O potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2108 |
Resumo: | A crise de sa?de desencadeada pela COVID-19 exige medidas de distanciamento social. Desde mar?o de 2020 as atividades presenciais foram suspensas em todo o Brasil e isso colocou em debate a continua??o do ano letivo dos estudantes. O setor educacional passou por mudan?as radicais, sendo o ensino presencial substitu?do temporariamente pelo m?todo de ensino remoto e isso possibilitou a amplia??o do uso da tecnologia digital de informa??o e comunica??o para ministrar aulas ? dist?ncia. Os professores tiveram que revisar seus m?todos e se adaptarem ? nova realidade. Desde ent?o, esses profissionais passaram a lecionar remotamente por meio de plataformas online. Neste trabalho com abordagem qualitativa, foi destacado o potencial da utiliza??o do WhatsApp como ferramenta pedag?gica no ensino de matem?tica. Na educa??o, isso se tornou uma ferramenta indispens?vel. Portanto, este artigo tem como objetivo fazer refer?ncia ao ensino de Matem?tica em tempos de pandemia bem como refletir sobre a potencialidade do WhatsApp para ensinar e aprender a Matem?tica apoiado nas tecnologias de informa??o e comunica??o. Esta pesquisa visa contribuir para o desenvolvimento de pr?ticas pedag?gicas voltadas ao uso das tecnologias de comunica??o. Os resultados da pesquisa revelam que o aplicativo WhatsApp pode ser uma importante ferramenta de aprendizagem e motiva??o para promover a aprendizagem da Matem?tica n?o somente fora da sala de aula f?sica mas tamb?m dentro dela. |
id |
IFPB_03585fbd37e2dd674a7f19bd44c94ec8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2108 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
VILLAMAGNA, Ma?ra Rodrigues2022-06-13T17:07:43Z2022-06-13T17:07:43Z2021-04-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2108A crise de sa?de desencadeada pela COVID-19 exige medidas de distanciamento social. Desde mar?o de 2020 as atividades presenciais foram suspensas em todo o Brasil e isso colocou em debate a continua??o do ano letivo dos estudantes. O setor educacional passou por mudan?as radicais, sendo o ensino presencial substitu?do temporariamente pelo m?todo de ensino remoto e isso possibilitou a amplia??o do uso da tecnologia digital de informa??o e comunica??o para ministrar aulas ? dist?ncia. Os professores tiveram que revisar seus m?todos e se adaptarem ? nova realidade. Desde ent?o, esses profissionais passaram a lecionar remotamente por meio de plataformas online. Neste trabalho com abordagem qualitativa, foi destacado o potencial da utiliza??o do WhatsApp como ferramenta pedag?gica no ensino de matem?tica. Na educa??o, isso se tornou uma ferramenta indispens?vel. Portanto, este artigo tem como objetivo fazer refer?ncia ao ensino de Matem?tica em tempos de pandemia bem como refletir sobre a potencialidade do WhatsApp para ensinar e aprender a Matem?tica apoiado nas tecnologias de informa??o e comunica??o. Esta pesquisa visa contribuir para o desenvolvimento de pr?ticas pedag?gicas voltadas ao uso das tecnologias de comunica??o. Os resultados da pesquisa revelam que o aplicativo WhatsApp pode ser uma importante ferramenta de aprendizagem e motiva??o para promover a aprendizagem da Matem?tica n?o somente fora da sala de aula f?sica mas tamb?m dentro dela.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-06-13T11:55:23Z No. of bitstreams: 2 TCC_ Deusivania.pdf: 676352 bytes, checksum: f31c845cec238c33e086fc4f4d2bef55 (MD5) Ata de defesa_Deusivania.pdf: 415111 bytes, checksum: 8695889dad3297a3907bd52a3922d3e0 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-06-13T17:07:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_ Deusivania.pdf: 676352 bytes, checksum: f31c845cec238c33e086fc4f4d2bef55 (MD5) Ata de defesa_Deusivania.pdf: 415111 bytes, checksum: 8695889dad3297a3907bd52a3922d3e0 (MD5)Made available in DSpace on 2022-06-13T17:07:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_ Deusivania.pdf: 676352 bytes, checksum: f31c845cec238c33e086fc4f4d2bef55 (MD5) Ata de defesa_Deusivania.pdf: 415111 bytes, checksum: 8695889dad3297a3907bd52a3922d3e0 (MD5) Previous issue date: 2021-04-01Ensino RemotoMatem?ticaWhatsAppO potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC_ Deusivania.pdfTCC_ Deusivania.pdfapplication/pdf676352http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2108/1/TCC_+Deusivania.pdff31c845cec238c33e086fc4f4d2bef55MD51Ata de defesa_Deusivania.pdfAta de defesa_Deusivania.pdfapplication/pdf415111http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2108/2/Ata+de+defesa_Deusivania.pdf8695889dad3297a3907bd52a3922d3e0MD52177683/21082022-12-14 15:29:10.414oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2108Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-12-14T18:29:10Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemia |
title |
O potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemia |
spellingShingle |
O potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemia VILLAMAGNA, Ma?ra Rodrigues Ensino Remoto Matem?tica |
title_short |
O potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemia |
title_full |
O potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemia |
title_fullStr |
O potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
O potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemia |
title_sort |
O potencial do whatsapp como ferramenta pedag?gica: Um aliado para o ensino de matem?tica em tempos de pandemia |
author |
VILLAMAGNA, Ma?ra Rodrigues |
author_facet |
VILLAMAGNA, Ma?ra Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VILLAMAGNA, Ma?ra Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Remoto Matem?tica |
topic |
Ensino Remoto Matem?tica |
description |
A crise de sa?de desencadeada pela COVID-19 exige medidas de distanciamento social. Desde mar?o de 2020 as atividades presenciais foram suspensas em todo o Brasil e isso colocou em debate a continua??o do ano letivo dos estudantes. O setor educacional passou por mudan?as radicais, sendo o ensino presencial substitu?do temporariamente pelo m?todo de ensino remoto e isso possibilitou a amplia??o do uso da tecnologia digital de informa??o e comunica??o para ministrar aulas ? dist?ncia. Os professores tiveram que revisar seus m?todos e se adaptarem ? nova realidade. Desde ent?o, esses profissionais passaram a lecionar remotamente por meio de plataformas online. Neste trabalho com abordagem qualitativa, foi destacado o potencial da utiliza??o do WhatsApp como ferramenta pedag?gica no ensino de matem?tica. Na educa??o, isso se tornou uma ferramenta indispens?vel. Portanto, este artigo tem como objetivo fazer refer?ncia ao ensino de Matem?tica em tempos de pandemia bem como refletir sobre a potencialidade do WhatsApp para ensinar e aprender a Matem?tica apoiado nas tecnologias de informa??o e comunica??o. Esta pesquisa visa contribuir para o desenvolvimento de pr?ticas pedag?gicas voltadas ao uso das tecnologias de comunica??o. Os resultados da pesquisa revelam que o aplicativo WhatsApp pode ser uma importante ferramenta de aprendizagem e motiva??o para promover a aprendizagem da Matem?tica n?o somente fora da sala de aula f?sica mas tamb?m dentro dela. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-13T17:07:43Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-13T17:07:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2108 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2108/1/TCC_+Deusivania.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2108/2/Ata+de+defesa_Deusivania.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f31c845cec238c33e086fc4f4d2bef55 8695889dad3297a3907bd52a3922d3e0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660442735542272 |