CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1872 |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada com alunos do 7? ano do Ensino Fundamental na cidade de Tapero? - PB, com o objetivo de desenvolver uma compreens?o de s?lidos geom?tricos de Plat?o atrav?s da constru??o e utiliza??o de material manipul?vel, em uma turma do 7? ano do ensino fundamental durante as aulas remotas. A partir do ano letivo que deu in?cio o distanciamento social (2020), estamos vivenciando uma pandemia causada pelo novo coronav?rus e que teve como principal meio para conter o avan?o da doen?a, o distanciamento social. Tal atitude paralisou as aulas presenciais que passaram a acontecer de forma remota, com o uso de internet e entrega de material diretamente ao aluno. Durante a pesquisa ?queles que tinham aulas remotas, foram expostos v?deos explicativos atrav?s de rede social, sobre formas geom?tricas e posteriormente como elas se transformam em s?lidos. A partir do uso de materiais manipul?veis, canudos e fita adesiva foi feita a constru??o e manipula??o dos s?lidos geom?tricos, formando conceitos matem?ticos, atrav?s da descoberta de cada aluno. Foi feita uma leitura sobre a literatura existente com autores como LORENZATO (2006), FIORENTINI (1990) e KALEFF (2005). Foi poss?vel perceber que ao estimular o desenvolvimento da criatividade com o uso de material concreto na sala de aula ? fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem. Essa metodologia de ensino com material manipul?vel n?o serve apenas para o ensino presencial e foi provada sua efic?cia tamb?m no ensino remoto, mas deve ser uma constante o ensino dos conceitos matem?ticos, pois contribuem e facilitam a aprendizagem e compreens?o dos conte?dos. O ensino dos conceitos geom?tricos ? atraente e estimulante quando posto na pr?tica de forma que o aluno tenha a oportunidade de transformar conhecimentos existente e adquirir novos a partir de suas percep??es |
id |
IFPB_0eb3d3369fa48ca2317421c26427302b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1872 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
da Silva, Ivoneide Veronicada Silva, Ledevande Martinsde Brand?o, Jefferson Dagmar Pessoade Lacerda, Jos? H?lio Henrique2022-03-29T00:55:29Z2022-03-29T00:55:29Z2021-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1872Esta pesquisa foi realizada com alunos do 7? ano do Ensino Fundamental na cidade de Tapero? - PB, com o objetivo de desenvolver uma compreens?o de s?lidos geom?tricos de Plat?o atrav?s da constru??o e utiliza??o de material manipul?vel, em uma turma do 7? ano do ensino fundamental durante as aulas remotas. A partir do ano letivo que deu in?cio o distanciamento social (2020), estamos vivenciando uma pandemia causada pelo novo coronav?rus e que teve como principal meio para conter o avan?o da doen?a, o distanciamento social. Tal atitude paralisou as aulas presenciais que passaram a acontecer de forma remota, com o uso de internet e entrega de material diretamente ao aluno. Durante a pesquisa ?queles que tinham aulas remotas, foram expostos v?deos explicativos atrav?s de rede social, sobre formas geom?tricas e posteriormente como elas se transformam em s?lidos. A partir do uso de materiais manipul?veis, canudos e fita adesiva foi feita a constru??o e manipula??o dos s?lidos geom?tricos, formando conceitos matem?ticos, atrav?s da descoberta de cada aluno. Foi feita uma leitura sobre a literatura existente com autores como LORENZATO (2006), FIORENTINI (1990) e KALEFF (2005). Foi poss?vel perceber que ao estimular o desenvolvimento da criatividade com o uso de material concreto na sala de aula ? fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem. Essa metodologia de ensino com material manipul?vel n?o serve apenas para o ensino presencial e foi provada sua efic?cia tamb?m no ensino remoto, mas deve ser uma constante o ensino dos conceitos matem?ticos, pois contribuem e facilitam a aprendizagem e compreens?o dos conte?dos. O ensino dos conceitos geom?tricos ? atraente e estimulante quando posto na pr?tica de forma que o aluno tenha a oportunidade de transformar conhecimentos existente e adquirir novos a partir de suas percep??esSubmitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-03-28T12:27:28Z No. of bitstreams: 2 Tcc_Ivoneide Veronica da Silva.pdf: 2358450 bytes, checksum: 42c0fd2e27d2c87f7cd79ed5501ac041 (MD5) ATa de defesa_ Ivoneide Veronica da Silva.pdf: 171906 bytes, checksum: b949cdbaea916f0b12fd4adba06efb21 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-03-29T00:55:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tcc_Ivoneide Veronica da Silva.pdf: 2358450 bytes, checksum: 42c0fd2e27d2c87f7cd79ed5501ac041 (MD5) ATa de defesa_ Ivoneide Veronica da Silva.pdf: 171906 bytes, checksum: b949cdbaea916f0b12fd4adba06efb21 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-29T00:55:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Tcc_Ivoneide Veronica da Silva.pdf: 2358450 bytes, checksum: 42c0fd2e27d2c87f7cd79ed5501ac041 (MD5) ATa de defesa_ Ivoneide Veronica da Silva.pdf: 171906 bytes, checksum: b949cdbaea916f0b12fd4adba06efb21 (MD5) Previous issue date: 2021-05S?lidos Geom?tricosMaterial manipul?velAula remotaNovas metodologias.CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTASinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTcc_Ivoneide Veronica da Silva.pdfTcc_Ivoneide Veronica da Silva.pdfapplication/pdf2358450http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1872/1/Tcc_Ivoneide+Veronica+da+Silva.pdf42c0fd2e27d2c87f7cd79ed5501ac041MD51ATa de defesa_ Ivoneide Veronica da Silva.pdfATa de defesa_ Ivoneide Veronica da Silva.pdfapplication/pdf171906http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1872/2/ATa+de+defesa_+Ivoneide+Veronica+da+Silva.pdfb949cdbaea916f0b12fd4adba06efb21MD52177683/18722022-03-28 21:55:29.62oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1872Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-03-29T00:55:29Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS |
title |
CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS |
spellingShingle |
CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS da Silva, Ivoneide Veronica S?lidos Geom?tricos Material manipul?vel Aula remota Novas metodologias. |
title_short |
CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS |
title_full |
CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS |
title_fullStr |
CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS |
title_full_unstemmed |
CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS |
title_sort |
CONSTRU??O DOS S?LIDOS DE PLAT?O COM CANUDOS EM AULAS REMOTAS |
author |
da Silva, Ivoneide Veronica |
author_facet |
da Silva, Ivoneide Veronica da Silva, Ledevande Martins de Brand?o, Jefferson Dagmar Pessoa de Lacerda, Jos? H?lio Henrique |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Ledevande Martins de Brand?o, Jefferson Dagmar Pessoa de Lacerda, Jos? H?lio Henrique |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Ivoneide Veronica da Silva, Ledevande Martins de Brand?o, Jefferson Dagmar Pessoa de Lacerda, Jos? H?lio Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
S?lidos Geom?tricos Material manipul?vel Aula remota Novas metodologias. |
topic |
S?lidos Geom?tricos Material manipul?vel Aula remota Novas metodologias. |
description |
Esta pesquisa foi realizada com alunos do 7? ano do Ensino Fundamental na cidade de Tapero? - PB, com o objetivo de desenvolver uma compreens?o de s?lidos geom?tricos de Plat?o atrav?s da constru??o e utiliza??o de material manipul?vel, em uma turma do 7? ano do ensino fundamental durante as aulas remotas. A partir do ano letivo que deu in?cio o distanciamento social (2020), estamos vivenciando uma pandemia causada pelo novo coronav?rus e que teve como principal meio para conter o avan?o da doen?a, o distanciamento social. Tal atitude paralisou as aulas presenciais que passaram a acontecer de forma remota, com o uso de internet e entrega de material diretamente ao aluno. Durante a pesquisa ?queles que tinham aulas remotas, foram expostos v?deos explicativos atrav?s de rede social, sobre formas geom?tricas e posteriormente como elas se transformam em s?lidos. A partir do uso de materiais manipul?veis, canudos e fita adesiva foi feita a constru??o e manipula??o dos s?lidos geom?tricos, formando conceitos matem?ticos, atrav?s da descoberta de cada aluno. Foi feita uma leitura sobre a literatura existente com autores como LORENZATO (2006), FIORENTINI (1990) e KALEFF (2005). Foi poss?vel perceber que ao estimular o desenvolvimento da criatividade com o uso de material concreto na sala de aula ? fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem. Essa metodologia de ensino com material manipul?vel n?o serve apenas para o ensino presencial e foi provada sua efic?cia tamb?m no ensino remoto, mas deve ser uma constante o ensino dos conceitos matem?ticos, pois contribuem e facilitam a aprendizagem e compreens?o dos conte?dos. O ensino dos conceitos geom?tricos ? atraente e estimulante quando posto na pr?tica de forma que o aluno tenha a oportunidade de transformar conhecimentos existente e adquirir novos a partir de suas percep??es |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-29T00:55:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-29T00:55:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1872 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1872 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1872/1/Tcc_Ivoneide+Veronica+da+Silva.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1872/2/ATa+de+defesa_+Ivoneide+Veronica+da+Silva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42c0fd2e27d2c87f7cd79ed5501ac041 b949cdbaea916f0b12fd4adba06efb21 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660441303187456 |