Averigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Mirelly Alexandre
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2697
Resumo: O desempenho acad?mico dos estudantes de gradua??o tem sido relacionado com o uso adequado das estrat?gias de estudo e de aprendizagem. Desta forma, ? crucial o conhecimento e desenvolvimento dessas estrat?gias para que o complexo de ensino-aprendizagem seja significativo. O objetivo do presente trabalho foi analisar as estrat?gias de estudo e aprendizagem dos licenciandos em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa, relacionando-as ao desempenho acad?mico daqueles nas disciplinas de Qu?mica Geral I, Qu?mica Org?nica I, Qu?mica Org?nica III e F?sico-Qu?mica II, tendo em vista que estas apresentam maior ?ndice de reten??o escolar. Para isso, foram aplicados um question?rio sociodemogr?fico e o LASSI (Invent?rio de Estrat?gias de Estudo e Aprendizagem). O LASSI ? um invent?rio que pode servir como instrumento de aux?lio e interven??o para compreender as estrat?gias de estudo utilizadas pelos alunos e desta forma tentar sanar a reten??o escolar. A aplica??o do Invent?rio e do question?rio se deu de modo coletivo na sala de aula e durou cerca de 50 minutos. Os estudantes foram orientados a responderem o LASSI pensando na disciplina que fizesse refer?ncia a seu respectivo per?odo. Com a aplica??o do LASSI, notou-se valores de scores relativamente baixos para todas as disciplinas analisadas e categorias do instrumento. Os resultados mostram que os estudantes podem n?o estar atentos ?s estrat?gias que est?o utilizando, ou que nem mesmo as conhe?am e, desta forma, n?o consigam geri-las de modo satisfat?rio.
id IFPB_603b448208fbcfe52a32d33550194f86
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2697
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling GOMES, Mirelly Alexandre2023-01-06T10:50:17Z2023-01-06T10:50:17Z2019-10-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2697O desempenho acad?mico dos estudantes de gradua??o tem sido relacionado com o uso adequado das estrat?gias de estudo e de aprendizagem. Desta forma, ? crucial o conhecimento e desenvolvimento dessas estrat?gias para que o complexo de ensino-aprendizagem seja significativo. O objetivo do presente trabalho foi analisar as estrat?gias de estudo e aprendizagem dos licenciandos em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa, relacionando-as ao desempenho acad?mico daqueles nas disciplinas de Qu?mica Geral I, Qu?mica Org?nica I, Qu?mica Org?nica III e F?sico-Qu?mica II, tendo em vista que estas apresentam maior ?ndice de reten??o escolar. Para isso, foram aplicados um question?rio sociodemogr?fico e o LASSI (Invent?rio de Estrat?gias de Estudo e Aprendizagem). O LASSI ? um invent?rio que pode servir como instrumento de aux?lio e interven??o para compreender as estrat?gias de estudo utilizadas pelos alunos e desta forma tentar sanar a reten??o escolar. A aplica??o do Invent?rio e do question?rio se deu de modo coletivo na sala de aula e durou cerca de 50 minutos. Os estudantes foram orientados a responderem o LASSI pensando na disciplina que fizesse refer?ncia a seu respectivo per?odo. Com a aplica??o do LASSI, notou-se valores de scores relativamente baixos para todas as disciplinas analisadas e categorias do instrumento. Os resultados mostram que os estudantes podem n?o estar atentos ?s estrat?gias que est?o utilizando, ou que nem mesmo as conhe?am e, desta forma, n?o consigam geri-las de modo satisfat?rio.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-01-06T10:50:17Z No. of bitstreams: 2 Mirelly - TCC.pdf: 2611878 bytes, checksum: b0e6d0bf5ebb53c7e159c9732f6e3bb2 (MD5) Mirelly - Termo de Autoriza??o.pdf: 416762 bytes, checksum: 783e34814217033b028e9c5f22559be0 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-06T10:50:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Mirelly - TCC.pdf: 2611878 bytes, checksum: b0e6d0bf5ebb53c7e159c9732f6e3bb2 (MD5) Mirelly - Termo de Autoriza??o.pdf: 416762 bytes, checksum: 783e34814217033b028e9c5f22559be0 (MD5) Previous issue date: 2019-10-30Estudo - estrat?giasAprendizagemLASSIReten??o escolarAverigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALMirelly - TCC.pdfMirelly - TCC.pdfapplication/pdf2611878http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2697/1/Mirelly+-+TCC.pdfb0e6d0bf5ebb53c7e159c9732f6e3bb2MD51Mirelly - Termo de Autoriza??o.pdfMirelly - Termo de Autoriza??o.pdfapplication/pdf416762http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2697/2/Mirelly+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf783e34814217033b028e9c5f22559be0MD52177683/26972023-01-06 07:50:17.182oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2697Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-06T10:50:17Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Averigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa
title Averigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa
spellingShingle Averigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa
GOMES, Mirelly Alexandre
Estudo - estrat?gias
Aprendizagem
LASSI
Reten??o escolar
title_short Averigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa
title_full Averigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa
title_fullStr Averigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa
title_full_unstemmed Averigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa
title_sort Averigua??o das estrat?gias de estudo e aprendizagem dos discentes de Licenciatura em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa
author GOMES, Mirelly Alexandre
author_facet GOMES, Mirelly Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Mirelly Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo - estrat?gias
Aprendizagem
LASSI
Reten??o escolar
topic Estudo - estrat?gias
Aprendizagem
LASSI
Reten??o escolar
description O desempenho acad?mico dos estudantes de gradua??o tem sido relacionado com o uso adequado das estrat?gias de estudo e de aprendizagem. Desta forma, ? crucial o conhecimento e desenvolvimento dessas estrat?gias para que o complexo de ensino-aprendizagem seja significativo. O objetivo do presente trabalho foi analisar as estrat?gias de estudo e aprendizagem dos licenciandos em Qu?mica do IFPB, Campus Sousa, relacionando-as ao desempenho acad?mico daqueles nas disciplinas de Qu?mica Geral I, Qu?mica Org?nica I, Qu?mica Org?nica III e F?sico-Qu?mica II, tendo em vista que estas apresentam maior ?ndice de reten??o escolar. Para isso, foram aplicados um question?rio sociodemogr?fico e o LASSI (Invent?rio de Estrat?gias de Estudo e Aprendizagem). O LASSI ? um invent?rio que pode servir como instrumento de aux?lio e interven??o para compreender as estrat?gias de estudo utilizadas pelos alunos e desta forma tentar sanar a reten??o escolar. A aplica??o do Invent?rio e do question?rio se deu de modo coletivo na sala de aula e durou cerca de 50 minutos. Os estudantes foram orientados a responderem o LASSI pensando na disciplina que fizesse refer?ncia a seu respectivo per?odo. Com a aplica??o do LASSI, notou-se valores de scores relativamente baixos para todas as disciplinas analisadas e categorias do instrumento. Os resultados mostram que os estudantes podem n?o estar atentos ?s estrat?gias que est?o utilizando, ou que nem mesmo as conhe?am e, desta forma, n?o consigam geri-las de modo satisfat?rio.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-10-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-06T10:50:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-06T10:50:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2697
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2697/1/Mirelly+-+TCC.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2697/2/Mirelly+-+Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b0e6d0bf5ebb53c7e159c9732f6e3bb2
783e34814217033b028e9c5f22559be0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660447035752448