EDUCA??O ESPECIAL: INCLUS?O DAS CRIAN?AS AUTISTAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOUREN?O DE OLIVEIRA, GILVANISE
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/755
Resumo: A educa??o especial tem extrema relev?ncia no contexto social haja vista que estabelece diretrizes de inclus?o das pessoas portadoras de necessidades especiais no ?mbito escolar. Frente ? crescente demanda de matr?culas destes indiv?duos na rede p?blica regular de ensino do Brasil, torna-se imprescind?vel adequar as pol?ticas p?blicas relacionadas ao tema para que estas encontrem nas escolas um cen?rio adequado ao aprendizado, respeitadas as especificidades de cada caso. O presente trabalho tem por objetivo analisar os ?ndices de inclus?o das pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento no ambiente escolar e mostrar quais pol?ticas p?blicas s?o utilizadas para promover a educa??o inclusiva. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliogr?fica e documental. A coleta de dados realizou-se por interm?dio de pesquisa documental com base em literaturas, revistas e sites que contemplam o assunto proposto. O trabalho demonstra que apesar de haver um processo de mudan?a em andamento, ainda h? um longo caminho para que as escolas p?blicas estejam adequadas para receber as crian?as e jovens autistas.
id IFPB_1b863a3ce07e94f857307a741c685dab
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/755
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling LOUREN?O DE OLIVEIRA, GILVANISE2019-07-18T12:05:32Z2019-07-18T12:05:32Z2019-01-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/755A educa??o especial tem extrema relev?ncia no contexto social haja vista que estabelece diretrizes de inclus?o das pessoas portadoras de necessidades especiais no ?mbito escolar. Frente ? crescente demanda de matr?culas destes indiv?duos na rede p?blica regular de ensino do Brasil, torna-se imprescind?vel adequar as pol?ticas p?blicas relacionadas ao tema para que estas encontrem nas escolas um cen?rio adequado ao aprendizado, respeitadas as especificidades de cada caso. O presente trabalho tem por objetivo analisar os ?ndices de inclus?o das pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento no ambiente escolar e mostrar quais pol?ticas p?blicas s?o utilizadas para promover a educa??o inclusiva. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliogr?fica e documental. A coleta de dados realizou-se por interm?dio de pesquisa documental com base em literaturas, revistas e sites que contemplam o assunto proposto. O trabalho demonstra que apesar de haver um processo de mudan?a em andamento, ainda h? um longo caminho para que as escolas p?blicas estejam adequadas para receber as crian?as e jovens autistas.Submitted by Giorgione Ribeiro Junior (giorgionemjr@hotmail.com) on 2019-07-17T12:52:32Z No. of bitstreams: 1 Gilvanise Lourenc?o de Oliveira (1).pdf: 619781 bytes, checksum: 111a534ac05efa614cfd9b749ac0960d (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2019-07-18T12:05:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Gilvanise Lourenc?o de Oliveira (1).pdf: 619781 bytes, checksum: 111a534ac05efa614cfd9b749ac0960d (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-18T12:05:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gilvanise Lourenc?o de Oliveira (1).pdf: 619781 bytes, checksum: 111a534ac05efa614cfd9b749ac0960d (MD5) Previous issue date: 2019Pol?ticas P?blicasEduca??oTranstornos Globais do DesenvolvimentoInclus?oEDUCA??O ESPECIAL: INCLUS?O DAS CRIAN?AS AUTISTAS NO CONTEXTO EDUCACIONALbachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessARTIGOIFPB - CAMPUS JO?O PESSOAORIGINALGilvanise Lourenc?o de Oliveira (1).pdfGilvanise Lourenc?o de Oliveira (1).pdfapplication/pdf619781http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/755/1/Gilvanise+Lourenc%CC%A7o+de+Oliveira+%281%29.pdf111a534ac05efa614cfd9b749ac0960dMD51177683/7552019-07-18 09:08:47.74oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/755Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2019-07-18T12:08:47Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv EDUCA??O ESPECIAL: INCLUS?O DAS CRIAN?AS AUTISTAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
title EDUCA??O ESPECIAL: INCLUS?O DAS CRIAN?AS AUTISTAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
spellingShingle EDUCA??O ESPECIAL: INCLUS?O DAS CRIAN?AS AUTISTAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
LOUREN?O DE OLIVEIRA, GILVANISE
Pol?ticas P?blicas
Educa??o
Transtornos Globais do Desenvolvimento
Inclus?o
title_short EDUCA??O ESPECIAL: INCLUS?O DAS CRIAN?AS AUTISTAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
title_full EDUCA??O ESPECIAL: INCLUS?O DAS CRIAN?AS AUTISTAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
title_fullStr EDUCA??O ESPECIAL: INCLUS?O DAS CRIAN?AS AUTISTAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
title_full_unstemmed EDUCA??O ESPECIAL: INCLUS?O DAS CRIAN?AS AUTISTAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
title_sort EDUCA??O ESPECIAL: INCLUS?O DAS CRIAN?AS AUTISTAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
author LOUREN?O DE OLIVEIRA, GILVANISE
author_facet LOUREN?O DE OLIVEIRA, GILVANISE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOUREN?O DE OLIVEIRA, GILVANISE
dc.subject.por.fl_str_mv Pol?ticas P?blicas
Educa??o
Transtornos Globais do Desenvolvimento
Inclus?o
topic Pol?ticas P?blicas
Educa??o
Transtornos Globais do Desenvolvimento
Inclus?o
description A educa??o especial tem extrema relev?ncia no contexto social haja vista que estabelece diretrizes de inclus?o das pessoas portadoras de necessidades especiais no ?mbito escolar. Frente ? crescente demanda de matr?culas destes indiv?duos na rede p?blica regular de ensino do Brasil, torna-se imprescind?vel adequar as pol?ticas p?blicas relacionadas ao tema para que estas encontrem nas escolas um cen?rio adequado ao aprendizado, respeitadas as especificidades de cada caso. O presente trabalho tem por objetivo analisar os ?ndices de inclus?o das pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento no ambiente escolar e mostrar quais pol?ticas p?blicas s?o utilizadas para promover a educa??o inclusiva. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, bibliogr?fica e documental. A coleta de dados realizou-se por interm?dio de pesquisa documental com base em literaturas, revistas e sites que contemplam o assunto proposto. O trabalho demonstra que apesar de haver um processo de mudan?a em andamento, ainda h? um longo caminho para que as escolas p?blicas estejam adequadas para receber as crian?as e jovens autistas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-18T12:05:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-18T12:05:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/755
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/755/1/Gilvanise+Lourenc%CC%A7o+de+Oliveira+%281%29.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 111a534ac05efa614cfd9b749ac0960d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660432699621376