Escrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EAD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACEDO, Adriano Davison de Aara?jo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2336
Resumo: Este trabalho monogr?fico tem por objetivo refletir sobre o processo de experi?ncia de forma??o docente desencadeado no ?mbito dos Est?gios Supervisionados do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, do Instituto Federal da Para?ba, Campus Cajazeiras, modalidade a dist?ncia, a partir das escritas de si e das narrativas de forma??o. Trata-se de experi?ncias formativas mobilizadas no contexto da pandemia do novo coronav?rus ocorridas nas escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Maria Gomes e Escola Estadual Cidad? Integral Professor Lord?o (ECIT Lord?o), ambas localizadas na cidade de Picu?, Serid? paraibano. Foram realizados tr?s Est?gios Supervisionados no per?odo de 2019 a 2021. Os Est?gios um (I) e dois (II) foram concebidos dentro de uma perspectiva da observa??o. O primeiro est?gio (Est?gio I) ocorreu no espa?o f?sico da escola, com a observa??o de aulas de Geografia e de Matem?tica, no laborat?rio de inform?tica, como tamb?m em sala de aula. Devido ao in?cio da pandemia do novo coronav?rus, em 2020, o Est?gio II ocorreu remotamente, onde foram observadas aulas de inform?tica b?sica atrav?s da plataforma Google Meet. J? o Est?gio III foi desenvolvido dentro de uma perspectiva da a??o, ou seja, por meio da pr?tica docente, e, tamb?m de forma remota, em virtude da continuidade da situa??o pand?mica que exige distanciamento social. Nesse contexto, as aulas foram realizadas nos formatos s?ncronos e ass?ncronos. Portanto, este trabalho apresenta narrativas de natureza pessoal, decorrentes das viv?ncias obtidas durante alguns epis?dios de vida do sujeito narrador (autor deste texto), e de as experi?ncias de forma??o docente, emergidas do processo de mobiliza??o pedag?gica nas turmas do 5? ao 9? ano do fundamental II, al?m de turmas do 1? e 2? ano do ensino m?dio. A reflex?o sobre tais narrativas revela que as experi?ncias pessoais n?o se dissociam do processo de formar-se professor, tendo em vista que o professor ? a pessoa. Deste modo, tanto os Est?gios Supervisionados quanto areflexividade dos escritos de vida se configuram como elementos fundantes que contribuem para a forma??o do professor de Computa??o e Inform?tica.
id IFPB_0fb1e5cd12b882d02580811c75581dc4
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2336
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling MACEDO, Adriano Davison de Aara?jo2022-08-24T12:40:53Z2022-08-24T12:40:53Z2021-12-16http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2336Este trabalho monogr?fico tem por objetivo refletir sobre o processo de experi?ncia de forma??o docente desencadeado no ?mbito dos Est?gios Supervisionados do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, do Instituto Federal da Para?ba, Campus Cajazeiras, modalidade a dist?ncia, a partir das escritas de si e das narrativas de forma??o. Trata-se de experi?ncias formativas mobilizadas no contexto da pandemia do novo coronav?rus ocorridas nas escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Maria Gomes e Escola Estadual Cidad? Integral Professor Lord?o (ECIT Lord?o), ambas localizadas na cidade de Picu?, Serid? paraibano. Foram realizados tr?s Est?gios Supervisionados no per?odo de 2019 a 2021. Os Est?gios um (I) e dois (II) foram concebidos dentro de uma perspectiva da observa??o. O primeiro est?gio (Est?gio I) ocorreu no espa?o f?sico da escola, com a observa??o de aulas de Geografia e de Matem?tica, no laborat?rio de inform?tica, como tamb?m em sala de aula. Devido ao in?cio da pandemia do novo coronav?rus, em 2020, o Est?gio II ocorreu remotamente, onde foram observadas aulas de inform?tica b?sica atrav?s da plataforma Google Meet. J? o Est?gio III foi desenvolvido dentro de uma perspectiva da a??o, ou seja, por meio da pr?tica docente, e, tamb?m de forma remota, em virtude da continuidade da situa??o pand?mica que exige distanciamento social. Nesse contexto, as aulas foram realizadas nos formatos s?ncronos e ass?ncronos. Portanto, este trabalho apresenta narrativas de natureza pessoal, decorrentes das viv?ncias obtidas durante alguns epis?dios de vida do sujeito narrador (autor deste texto), e de as experi?ncias de forma??o docente, emergidas do processo de mobiliza??o pedag?gica nas turmas do 5? ao 9? ano do fundamental II, al?m de turmas do 1? e 2? ano do ensino m?dio. A reflex?o sobre tais narrativas revela que as experi?ncias pessoais n?o se dissociam do processo de formar-se professor, tendo em vista que o professor ? a pessoa. Deste modo, tanto os Est?gios Supervisionados quanto areflexividade dos escritos de vida se configuram como elementos fundantes que contribuem para a forma??o do professor de Computa??o e Inform?tica.Submitted by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-08-24T12:40:53Z No. of bitstreams: 2 TCC- ADRIANO DAVISON DE ARA?JO MACEDO.pdf: 1938713 bytes, checksum: 7cf053b7f14748415372c3620842d98e (MD5) TERMO - ADRIANO DAVISON DE ARA?JO MACEDO.pdf: 151241 bytes, checksum: 59feeb6d977bc6cac3043b89fa80b888 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-24T12:40:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC- ADRIANO DAVISON DE ARA?JO MACEDO.pdf: 1938713 bytes, checksum: 7cf053b7f14748415372c3620842d98e (MD5) TERMO - ADRIANO DAVISON DE ARA?JO MACEDO.pdf: 151241 bytes, checksum: 59feeb6d977bc6cac3043b89fa80b888 (MD5) Previous issue date: 2021-12-16Inform?ticaDocentesEst?gio CurricularFPBEscrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC- ADRIANO DAVISON DE ARA?JO MACEDO.pdfTCC- ADRIANO DAVISON DE ARA?JO MACEDO.pdfapplication/pdf1938713http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2336/1/TCC-+ADRIANO+DAVISON+DE+ARA%C3%9AJO+MACEDO.pdf7cf053b7f14748415372c3620842d98eMD51177683/23362023-12-15 19:51:31.113oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2336Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-15T22:51:31Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EAD
title Escrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EAD
spellingShingle Escrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EAD
MACEDO, Adriano Davison de Aara?jo
Inform?tica
Docentes
Est?gio Curricular
FPB
title_short Escrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EAD
title_full Escrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EAD
title_fullStr Escrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EAD
title_full_unstemmed Escrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EAD
title_sort Escrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EAD
author MACEDO, Adriano Davison de Aara?jo
author_facet MACEDO, Adriano Davison de Aara?jo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACEDO, Adriano Davison de Aara?jo
dc.subject.por.fl_str_mv Inform?tica
Docentes
Est?gio Curricular
FPB
topic Inform?tica
Docentes
Est?gio Curricular
FPB
description Este trabalho monogr?fico tem por objetivo refletir sobre o processo de experi?ncia de forma??o docente desencadeado no ?mbito dos Est?gios Supervisionados do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, do Instituto Federal da Para?ba, Campus Cajazeiras, modalidade a dist?ncia, a partir das escritas de si e das narrativas de forma??o. Trata-se de experi?ncias formativas mobilizadas no contexto da pandemia do novo coronav?rus ocorridas nas escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Maria Gomes e Escola Estadual Cidad? Integral Professor Lord?o (ECIT Lord?o), ambas localizadas na cidade de Picu?, Serid? paraibano. Foram realizados tr?s Est?gios Supervisionados no per?odo de 2019 a 2021. Os Est?gios um (I) e dois (II) foram concebidos dentro de uma perspectiva da observa??o. O primeiro est?gio (Est?gio I) ocorreu no espa?o f?sico da escola, com a observa??o de aulas de Geografia e de Matem?tica, no laborat?rio de inform?tica, como tamb?m em sala de aula. Devido ao in?cio da pandemia do novo coronav?rus, em 2020, o Est?gio II ocorreu remotamente, onde foram observadas aulas de inform?tica b?sica atrav?s da plataforma Google Meet. J? o Est?gio III foi desenvolvido dentro de uma perspectiva da a??o, ou seja, por meio da pr?tica docente, e, tamb?m de forma remota, em virtude da continuidade da situa??o pand?mica que exige distanciamento social. Nesse contexto, as aulas foram realizadas nos formatos s?ncronos e ass?ncronos. Portanto, este trabalho apresenta narrativas de natureza pessoal, decorrentes das viv?ncias obtidas durante alguns epis?dios de vida do sujeito narrador (autor deste texto), e de as experi?ncias de forma??o docente, emergidas do processo de mobiliza??o pedag?gica nas turmas do 5? ao 9? ano do fundamental II, al?m de turmas do 1? e 2? ano do ensino m?dio. A reflex?o sobre tais narrativas revela que as experi?ncias pessoais n?o se dissociam do processo de formar-se professor, tendo em vista que o professor ? a pessoa. Deste modo, tanto os Est?gios Supervisionados quanto areflexividade dos escritos de vida se configuram como elementos fundantes que contribuem para a forma??o do professor de Computa??o e Inform?tica.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-24T12:40:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-24T12:40:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2336
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2336/1/TCC-+ADRIANO+DAVISON+DE+ARA%C3%9AJO+MACEDO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7cf053b7f14748415372c3620842d98e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1797058407033733120