Uma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?mica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Clebiana Gomes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3668
Resumo: No ?mbito educacional a Qu?mica ? vista pelos estudantes como de dif?cil entendimento e frequentemente considerada como desinteressante. Os discentes apresentam dificuldade em estabelecer conex?es entre os conte?dos explanados em sala de aula e suas experi?ncias cotidianas, uma vez que, geralmente, os conte?dos abordados s?o apresentados de maneira descontextualizada. O presente trabalho teve como objetivo analisar atrav?s de uma revis?o bibliogr?fica a import?ncia das atividades experimentais com materiais alternativas no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Qu?mica. A metodologia adotada consistiu-se em um levantamento bibliogr?fico de artigos, empregando-se uma coleta de dados por meio de uma busca eletr?nica nas bases de dados Google Scholar e Peri?dicos Capes. A partir dos resultados, ? poss?vel inferir que a integra??o de materiais alternativos em atividades experimentais torna as aulas mais atrativas, facilitando a assimila??o do conhecimento e contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem. Isso destaca a import?ncia significativa dessa abordagem no contexto educacional. Conclui-se, portanto, que o uso de atividades experimentais alternativas possibilita que percal?os sejam contornados. Ademais, se vinculadas a situa??es cotidianas enriquece a compreens?o dos estudantes acerca dos conte?dos estudados e a ado??o dessas atividades para a sala de aula estimulam os alunos a visualizar a disciplina de Qu?mica de forma ampla e integrada ao contexto di?rio.
id IFPB_0a240226889092043256a8aeaa1322ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3668
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Mendes, Clebiana Gomes2024-03-25T21:56:44Z2024-03-25T21:56:44Z2024-02-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3668No ?mbito educacional a Qu?mica ? vista pelos estudantes como de dif?cil entendimento e frequentemente considerada como desinteressante. Os discentes apresentam dificuldade em estabelecer conex?es entre os conte?dos explanados em sala de aula e suas experi?ncias cotidianas, uma vez que, geralmente, os conte?dos abordados s?o apresentados de maneira descontextualizada. O presente trabalho teve como objetivo analisar atrav?s de uma revis?o bibliogr?fica a import?ncia das atividades experimentais com materiais alternativas no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Qu?mica. A metodologia adotada consistiu-se em um levantamento bibliogr?fico de artigos, empregando-se uma coleta de dados por meio de uma busca eletr?nica nas bases de dados Google Scholar e Peri?dicos Capes. A partir dos resultados, ? poss?vel inferir que a integra??o de materiais alternativos em atividades experimentais torna as aulas mais atrativas, facilitando a assimila??o do conhecimento e contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem. Isso destaca a import?ncia significativa dessa abordagem no contexto educacional. Conclui-se, portanto, que o uso de atividades experimentais alternativas possibilita que percal?os sejam contornados. Ademais, se vinculadas a situa??es cotidianas enriquece a compreens?o dos estudantes acerca dos conte?dos estudados e a ado??o dessas atividades para a sala de aula estimulam os alunos a visualizar a disciplina de Qu?mica de forma ampla e integrada ao contexto di?rio.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2024-03-25T21:56:44Z No. of bitstreams: 1 TCC MENDES.pdf: 719128 bytes, checksum: c0cf606885fb2ca77ffe4b0360bc7125 (MD5)Made available in DSpace on 2024-03-25T21:56:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC MENDES.pdf: 719128 bytes, checksum: c0cf606885fb2ca77ffe4b0360bc7125 (MD5) Previous issue date: 2024-02-21Materiais alternativosAtividades experimentaisEnsino de qu?micaEnsino ? aprendizagemUma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?micainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC MENDES.pdfTCC MENDES.pdfapplication/pdf719128http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3668/1/TCC+MENDES.pdfc0cf606885fb2ca77ffe4b0360bc7125MD51177683/36682024-03-25 18:56:44.807oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3668Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-03-25T21:56:44Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?mica
title Uma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?mica
spellingShingle Uma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?mica
Mendes, Clebiana Gomes
Materiais alternativos
Atividades experimentais
Ensino de qu?mica
Ensino ? aprendizagem
title_short Uma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?mica
title_full Uma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?mica
title_fullStr Uma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?mica
title_full_unstemmed Uma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?mica
title_sort Uma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?mica
author Mendes, Clebiana Gomes
author_facet Mendes, Clebiana Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Clebiana Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais alternativos
Atividades experimentais
Ensino de qu?mica
Ensino ? aprendizagem
topic Materiais alternativos
Atividades experimentais
Ensino de qu?mica
Ensino ? aprendizagem
description No ?mbito educacional a Qu?mica ? vista pelos estudantes como de dif?cil entendimento e frequentemente considerada como desinteressante. Os discentes apresentam dificuldade em estabelecer conex?es entre os conte?dos explanados em sala de aula e suas experi?ncias cotidianas, uma vez que, geralmente, os conte?dos abordados s?o apresentados de maneira descontextualizada. O presente trabalho teve como objetivo analisar atrav?s de uma revis?o bibliogr?fica a import?ncia das atividades experimentais com materiais alternativas no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Qu?mica. A metodologia adotada consistiu-se em um levantamento bibliogr?fico de artigos, empregando-se uma coleta de dados por meio de uma busca eletr?nica nas bases de dados Google Scholar e Peri?dicos Capes. A partir dos resultados, ? poss?vel inferir que a integra??o de materiais alternativos em atividades experimentais torna as aulas mais atrativas, facilitando a assimila??o do conhecimento e contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem. Isso destaca a import?ncia significativa dessa abordagem no contexto educacional. Conclui-se, portanto, que o uso de atividades experimentais alternativas possibilita que percal?os sejam contornados. Ademais, se vinculadas a situa??es cotidianas enriquece a compreens?o dos estudantes acerca dos conte?dos estudados e a ado??o dessas atividades para a sala de aula estimulam os alunos a visualizar a disciplina de Qu?mica de forma ampla e integrada ao contexto di?rio.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-25T21:56:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-25T21:56:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3668
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3668/1/TCC+MENDES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c0cf606885fb2ca77ffe4b0360bc7125
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660454178652160