Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Acherboim, Guilherme Albert; Escola Superior de Propaganda e Marketing
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mascarenhas, Lucas Benedetti; Escola Superior de Propaganda e Marketing, Santana, Flávia Feitosa; Escola Superior de Propaganda e Marketing
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Organizações
Texto Completo: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7348
Resumo: Este artigo tem por finalidade compreender os hábitos de consumo de aplicativos de delivery de alimentos da Geração Z na grande São Paulo. A relevância do tema se dá pela ampliação significativa do uso de aplicativos de delivery de alimentos, e pela necessidade de se compreender melhor os hábitos de consumo da Geração Z no que se diz respeito aos aplicativos de delivery de alimentos, em especial na Grande São Paulo. Soma-se a isso a falta de artigos relevantes que tratam do tema foco deste estudo. Foram analisados fatores importantes como lealdade, satisfação, confiança e intenção de recompra do público-alvo para com os aplicativos de delivery, por intermédio de uma pesquisa quantitativa. Utilizou-se o formulário do Google para a coleta de dados através da escala de Mosavi e Ghaedi (2012). Os dados foram analisados através de medições e comparações entre as informações coletadas através do formulário, e como resultado, obteve-se a comprovação das hipóteses de que o sexo dos respondentes não apresentam relação com as ópticas da escala, a lealdade cresce com o aumento da frequência de consumo, o Ifood é o líder de uso entre a Geração Z e de que devido à falta de apps no mercado, existe uma maior intenção de recompra com os aplicativos já inseridos no setor. Por fim, este artigo apresenta conclusões pertinentes ao tema e ao mercado de aplicativos de delivery, além de sugestões futuras acerca do segmento analisado.
id IFPB-1_33d818121238407c60316991d3e704aa
oai_identifier_str oai:ojs.ifpb.edu.br:article/7348
network_acronym_str IFPB-1
network_name_str Revista Gestão e Organizações
repository_id_str
spelling Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São PauloEste artigo tem por finalidade compreender os hábitos de consumo de aplicativos de delivery de alimentos da Geração Z na grande São Paulo. A relevância do tema se dá pela ampliação significativa do uso de aplicativos de delivery de alimentos, e pela necessidade de se compreender melhor os hábitos de consumo da Geração Z no que se diz respeito aos aplicativos de delivery de alimentos, em especial na Grande São Paulo. Soma-se a isso a falta de artigos relevantes que tratam do tema foco deste estudo. Foram analisados fatores importantes como lealdade, satisfação, confiança e intenção de recompra do público-alvo para com os aplicativos de delivery, por intermédio de uma pesquisa quantitativa. Utilizou-se o formulário do Google para a coleta de dados através da escala de Mosavi e Ghaedi (2012). Os dados foram analisados através de medições e comparações entre as informações coletadas através do formulário, e como resultado, obteve-se a comprovação das hipóteses de que o sexo dos respondentes não apresentam relação com as ópticas da escala, a lealdade cresce com o aumento da frequência de consumo, o Ifood é o líder de uso entre a Geração Z e de que devido à falta de apps no mercado, existe uma maior intenção de recompra com os aplicativos já inseridos no setor. Por fim, este artigo apresenta conclusões pertinentes ao tema e ao mercado de aplicativos de delivery, além de sugestões futuras acerca do segmento analisado.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)Acherboim, Guilherme Albert; Escola Superior de Propaganda e MarketingMascarenhas, Lucas Benedetti; Escola Superior de Propaganda e MarketingSantana, Flávia Feitosa; Escola Superior de Propaganda e Marketing2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/734810.18265/2526-2289v8n2p158Revista Gestão e Organizações; v. 8, n. 2 (2023); 139-1582526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7348/2366https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/4668https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/4869https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/4870https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/4871https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/5040https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/5041Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-26T20:17:17Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/7348Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2023-09-26T20:17:17Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São Paulo
title Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São Paulo
spellingShingle Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São Paulo
Acherboim, Guilherme Albert; Escola Superior de Propaganda e Marketing
title_short Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São Paulo
title_full Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São Paulo
title_fullStr Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São Paulo
title_full_unstemmed Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São Paulo
title_sort Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São Paulo
author Acherboim, Guilherme Albert; Escola Superior de Propaganda e Marketing
author_facet Acherboim, Guilherme Albert; Escola Superior de Propaganda e Marketing
Mascarenhas, Lucas Benedetti; Escola Superior de Propaganda e Marketing
Santana, Flávia Feitosa; Escola Superior de Propaganda e Marketing
author_role author
author2 Mascarenhas, Lucas Benedetti; Escola Superior de Propaganda e Marketing
Santana, Flávia Feitosa; Escola Superior de Propaganda e Marketing
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Acherboim, Guilherme Albert; Escola Superior de Propaganda e Marketing
Mascarenhas, Lucas Benedetti; Escola Superior de Propaganda e Marketing
Santana, Flávia Feitosa; Escola Superior de Propaganda e Marketing
description Este artigo tem por finalidade compreender os hábitos de consumo de aplicativos de delivery de alimentos da Geração Z na grande São Paulo. A relevância do tema se dá pela ampliação significativa do uso de aplicativos de delivery de alimentos, e pela necessidade de se compreender melhor os hábitos de consumo da Geração Z no que se diz respeito aos aplicativos de delivery de alimentos, em especial na Grande São Paulo. Soma-se a isso a falta de artigos relevantes que tratam do tema foco deste estudo. Foram analisados fatores importantes como lealdade, satisfação, confiança e intenção de recompra do público-alvo para com os aplicativos de delivery, por intermédio de uma pesquisa quantitativa. Utilizou-se o formulário do Google para a coleta de dados através da escala de Mosavi e Ghaedi (2012). Os dados foram analisados através de medições e comparações entre as informações coletadas através do formulário, e como resultado, obteve-se a comprovação das hipóteses de que o sexo dos respondentes não apresentam relação com as ópticas da escala, a lealdade cresce com o aumento da frequência de consumo, o Ifood é o líder de uso entre a Geração Z e de que devido à falta de apps no mercado, existe uma maior intenção de recompra com os aplicativos já inseridos no setor. Por fim, este artigo apresenta conclusões pertinentes ao tema e ao mercado de aplicativos de delivery, além de sugestões futuras acerca do segmento analisado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7348
10.18265/2526-2289v8n2p158
url https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7348
identifier_str_mv 10.18265/2526-2289v8n2p158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7348/2366
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/4668
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/4869
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/4870
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/4871
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/5040
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/5041
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações; v. 8, n. 2 (2023); 139-158
2526-2289
reponame:Revista Gestão e Organizações
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Revista Gestão e Organizações
collection Revista Gestão e Organizações
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv revistaregor@gmail.com
_version_ 1797053892382425088