PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Organizações |
Texto Completo: | https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7029 |
Resumo: | No cenário competitivo das instituições de ensino superior, cujas propostas de ensino e outras soluções são cada vez mais similares, a personalidade da marca e o seu posicionamento podem representar um diferencial competitivo para a instituição, diferenciando-a dos seus concorrentes. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi identificar as características associadas à personalidade de marca de uma IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) sob a percepção de alunos cursos de graduação em gestão. Foi aplicada uma survey com a escala de personalidade de marca no Brasil, adaptada por Muniz e Marchetti (2012), obtendo 355 questionários válidos. As respostas foram analisadas através de métodos estatísticos, como a regressão linear, t-test e ANOVA. Os principais resultados demonstraram que a marca da IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) é mais atrelada à dimensão credibilidade, demonstrando a imagem sólida, de confiança e respeitabilidade que a Universidade possui diante dos estudantes. Os alunos também destacaram que a IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) é referência nacional de ensino e proporciona boas oportunidades de desenvolvimento fora de sala de aula. |
id |
IFPB-1_e2919e81221a04bb5de1b55b912247b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ifpb.edu.br:article/7029 |
network_acronym_str |
IFPB-1 |
network_name_str |
Revista Gestão e Organizações |
repository_id_str |
|
spelling |
PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃONo cenário competitivo das instituições de ensino superior, cujas propostas de ensino e outras soluções são cada vez mais similares, a personalidade da marca e o seu posicionamento podem representar um diferencial competitivo para a instituição, diferenciando-a dos seus concorrentes. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi identificar as características associadas à personalidade de marca de uma IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) sob a percepção de alunos cursos de graduação em gestão. Foi aplicada uma survey com a escala de personalidade de marca no Brasil, adaptada por Muniz e Marchetti (2012), obtendo 355 questionários válidos. As respostas foram analisadas através de métodos estatísticos, como a regressão linear, t-test e ANOVA. Os principais resultados demonstraram que a marca da IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) é mais atrelada à dimensão credibilidade, demonstrando a imagem sólida, de confiança e respeitabilidade que a Universidade possui diante dos estudantes. Os alunos também destacaram que a IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) é referência nacional de ensino e proporciona boas oportunidades de desenvolvimento fora de sala de aula.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)Mariano, Tiago Moraes; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)Freitas, Vérica; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)Paula, Verônica Angélica Freitas de; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)2023-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/702910.18265/2526-2289v8n1p143-166Revista Gestão e Organizações; v. 8, n. 1 (2023); 143-1662526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7029/2236https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7029/4287https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7029/4865https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7029/4866https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7029/4867Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-26T18:24:10Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/7029Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2023-04-26T18:24:10Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO |
title |
PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO |
spellingShingle |
PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO Mariano, Tiago Moraes; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU) |
title_short |
PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO |
title_full |
PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO |
title_fullStr |
PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO |
title_full_unstemmed |
PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO |
title_sort |
PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO |
author |
Mariano, Tiago Moraes; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU) |
author_facet |
Mariano, Tiago Moraes; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU) Freitas, Vérica; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU) Paula, Verônica Angélica Freitas de; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU) |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Vérica; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU) Paula, Verônica Angélica Freitas de; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU) |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariano, Tiago Moraes; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU) Freitas, Vérica; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU) Paula, Verônica Angélica Freitas de; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU) |
description |
No cenário competitivo das instituições de ensino superior, cujas propostas de ensino e outras soluções são cada vez mais similares, a personalidade da marca e o seu posicionamento podem representar um diferencial competitivo para a instituição, diferenciando-a dos seus concorrentes. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi identificar as características associadas à personalidade de marca de uma IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) sob a percepção de alunos cursos de graduação em gestão. Foi aplicada uma survey com a escala de personalidade de marca no Brasil, adaptada por Muniz e Marchetti (2012), obtendo 355 questionários válidos. As respostas foram analisadas através de métodos estatísticos, como a regressão linear, t-test e ANOVA. Os principais resultados demonstraram que a marca da IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) é mais atrelada à dimensão credibilidade, demonstrando a imagem sólida, de confiança e respeitabilidade que a Universidade possui diante dos estudantes. Os alunos também destacaram que a IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) é referência nacional de ensino e proporciona boas oportunidades de desenvolvimento fora de sala de aula. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7029 10.18265/2526-2289v8n1p143-166 |
url |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7029 |
identifier_str_mv |
10.18265/2526-2289v8n1p143-166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7029/2236 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7029/4287 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7029/4865 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7029/4866 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7029/4867 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações; v. 8, n. 1 (2023); 143-166 2526-2289 reponame:Revista Gestão e Organizações instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Revista Gestão e Organizações |
collection |
Revista Gestão e Organizações |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaregor@gmail.com |
_version_ |
1797053892343627776 |