DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gestão e Organizações |
Texto Completo: | https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6064 |
Resumo: | A proposta da presente pesquisa foi compreender quais são as características de alunos de ensino superior do curso de Ciências Contábeis no Brasil que são determinantes no desempenho do Enade. Para fins da pesquisa, utilizou-se os dados do Enade de 2015, que tinham sidos disponibilizados em 2018. Através de um modelo de regressão linear, observou-se que a renda familiar, região de moradia Sul e Sudeste, nível educacional dos pais, horário vespertino e modelo presencial são variáveis que possuem correlação positiva. A característica mais significativa é a modalidade do ensino – presencial ou EAD. Diante deste achado, o estudo focou ainda em aprofundar a compreensão das diferenças inerentes a essas modalidades. Argumenta-se que tal diferença no desempenho não pode ser atribuída à qualidade da modalidade de ensino, mas às divergências observadas entre os discentes das duas modalidades. |
id |
IFPB-1_f781da125439260e84bea87e6dcebd4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ifpb.edu.br:article/6064 |
network_acronym_str |
IFPB-1 |
network_name_str |
Revista Gestão e Organizações |
repository_id_str |
|
spelling |
DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAA proposta da presente pesquisa foi compreender quais são as características de alunos de ensino superior do curso de Ciências Contábeis no Brasil que são determinantes no desempenho do Enade. Para fins da pesquisa, utilizou-se os dados do Enade de 2015, que tinham sidos disponibilizados em 2018. Através de um modelo de regressão linear, observou-se que a renda familiar, região de moradia Sul e Sudeste, nível educacional dos pais, horário vespertino e modelo presencial são variáveis que possuem correlação positiva. A característica mais significativa é a modalidade do ensino – presencial ou EAD. Diante deste achado, o estudo focou ainda em aprofundar a compreensão das diferenças inerentes a essas modalidades. Argumenta-se que tal diferença no desempenho não pode ser atribuída à qualidade da modalidade de ensino, mas às divergências observadas entre os discentes das duas modalidades. Instituto Federal da Paraíba - IFPBJaniszewski, Vanessa; Doutoranda em Ciências Contábeis Universidade Federal de PernambucoRibeiro, Marcelo Victor José de BarrosLagioia, Umbelina Cravo TeixeiraFreitas, Maurício Assuero Lima de2022-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/606410.18265/2526-2289v7n2p1-15Revista Gestão e Organizações; v. 7, n. 2 (2022); 1-152526-2289reponame:Revista Gestão e Organizaçõesinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBporhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6064/2050https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6064/3148https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6064/3292https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6064/3293Direitos autorais 2022 Revista Gestão e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-23T23:30:10Zoai:ojs.ifpb.edu.br:article/6064Revistahttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgoPUBhttps://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/oairevistaregor@gmail.com2526-22892526-2289opendoar:2022-06-23T23:30:10Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title |
DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Janiszewski, Vanessa; Doutoranda em Ciências Contábeis Universidade Federal de Pernambuco |
title_short |
DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full |
DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_sort |
DESEMPENHO ESTUDANTIL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO ENADE: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
author |
Janiszewski, Vanessa; Doutoranda em Ciências Contábeis Universidade Federal de Pernambuco |
author_facet |
Janiszewski, Vanessa; Doutoranda em Ciências Contábeis Universidade Federal de Pernambuco Ribeiro, Marcelo Victor José de Barros Lagioia, Umbelina Cravo Teixeira Freitas, Maurício Assuero Lima de |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Marcelo Victor José de Barros Lagioia, Umbelina Cravo Teixeira Freitas, Maurício Assuero Lima de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Janiszewski, Vanessa; Doutoranda em Ciências Contábeis Universidade Federal de Pernambuco Ribeiro, Marcelo Victor José de Barros Lagioia, Umbelina Cravo Teixeira Freitas, Maurício Assuero Lima de |
description |
A proposta da presente pesquisa foi compreender quais são as características de alunos de ensino superior do curso de Ciências Contábeis no Brasil que são determinantes no desempenho do Enade. Para fins da pesquisa, utilizou-se os dados do Enade de 2015, que tinham sidos disponibilizados em 2018. Através de um modelo de regressão linear, observou-se que a renda familiar, região de moradia Sul e Sudeste, nível educacional dos pais, horário vespertino e modelo presencial são variáveis que possuem correlação positiva. A característica mais significativa é a modalidade do ensino – presencial ou EAD. Diante deste achado, o estudo focou ainda em aprofundar a compreensão das diferenças inerentes a essas modalidades. Argumenta-se que tal diferença no desempenho não pode ser atribuída à qualidade da modalidade de ensino, mas às divergências observadas entre os discentes das duas modalidades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6064 10.18265/2526-2289v7n2p1-15 |
url |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6064 |
identifier_str_mv |
10.18265/2526-2289v7n2p1-15 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/view/6064/2050 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6064/3148 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6064/3292 https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rgo/article/downloadSuppFile/6064/3293 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Gestão e Organizações http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal da Paraíba - IFPB |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal da Paraíba - IFPB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações; v. 7, n. 2 (2022); 1-15 2526-2289 reponame:Revista Gestão e Organizações instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Revista Gestão e Organizações |
collection |
Revista Gestão e Organizações |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gestão e Organizações - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaregor@gmail.com |
_version_ |
1797053892915101696 |