CONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1695 |
Resumo: | A presente pesquisa empreendida consistiu em abordar o uso do aparelho celular como recurso pedag?gico a partir da sala de aula, enquanto instrumento tecnol?gico de comunica??o e informa??o que integra uma variedade de m?dias, al?m de sua mobilidade e acessibilidade ? maioria dos alunos, sugerindo um processo de ensino e aprendizagem aliado ?s tecnologias. Aplicou-se uma metodologia de abordagens qualitativa e quantitativa com delineamento na pesquisa etnogr?fica. Foram pesquisados alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino M?dio em tr?s Cidades da Para?ba, S?o Bento, Catol? do Rocha e Jo?o Pessoa, atrav?s de question?rios estruturados do Google Forms para averiguar a dimens?o de uso e expectativas de inser??o do celular no processo de ensino e aprendizagem que envolveu a aquisi??o de dados descritivos. Para fundamentar este estudo, destacaram-se os te?ricos Andr? Lemos (2002), Pierre L?vy (2001), L?cia Santaella (2003) e Almeida (2003) que discorreram sobre a relev?ncia do aparelho m?vel como instrumento de suporte ? aprendizagem e como fonte de pesquisa e intera??o do conhecimento. Os dados coletados, constataram que a maioria dos alunos usam o celular como fonte de pesquisas, pra assisitr aulas, considerando uma ferramenta de aprendizagem. |
id |
IFPB_0793a8b6102d3bceeccd2c3da6885a22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1695 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Bezerra, FranciscaAraujo, JeffersonFarias, Ana2021-10-10T20:26:03Z2021-10-10T20:26:03Z2021-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1695A presente pesquisa empreendida consistiu em abordar o uso do aparelho celular como recurso pedag?gico a partir da sala de aula, enquanto instrumento tecnol?gico de comunica??o e informa??o que integra uma variedade de m?dias, al?m de sua mobilidade e acessibilidade ? maioria dos alunos, sugerindo um processo de ensino e aprendizagem aliado ?s tecnologias. Aplicou-se uma metodologia de abordagens qualitativa e quantitativa com delineamento na pesquisa etnogr?fica. Foram pesquisados alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino M?dio em tr?s Cidades da Para?ba, S?o Bento, Catol? do Rocha e Jo?o Pessoa, atrav?s de question?rios estruturados do Google Forms para averiguar a dimens?o de uso e expectativas de inser??o do celular no processo de ensino e aprendizagem que envolveu a aquisi??o de dados descritivos. Para fundamentar este estudo, destacaram-se os te?ricos Andr? Lemos (2002), Pierre L?vy (2001), L?cia Santaella (2003) e Almeida (2003) que discorreram sobre a relev?ncia do aparelho m?vel como instrumento de suporte ? aprendizagem e como fonte de pesquisa e intera??o do conhecimento. Os dados coletados, constataram que a maioria dos alunos usam o celular como fonte de pesquisas, pra assisitr aulas, considerando uma ferramenta de aprendizagem.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-09-29T14:14:14Z No. of bitstreams: 2 CONCEP??ES DOS ALUNOS SOBRE O USO DO CELULAR COMO UMA FERRAMENTA PEDAG?GICA.pdf: 971975 bytes, checksum: 3b6677429cfe4a7149b7185dbca6c7cb (MD5) Cleilson Cavalcante da Silva - Ata de Defesa.pdf: 202672 bytes, checksum: 8d5fec548715a141b6bb4a2a04e99ae4 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-10-10T20:26:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 CONCEP??ES DOS ALUNOS SOBRE O USO DO CELULAR COMO UMA FERRAMENTA PEDAG?GICA.pdf: 971975 bytes, checksum: 3b6677429cfe4a7149b7185dbca6c7cb (MD5) Cleilson Cavalcante da Silva - Ata de Defesa.pdf: 202672 bytes, checksum: 8d5fec548715a141b6bb4a2a04e99ae4 (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-10T20:26:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 CONCEP??ES DOS ALUNOS SOBRE O USO DO CELULAR COMO UMA FERRAMENTA PEDAG?GICA.pdf: 971975 bytes, checksum: 3b6677429cfe4a7149b7185dbca6c7cb (MD5) Cleilson Cavalcante da Silva - Ata de Defesa.pdf: 202672 bytes, checksum: 8d5fec548715a141b6bb4a2a04e99ae4 (MD5) Previous issue date: 2021-04CelularPr?tica Pedag?gicaFerramentas Pedag?gicasCONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALCONCEP??ES DOS ALUNOS SOBRE O USO DO CELULAR COMO UMA FERRAMENTA PEDAG?GICA.pdfCONCEP??ES DOS ALUNOS SOBRE O USO DO CELULAR COMO UMA FERRAMENTA PEDAG?GICA.pdfapplication/pdf971975http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1695/1/CONCEP%C3%87%C3%95ES+DOS+ALUNOS+SOBRE+O+USO+DO+CELULAR+COMO+UMA+FERRAMENTA+PEDAG%C3%93GICA.pdf3b6677429cfe4a7149b7185dbca6c7cbMD51Cleilson Cavalcante da Silva - Ata de Defesa.pdfCleilson Cavalcante da Silva - Ata de Defesa.pdfapplication/pdf202672http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1695/2/Cleilson+Cavalcante+da+Silva+-+Ata+de+Defesa.pdf8d5fec548715a141b6bb4a2a04e99ae4MD52177683/16952021-10-10 17:26:03.554oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1695Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-10-10T20:26:03Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
CONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM |
title |
CONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
CONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM Bezerra, Francisca Celular Pr?tica Pedag?gica Ferramentas Pedag?gicas |
title_short |
CONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM |
title_full |
CONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
CONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM |
title_sort |
CONTRIBUI??O DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM |
author |
Bezerra, Francisca |
author_facet |
Bezerra, Francisca Araujo, Jefferson Farias, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Jefferson Farias, Ana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Francisca Araujo, Jefferson Farias, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Celular Pr?tica Pedag?gica Ferramentas Pedag?gicas |
topic |
Celular Pr?tica Pedag?gica Ferramentas Pedag?gicas |
description |
A presente pesquisa empreendida consistiu em abordar o uso do aparelho celular como recurso pedag?gico a partir da sala de aula, enquanto instrumento tecnol?gico de comunica??o e informa??o que integra uma variedade de m?dias, al?m de sua mobilidade e acessibilidade ? maioria dos alunos, sugerindo um processo de ensino e aprendizagem aliado ?s tecnologias. Aplicou-se uma metodologia de abordagens qualitativa e quantitativa com delineamento na pesquisa etnogr?fica. Foram pesquisados alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino M?dio em tr?s Cidades da Para?ba, S?o Bento, Catol? do Rocha e Jo?o Pessoa, atrav?s de question?rios estruturados do Google Forms para averiguar a dimens?o de uso e expectativas de inser??o do celular no processo de ensino e aprendizagem que envolveu a aquisi??o de dados descritivos. Para fundamentar este estudo, destacaram-se os te?ricos Andr? Lemos (2002), Pierre L?vy (2001), L?cia Santaella (2003) e Almeida (2003) que discorreram sobre a relev?ncia do aparelho m?vel como instrumento de suporte ? aprendizagem e como fonte de pesquisa e intera??o do conhecimento. Os dados coletados, constataram que a maioria dos alunos usam o celular como fonte de pesquisas, pra assisitr aulas, considerando uma ferramenta de aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-10T20:26:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-10T20:26:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1695 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1695/1/CONCEP%C3%87%C3%95ES+DOS+ALUNOS+SOBRE+O+USO+DO+CELULAR+COMO+UMA+FERRAMENTA+PEDAG%C3%93GICA.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1695/2/Cleilson+Cavalcante+da+Silva+-+Ata+de+Defesa.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b6677429cfe4a7149b7185dbca6c7cb 8d5fec548715a141b6bb4a2a04e99ae4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660440148705280 |