA ECONOMIA EM REDE”
title_fullStr UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS E A DEMANDA DO MERCADO NA “ERA DA ECONOMIA EM REDE”
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS E A DEMANDA DO MERCADO NA “ERA DA ECONOMIA EM REDE”
title_sort UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS E A DEMANDA DO MERCADO NA “ERA DA ECONOMIA EM REDE”
author da Silva, Gabriel Barbosa; Universidade Federal de Pernambuco
author_facet da Silva, Gabriel Barbosa; Universidade Federal de Pernambuco
Ávalos Ibragimova, Audry Rose Mattos; Universidade Federal de Pernambuco
Teixeira de Araujo, Luan Pedro; Universidade Federal de Pernambuco
author_role author
author2 Ávalos Ibragimova, Audry Rose Mattos; Universidade Federal de Pernambuco
Teixeira de Araujo, Luan Pedro; Universidade Federal de Pernambuco
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Gabriel Barbosa; Universidade Federal de Pernambuco
Ávalos Ibragimova, Audry Rose Mattos; Universidade Federal de Pernambuco
Teixeira de Araujo, Luan Pedro; Universidade Federal de Pernambuco
description A Gestão da Informação emerge na “Era da Economia em Rede” como alternativa para garantir a sobrevivência e competitividade das organizações. Viabiliza às mesmas lidar estrategicamente com a informação, tornando-as capazes de inovar organizacionalmente, produtivamente e tecnologicamente. Configura-se como área interdisciplinar dentro da Ciência Contemporânea, o que por sua vez, acaba por gerar diferentes visões e interpretações quanto ao conjunto básico de disciplinas que a compõe. Diante dessa abordagem, o artigo tem como objetivo geral compreender os perfis profissionais e curriculares dos cursos de graduação em Gestão da Informação das Instituições Federais de Ensino Superior e como, objetivo específico,  identificar as similaridades e diferenças disciplinares dos Projetos Pedagógicos de tais instituições. Indica o método indutivo, através de uma pesquisa exploratória que se utiliza de uma pesquisa documental como principal procedimento de coleta de dados. Utilizou-se a MAXQDA Analytics como software para a análise qualitativa e quantitativa de dados e informações. Com os dados estruturados, foi feita uma verificação para buscar possíveis erros de formatação e digitação, eliminando as stopwords e os sintagmas nominais de cada disciplina pelo software OGMA. Os resultados obtidos com a pesquisa contribuem para o debate teórico acerca de uma proposta para uma Diretriz Curricular Nacional de Gestão da Informação, como também para a reforma curricular do curso da Universidade Federal de Pernambuco.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4509
10.18265/2526-2289v5n1p61-86
url https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4509
identifier_str_mv 10.18265/2526-2289v5n1p61-86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/4509/1360
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/4509/1639
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal da Paraíba - IFPB
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal da Paraíba - IFPB
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações; v. 5, n. 1 (2020); 61-86
2526-2289
reponame:Revista Gestão e Organizações
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Revista Gestão e Organizações
collection Revista Gestão e Organizações
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv revistaregor@gmail.com
_version_ 1797053892824924160