A IMPORT?NCIA DO MONITORAMENTO PARA A QUALIDADE DE SERVI?OS: ESTUDO DE CASO EM ACADEMIA DE GIN?STICA FEMININA NA CIDADE DE JO?O PESSOA-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Paula Sousa Correia de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/492
Resumo: O cen?rio do fitness no Brasil est? vivendo um momento de evid?ncia e grande crescimento devido ?s mudan?as ocorridas no estilo de vida das pessoas, que est?o buscando mais qualidade de vida no combate ao estresse da vida moderna. Desta forma, a qualidade representa uma importante ferramenta para fidelizar seus clientes e proporcionar destaque frente ? concorr?ncia. Esta pesquisa traz uma importante contribui??o para a sociedade, visto que oferece conhecimento de interesse de organiza??es, para utilizar em benef?cio pr?prio e de seus clientes. Para o meio empresarial, representa a possibilidade de grande crescimento financeiro, atingido, com a maior satisfa??o dos clientes, maior reten??o, fideliza??o e conquista de mercado. Com objetivo analisar a import?ncia do monitoramento de atividades para a obten??o da qualidade de servi?os na Academia Curves, o presente estudo verificou a exist?ncia de feedbacks, de controle de desempenho na empresa, das alunas e de suas colaboradoras, al?m de analisar a reten??o de clientes da academia durante 6 meses, de Janeiro a Junho de 2016. Os aspectos metodol?gicos desta pesquisa se caracterizam como um estudo de caso, de finalidade explorat?ria e car?ter quali-quantitativo. As informa??es necess?rias foram obtidas a partir de observa??es in loco, entrevistas n?o estruturadas com a propriet?ria e consultas ao sistema de dados da empresa. A popula??o constituiu-se por todas as alunas que est?o ou j? estiveram matriculadas na academia. Como amostra, foram consideradas apenas as alunas que se matricularam e/ou cancelaram suas matr?culas entre o per?odo de Janeiro e Junho de 2016. A amostragem caracterizou-se como n?o probabil?stica, do tipo intencional. Os resultados mostraram que a Curves n?o faz os devidos controles administrativos e monitoramentos de fun??es e desempenhos. N?o s?o apresentados feedbacks, dos desempenhos das colaboradoras. Para as alunas s?o apresentados feedbacks de desempenho e de suas avalia??es f?sicas mensais, mas poderia ser melhorado. Quanto ? reten??o, identificou n?meros significativos de matr?culas mensais, entretanto, nada se fez para minimizar os cancelamentos, na maior parte do tempo observado, o que faz denotar que existe um comprometimento da equipe funcional em oferecer um servi?o de qualidade.
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