Uma Análise das Condições de Oferta de Cursos de Graduação a Distância nas Instituições Federais de Ensino Superior
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97119 |
Resumo: | O avanço tecnológico e a globalização da educação e da informação têm trazido novos rumos às IFES (Instituições Federais de Ensino Superior). A sociedade está se adaptando às novas tecnologias e aos efeitos da globalização e vem cobrando destas instituições novas atitudes, novos modelos de planejamento e apresentando novas demandas. Um dos principais desafios atualmente enfrentados pelas IFES é o oferecimento de cursos de graduação a distância. As poucas iniciativas existentes na área de ensino a distância no Brasil encontram-se ainda em fase inicial de pesquisa e desenvolvimento. Nas IFES, estas iniciativas têm sido muito tímidas. Pode-se dizer que a consolidação desta modalidade de educação beneficiaria grupos sociais que, normalmente, não são atingidos pelo sistema de educação clássica. As IFES não podem mais fugir ao compromisso social de serem instrumentos para promover a educação. O ensino a distância é uma realidade que provoca mudanças e novas atitudes e as IFES não podem deixar de considerar esta nova modalidade de ensino. O ensino a distância poderia impulsionar a atuação das IFES. Porém, este novo contexto exige das IFES uma nova postura em relação à gestão administrativa e pedagógica para o oferecimento de cursos de graduação a distância. Este artigo apresenta alguns questionamentos sobre esta nova postura que as IFES deveriam assumir. Apresenta, também, discussão sobre projetos pedagógicos de cursos a distância. Uma das principais conclusões diz respeito à falta de flexibilidade das IFES em termos de infra-estrutura física e administrativa para o oferecimento de cursos de graduação a distância. Conclui-se também, que a crescente evolução das tecnologias de informação e de comunicação requerem agilidade administrativa para que sejam prontamente incorporadas nestes cursos. Ainda outra conclusão diz respeito à necessidade de novas habilidades por parte do corpo administrativo das IFES, para poderem utilizar efetivamente as tecnologias de informação e de comunicação imprescindíveis nos cursos a distância. |
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