PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Tiago Moraes; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Freitas, Vérica; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU), Paula, Verônica Angélica Freitas de; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gestão e Organizações
Texto Completo: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7029
Resumo: No cenário competitivo das instituições de ensino superior, cujas propostas de ensino e outras soluções são cada vez mais similares, a personalidade da marca e o seu posicionamento podem representar um diferencial competitivo para a instituição, diferenciando-a dos seus concorrentes. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi identificar as características associadas à personalidade de marca de uma IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) sob a percepção de alunos cursos de graduação em gestão. Foi aplicada uma survey com a escala de personalidade de marca no Brasil, adaptada por Muniz e Marchetti (2012), obtendo 355 questionários válidos. As respostas foram analisadas através de métodos estatísticos, como a regressão linear, t-test e ANOVA. Os principais resultados demonstraram que a marca da IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) é mais atrelada à dimensão credibilidade, demonstrando a imagem sólida, de confiança e respeitabilidade que a Universidade possui diante dos estudantes. Os alunos também destacaram que a IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) é referência nacional de ensino e proporciona boas oportunidades de desenvolvimento fora de sala de aula.
id IFPB-1_e2919e81221a04bb5de1b55b912247b9
oai_identifier_str oai:ojs.ifpb.edu.br:article/7029
network_acronym_str IFPB-1
network_name_str Revista Gestão e Organizações
repository_id_str
spelling PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃONo cenário competitivo das instituições de ensino superior, cujas propostas de ensino e outras soluções são cada vez mais similares, a personalidade da marca e o seu posicionamento podem representar um diferencial competitivo para a instituição, diferenciando-a dos seus concorrentes. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi identificar as características associadas à personalidade de marca de uma IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) sob a percepção de alunos cursos de graduação em gestão. Foi aplicada uma survey com a escala de personalidade de marca no Brasil, adaptada por Muniz e Marchetti (2012), obtendo 355 questionários válidos. As respostas foram analisadas através de métodos estatísticos, como a regressão linear, t-test e ANOVA. Os principais resultados demonstraram que a marca da IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) é mais atrelada à dimensão credibilidade, demonstrando a imagem sólida, de confiança e respeitabilidade que a Universidade possui diante dos estudantes. Os alunos também destacaram que a IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) é referência nacional de ensino e proporciona boas oportunidades de desenvolvimento fora de sala de aula.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)Mariano, Tiago Moraes; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)Freitas, Vérica; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)Paula, Verônica Angélica Freitas de; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)2023-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/702910.18265/2526-2289v8n1p143-166Revista Gestão e Organizações; v. 8, n. 1 (2023); 143-1662526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7029/2236https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7029/4287https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7029/4865https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7029/4866https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7029/4867Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-26T18:24:10Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/7029Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2023-04-26T18:24:10Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO
title PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO
spellingShingle PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO
Mariano, Tiago Moraes; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)
title_short PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO
title_full PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO
title_fullStr PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO
title_full_unstemmed PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO
title_sort PERSONALIDADE DA MARCA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA PERSPECTIVA DE ALUNOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO
author Mariano, Tiago Moraes; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)
author_facet Mariano, Tiago Moraes; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)
Freitas, Vérica; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)
Paula, Verônica Angélica Freitas de; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)
author_role author
author2 Freitas, Vérica; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)
Paula, Verônica Angélica Freitas de; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Tiago Moraes; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)
Freitas, Vérica; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)
Paula, Verônica Angélica Freitas de; Faculdade de Gestão e Negócios - Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU)
description No cenário competitivo das instituições de ensino superior, cujas propostas de ensino e outras soluções são cada vez mais similares, a personalidade da marca e o seu posicionamento podem representar um diferencial competitivo para a instituição, diferenciando-a dos seus concorrentes. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi identificar as características associadas à personalidade de marca de uma IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) sob a percepção de alunos cursos de graduação em gestão. Foi aplicada uma survey com a escala de personalidade de marca no Brasil, adaptada por Muniz e Marchetti (2012), obtendo 355 questionários válidos. As respostas foram analisadas através de métodos estatísticos, como a regressão linear, t-test e ANOVA. Os principais resultados demonstraram que a marca da IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) é mais atrelada à dimensão credibilidade, demonstrando a imagem sólida, de confiança e respeitabilidade que a Universidade possui diante dos estudantes. Os alunos também destacaram que a IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) é referência nacional de ensino e proporciona boas oportunidades de desenvolvimento fora de sala de aula.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7029
10.18265/2526-2289v8n1p143-166
url https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7029
identifier_str_mv 10.18265/2526-2289v8n1p143-166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/7029/2236
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7029/4287
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7029/4865
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7029/4866
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/7029/4867
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Gestão e Organizações
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações; v. 8, n. 1 (2023); 143-166
2526-2289
reponame:Revista Gestão e Organizações
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Revista Gestão e Organizações
collection Revista Gestão e Organizações
repository.name.fl_str_mv Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv revistaregor@gmail.com
_version_ 1797053892343627776