? preciso ler o mundo para integr?-lo: da forma??o cr?tica de jovens leitores de literatura no universo da educa??o profissional e tecnol?gica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souto Maior, ?ris Lucena Pimentel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3420
Resumo: O presente estudo, apresentado ao Programa de P?s-gradua??o em Educa??o Profissional e Tecnol?gica (ProfEPT), busca compreender a forma??o liter?ria guiada pelo paradigma sist?mico da integra??o como uma experi?ncia cr?tica de legitima??o do Ensino T?cnico Integrado ao M?dio no ?mbito da Educa??o Profissional e Tecnol?gica (EPT). Para tanto, propomo-nos ? investiga??o de pressupostos pedag?gico-conceituais que favorecem e dificultam a consecu??o da forma??o integrada (alinhando-os ? hist?ria da educa??o no geral e ? hist?ria da EPT em particular), analisando ? especialmente ? a dualidade hist?rica da educa??o e as conex?es poss?veis e/ou necess?rias entre a educa??o b?sica e a EPT. ? luz do paradigma sist?mico de Edgar Morin e suas conex?es com a ideia de integra??o na educa??o, vislumbramos iluminar o potencial sist?mico e integrador da experi?ncia liter?ria na forma??o cr?tica de jovens leitores no ?mbito da EPT. A partir desses estudos, investigamos a experi?ncia de leitura liter?ria de estudantes do IFPB (Campus Jo?o Pessoa), a fim de desbravar nuances da problem?tica desta pesquisa, mapeando o atual cen?rio da cultura leitora desses sujeitos e contrastando os desafios da exponencia??o dessa cultura ? exist?ncia de iniciativas de promo??o de novos leitores de literatura, como a do Clube do Livro Paideia, em funcionamento no IFPB (Campus Jo?o Pessoa).
id IFPB_24c2c7fd15c58bf46d623aa1cd24903a
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3420
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Souto Maior, ?ris Lucena Pimentel2023-12-20T14:29:39Z2023-12-20T14:29:39Z2023-12-20http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3420O presente estudo, apresentado ao Programa de P?s-gradua??o em Educa??o Profissional e Tecnol?gica (ProfEPT), busca compreender a forma??o liter?ria guiada pelo paradigma sist?mico da integra??o como uma experi?ncia cr?tica de legitima??o do Ensino T?cnico Integrado ao M?dio no ?mbito da Educa??o Profissional e Tecnol?gica (EPT). Para tanto, propomo-nos ? investiga??o de pressupostos pedag?gico-conceituais que favorecem e dificultam a consecu??o da forma??o integrada (alinhando-os ? hist?ria da educa??o no geral e ? hist?ria da EPT em particular), analisando ? especialmente ? a dualidade hist?rica da educa??o e as conex?es poss?veis e/ou necess?rias entre a educa??o b?sica e a EPT. ? luz do paradigma sist?mico de Edgar Morin e suas conex?es com a ideia de integra??o na educa??o, vislumbramos iluminar o potencial sist?mico e integrador da experi?ncia liter?ria na forma??o cr?tica de jovens leitores no ?mbito da EPT. A partir desses estudos, investigamos a experi?ncia de leitura liter?ria de estudantes do IFPB (Campus Jo?o Pessoa), a fim de desbravar nuances da problem?tica desta pesquisa, mapeando o atual cen?rio da cultura leitora desses sujeitos e contrastando os desafios da exponencia??o dessa cultura ? exist?ncia de iniciativas de promo??o de novos leitores de literatura, como a do Clube do Livro Paideia, em funcionamento no IFPB (Campus Jo?o Pessoa).Submitted by Allysson Caldas (allysson.caldas@ifpb.edu.br) on 2023-12-20T08:30:02Z No. of bitstreams: 2 Iris Lucena Pimentel Souto Maior (1).pdf: 48460577 bytes, checksum: 9db4fb9f362dbdcfc8c7c86097c61202 (MD5) Termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_-_Documentos_Google_assinado (4) (1).pdf: 107334 bytes, checksum: c623782ff2f35c99acb06ad866092762 (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2023-12-20T14:29:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Iris Lucena Pimentel Souto Maior (1).pdf: 48460577 bytes, checksum: 9db4fb9f362dbdcfc8c7c86097c61202 (MD5) Termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_-_Documentos_Google_assinado (4) (1).pdf: 107334 bytes, checksum: c623782ff2f35c99acb06ad866092762 (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-20T14:29:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Iris Lucena Pimentel Souto Maior (1).pdf: 48460577 bytes, checksum: 9db4fb9f362dbdcfc8c7c86097c61202 (MD5) Termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_-_Documentos_Google_assinado (4) (1).pdf: 107334 bytes, checksum: c623782ff2f35c99acb06ad866092762 (MD5) Previous issue date: 2023-12-20Cultura leitoraForma??o de leitoresEduca??o Profissional e Tecnol?gicaLiteraturaIncentivo ? leitura? preciso ler o mundo para integr?-lo: da forma??o cr?tica de jovens leitores de literatura no universo da educa??o profissional e tecnol?gicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??oInstituto Federal da Para?baORIGINALIris Lucena Pimentel Souto Maior (1).pdfIris Lucena Pimentel Souto Maior (1).pdfapplication/pdf48460577http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3420/1/Iris+Lucena+Pimentel+Souto+Maior+%281%29.pdf9db4fb9f362dbdcfc8c7c86097c61202MD51Termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_-_Documentos_Google_assinado (4) (1).pdfTermo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_-_Documentos_Google_assinado (4) (1).pdfapplication/pdf107334http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3420/2/Termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_-_Documentos_Google_assinado+%284%29+%281%29.pdfc623782ff2f35c99acb06ad866092762MD52177683/34202023-12-20 11:29:39.869oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3420Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-20T14:29:39Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ? preciso ler o mundo para integr?-lo: da forma??o cr?tica de jovens leitores de literatura no universo da educa??o profissional e tecnol?gica
title ? preciso ler o mundo para integr?-lo: da forma??o cr?tica de jovens leitores de literatura no universo da educa??o profissional e tecnol?gica
spellingShingle ? preciso ler o mundo para integr?-lo: da forma??o cr?tica de jovens leitores de literatura no universo da educa??o profissional e tecnol?gica
Souto Maior, ?ris Lucena Pimentel
Cultura leitora
Forma??o de leitores
Educa??o Profissional e Tecnol?gica
Literatura
Incentivo ? leitura
title_short ? preciso ler o mundo para integr?-lo: da forma??o cr?tica de jovens leitores de literatura no universo da educa??o profissional e tecnol?gica
title_full ? preciso ler o mundo para integr?-lo: da forma??o cr?tica de jovens leitores de literatura no universo da educa??o profissional e tecnol?gica
title_fullStr ? preciso ler o mundo para integr?-lo: da forma??o cr?tica de jovens leitores de literatura no universo da educa??o profissional e tecnol?gica
title_full_unstemmed ? preciso ler o mundo para integr?-lo: da forma??o cr?tica de jovens leitores de literatura no universo da educa??o profissional e tecnol?gica
title_sort ? preciso ler o mundo para integr?-lo: da forma??o cr?tica de jovens leitores de literatura no universo da educa??o profissional e tecnol?gica
author Souto Maior, ?ris Lucena Pimentel
author_facet Souto Maior, ?ris Lucena Pimentel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souto Maior, ?ris Lucena Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura leitora
Forma??o de leitores
Educa??o Profissional e Tecnol?gica
Literatura
Incentivo ? leitura
topic Cultura leitora
Forma??o de leitores
Educa??o Profissional e Tecnol?gica
Literatura
Incentivo ? leitura
description O presente estudo, apresentado ao Programa de P?s-gradua??o em Educa??o Profissional e Tecnol?gica (ProfEPT), busca compreender a forma??o liter?ria guiada pelo paradigma sist?mico da integra??o como uma experi?ncia cr?tica de legitima??o do Ensino T?cnico Integrado ao M?dio no ?mbito da Educa??o Profissional e Tecnol?gica (EPT). Para tanto, propomo-nos ? investiga??o de pressupostos pedag?gico-conceituais que favorecem e dificultam a consecu??o da forma??o integrada (alinhando-os ? hist?ria da educa??o no geral e ? hist?ria da EPT em particular), analisando ? especialmente ? a dualidade hist?rica da educa??o e as conex?es poss?veis e/ou necess?rias entre a educa??o b?sica e a EPT. ? luz do paradigma sist?mico de Edgar Morin e suas conex?es com a ideia de integra??o na educa??o, vislumbramos iluminar o potencial sist?mico e integrador da experi?ncia liter?ria na forma??o cr?tica de jovens leitores no ?mbito da EPT. A partir desses estudos, investigamos a experi?ncia de leitura liter?ria de estudantes do IFPB (Campus Jo?o Pessoa), a fim de desbravar nuances da problem?tica desta pesquisa, mapeando o atual cen?rio da cultura leitora desses sujeitos e contrastando os desafios da exponencia??o dessa cultura ? exist?ncia de iniciativas de promo??o de novos leitores de literatura, como a do Clube do Livro Paideia, em funcionamento no IFPB (Campus Jo?o Pessoa).
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-20T14:29:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-20T14:29:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3420
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3420/1/Iris+Lucena+Pimentel+Souto+Maior+%281%29.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3420/2/Termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_-_Documentos_Google_assinado+%284%29+%281%29.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9db4fb9f362dbdcfc8c7c86097c61202
c623782ff2f35c99acb06ad866092762
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660452832280576