Gest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?o

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Te?filo, Josefa Liseane Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1002
Resumo: O trabalho da gest?o escolar est? ligado ao progresso da unidade escolar, ? satisfa??o dos funcion?rios e ao orgulho dos alunos. Portanto a gest?o escolar necessita ser democr?tica, participativa, acolhedora, flex?vel, motivadora e humanizada, ou seja, ? de suma import?ncia a forma de como ? conduzida a gest?o escolar onde a mesma se transforma em um pilar fundamental de sustenta??o para o funcionamento concreto e conjunto de toda a unidade para execu??o de um trabalho de excel?ncia. A referida pesquisa acad?mica procurou conhecer de perto o funcionamento das escolas e a conduta que cada gestor realiza. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, sendo esta de campo, com a aplica??o de um question?rio para investigar o trabalho desempenhado pelos gestores escolares. A pesquisa para an?lise e obten??o de dados foi realizada em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino (2? Ger?ncia Regional de Ensino ? Guarabira, PB), com os professores dos estabelecimentos de ensino. Para tal, esta pesquisa baseou-se na verifica??o dos processos escolares, no cumprimento das atividades pedag?gicas. A pesquisa se debru?ou em dois momentos: a primeira parte se deu a partir de uma pesquisa bibliogr?fica com autores como FERREIRA, LE?O, AFONSO entre outros a partir dos caminhos trilhados por eles a respeito de gest?o escolar. E o segundo momento ocorreu a partir de uma pesquisa de campo para coleta e obten??o dados em quatro escolas da rede estadual de ensino para verificarmos de forma verdadeira / real / incontest?vel o exerc?cio da gest?o dentro dessas unidades escolares. Os resultados da pesquisa demonstraram que as a??es dos gestores escolares para realiza??o dos objetivos educacionais, pelo bom desempenho de todos os participantes da comunidade escolar e o atingimento dos padr?es de qualidade definidos pelo sistema de ensino e leis nacionais, estaduais e municipais foram satisfat?rias.
id IFPB_17ac3d67fefdc78396e2bc9445c26e1a
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1002
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Te?filo, Josefa Liseane Vieira2020-08-24T13:04:31Z2020-08-24T13:04:31Z2019-05-02http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1002O trabalho da gest?o escolar est? ligado ao progresso da unidade escolar, ? satisfa??o dos funcion?rios e ao orgulho dos alunos. Portanto a gest?o escolar necessita ser democr?tica, participativa, acolhedora, flex?vel, motivadora e humanizada, ou seja, ? de suma import?ncia a forma de como ? conduzida a gest?o escolar onde a mesma se transforma em um pilar fundamental de sustenta??o para o funcionamento concreto e conjunto de toda a unidade para execu??o de um trabalho de excel?ncia. A referida pesquisa acad?mica procurou conhecer de perto o funcionamento das escolas e a conduta que cada gestor realiza. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, sendo esta de campo, com a aplica??o de um question?rio para investigar o trabalho desempenhado pelos gestores escolares. A pesquisa para an?lise e obten??o de dados foi realizada em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino (2? Ger?ncia Regional de Ensino ? Guarabira, PB), com os professores dos estabelecimentos de ensino. Para tal, esta pesquisa baseou-se na verifica??o dos processos escolares, no cumprimento das atividades pedag?gicas. A pesquisa se debru?ou em dois momentos: a primeira parte se deu a partir de uma pesquisa bibliogr?fica com autores como FERREIRA, LE?O, AFONSO entre outros a partir dos caminhos trilhados por eles a respeito de gest?o escolar. E o segundo momento ocorreu a partir de uma pesquisa de campo para coleta e obten??o dados em quatro escolas da rede estadual de ensino para verificarmos de forma verdadeira / real / incontest?vel o exerc?cio da gest?o dentro dessas unidades escolares. Os resultados da pesquisa demonstraram que as a??es dos gestores escolares para realiza??o dos objetivos educacionais, pelo bom desempenho de todos os participantes da comunidade escolar e o atingimento dos padr?es de qualidade definidos pelo sistema de ensino e leis nacionais, estaduais e municipais foram satisfat?rias.Submitted by Giorgione Ribeiro Junior (giorgionemjr@hotmail.com) on 2020-08-06T16:54:35Z No. of bitstreams: 1 Josefa Liseane - ARQUIVO COMPLETO - 27-07-2020.pdf: 708904 bytes, checksum: 3bba08f64ee80edd74b4dcc45cddb741 (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2020-08-24T13:04:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Josefa Liseane - ARQUIVO COMPLETO - 27-07-2020.pdf: 708904 bytes, checksum: 3bba08f64ee80edd74b4dcc45cddb741 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-24T13:04:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Josefa Liseane - ARQUIVO COMPLETO - 27-07-2020.pdf: 708904 bytes, checksum: 3bba08f64ee80edd74b4dcc45cddb741 (MD5) Previous issue date: 2019-05-02Gest?o Democr?ticaGest?o escolarGest?o participativaGest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaIFPB - CAMPUS JO?O PESSOAORIGINALJosefa Liseane - ARQUIVO COMPLETO - 27-07-2020.pdfJosefa Liseane - ARQUIVO COMPLETO - 27-07-2020.pdfapplication/pdf708904http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1002/1/Josefa+Liseane+-+ARQUIVO+COMPLETO+-+27-07-2020.pdf3bba08f64ee80edd74b4dcc45cddb741MD51177683/10022020-08-24 10:04:31.177oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1002Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2020-08-24T13:04:31Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?o
title Gest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?o
spellingShingle Gest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?o
Te?filo, Josefa Liseane Vieira
Gest?o Democr?tica
Gest?o escolar
Gest?o participativa
title_short Gest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?o
title_full Gest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?o
title_fullStr Gest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?o
title_full_unstemmed Gest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?o
title_sort Gest?o escolar : compet?ncias para o exerc?cio da gest?o
author Te?filo, Josefa Liseane Vieira
author_facet Te?filo, Josefa Liseane Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Te?filo, Josefa Liseane Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Gest?o Democr?tica
Gest?o escolar
Gest?o participativa
topic Gest?o Democr?tica
Gest?o escolar
Gest?o participativa
description O trabalho da gest?o escolar est? ligado ao progresso da unidade escolar, ? satisfa??o dos funcion?rios e ao orgulho dos alunos. Portanto a gest?o escolar necessita ser democr?tica, participativa, acolhedora, flex?vel, motivadora e humanizada, ou seja, ? de suma import?ncia a forma de como ? conduzida a gest?o escolar onde a mesma se transforma em um pilar fundamental de sustenta??o para o funcionamento concreto e conjunto de toda a unidade para execu??o de um trabalho de excel?ncia. A referida pesquisa acad?mica procurou conhecer de perto o funcionamento das escolas e a conduta que cada gestor realiza. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, sendo esta de campo, com a aplica??o de um question?rio para investigar o trabalho desempenhado pelos gestores escolares. A pesquisa para an?lise e obten??o de dados foi realizada em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino (2? Ger?ncia Regional de Ensino ? Guarabira, PB), com os professores dos estabelecimentos de ensino. Para tal, esta pesquisa baseou-se na verifica??o dos processos escolares, no cumprimento das atividades pedag?gicas. A pesquisa se debru?ou em dois momentos: a primeira parte se deu a partir de uma pesquisa bibliogr?fica com autores como FERREIRA, LE?O, AFONSO entre outros a partir dos caminhos trilhados por eles a respeito de gest?o escolar. E o segundo momento ocorreu a partir de uma pesquisa de campo para coleta e obten??o dados em quatro escolas da rede estadual de ensino para verificarmos de forma verdadeira / real / incontest?vel o exerc?cio da gest?o dentro dessas unidades escolares. Os resultados da pesquisa demonstraram que as a??es dos gestores escolares para realiza??o dos objetivos educacionais, pelo bom desempenho de todos os participantes da comunidade escolar e o atingimento dos padr?es de qualidade definidos pelo sistema de ensino e leis nacionais, estaduais e municipais foram satisfat?rias.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-24T13:04:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-24T13:04:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1002
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1002/1/Josefa+Liseane+-+ARQUIVO+COMPLETO+-+27-07-2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3bba08f64ee80edd74b4dcc45cddb741
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660434208522240