O est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EaD: relato de experi?ncia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2639 |
Resumo: | O est?gio supervisionado na licenciatura tem como uma das suas incumb?ncias situar o professor em forma??o em seu caminho did?tico-pedag?gico, assim como metodol?gico, ao mesmo tempo sinalizar os desafios que ir?o fazer parte da vida profissional do professor. Diante disso, este trabalho tem como objetivo refletir sobre alguns pontos positivos e negativos percebidos e analisados durante o processo formativo desencadeado durante os per?odos de Est?gios Supervisionados (I, II e III). Portanto, trata-se de uma escrita que busca relatar experi?ncias desenvolvidas nos Est?gios Supervisionados do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica do Instituto Federal da Para?ba (IFPB), campus Cajazeiras, na modalidade Educa??o a Dist?ncia (EaD). Do ponto de vista metodol?gico, trata-se de um relato de experi?ncia sobre a forma??o docente, por meio dos est?gios, de observa??o e de reg?ncia, que se deram em etapas do ensino fundamental, com alunos do 6? ano, na faixa et?ria de 11 a 14 anos, e com alunos 1? e 2? anos, do ensino m?dio, faixa et?ria de 14 a 17 anos. Durante os est?gios, buscou-se desenvolver atividades interdisciplinares, usando as ferramentas tecnol?gicas aliadas ? pr?tica pedag?gica do professor de ensino fundamental. Os Est?gios I e II, de observa??o, se deram no ensino fundamental e m?dio, bem como as nossas primeiras aulas (reg?ncia) se deram durante o Est?gio III, cujas pr?ticas pedag?gicas foram modificadas pelos impactos causados em decorr?ncia da pandemia do novo coronav?rus. No entanto, a pandemia direcionou a novas formas de ensinar, focadas na adapta??o e supera??o de pr?ticas pedag?gicas as quais professores e alunos estavam acostumados, com o ensino presencial. A possibilidade encontrada para o momento foi o ensino na modalidade n?o-presencial (ensino remoto). Ent?o, aos poucos o ensino foi sendo direcionado a melhor forma de ensinoaprendizagem poss?vel, dada a necessidade do espa?o-tempo presente, apesar da dif?cil realidade educacional presente em nosso pa?s, perante situa??es decorrentes de fatores sociais e econ?micos. A experi?ncia formativa docente durante os est?gios oportunizou a compreens?o de que mesmo com as limita??es apresentadas pelo distanciamento, os est?gios foram muito produtivos, pois as elabora??es do plano de ensino, dos planos de aula, e as pr?prias aulas em si, possibilitam intera??o com o ambiente escolar por meio de aulas s?ncronas e ass?ncronas, al?m de serem muito gratificante e enriquecedora na vida profissional da doc?ncia. |
id |
IFPB_224caa916c6f054c5d541b87b1f6b449 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2639 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SANTOS, Genildo Firmino dos2022-12-23T11:57:52Z2022-12-23T11:57:52Z2021-12-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2639O est?gio supervisionado na licenciatura tem como uma das suas incumb?ncias situar o professor em forma??o em seu caminho did?tico-pedag?gico, assim como metodol?gico, ao mesmo tempo sinalizar os desafios que ir?o fazer parte da vida profissional do professor. Diante disso, este trabalho tem como objetivo refletir sobre alguns pontos positivos e negativos percebidos e analisados durante o processo formativo desencadeado durante os per?odos de Est?gios Supervisionados (I, II e III). Portanto, trata-se de uma escrita que busca relatar experi?ncias desenvolvidas nos Est?gios Supervisionados do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica do Instituto Federal da Para?ba (IFPB), campus Cajazeiras, na modalidade Educa??o a Dist?ncia (EaD). Do ponto de vista metodol?gico, trata-se de um relato de experi?ncia sobre a forma??o docente, por meio dos est?gios, de observa??o e de reg?ncia, que se deram em etapas do ensino fundamental, com alunos do 6? ano, na faixa et?ria de 11 a 14 anos, e com alunos 1? e 2? anos, do ensino m?dio, faixa et?ria de 14 a 17 anos. Durante os est?gios, buscou-se desenvolver atividades interdisciplinares, usando as ferramentas tecnol?gicas aliadas ? pr?tica pedag?gica do professor de ensino fundamental. Os Est?gios I e II, de observa??o, se deram no ensino fundamental e m?dio, bem como as nossas primeiras aulas (reg?ncia) se deram durante o Est?gio III, cujas pr?ticas pedag?gicas foram modificadas pelos impactos causados em decorr?ncia da pandemia do novo coronav?rus. No entanto, a pandemia direcionou a novas formas de ensinar, focadas na adapta??o e supera??o de pr?ticas pedag?gicas as quais professores e alunos estavam acostumados, com o ensino presencial. A possibilidade encontrada para o momento foi o ensino na modalidade n?o-presencial (ensino remoto). Ent?o, aos poucos o ensino foi sendo direcionado a melhor forma de ensinoaprendizagem poss?vel, dada a necessidade do espa?o-tempo presente, apesar da dif?cil realidade educacional presente em nosso pa?s, perante situa??es decorrentes de fatores sociais e econ?micos. A experi?ncia formativa docente durante os est?gios oportunizou a compreens?o de que mesmo com as limita??es apresentadas pelo distanciamento, os est?gios foram muito produtivos, pois as elabora??es do plano de ensino, dos planos de aula, e as pr?prias aulas em si, possibilitam intera??o com o ambiente escolar por meio de aulas s?ncronas e ass?ncronas, al?m de serem muito gratificante e enriquecedora na vida profissional da doc?ncia.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2022-12-23T11:57:52Z No. of bitstreams: 1 TCC Genildo Firmino dos Santos.pdf: 573943 bytes, checksum: c7df1bd95c4b2d84bf2eea0a815d3d67 (MD5)Made available in DSpace on 2022-12-23T11:57:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Genildo Firmino dos Santos.pdf: 573943 bytes, checksum: c7df1bd95c4b2d84bf2eea0a815d3d67 (MD5) Previous issue date: 2021-12-03Inform?ticaForma??o docenteForma??o de ProfessorEst?gio CurricularO est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EaD: relato de experi?nciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Genildo Firmino dos Santos.pdfTCC Genildo Firmino dos Santos.pdfMonografia completaapplication/pdf573943http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2639/1/TCC+Genildo+Firmino+dos+Santos.pdfc7df1bd95c4b2d84bf2eea0a815d3d67MD51177683/26392022-12-23 08:57:52.08oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2639Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-12-23T11:57:52Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EaD: relato de experi?ncia |
title |
O est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EaD: relato de experi?ncia |
spellingShingle |
O est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EaD: relato de experi?ncia SANTOS, Genildo Firmino dos Inform?tica Forma??o docente Forma??o de Professor Est?gio Curricular |
title_short |
O est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EaD: relato de experi?ncia |
title_full |
O est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EaD: relato de experi?ncia |
title_fullStr |
O est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EaD: relato de experi?ncia |
title_full_unstemmed |
O est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EaD: relato de experi?ncia |
title_sort |
O est?gio supervisionado na forma??o do professor de computa??o e inform?tica do IFPB - EaD: relato de experi?ncia |
author |
SANTOS, Genildo Firmino dos |
author_facet |
SANTOS, Genildo Firmino dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Genildo Firmino dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inform?tica Forma??o docente Forma??o de Professor Est?gio Curricular |
topic |
Inform?tica Forma??o docente Forma??o de Professor Est?gio Curricular |
description |
O est?gio supervisionado na licenciatura tem como uma das suas incumb?ncias situar o professor em forma??o em seu caminho did?tico-pedag?gico, assim como metodol?gico, ao mesmo tempo sinalizar os desafios que ir?o fazer parte da vida profissional do professor. Diante disso, este trabalho tem como objetivo refletir sobre alguns pontos positivos e negativos percebidos e analisados durante o processo formativo desencadeado durante os per?odos de Est?gios Supervisionados (I, II e III). Portanto, trata-se de uma escrita que busca relatar experi?ncias desenvolvidas nos Est?gios Supervisionados do curso de Licenciatura em Computa??o e Inform?tica do Instituto Federal da Para?ba (IFPB), campus Cajazeiras, na modalidade Educa??o a Dist?ncia (EaD). Do ponto de vista metodol?gico, trata-se de um relato de experi?ncia sobre a forma??o docente, por meio dos est?gios, de observa??o e de reg?ncia, que se deram em etapas do ensino fundamental, com alunos do 6? ano, na faixa et?ria de 11 a 14 anos, e com alunos 1? e 2? anos, do ensino m?dio, faixa et?ria de 14 a 17 anos. Durante os est?gios, buscou-se desenvolver atividades interdisciplinares, usando as ferramentas tecnol?gicas aliadas ? pr?tica pedag?gica do professor de ensino fundamental. Os Est?gios I e II, de observa??o, se deram no ensino fundamental e m?dio, bem como as nossas primeiras aulas (reg?ncia) se deram durante o Est?gio III, cujas pr?ticas pedag?gicas foram modificadas pelos impactos causados em decorr?ncia da pandemia do novo coronav?rus. No entanto, a pandemia direcionou a novas formas de ensinar, focadas na adapta??o e supera??o de pr?ticas pedag?gicas as quais professores e alunos estavam acostumados, com o ensino presencial. A possibilidade encontrada para o momento foi o ensino na modalidade n?o-presencial (ensino remoto). Ent?o, aos poucos o ensino foi sendo direcionado a melhor forma de ensinoaprendizagem poss?vel, dada a necessidade do espa?o-tempo presente, apesar da dif?cil realidade educacional presente em nosso pa?s, perante situa??es decorrentes de fatores sociais e econ?micos. A experi?ncia formativa docente durante os est?gios oportunizou a compreens?o de que mesmo com as limita??es apresentadas pelo distanciamento, os est?gios foram muito produtivos, pois as elabora??es do plano de ensino, dos planos de aula, e as pr?prias aulas em si, possibilitam intera??o com o ambiente escolar por meio de aulas s?ncronas e ass?ncronas, al?m de serem muito gratificante e enriquecedora na vida profissional da doc?ncia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-23T11:57:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-23T11:57:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2639 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2639/1/TCC+Genildo+Firmino+dos+Santos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c7df1bd95c4b2d84bf2eea0a815d3d67 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660446422335488 |