O USO DE MATERIAIS DID?TICOS MANIPULATIVOS PARA O ENSINO DE MATEM?TICA ? LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2522 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo investigar ind?cios do Desenho Universal para Aprendizagem a partir do uso de materiais did?ticos manipulativos no campo da educa??o matem?tica. Buscamos responder aos seguintes questionamentos: Como os materiais did?ticos manipulativos est?o sendo utilizados em um contexto inclusivo? ? poss?vel analisar a perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem atrav?s do uso destes materiais para educa??o matem?tica? A pesquisa ? de abordagem qualitativa, de procedimento bibliogr?fica e objetivo explorat?ria, por meio de um mapeamento sist?mico nos anais do Encontro Nacional de Educa??o Matem?tica, no intervalo dos anos de 2011 e 2020, o equivalente a 3 edi??es. Verificamos poucos trabalhos que abordam direta e/ou indiretamente sobre o assunto. Dos 4.712 trabalhos, entre artigos e relatos de experi?ncias, foram encontrados 174 trabalhos que tratam sobre a agenda da inclus?o, por?m, somente, 23 contemplaram nosso objeto de estudo, sendo descritos neste trabalho de conclus?o de curso. Contudo, depreendemos que o planejamento do curr?culo escolar deve pautar-se no favorecimento de uma cultura de inclus?o para que possa refletir em pr?ticas pedag?gicas inclusivas, ou seja, que tenha a diversidade como express?o do desenvolvimento da humanidade. |
id |
IFPB_1466d42238902a979031df83d43e26b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2522 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA LIMA, INGRID NAT?LIA DA2022-10-11T00:35:25Z2022-10-11T00:35:25Z2022-09-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2522O presente estudo tem como objetivo investigar ind?cios do Desenho Universal para Aprendizagem a partir do uso de materiais did?ticos manipulativos no campo da educa??o matem?tica. Buscamos responder aos seguintes questionamentos: Como os materiais did?ticos manipulativos est?o sendo utilizados em um contexto inclusivo? ? poss?vel analisar a perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem atrav?s do uso destes materiais para educa??o matem?tica? A pesquisa ? de abordagem qualitativa, de procedimento bibliogr?fica e objetivo explorat?ria, por meio de um mapeamento sist?mico nos anais do Encontro Nacional de Educa??o Matem?tica, no intervalo dos anos de 2011 e 2020, o equivalente a 3 edi??es. Verificamos poucos trabalhos que abordam direta e/ou indiretamente sobre o assunto. Dos 4.712 trabalhos, entre artigos e relatos de experi?ncias, foram encontrados 174 trabalhos que tratam sobre a agenda da inclus?o, por?m, somente, 23 contemplaram nosso objeto de estudo, sendo descritos neste trabalho de conclus?o de curso. Contudo, depreendemos que o planejamento do curr?culo escolar deve pautar-se no favorecimento de uma cultura de inclus?o para que possa refletir em pr?ticas pedag?gicas inclusivas, ou seja, que tenha a diversidade como express?o do desenvolvimento da humanidade.Submitted by Francisco Vidal (francisco.vidal@ifpb.edu.br) on 2022-10-10T12:31:08Z No. of bitstreams: 1 TCC - INGRID NAT?LIA DA SILVA LIMA.pdf: 1860971 bytes, checksum: fe689ff4da715263d872f92132f3a573 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-10-11T00:35:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - INGRID NAT?LIA DA SILVA LIMA.pdf: 1860971 bytes, checksum: fe689ff4da715263d872f92132f3a573 (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-11T00:35:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - INGRID NAT?LIA DA SILVA LIMA.pdf: 1860971 bytes, checksum: fe689ff4da715263d872f92132f3a573 (MD5) Previous issue date: 2022-09-27Desenho Universal para Aprendizagem; Educa??o Matem?tica Inclusiva; materiais concretos.O USO DE MATERIAIS DID?TICOS MANIPULATIVOS PARA O ENSINO DE MATEM?TICA ? LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC - INGRID NAT?LIA DA SILVA LIMA.pdfTCC - INGRID NAT?LIA DA SILVA LIMA.pdfapplication/pdf1860971http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2522/1/TCC+-+INGRID+NAT%C3%81LIA+DA+SILVA+LIMA.pdffe689ff4da715263d872f92132f3a573MD51177683/25222022-10-10 21:35:25.643oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2522Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-10-11T00:35:25Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O USO DE MATERIAIS DID?TICOS MANIPULATIVOS PARA O ENSINO DE MATEM?TICA ? LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM |
title |
O USO DE MATERIAIS DID?TICOS MANIPULATIVOS PARA O ENSINO DE MATEM?TICA ? LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
O USO DE MATERIAIS DID?TICOS MANIPULATIVOS PARA O ENSINO DE MATEM?TICA ? LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM SILVA LIMA, INGRID NAT?LIA DA Desenho Universal para Aprendizagem; Educa??o Matem?tica Inclusiva; materiais concretos. |
title_short |
O USO DE MATERIAIS DID?TICOS MANIPULATIVOS PARA O ENSINO DE MATEM?TICA ? LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM |
title_full |
O USO DE MATERIAIS DID?TICOS MANIPULATIVOS PARA O ENSINO DE MATEM?TICA ? LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
O USO DE MATERIAIS DID?TICOS MANIPULATIVOS PARA O ENSINO DE MATEM?TICA ? LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
O USO DE MATERIAIS DID?TICOS MANIPULATIVOS PARA O ENSINO DE MATEM?TICA ? LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM |
title_sort |
O USO DE MATERIAIS DID?TICOS MANIPULATIVOS PARA O ENSINO DE MATEM?TICA ? LUZ DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM |
author |
SILVA LIMA, INGRID NAT?LIA DA |
author_facet |
SILVA LIMA, INGRID NAT?LIA DA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA LIMA, INGRID NAT?LIA DA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Universal para Aprendizagem; Educa??o Matem?tica Inclusiva; materiais concretos. |
topic |
Desenho Universal para Aprendizagem; Educa??o Matem?tica Inclusiva; materiais concretos. |
description |
O presente estudo tem como objetivo investigar ind?cios do Desenho Universal para Aprendizagem a partir do uso de materiais did?ticos manipulativos no campo da educa??o matem?tica. Buscamos responder aos seguintes questionamentos: Como os materiais did?ticos manipulativos est?o sendo utilizados em um contexto inclusivo? ? poss?vel analisar a perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem atrav?s do uso destes materiais para educa??o matem?tica? A pesquisa ? de abordagem qualitativa, de procedimento bibliogr?fica e objetivo explorat?ria, por meio de um mapeamento sist?mico nos anais do Encontro Nacional de Educa??o Matem?tica, no intervalo dos anos de 2011 e 2020, o equivalente a 3 edi??es. Verificamos poucos trabalhos que abordam direta e/ou indiretamente sobre o assunto. Dos 4.712 trabalhos, entre artigos e relatos de experi?ncias, foram encontrados 174 trabalhos que tratam sobre a agenda da inclus?o, por?m, somente, 23 contemplaram nosso objeto de estudo, sendo descritos neste trabalho de conclus?o de curso. Contudo, depreendemos que o planejamento do curr?culo escolar deve pautar-se no favorecimento de uma cultura de inclus?o para que possa refletir em pr?ticas pedag?gicas inclusivas, ou seja, que tenha a diversidade como express?o do desenvolvimento da humanidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-11T00:35:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-11T00:35:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-09-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2522 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2522/1/TCC+-+INGRID+NAT%C3%81LIA+DA+SILVA+LIMA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fe689ff4da715263d872f92132f3a573 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660445711400960 |