Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Organizações |
Texto Completo: | https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7348 |
Resumo: | Este artigo tem por finalidade compreender os hábitos de consumo de aplicativos de delivery de alimentos da Geração Z na grande São Paulo. A relevância do tema se dá pela ampliação significativa do uso de aplicativos de delivery de alimentos, e pela necessidade de se compreender melhor os hábitos de consumo da Geração Z no que se diz respeito aos aplicativos de delivery de alimentos, em especial na Grande São Paulo. Soma-se a isso a falta de artigos relevantes que tratam do tema foco deste estudo. Foram analisados fatores importantes como lealdade, satisfação, confiança e intenção de recompra do público-alvo para com os aplicativos de delivery, por intermédio de uma pesquisa quantitativa. Utilizou-se o formulário do Google para a coleta de dados através da escala de Mosavi e Ghaedi (2012). Os dados foram analisados através de medições e comparações entre as informações coletadas através do formulário, e como resultado, obteve-se a comprovação das hipóteses de que o sexo dos respondentes não apresentam relação com as ópticas da escala, a lealdade cresce com o aumento da frequência de consumo, o Ifood é o líder de uso entre a Geração Z e de que devido à falta de apps no mercado, existe uma maior intenção de recompra com os aplicativos já inseridos no setor. Por fim, este artigo apresenta conclusões pertinentes ao tema e ao mercado de aplicativos de delivery, além de sugestões futuras acerca do segmento analisado. |
id |
IFPB-1_33d818121238407c60316991d3e704aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ifpb.edu.br:article/7348 |
network_acronym_str |
IFPB-1 |
network_name_str |
Revista Gestão e Organizações |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São PauloEste artigo tem por finalidade compreender os hábitos de consumo de aplicativos de delivery de alimentos da Geração Z na grande São Paulo. A relevância do tema se dá pela ampliação significativa do uso de aplicativos de delivery de alimentos, e pela necessidade de se compreender melhor os hábitos de consumo da Geração Z no que se diz respeito aos aplicativos de delivery de alimentos, em especial na Grande São Paulo. Soma-se a isso a falta de artigos relevantes que tratam do tema foco deste estudo. Foram analisados fatores importantes como lealdade, satisfação, confiança e intenção de recompra do público-alvo para com os aplicativos de delivery, por intermédio de uma pesquisa quantitativa. Utilizou-se o formulário do Google para a coleta de dados através da escala de Mosavi e Ghaedi (2012). Os dados foram analisados através de medições e comparações entre as informações coletadas através do formulário, e como resultado, obteve-se a comprovação das hipóteses de que o sexo dos respondentes não apresentam relação com as ópticas da escala, a lealdade cresce com o aumento da frequência de consumo, o Ifood é o líder de uso entre a Geração Z e de que devido à falta de apps no mercado, existe uma maior intenção de recompra com os aplicativos já inseridos no setor. Por fim, este artigo apresenta conclusões pertinentes ao tema e ao mercado de aplicativos de delivery, além de sugestões futuras acerca do segmento analisado.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)Acherboim, Guilherme Albert; Escola Superior de Propaganda e MarketingMascarenhas, Lucas Benedetti; Escola Superior de Propaganda e MarketingSantana, Flávia Feitosa; Escola Superior de Propaganda e Marketing2023-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/734810.18265/2526-2289v8n2p158Revista Gestão e Organizações; v. 8, n. 2 (2023); 139-1582526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7348/2366https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/4668https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/4869https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/4870https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/4871https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/5040https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/5041Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-26T20:17:17Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/7348Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2023-09-26T20:17:17Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São Paulo |
title |
Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São Paulo |
spellingShingle |
Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São Paulo Acherboim, Guilherme Albert; Escola Superior de Propaganda e Marketing |
title_short |
Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São Paulo |
title_full |
Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São Paulo |
title_fullStr |
Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São Paulo |
title_full_unstemmed |
Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São Paulo |
title_sort |
Aplicativos de delivery de alimentos: Hábitos de consumo da Geração Z na Grande São Paulo |
author |
Acherboim, Guilherme Albert; Escola Superior de Propaganda e Marketing |
author_facet |
Acherboim, Guilherme Albert; Escola Superior de Propaganda e Marketing Mascarenhas, Lucas Benedetti; Escola Superior de Propaganda e Marketing Santana, Flávia Feitosa; Escola Superior de Propaganda e Marketing |
author_role |
author |
author2 |
Mascarenhas, Lucas Benedetti; Escola Superior de Propaganda e Marketing Santana, Flávia Feitosa; Escola Superior de Propaganda e Marketing |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Acherboim, Guilherme Albert; Escola Superior de Propaganda e Marketing Mascarenhas, Lucas Benedetti; Escola Superior de Propaganda e Marketing Santana, Flávia Feitosa; Escola Superior de Propaganda e Marketing |
description |
Este artigo tem por finalidade compreender os hábitos de consumo de aplicativos de delivery de alimentos da Geração Z na grande São Paulo. A relevância do tema se dá pela ampliação significativa do uso de aplicativos de delivery de alimentos, e pela necessidade de se compreender melhor os hábitos de consumo da Geração Z no que se diz respeito aos aplicativos de delivery de alimentos, em especial na Grande São Paulo. Soma-se a isso a falta de artigos relevantes que tratam do tema foco deste estudo. Foram analisados fatores importantes como lealdade, satisfação, confiança e intenção de recompra do público-alvo para com os aplicativos de delivery, por intermédio de uma pesquisa quantitativa. Utilizou-se o formulário do Google para a coleta de dados através da escala de Mosavi e Ghaedi (2012). Os dados foram analisados através de medições e comparações entre as informações coletadas através do formulário, e como resultado, obteve-se a comprovação das hipóteses de que o sexo dos respondentes não apresentam relação com as ópticas da escala, a lealdade cresce com o aumento da frequência de consumo, o Ifood é o líder de uso entre a Geração Z e de que devido à falta de apps no mercado, existe uma maior intenção de recompra com os aplicativos já inseridos no setor. Por fim, este artigo apresenta conclusões pertinentes ao tema e ao mercado de aplicativos de delivery, além de sugestões futuras acerca do segmento analisado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7348 10.18265/2526-2289v8n2p158 |
url |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7348 |
identifier_str_mv |
10.18265/2526-2289v8n2p158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7348/2366 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/4668 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/4869 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/4870 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/4871 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/5040 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7348/5041 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações; v. 8, n. 2 (2023); 139-158 2526-2289 reponame:Revista Gestão e Organizações instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Revista Gestão e Organizações |
collection |
Revista Gestão e Organizações |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaregor@gmail.com |
_version_ |
1797053892382425088 |