APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA NETO, JO?O ANTONIO DA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2391
Resumo: A escassez de colaboradores qualificados no mercado gerou uma crescente demanda por cursos que conseguissem entregar profissionais prontos. Assim, as institui??es de ensino adotaram metodologias que subordinam as pr?ticas realizadas ?s teorias estudadas, formando profissionais mais qualificados, em tese. Contudo, o par teoria/pr?tica ? insuficiente para acomodar os tipos de conhecimento que s?o objeto de aprendizagem. Tal dicotomia produz uma pr?tica educacional tradicional, exatamente o que o ensino profissional n?o precisa. Nesse contexto as metodologias ativas podem ser usadas como uma forma de contribuir para constru??o de uma aprendizagem contextualizada e relevante para educa??o profissional e tecnol?gica. Este estudo verificou os ganhos em experi?ncia e aprendizado de alunos, analisando a execu??o de uma atividade e avaliando a efic?cia da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) frente ao curr?culo sugerido. Sendo desenvolvido com duas turmas dos cursos t?cnicos subsequentes de mec?nica e automa??o industrial de uma escola t?cnica particular. A disciplina escolhida foi a de Manuten??o Industrial, pois apresentou potencial para aplica??o das metodologias ativas e, ainda, colabora??o com empresas locais. Por fim, verificou-se que o uso da abordagem ABP, mostrou resultados significativos no processo ensino-aprendizagem tais quais: melhora no desenvolvimento das compet?ncias relacionados ao curr?culo e desenvolvimento pessoal do indiv?duo.
id IFPB_73e3e50ceff683828288a5a23ba7b82f
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2391
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SILVA NETO, JO?O ANTONIO DA2022-09-12T22:15:50Z2022-09-12T22:15:50Z2022-04-13http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2391A escassez de colaboradores qualificados no mercado gerou uma crescente demanda por cursos que conseguissem entregar profissionais prontos. Assim, as institui??es de ensino adotaram metodologias que subordinam as pr?ticas realizadas ?s teorias estudadas, formando profissionais mais qualificados, em tese. Contudo, o par teoria/pr?tica ? insuficiente para acomodar os tipos de conhecimento que s?o objeto de aprendizagem. Tal dicotomia produz uma pr?tica educacional tradicional, exatamente o que o ensino profissional n?o precisa. Nesse contexto as metodologias ativas podem ser usadas como uma forma de contribuir para constru??o de uma aprendizagem contextualizada e relevante para educa??o profissional e tecnol?gica. Este estudo verificou os ganhos em experi?ncia e aprendizado de alunos, analisando a execu??o de uma atividade e avaliando a efic?cia da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) frente ao curr?culo sugerido. Sendo desenvolvido com duas turmas dos cursos t?cnicos subsequentes de mec?nica e automa??o industrial de uma escola t?cnica particular. A disciplina escolhida foi a de Manuten??o Industrial, pois apresentou potencial para aplica??o das metodologias ativas e, ainda, colabora??o com empresas locais. Por fim, verificou-se que o uso da abordagem ABP, mostrou resultados significativos no processo ensino-aprendizagem tais quais: melhora no desenvolvimento das compet?ncias relacionados ao curr?culo e desenvolvimento pessoal do indiv?duo.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-09T13:58:34Z No. of bitstreams: 3 JO?O ANT?NIO DA SILVA NETO.pdf: 845266 bytes, checksum: 1776e9f32df7303d7f42aaf637bbe498 (MD5) JO?O ANTONIO DA SILVA NETO 1.pdf: 91095 bytes, checksum: cdb075b7e2bc4173f4ed094be07b4fe3 (MD5) JO?O ANTONIO DA SILVA NETO 2.pdf: 62693 bytes, checksum: 1bee6b5cfbcdc17d7fc553de4c893f51 (MD5)Rejected by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br), reason: Caro Coordenador, infelizmente o presente dep?sito N?O foi aceito para Cole??o Doc?ncia para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica. Solicitamos que RETIRE O Termo de Autoriza??o para Publica??o Eletr?nica na Biblioteca Digital do IFPB/ Cabedelo. Nomes com Neto, Filho, J?nior, s?o antecedidos do ?ltimo sobrenome: Jos? Anchieta Fausto J?nior fica: Fausto J?nior, Jos? Anchieta. Atenciosamente, Angela Silva, Bibliotec?ria. on 2022-08-18T21:52:49Z (GMT)Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-02T18:38:58Z No. of bitstreams: 2 JO?O ANT?NIO DA SILVA NETO.pdf: 845266 bytes, checksum: 1776e9f32df7303d7f42aaf637bbe498 (MD5) JO?O ANTONIO DA SILVA NETO 2.pdf: 62693 bytes, checksum: 1bee6b5cfbcdc17d7fc553de4c893f51 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-12T22:15:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 JO?O ANT?NIO DA SILVA NETO.pdf: 845266 bytes, checksum: 1776e9f32df7303d7f42aaf637bbe498 (MD5) JO?O ANTONIO DA SILVA NETO 2.pdf: 62693 bytes, checksum: 1bee6b5cfbcdc17d7fc553de4c893f51 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-12T22:15:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 JO?O ANT?NIO DA SILVA NETO.pdf: 845266 bytes, checksum: 1776e9f32df7303d7f42aaf637bbe498 (MD5) JO?O ANTONIO DA SILVA NETO 2.pdf: 62693 bytes, checksum: 1bee6b5cfbcdc17d7fc553de4c893f51 (MD5) Previous issue date: 2022-04-13N?O H?aprendizagemprofissionaltecnol?gicamanuten??oeduca??oAPRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALJO?O ANT?NIO DA SILVA NETO.pdfJO?O ANT?NIO DA SILVA NETO.pdfapplication/pdf845266http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2391/1/JO%C3%83O+ANT%C3%94NIO+DA+SILVA+NETO.pdf1776e9f32df7303d7f42aaf637bbe498MD51JO?O ANTONIO DA SILVA NETO 2.pdfJO?O ANTONIO DA SILVA NETO 2.pdfapplication/pdf62693http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2391/3/JO%C3%83O+ANTONIO+DA+SILVA+NETO+2.pdf1bee6b5cfbcdc17d7fc553de4c893f51MD53177683/23912022-09-12 19:15:50.169oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2391Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-12T22:15:50Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIAL
title APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIAL
spellingShingle APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIAL
SILVA NETO, JO?O ANTONIO DA
aprendizagem
profissional
tecnol?gica
manuten??o
educa??o
title_short APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIAL
title_full APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIAL
title_fullStr APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIAL
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIAL
title_sort APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIAL
author SILVA NETO, JO?O ANTONIO DA
author_facet SILVA NETO, JO?O ANTONIO DA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA NETO, JO?O ANTONIO DA
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
profissional
tecnol?gica
manuten??o
educa??o
topic aprendizagem
profissional
tecnol?gica
manuten??o
educa??o
description A escassez de colaboradores qualificados no mercado gerou uma crescente demanda por cursos que conseguissem entregar profissionais prontos. Assim, as institui??es de ensino adotaram metodologias que subordinam as pr?ticas realizadas ?s teorias estudadas, formando profissionais mais qualificados, em tese. Contudo, o par teoria/pr?tica ? insuficiente para acomodar os tipos de conhecimento que s?o objeto de aprendizagem. Tal dicotomia produz uma pr?tica educacional tradicional, exatamente o que o ensino profissional n?o precisa. Nesse contexto as metodologias ativas podem ser usadas como uma forma de contribuir para constru??o de uma aprendizagem contextualizada e relevante para educa??o profissional e tecnol?gica. Este estudo verificou os ganhos em experi?ncia e aprendizado de alunos, analisando a execu??o de uma atividade e avaliando a efic?cia da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) frente ao curr?culo sugerido. Sendo desenvolvido com duas turmas dos cursos t?cnicos subsequentes de mec?nica e automa??o industrial de uma escola t?cnica particular. A disciplina escolhida foi a de Manuten??o Industrial, pois apresentou potencial para aplica??o das metodologias ativas e, ainda, colabora??o com empresas locais. Por fim, verificou-se que o uso da abordagem ABP, mostrou resultados significativos no processo ensino-aprendizagem tais quais: melhora no desenvolvimento das compet?ncias relacionados ao curr?culo e desenvolvimento pessoal do indiv?duo.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-12T22:15:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-12T22:15:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2391
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2391/1/JO%C3%83O+ANT%C3%94NIO+DA+SILVA+NETO.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2391/3/JO%C3%83O+ANTONIO+DA+SILVA+NETO+2.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1776e9f32df7303d7f42aaf637bbe498
1bee6b5cfbcdc17d7fc553de4c893f51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660444233957376