O uso das redes sociais como ferramenta para o ensino de Qu?mica no ensino m?dio: uma revis?o bibliogr?fica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2918 |
Resumo: | Com a implementa??o de novas tecnologias digitais, foram surgindo diferentes formas de ensinar, apoiadas por diversos recursos que tem contribu?do consideravelmente no processo de ensino e aprendizagem. Os educadores buscam melhorias para facilitar o aprendizado dos discentes em sala de aula, essa busca tr?s a tona o uso das redes socias voltado para a atividade pedag?gica nas escolas, tema esse que est? sendo cada vez mais discutido por profissionais da ?rea. As redes sociais potencializaram as intera??es e criaram um espa?o virtual em que, ao mesmo tempo, somos autores e acessamos conte?dos produzidos por outras pessoas. Fazer uso de um meio que j? ? utilizado fora da sala de aula surgiu como sendo uma nova ferramenta no meio acad?mico, levar para sala de aula algo que j? ? familiar e que tr?s tantas facilidades. Assim, o presente trabalho tem a finalidade de refletir e analisar o papel da import?ncia do uso das redes sociais como uma ferramenta pedag?gica, mais precisamente voltada para o ensino de qu?mica. Como percurso metodol?gico, optou-se pela revis?o narrativa baseada em um levantamento bibliogr?fico de artigos nas bases de dados eletr?nicas Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Scholar e Peri?dicos Capes, selecionados em abril de 2022. Baseado nos trabalhados citados, foi poss?vel concluir que a maioria dos professores entendem a notoriedade do uso das redes sociais, o que pode ser considerado um aspecto positivo no tocante a motiva??o para a sua utiliza??o nas aulas de Qu?mica. |
id |
IFPB_5c02d2666dc8f72525f1cdabea769255 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2918 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Maisa Maria da Silva2023-05-09T12:49:46Z2023-05-09T12:49:46Z2023-03-22http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2918Com a implementa??o de novas tecnologias digitais, foram surgindo diferentes formas de ensinar, apoiadas por diversos recursos que tem contribu?do consideravelmente no processo de ensino e aprendizagem. Os educadores buscam melhorias para facilitar o aprendizado dos discentes em sala de aula, essa busca tr?s a tona o uso das redes socias voltado para a atividade pedag?gica nas escolas, tema esse que est? sendo cada vez mais discutido por profissionais da ?rea. As redes sociais potencializaram as intera??es e criaram um espa?o virtual em que, ao mesmo tempo, somos autores e acessamos conte?dos produzidos por outras pessoas. Fazer uso de um meio que j? ? utilizado fora da sala de aula surgiu como sendo uma nova ferramenta no meio acad?mico, levar para sala de aula algo que j? ? familiar e que tr?s tantas facilidades. Assim, o presente trabalho tem a finalidade de refletir e analisar o papel da import?ncia do uso das redes sociais como uma ferramenta pedag?gica, mais precisamente voltada para o ensino de qu?mica. Como percurso metodol?gico, optou-se pela revis?o narrativa baseada em um levantamento bibliogr?fico de artigos nas bases de dados eletr?nicas Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Scholar e Peri?dicos Capes, selecionados em abril de 2022. Baseado nos trabalhados citados, foi poss?vel concluir que a maioria dos professores entendem a notoriedade do uso das redes sociais, o que pode ser considerado um aspecto positivo no tocante a motiva??o para a sua utiliza??o nas aulas de Qu?mica.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-05-09T12:49:46Z No. of bitstreams: 2 documento.pdf: 394915 bytes, checksum: ac08f51a9d5a38aa8cdcac7b7c231cb3 (MD5) termo.pdf: 423485 bytes, checksum: a053b2192cb77cfcbee4ac419b61b21a (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-09T12:49:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 documento.pdf: 394915 bytes, checksum: ac08f51a9d5a38aa8cdcac7b7c231cb3 (MD5) termo.pdf: 423485 bytes, checksum: a053b2192cb77cfcbee4ac419b61b21a (MD5) Previous issue date: 2023-03-22Redes sociaisFerramentas pedag?gicasEnsino de qu?micaMetodologias ativasO uso das redes sociais como ferramenta para o ensino de Qu?mica no ensino m?dio: uma revis?o bibliogr?ficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALdocumento.pdfdocumento.pdfapplication/pdf394915http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2918/1/documento.pdfac08f51a9d5a38aa8cdcac7b7c231cb3MD51termo.pdftermo.pdfapplication/pdf423485http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2918/2/termo.pdfa053b2192cb77cfcbee4ac419b61b21aMD52177683/29182023-05-09 09:49:46.383oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2918Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-05-09T12:49:46Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso das redes sociais como ferramenta para o ensino de Qu?mica no ensino m?dio: uma revis?o bibliogr?fica |
title |
O uso das redes sociais como ferramenta para o ensino de Qu?mica no ensino m?dio: uma revis?o bibliogr?fica |
spellingShingle |
O uso das redes sociais como ferramenta para o ensino de Qu?mica no ensino m?dio: uma revis?o bibliogr?fica Santos, Maisa Maria da Silva Redes sociais Ferramentas pedag?gicas Ensino de qu?mica Metodologias ativas |
title_short |
O uso das redes sociais como ferramenta para o ensino de Qu?mica no ensino m?dio: uma revis?o bibliogr?fica |
title_full |
O uso das redes sociais como ferramenta para o ensino de Qu?mica no ensino m?dio: uma revis?o bibliogr?fica |
title_fullStr |
O uso das redes sociais como ferramenta para o ensino de Qu?mica no ensino m?dio: uma revis?o bibliogr?fica |
title_full_unstemmed |
O uso das redes sociais como ferramenta para o ensino de Qu?mica no ensino m?dio: uma revis?o bibliogr?fica |
title_sort |
O uso das redes sociais como ferramenta para o ensino de Qu?mica no ensino m?dio: uma revis?o bibliogr?fica |
author |
Santos, Maisa Maria da Silva |
author_facet |
Santos, Maisa Maria da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maisa Maria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Ferramentas pedag?gicas Ensino de qu?mica Metodologias ativas |
topic |
Redes sociais Ferramentas pedag?gicas Ensino de qu?mica Metodologias ativas |
description |
Com a implementa??o de novas tecnologias digitais, foram surgindo diferentes formas de ensinar, apoiadas por diversos recursos que tem contribu?do consideravelmente no processo de ensino e aprendizagem. Os educadores buscam melhorias para facilitar o aprendizado dos discentes em sala de aula, essa busca tr?s a tona o uso das redes socias voltado para a atividade pedag?gica nas escolas, tema esse que est? sendo cada vez mais discutido por profissionais da ?rea. As redes sociais potencializaram as intera??es e criaram um espa?o virtual em que, ao mesmo tempo, somos autores e acessamos conte?dos produzidos por outras pessoas. Fazer uso de um meio que j? ? utilizado fora da sala de aula surgiu como sendo uma nova ferramenta no meio acad?mico, levar para sala de aula algo que j? ? familiar e que tr?s tantas facilidades. Assim, o presente trabalho tem a finalidade de refletir e analisar o papel da import?ncia do uso das redes sociais como uma ferramenta pedag?gica, mais precisamente voltada para o ensino de qu?mica. Como percurso metodol?gico, optou-se pela revis?o narrativa baseada em um levantamento bibliogr?fico de artigos nas bases de dados eletr?nicas Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google Scholar e Peri?dicos Capes, selecionados em abril de 2022. Baseado nos trabalhados citados, foi poss?vel concluir que a maioria dos professores entendem a notoriedade do uso das redes sociais, o que pode ser considerado um aspecto positivo no tocante a motiva??o para a sua utiliza??o nas aulas de Qu?mica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-09T12:49:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-09T12:49:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2918 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2918/1/documento.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2918/2/termo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ac08f51a9d5a38aa8cdcac7b7c231cb3 a053b2192cb77cfcbee4ac419b61b21a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660448537313280 |