Escrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EAD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2336 |
Resumo: | Este trabalho monogr?fico tem por objetivo refletir sobre o processo de experi?ncia de forma??o docente desencadeado no ?mbito dos Est?gios Supervisionados do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, do Instituto Federal da Para?ba, Campus Cajazeiras, modalidade a dist?ncia, a partir das escritas de si e das narrativas de forma??o. Trata-se de experi?ncias formativas mobilizadas no contexto da pandemia do novo coronav?rus ocorridas nas escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Maria Gomes e Escola Estadual Cidad? Integral Professor Lord?o (ECIT Lord?o), ambas localizadas na cidade de Picu?, Serid? paraibano. Foram realizados tr?s Est?gios Supervisionados no per?odo de 2019 a 2021. Os Est?gios um (I) e dois (II) foram concebidos dentro de uma perspectiva da observa??o. O primeiro est?gio (Est?gio I) ocorreu no espa?o f?sico da escola, com a observa??o de aulas de Geografia e de Matem?tica, no laborat?rio de inform?tica, como tamb?m em sala de aula. Devido ao in?cio da pandemia do novo coronav?rus, em 2020, o Est?gio II ocorreu remotamente, onde foram observadas aulas de inform?tica b?sica atrav?s da plataforma Google Meet. J? o Est?gio III foi desenvolvido dentro de uma perspectiva da a??o, ou seja, por meio da pr?tica docente, e, tamb?m de forma remota, em virtude da continuidade da situa??o pand?mica que exige distanciamento social. Nesse contexto, as aulas foram realizadas nos formatos s?ncronos e ass?ncronos. Portanto, este trabalho apresenta narrativas de natureza pessoal, decorrentes das viv?ncias obtidas durante alguns epis?dios de vida do sujeito narrador (autor deste texto), e de as experi?ncias de forma??o docente, emergidas do processo de mobiliza??o pedag?gica nas turmas do 5? ao 9? ano do fundamental II, al?m de turmas do 1? e 2? ano do ensino m?dio. A reflex?o sobre tais narrativas revela que as experi?ncias pessoais n?o se dissociam do processo de formar-se professor, tendo em vista que o professor ? a pessoa. Deste modo, tanto os Est?gios Supervisionados quanto areflexividade dos escritos de vida se configuram como elementos fundantes que contribuem para a forma??o do professor de Computa??o e Inform?tica. |
id |
IFPB_0fb1e5cd12b882d02580811c75581dc4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2336 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
MACEDO, Adriano Davison de Aara?jo2022-08-24T12:40:53Z2022-08-24T12:40:53Z2021-12-16http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2336Este trabalho monogr?fico tem por objetivo refletir sobre o processo de experi?ncia de forma??o docente desencadeado no ?mbito dos Est?gios Supervisionados do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, do Instituto Federal da Para?ba, Campus Cajazeiras, modalidade a dist?ncia, a partir das escritas de si e das narrativas de forma??o. Trata-se de experi?ncias formativas mobilizadas no contexto da pandemia do novo coronav?rus ocorridas nas escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Maria Gomes e Escola Estadual Cidad? Integral Professor Lord?o (ECIT Lord?o), ambas localizadas na cidade de Picu?, Serid? paraibano. Foram realizados tr?s Est?gios Supervisionados no per?odo de 2019 a 2021. Os Est?gios um (I) e dois (II) foram concebidos dentro de uma perspectiva da observa??o. O primeiro est?gio (Est?gio I) ocorreu no espa?o f?sico da escola, com a observa??o de aulas de Geografia e de Matem?tica, no laborat?rio de inform?tica, como tamb?m em sala de aula. Devido ao in?cio da pandemia do novo coronav?rus, em 2020, o Est?gio II ocorreu remotamente, onde foram observadas aulas de inform?tica b?sica atrav?s da plataforma Google Meet. J? o Est?gio III foi desenvolvido dentro de uma perspectiva da a??o, ou seja, por meio da pr?tica docente, e, tamb?m de forma remota, em virtude da continuidade da situa??o pand?mica que exige distanciamento social. Nesse contexto, as aulas foram realizadas nos formatos s?ncronos e ass?ncronos. Portanto, este trabalho apresenta narrativas de natureza pessoal, decorrentes das viv?ncias obtidas durante alguns epis?dios de vida do sujeito narrador (autor deste texto), e de as experi?ncias de forma??o docente, emergidas do processo de mobiliza??o pedag?gica nas turmas do 5? ao 9? ano do fundamental II, al?m de turmas do 1? e 2? ano do ensino m?dio. A reflex?o sobre tais narrativas revela que as experi?ncias pessoais n?o se dissociam do processo de formar-se professor, tendo em vista que o professor ? a pessoa. Deste modo, tanto os Est?gios Supervisionados quanto areflexividade dos escritos de vida se configuram como elementos fundantes que contribuem para a forma??o do professor de Computa??o e Inform?tica.Submitted by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-08-24T12:40:53Z No. of bitstreams: 2 TCC- ADRIANO DAVISON DE ARA?JO MACEDO.pdf: 1938713 bytes, checksum: 7cf053b7f14748415372c3620842d98e (MD5) TERMO - ADRIANO DAVISON DE ARA?JO MACEDO.pdf: 151241 bytes, checksum: 59feeb6d977bc6cac3043b89fa80b888 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-24T12:40:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC- ADRIANO DAVISON DE ARA?JO MACEDO.pdf: 1938713 bytes, checksum: 7cf053b7f14748415372c3620842d98e (MD5) TERMO - ADRIANO DAVISON DE ARA?JO MACEDO.pdf: 151241 bytes, checksum: 59feeb6d977bc6cac3043b89fa80b888 (MD5) Previous issue date: 2021-12-16Inform?ticaDocentesEst?gio CurricularFPBEscrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EADinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC- ADRIANO DAVISON DE ARA?JO MACEDO.pdfTCC- ADRIANO DAVISON DE ARA?JO MACEDO.pdfapplication/pdf1938713http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2336/1/TCC-+ADRIANO+DAVISON+DE+ARA%C3%9AJO+MACEDO.pdf7cf053b7f14748415372c3620842d98eMD51177683/23362023-12-15 19:51:31.113oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2336Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-15T22:51:31Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EAD |
title |
Escrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EAD |
spellingShingle |
Escrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EAD MACEDO, Adriano Davison de Aara?jo Inform?tica Docentes Est?gio Curricular FPB |
title_short |
Escrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EAD |
title_full |
Escrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EAD |
title_fullStr |
Escrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EAD |
title_full_unstemmed |
Escrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EAD |
title_sort |
Escrita de SI e narrativas de forma??o docente: Experi?ncia de est?gio supervisionado no percurso formativo do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EAD |
author |
MACEDO, Adriano Davison de Aara?jo |
author_facet |
MACEDO, Adriano Davison de Aara?jo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACEDO, Adriano Davison de Aara?jo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inform?tica Docentes Est?gio Curricular FPB |
topic |
Inform?tica Docentes Est?gio Curricular FPB |
description |
Este trabalho monogr?fico tem por objetivo refletir sobre o processo de experi?ncia de forma??o docente desencadeado no ?mbito dos Est?gios Supervisionados do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica, do Instituto Federal da Para?ba, Campus Cajazeiras, modalidade a dist?ncia, a partir das escritas de si e das narrativas de forma??o. Trata-se de experi?ncias formativas mobilizadas no contexto da pandemia do novo coronav?rus ocorridas nas escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Maria Gomes e Escola Estadual Cidad? Integral Professor Lord?o (ECIT Lord?o), ambas localizadas na cidade de Picu?, Serid? paraibano. Foram realizados tr?s Est?gios Supervisionados no per?odo de 2019 a 2021. Os Est?gios um (I) e dois (II) foram concebidos dentro de uma perspectiva da observa??o. O primeiro est?gio (Est?gio I) ocorreu no espa?o f?sico da escola, com a observa??o de aulas de Geografia e de Matem?tica, no laborat?rio de inform?tica, como tamb?m em sala de aula. Devido ao in?cio da pandemia do novo coronav?rus, em 2020, o Est?gio II ocorreu remotamente, onde foram observadas aulas de inform?tica b?sica atrav?s da plataforma Google Meet. J? o Est?gio III foi desenvolvido dentro de uma perspectiva da a??o, ou seja, por meio da pr?tica docente, e, tamb?m de forma remota, em virtude da continuidade da situa??o pand?mica que exige distanciamento social. Nesse contexto, as aulas foram realizadas nos formatos s?ncronos e ass?ncronos. Portanto, este trabalho apresenta narrativas de natureza pessoal, decorrentes das viv?ncias obtidas durante alguns epis?dios de vida do sujeito narrador (autor deste texto), e de as experi?ncias de forma??o docente, emergidas do processo de mobiliza??o pedag?gica nas turmas do 5? ao 9? ano do fundamental II, al?m de turmas do 1? e 2? ano do ensino m?dio. A reflex?o sobre tais narrativas revela que as experi?ncias pessoais n?o se dissociam do processo de formar-se professor, tendo em vista que o professor ? a pessoa. Deste modo, tanto os Est?gios Supervisionados quanto areflexividade dos escritos de vida se configuram como elementos fundantes que contribuem para a forma??o do professor de Computa??o e Inform?tica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-24T12:40:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-24T12:40:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2336 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2336/1/TCC-+ADRIANO+DAVISON+DE+ARA%C3%9AJO+MACEDO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7cf053b7f14748415372c3620842d98e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660444807528448 |