Educa??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justino, Elis?ngela
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3514
Resumo: A presente pesquisa prop?e provocar reflex?es sobre o desenvolvimento da educa??o liter?ria no ?mbito do Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional com a Educa??o B?sica na Modalidade de Educa??o de Jovens e Adultos (PROEJA), com mais especificidade ao segmento estudantil do Curso T?cnico em Eventos do Instituto Federal da Para?ba (IFPB), Campus Jo?o Pessoa, a partir de uma perspectiva de ensino capaz de integrar os conhecimentos da educa??o b?sica e profissional ? forma??o humana e cidad?. Com base nesse contexto, definimos como objetivo geral desenvolver uma proposta de leitura liter?ria voltada ? comunidade leitora que integra o Curso T?cnico em Eventos do IFPB. Apresentamos como objetivos espec?ficos: examinar a forma??o leitora dos estudantes ? luz dos documentos que orientam a forma??o integral no curso de Eventos; diagnosticar a viv?ncia de leitura dos estudantes do 2o per?odo do referido curso, por meio do Produto Educacional denominado Sonda-me ? Perfil do leitor: question?rio diagn?stico; e, por fim, propor estrat?gia did?tica, por meio de c?rculos de leitura, para mediar o processo de educa??o liter?ria no Curso de Eventos. Como metodologia para o desenvolvimento do estudo, utilizamos a pesquisa do tipo explorat?ria com uma abordagem qualitativa, fundamentada nas concep??es de leitura e de literatura no contexto da Educa??o Profissional e Tecnol?gica com base, sobretudo, em Freire (2006, 1998, 1967), Candido (2011), Dalvi (2021, 2018), Cosson (2021, 2020, 2014), Saviani (2013, 2008, 2007), Frigotto (2009) e Ramos (2008, 2017), entre outros. Os estudos apontaram a necessidade de ampliar estrat?gias que beneficiem as pr?ticas de leitura no Curso de Eventos, com vistas ao atendimento ? dimens?o formativa de um sujeito que contemple uma educa??o liter?ria apropriada aos contextos m?ltiplos e diferenciados, nos quais os estudantes do Proeja est?o inseridos, na interse??o dos campos da educa??o profissional e da forma??o integral. Nessa perspectiva, como resultados desta investiga??o, a proposta de C?rculos de leitura, desenvolvida mediante pr?tica de leitura compartilhada em grupo, constitui um caminho poss?vel no fomento ? forma??o e ? sensibiliza??o da comunidade de leitores ao universo dos bens culturais, formada por jovens e adultos capazes de contribuir humanamente na vida em sociedade, infelizmente ainda desprovida de equil?brio e justi?a social.
id IFPB_27a49a35eed5aebad2199e634165d1d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3514
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Justino, Elis?ngela2024-01-26T12:04:48Z2024-01-26T12:04:48Z2024-01-26http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3514A presente pesquisa prop?e provocar reflex?es sobre o desenvolvimento da educa??o liter?ria no ?mbito do Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional com a Educa??o B?sica na Modalidade de Educa??o de Jovens e Adultos (PROEJA), com mais especificidade ao segmento estudantil do Curso T?cnico em Eventos do Instituto Federal da Para?ba (IFPB), Campus Jo?o Pessoa, a partir de uma perspectiva de ensino capaz de integrar os conhecimentos da educa??o b?sica e profissional ? forma??o humana e cidad?. Com base nesse contexto, definimos como objetivo geral desenvolver uma proposta de leitura liter?ria voltada ? comunidade leitora que integra o Curso T?cnico em Eventos do IFPB. Apresentamos como objetivos espec?ficos: examinar a forma??o leitora dos estudantes ? luz dos documentos que orientam a forma??o integral no curso de Eventos; diagnosticar a viv?ncia de leitura dos estudantes do 2o per?odo do referido curso, por meio do Produto Educacional denominado Sonda-me ? Perfil do leitor: question?rio diagn?stico; e, por fim, propor estrat?gia did?tica, por meio de c?rculos de leitura, para mediar o processo de educa??o liter?ria no Curso de Eventos. Como metodologia para o desenvolvimento do estudo, utilizamos a pesquisa do tipo explorat?ria com uma abordagem qualitativa, fundamentada nas concep??es de leitura e de literatura no contexto da Educa??o Profissional e Tecnol?gica com base, sobretudo, em Freire (2006, 1998, 1967), Candido (2011), Dalvi (2021, 2018), Cosson (2021, 2020, 2014), Saviani (2013, 2008, 2007), Frigotto (2009) e Ramos (2008, 2017), entre outros. Os estudos apontaram a necessidade de ampliar estrat?gias que beneficiem as pr?ticas de leitura no Curso de Eventos, com vistas ao atendimento ? dimens?o formativa de um sujeito que contemple uma educa??o liter?ria apropriada aos contextos m?ltiplos e diferenciados, nos quais os estudantes do Proeja est?o inseridos, na interse??o dos campos da educa??o profissional e da forma??o integral. Nessa perspectiva, como resultados desta investiga??o, a proposta de C?rculos de leitura, desenvolvida mediante pr?tica de leitura compartilhada em grupo, constitui um caminho poss?vel no fomento ? forma??o e ? sensibiliza??o da comunidade de leitores ao universo dos bens culturais, formada por jovens e adultos capazes de contribuir humanamente na vida em sociedade, infelizmente ainda desprovida de equil?brio e justi?a social.Submitted by Allysson Caldas (allysson.caldas@ifpb.edu.br) on 2024-01-24T21:45:00Z No. of bitstreams: 2 Dissertac?a?o Final- Elisa?ngela (5).pdf: 12204746 bytes, checksum: b4150ed4a662008a096ecbc8203dfe00 (MD5) TERMO DE AUTORIZIAC?A?O DE POSTAGEM NO REPOSITO?RIO DIGITAL .pdf: 90100 bytes, checksum: 6807360edf910e1f90574915ca9bbb8f (MD5)Rejected by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br), reason: Bom dia! Conforme as novas normas do reposit?rio, o arquivo do termo de autoriza??o n?o deve ser inserido, apenas a Disserta??o. on 2024-01-25T13:07:15Z (GMT)Submitted by Allysson Caldas (allysson.caldas@ifpb.edu.br) on 2024-01-25T15:14:19Z No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o Final- Elisa?ngela (5).pdf: 12204746 bytes, checksum: b4150ed4a662008a096ecbc8203dfe00 (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2024-01-26T12:04:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o Final- Elisa?ngela (5).pdf: 12204746 bytes, checksum: b4150ed4a662008a096ecbc8203dfe00 (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-26T12:04:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o Final- Elisa?ngela (5).pdf: 12204746 bytes, checksum: b4150ed4a662008a096ecbc8203dfe00 (MD5) Previous issue date: 2024-01-26Curso t?cnico em eventos integrado ao Ensino M?dio ? PROEJAEduca??o liter?riaEnsino de literaturaPr?ticas de leituraEduca??o profissionalEduca??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??oInstituto Federal da Para?baORIGINALDissertac?a?o Final- Elisa?ngela (5).pdfDissertac?a?o Final- Elisa?ngela (5).pdfapplication/pdf12204746http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3514/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o+Final-+Elisa%CC%82ngela+%285%29.pdfb4150ed4a662008a096ecbc8203dfe00MD51177683/35142024-01-26 09:04:48.232oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3514Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-26T12:04:48Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educa??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPB
title Educa??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPB
spellingShingle Educa??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPB
Justino, Elis?ngela
Curso t?cnico em eventos integrado ao Ensino M?dio ? PROEJA
Educa??o liter?ria
Ensino de literatura
Pr?ticas de leitura
Educa??o profissional
title_short Educa??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPB
title_full Educa??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPB
title_fullStr Educa??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPB
title_full_unstemmed Educa??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPB
title_sort Educa??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPB
author Justino, Elis?ngela
author_facet Justino, Elis?ngela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Justino, Elis?ngela
dc.subject.por.fl_str_mv Curso t?cnico em eventos integrado ao Ensino M?dio ? PROEJA
Educa??o liter?ria
Ensino de literatura
Pr?ticas de leitura
Educa??o profissional
topic Curso t?cnico em eventos integrado ao Ensino M?dio ? PROEJA
Educa??o liter?ria
Ensino de literatura
Pr?ticas de leitura
Educa??o profissional
description A presente pesquisa prop?e provocar reflex?es sobre o desenvolvimento da educa??o liter?ria no ?mbito do Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional com a Educa??o B?sica na Modalidade de Educa??o de Jovens e Adultos (PROEJA), com mais especificidade ao segmento estudantil do Curso T?cnico em Eventos do Instituto Federal da Para?ba (IFPB), Campus Jo?o Pessoa, a partir de uma perspectiva de ensino capaz de integrar os conhecimentos da educa??o b?sica e profissional ? forma??o humana e cidad?. Com base nesse contexto, definimos como objetivo geral desenvolver uma proposta de leitura liter?ria voltada ? comunidade leitora que integra o Curso T?cnico em Eventos do IFPB. Apresentamos como objetivos espec?ficos: examinar a forma??o leitora dos estudantes ? luz dos documentos que orientam a forma??o integral no curso de Eventos; diagnosticar a viv?ncia de leitura dos estudantes do 2o per?odo do referido curso, por meio do Produto Educacional denominado Sonda-me ? Perfil do leitor: question?rio diagn?stico; e, por fim, propor estrat?gia did?tica, por meio de c?rculos de leitura, para mediar o processo de educa??o liter?ria no Curso de Eventos. Como metodologia para o desenvolvimento do estudo, utilizamos a pesquisa do tipo explorat?ria com uma abordagem qualitativa, fundamentada nas concep??es de leitura e de literatura no contexto da Educa??o Profissional e Tecnol?gica com base, sobretudo, em Freire (2006, 1998, 1967), Candido (2011), Dalvi (2021, 2018), Cosson (2021, 2020, 2014), Saviani (2013, 2008, 2007), Frigotto (2009) e Ramos (2008, 2017), entre outros. Os estudos apontaram a necessidade de ampliar estrat?gias que beneficiem as pr?ticas de leitura no Curso de Eventos, com vistas ao atendimento ? dimens?o formativa de um sujeito que contemple uma educa??o liter?ria apropriada aos contextos m?ltiplos e diferenciados, nos quais os estudantes do Proeja est?o inseridos, na interse??o dos campos da educa??o profissional e da forma??o integral. Nessa perspectiva, como resultados desta investiga??o, a proposta de C?rculos de leitura, desenvolvida mediante pr?tica de leitura compartilhada em grupo, constitui um caminho poss?vel no fomento ? forma??o e ? sensibiliza??o da comunidade de leitores ao universo dos bens culturais, formada por jovens e adultos capazes de contribuir humanamente na vida em sociedade, infelizmente ainda desprovida de equil?brio e justi?a social.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-26T12:04:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-26T12:04:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3514
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3514/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o+Final-+Elisa%CC%82ngela+%285%29.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b4150ed4a662008a096ecbc8203dfe00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660453542166528