O pensamento computacional na forma??o de professores de matem?tica na educa??o profissional e tecnol?gica: do curr?culo a pr?tica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrantes, Maria Gracielly Lacerda de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2937
Resumo: O Pensamento Computacional envolve a habilidade de resolver problemas de forma sistem?tica, aplicando conceitos l?gicos e algoritmos. No ensino de matem?tica, o Pensamento Computacional pode potencializar o processo de aprendizagem dos estudantes na resolu??o de problemas e racioc?nio l?gico. Pensando nesse contexto, o objetivo geral foi de investigar como o Pensamento Computacional se manifesta na forma??o inicial e continuada de professores de matem?tica na Educa??o Profissional e Tecnol?gica, tanto na teoria quanto na pr?tica. A investiga??o cient?fica iniciou-se com as bases te?ricas, por meio de pesquisa bibliogr?fica e explorat?ria, posterior aos estudos de fundamenta??o aplicamos um question?rio diagn?stico para os docentes ancorado no instrumento question?rio misto (perguntas abertas e fechadas) implementado no google forms para aplica??o on-line com a finalidade de identificar o n?vel de conhecimento do professor de matem?tica sobre o Pensamento Computacional nos aspectos te?ricos e pr?ticos. Como subsun?or para a idealiza??o do produto educacional (PE) foi utilizado um Website intitulado ?Pensamento Computacional e o Ensino de Matem?tica: Do reconhecimento de padr?es ? abstra??o de problemas?, no qual apresentamos uma constru??o embasada nos eixos tem?ticos orientadores de Kapl?n(2002,2003) e na avalia??o de conte?dos conforme a tipologia de Zabala (1988). Para avaliar o potencial did?tico do produto educacional, fez-se necess?rio em sua aplica??o in locus, com professores de matem?tica do IFPB, campus Jo?o Pessoa, uma observa??o sistem?tica do pesquisador atrav?s do instrumento de rubrica avaliativa considerando todas as observa??es realizadas pelos professores participantes. Os resultados obtidos por meio da pesquisa diagn?stica revelaram a inseguran?a de professores de matem?tica, assim como a n?o compreens?o de alguns professores no que ? e como aplicar o Pensamento Computacional na resolu??o de problemas matem?ticos. As pondera??es realizadas na avalia??o do produto educacional pelos professores avaliadores contemplaram a relev?ncia do produto educacional como aplic?vel para o processo de ensino (ferramenta pedag?gica para o professor, com instrumentos metodol?gicos e avaliativos) e aprendizagem (uma abordagem construtivista, na qual o estudante dar? significado ao aprender conhecer com o fazer). Conclu?mos, que na emin?ncia do produto educacional, almejamos contribuir para a forma??o de professores de matem?tica, seja da Educa??o Profissional e Tecnol?gica ou do Ensino Regular, em sua expans?o por ser aplic?vel. E que as pesquisas que t?m a inten??o de propor a integra??o da computa??o no curr?culo escolar como esta, sejam aperfei?oadas em sua metodologia de ensino e apontem alternativas na forma??o continuada de professores.
id IFPB_2a0ce27f16d910e76030d6173b54b61b
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2937
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Abrantes, Maria Gracielly Lacerda de2023-05-31T16:35:23Z2023-05-31T16:35:23Z2023-05-30http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2937O Pensamento Computacional envolve a habilidade de resolver problemas de forma sistem?tica, aplicando conceitos l?gicos e algoritmos. No ensino de matem?tica, o Pensamento Computacional pode potencializar o processo de aprendizagem dos estudantes na resolu??o de problemas e racioc?nio l?gico. Pensando nesse contexto, o objetivo geral foi de investigar como o Pensamento Computacional se manifesta na forma??o inicial e continuada de professores de matem?tica na Educa??o Profissional e Tecnol?gica, tanto na teoria quanto na pr?tica. A investiga??o cient?fica iniciou-se com as bases te?ricas, por meio de pesquisa bibliogr?fica e explorat?ria, posterior aos estudos de fundamenta??o aplicamos um question?rio diagn?stico para os docentes ancorado no instrumento question?rio misto (perguntas abertas e fechadas) implementado no google forms para aplica??o on-line com a finalidade de identificar o n?vel de conhecimento do professor de matem?tica sobre o Pensamento Computacional nos aspectos te?ricos e pr?ticos. Como subsun?or para a idealiza??o do produto educacional (PE) foi utilizado um Website intitulado ?Pensamento Computacional e o Ensino de Matem?tica: Do reconhecimento de padr?es ? abstra??o de problemas?, no qual apresentamos uma constru??o embasada nos eixos tem?ticos orientadores de Kapl?n(2002,2003) e na avalia??o de conte?dos conforme a tipologia de Zabala (1988). Para avaliar o potencial did?tico do produto educacional, fez-se necess?rio em sua aplica??o in locus, com professores de matem?tica do IFPB, campus Jo?o Pessoa, uma observa??o sistem?tica do pesquisador atrav?s do instrumento de rubrica avaliativa considerando todas as observa??es realizadas pelos professores participantes. Os resultados obtidos por meio da pesquisa diagn?stica revelaram a inseguran?a de professores de matem?tica, assim como a n?o compreens?o de alguns professores no que ? e como aplicar o Pensamento Computacional na resolu??o de problemas matem?ticos. As pondera??es realizadas na avalia??o do produto educacional pelos professores avaliadores contemplaram a relev?ncia do produto educacional como aplic?vel para o processo de ensino (ferramenta pedag?gica para o professor, com instrumentos metodol?gicos e avaliativos) e aprendizagem (uma abordagem construtivista, na qual o estudante dar? significado ao aprender conhecer com o fazer). Conclu?mos, que na emin?ncia do produto educacional, almejamos contribuir para a forma??o de professores de matem?tica, seja da Educa??o Profissional e Tecnol?gica ou do Ensino Regular, em sua expans?o por ser aplic?vel. E que as pesquisas que t?m a inten??o de propor a integra??o da computa??o no curr?culo escolar como esta, sejam aperfei?oadas em sua metodologia de ensino e apontem alternativas na forma??o continuada de professores.Submitted by Allysson Caldas (allysson.caldas@ifpb.edu.br) on 2023-05-30T02:29:11Z No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o_MG_ProfEPT_2023.pdf: 2104582 bytes, checksum: d441df93b04c56050c45996e26a0f1c1 (MD5)Rejected by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br), reason: Para a inser??o da Disserta??o no Reposit?rio Institucional se faz necess?rio anexar o Termo de Autoriza??o de Postagem. on 2023-05-30T12:48:09Z (GMT)Submitted by Allysson Caldas (allysson.caldas@ifpb.edu.br) on 2023-05-30T16:04:24Z No. of bitstreams: 2 Dissertac?a?o_MG_ProfEPT_2023.pdf: 2104582 bytes, checksum: d441df93b04c56050c45996e26a0f1c1 (MD5) TERMO DE AUTORIZAC?A?O.pdf: 268037 bytes, checksum: b50bfb072d99f52f5213642e7fe78ea1 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2023-05-31T16:35:23Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertac?a?o_MG_ProfEPT_2023.pdf: 2104582 bytes, checksum: d441df93b04c56050c45996e26a0f1c1 (MD5) TERMO DE AUTORIZAC?A?O.pdf: 268037 bytes, checksum: b50bfb072d99f52f5213642e7fe78ea1 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-31T16:35:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertac?a?o_MG_ProfEPT_2023.pdf: 2104582 bytes, checksum: d441df93b04c56050c45996e26a0f1c1 (MD5) TERMO DE AUTORIZAC?A?O.pdf: 268037 bytes, checksum: b50bfb072d99f52f5213642e7fe78ea1 (MD5) Previous issue date: 2023-05-30Educa??o Profissional e Tecnol?gicaEnsino de Matem?ticaForma??o Continuada de ProfessoresPensamento ComputacionalO pensamento computacional na forma??o de professores de matem?tica na educa??o profissional e tecnol?gica: do curr?culo a pr?ticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??oIFPBORIGINALDissertac?a?o_MG_ProfEPT_2023.pdfDissertac?a?o_MG_ProfEPT_2023.pdfapplication/pdf2104582http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2937/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o_MG_ProfEPT_2023.pdfd441df93b04c56050c45996e26a0f1c1MD51TERMO DE AUTORIZAC?A?O.pdfTERMO DE AUTORIZAC?A?O.pdfapplication/pdf268037http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2937/2/TERMO+DE+AUTORIZAC%CC%A7A%CC%83O.pdfb50bfb072d99f52f5213642e7fe78ea1MD52177683/29372023-05-31 13:35:23.077oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2937Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-05-31T16:35:23Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O pensamento computacional na forma??o de professores de matem?tica na educa??o profissional e tecnol?gica: do curr?culo a pr?tica
title O pensamento computacional na forma??o de professores de matem?tica na educa??o profissional e tecnol?gica: do curr?culo a pr?tica
spellingShingle O pensamento computacional na forma??o de professores de matem?tica na educa??o profissional e tecnol?gica: do curr?culo a pr?tica
Abrantes, Maria Gracielly Lacerda de
Educa??o Profissional e Tecnol?gica
Ensino de Matem?tica
Forma??o Continuada de Professores
Pensamento Computacional
title_short O pensamento computacional na forma??o de professores de matem?tica na educa??o profissional e tecnol?gica: do curr?culo a pr?tica
title_full O pensamento computacional na forma??o de professores de matem?tica na educa??o profissional e tecnol?gica: do curr?culo a pr?tica
title_fullStr O pensamento computacional na forma??o de professores de matem?tica na educa??o profissional e tecnol?gica: do curr?culo a pr?tica
title_full_unstemmed O pensamento computacional na forma??o de professores de matem?tica na educa??o profissional e tecnol?gica: do curr?culo a pr?tica
title_sort O pensamento computacional na forma??o de professores de matem?tica na educa??o profissional e tecnol?gica: do curr?culo a pr?tica
author Abrantes, Maria Gracielly Lacerda de
author_facet Abrantes, Maria Gracielly Lacerda de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrantes, Maria Gracielly Lacerda de
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o Profissional e Tecnol?gica
Ensino de Matem?tica
Forma??o Continuada de Professores
Pensamento Computacional
topic Educa??o Profissional e Tecnol?gica
Ensino de Matem?tica
Forma??o Continuada de Professores
Pensamento Computacional
description O Pensamento Computacional envolve a habilidade de resolver problemas de forma sistem?tica, aplicando conceitos l?gicos e algoritmos. No ensino de matem?tica, o Pensamento Computacional pode potencializar o processo de aprendizagem dos estudantes na resolu??o de problemas e racioc?nio l?gico. Pensando nesse contexto, o objetivo geral foi de investigar como o Pensamento Computacional se manifesta na forma??o inicial e continuada de professores de matem?tica na Educa??o Profissional e Tecnol?gica, tanto na teoria quanto na pr?tica. A investiga??o cient?fica iniciou-se com as bases te?ricas, por meio de pesquisa bibliogr?fica e explorat?ria, posterior aos estudos de fundamenta??o aplicamos um question?rio diagn?stico para os docentes ancorado no instrumento question?rio misto (perguntas abertas e fechadas) implementado no google forms para aplica??o on-line com a finalidade de identificar o n?vel de conhecimento do professor de matem?tica sobre o Pensamento Computacional nos aspectos te?ricos e pr?ticos. Como subsun?or para a idealiza??o do produto educacional (PE) foi utilizado um Website intitulado ?Pensamento Computacional e o Ensino de Matem?tica: Do reconhecimento de padr?es ? abstra??o de problemas?, no qual apresentamos uma constru??o embasada nos eixos tem?ticos orientadores de Kapl?n(2002,2003) e na avalia??o de conte?dos conforme a tipologia de Zabala (1988). Para avaliar o potencial did?tico do produto educacional, fez-se necess?rio em sua aplica??o in locus, com professores de matem?tica do IFPB, campus Jo?o Pessoa, uma observa??o sistem?tica do pesquisador atrav?s do instrumento de rubrica avaliativa considerando todas as observa??es realizadas pelos professores participantes. Os resultados obtidos por meio da pesquisa diagn?stica revelaram a inseguran?a de professores de matem?tica, assim como a n?o compreens?o de alguns professores no que ? e como aplicar o Pensamento Computacional na resolu??o de problemas matem?ticos. As pondera??es realizadas na avalia??o do produto educacional pelos professores avaliadores contemplaram a relev?ncia do produto educacional como aplic?vel para o processo de ensino (ferramenta pedag?gica para o professor, com instrumentos metodol?gicos e avaliativos) e aprendizagem (uma abordagem construtivista, na qual o estudante dar? significado ao aprender conhecer com o fazer). Conclu?mos, que na emin?ncia do produto educacional, almejamos contribuir para a forma??o de professores de matem?tica, seja da Educa??o Profissional e Tecnol?gica ou do Ensino Regular, em sua expans?o por ser aplic?vel. E que as pesquisas que t?m a inten??o de propor a integra??o da computa??o no curr?culo escolar como esta, sejam aperfei?oadas em sua metodologia de ensino e apontem alternativas na forma??o continuada de professores.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-31T16:35:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-31T16:35:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2937
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2937/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o_MG_ProfEPT_2023.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2937/2/TERMO+DE+AUTORIZAC%CC%A7A%CC%83O.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d441df93b04c56050c45996e26a0f1c1
b50bfb072d99f52f5213642e7fe78ea1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660448568770560