Estrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3064 |
Resumo: | No Brasil, in?meras s?o as pesquisas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem em turmas do ensino m?dio. Com o passar do tempo e com o avan?o da tecnologia, novos trabalhos de pesquisas est?o sendo desenvolvidos. Muitos destes apontam novos caminhos para melhorar o ensino b?sico, outros descrevem as principais dificuldades enfrentadas por docentes em sala de aula, principalmente, depois do in?cio da pandemia da Covid-19 em 2020. O cen?rio da educa??o b?sica, os mecanismos de ensino e metodologias adotadas em sala de aula mudou bastante depois do in?cio da pandemia. Logo, diante desta realidade, o presente estudo tem por objetivo, descrever e analisar materiais e m?todos de ensino e aprendizagem da disciplina de Qu?mica do ensino b?sico, durante e depois da pandemia do Covid-19. Diante da an?lise das metodologias adotadas neste per?odo por trabalhos dispon?veis na literatura, foram revisados neste estudo 20 trabalhos cient?ficos e acad?micos ao todo. O presente estudo constatou que o professor deve preparar diferentes estrat?gias de ensino, seja ele presencial ou remoto, que muitas foram as dificuldades encontradas no per?odo de pandemia. Entretanto, as Tecnologias Digitais da Informa??o e Comunica??o (TDICs) na Educa??o ganharam bastante espa?o no meio acad?mico de forma geral. Pode-se observar tamb?m, que, mesmo com o fim do distanciamento social, as TICs (Tecnologias da Informa??o e Comunica??o) e TDICs continuam sendo um dos principais recursos no ensino e na aprendizagem da educa??o b?sica. |
id |
IFPB_1ecc5255d9a21803d5d8a821ef0dba10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3064 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Luiz Henrique Batista2023-08-07T12:55:38Z2023-08-07T12:55:38Z2023-07-06http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3064No Brasil, in?meras s?o as pesquisas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem em turmas do ensino m?dio. Com o passar do tempo e com o avan?o da tecnologia, novos trabalhos de pesquisas est?o sendo desenvolvidos. Muitos destes apontam novos caminhos para melhorar o ensino b?sico, outros descrevem as principais dificuldades enfrentadas por docentes em sala de aula, principalmente, depois do in?cio da pandemia da Covid-19 em 2020. O cen?rio da educa??o b?sica, os mecanismos de ensino e metodologias adotadas em sala de aula mudou bastante depois do in?cio da pandemia. Logo, diante desta realidade, o presente estudo tem por objetivo, descrever e analisar materiais e m?todos de ensino e aprendizagem da disciplina de Qu?mica do ensino b?sico, durante e depois da pandemia do Covid-19. Diante da an?lise das metodologias adotadas neste per?odo por trabalhos dispon?veis na literatura, foram revisados neste estudo 20 trabalhos cient?ficos e acad?micos ao todo. O presente estudo constatou que o professor deve preparar diferentes estrat?gias de ensino, seja ele presencial ou remoto, que muitas foram as dificuldades encontradas no per?odo de pandemia. Entretanto, as Tecnologias Digitais da Informa??o e Comunica??o (TDICs) na Educa??o ganharam bastante espa?o no meio acad?mico de forma geral. Pode-se observar tamb?m, que, mesmo com o fim do distanciamento social, as TICs (Tecnologias da Informa??o e Comunica??o) e TDICs continuam sendo um dos principais recursos no ensino e na aprendizagem da educa??o b?sica.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2023-08-07T12:55:38Z No. of bitstreams: 2 TCC.pdf: 668266 bytes, checksum: 7df589b6a1210da4d0ea23cc2b88a0a7 (MD5) Termo de autoriza??o.pdf: 564255 bytes, checksum: 85a851b02375e7f8fc39466caaa7f33f (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-07T12:55:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC.pdf: 668266 bytes, checksum: 7df589b6a1210da4d0ea23cc2b88a0a7 (MD5) Termo de autoriza??o.pdf: 564255 bytes, checksum: 85a851b02375e7f8fc39466caaa7f33f (MD5) Previous issue date: 2023-07-06Ensino remotoEstrat?gias de ensinoAprendizagemEstrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC.pdfTCC.pdfapplication/pdf668266http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3064/1/TCC.pdf7df589b6a1210da4d0ea23cc2b88a0a7MD51Termo de autoriza??o.pdfTermo de autoriza??o.pdfapplication/pdf564255http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3064/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf85a851b02375e7f8fc39466caaa7f33fMD52177683/30642023-08-07 09:55:38.665oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3064Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-08-07T12:55:38Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemia |
title |
Estrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemia |
spellingShingle |
Estrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemia Almeida, Luiz Henrique Batista Ensino remoto Estrat?gias de ensino Aprendizagem |
title_short |
Estrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemia |
title_full |
Estrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemia |
title_fullStr |
Estrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemia |
title_full_unstemmed |
Estrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemia |
title_sort |
Estrat?gias adotadas nas aulas de qu?mica do ensino m?dio na pandemia e p?s-pandemia |
author |
Almeida, Luiz Henrique Batista |
author_facet |
Almeida, Luiz Henrique Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Luiz Henrique Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto Estrat?gias de ensino Aprendizagem |
topic |
Ensino remoto Estrat?gias de ensino Aprendizagem |
description |
No Brasil, in?meras s?o as pesquisas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem em turmas do ensino m?dio. Com o passar do tempo e com o avan?o da tecnologia, novos trabalhos de pesquisas est?o sendo desenvolvidos. Muitos destes apontam novos caminhos para melhorar o ensino b?sico, outros descrevem as principais dificuldades enfrentadas por docentes em sala de aula, principalmente, depois do in?cio da pandemia da Covid-19 em 2020. O cen?rio da educa??o b?sica, os mecanismos de ensino e metodologias adotadas em sala de aula mudou bastante depois do in?cio da pandemia. Logo, diante desta realidade, o presente estudo tem por objetivo, descrever e analisar materiais e m?todos de ensino e aprendizagem da disciplina de Qu?mica do ensino b?sico, durante e depois da pandemia do Covid-19. Diante da an?lise das metodologias adotadas neste per?odo por trabalhos dispon?veis na literatura, foram revisados neste estudo 20 trabalhos cient?ficos e acad?micos ao todo. O presente estudo constatou que o professor deve preparar diferentes estrat?gias de ensino, seja ele presencial ou remoto, que muitas foram as dificuldades encontradas no per?odo de pandemia. Entretanto, as Tecnologias Digitais da Informa??o e Comunica??o (TDICs) na Educa??o ganharam bastante espa?o no meio acad?mico de forma geral. Pode-se observar tamb?m, que, mesmo com o fim do distanciamento social, as TICs (Tecnologias da Informa??o e Comunica??o) e TDICs continuam sendo um dos principais recursos no ensino e na aprendizagem da educa??o b?sica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-07T12:55:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-07T12:55:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3064 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3064/1/TCC.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3064/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7df589b6a1210da4d0ea23cc2b88a0a7 85a851b02375e7f8fc39466caaa7f33f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660449435942912 |