Educa??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3514 |
Resumo: | A presente pesquisa prop?e provocar reflex?es sobre o desenvolvimento da educa??o liter?ria no ?mbito do Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional com a Educa??o B?sica na Modalidade de Educa??o de Jovens e Adultos (PROEJA), com mais especificidade ao segmento estudantil do Curso T?cnico em Eventos do Instituto Federal da Para?ba (IFPB), Campus Jo?o Pessoa, a partir de uma perspectiva de ensino capaz de integrar os conhecimentos da educa??o b?sica e profissional ? forma??o humana e cidad?. Com base nesse contexto, definimos como objetivo geral desenvolver uma proposta de leitura liter?ria voltada ? comunidade leitora que integra o Curso T?cnico em Eventos do IFPB. Apresentamos como objetivos espec?ficos: examinar a forma??o leitora dos estudantes ? luz dos documentos que orientam a forma??o integral no curso de Eventos; diagnosticar a viv?ncia de leitura dos estudantes do 2o per?odo do referido curso, por meio do Produto Educacional denominado Sonda-me ? Perfil do leitor: question?rio diagn?stico; e, por fim, propor estrat?gia did?tica, por meio de c?rculos de leitura, para mediar o processo de educa??o liter?ria no Curso de Eventos. Como metodologia para o desenvolvimento do estudo, utilizamos a pesquisa do tipo explorat?ria com uma abordagem qualitativa, fundamentada nas concep??es de leitura e de literatura no contexto da Educa??o Profissional e Tecnol?gica com base, sobretudo, em Freire (2006, 1998, 1967), Candido (2011), Dalvi (2021, 2018), Cosson (2021, 2020, 2014), Saviani (2013, 2008, 2007), Frigotto (2009) e Ramos (2008, 2017), entre outros. Os estudos apontaram a necessidade de ampliar estrat?gias que beneficiem as pr?ticas de leitura no Curso de Eventos, com vistas ao atendimento ? dimens?o formativa de um sujeito que contemple uma educa??o liter?ria apropriada aos contextos m?ltiplos e diferenciados, nos quais os estudantes do Proeja est?o inseridos, na interse??o dos campos da educa??o profissional e da forma??o integral. Nessa perspectiva, como resultados desta investiga??o, a proposta de C?rculos de leitura, desenvolvida mediante pr?tica de leitura compartilhada em grupo, constitui um caminho poss?vel no fomento ? forma??o e ? sensibiliza??o da comunidade de leitores ao universo dos bens culturais, formada por jovens e adultos capazes de contribuir humanamente na vida em sociedade, infelizmente ainda desprovida de equil?brio e justi?a social. |
id |
IFPB_27a49a35eed5aebad2199e634165d1d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3514 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Justino, Elis?ngela2024-01-26T12:04:48Z2024-01-26T12:04:48Z2024-01-26http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3514A presente pesquisa prop?e provocar reflex?es sobre o desenvolvimento da educa??o liter?ria no ?mbito do Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional com a Educa??o B?sica na Modalidade de Educa??o de Jovens e Adultos (PROEJA), com mais especificidade ao segmento estudantil do Curso T?cnico em Eventos do Instituto Federal da Para?ba (IFPB), Campus Jo?o Pessoa, a partir de uma perspectiva de ensino capaz de integrar os conhecimentos da educa??o b?sica e profissional ? forma??o humana e cidad?. Com base nesse contexto, definimos como objetivo geral desenvolver uma proposta de leitura liter?ria voltada ? comunidade leitora que integra o Curso T?cnico em Eventos do IFPB. Apresentamos como objetivos espec?ficos: examinar a forma??o leitora dos estudantes ? luz dos documentos que orientam a forma??o integral no curso de Eventos; diagnosticar a viv?ncia de leitura dos estudantes do 2o per?odo do referido curso, por meio do Produto Educacional denominado Sonda-me ? Perfil do leitor: question?rio diagn?stico; e, por fim, propor estrat?gia did?tica, por meio de c?rculos de leitura, para mediar o processo de educa??o liter?ria no Curso de Eventos. Como metodologia para o desenvolvimento do estudo, utilizamos a pesquisa do tipo explorat?ria com uma abordagem qualitativa, fundamentada nas concep??es de leitura e de literatura no contexto da Educa??o Profissional e Tecnol?gica com base, sobretudo, em Freire (2006, 1998, 1967), Candido (2011), Dalvi (2021, 2018), Cosson (2021, 2020, 2014), Saviani (2013, 2008, 2007), Frigotto (2009) e Ramos (2008, 2017), entre outros. Os estudos apontaram a necessidade de ampliar estrat?gias que beneficiem as pr?ticas de leitura no Curso de Eventos, com vistas ao atendimento ? dimens?o formativa de um sujeito que contemple uma educa??o liter?ria apropriada aos contextos m?ltiplos e diferenciados, nos quais os estudantes do Proeja est?o inseridos, na interse??o dos campos da educa??o profissional e da forma??o integral. Nessa perspectiva, como resultados desta investiga??o, a proposta de C?rculos de leitura, desenvolvida mediante pr?tica de leitura compartilhada em grupo, constitui um caminho poss?vel no fomento ? forma??o e ? sensibiliza??o da comunidade de leitores ao universo dos bens culturais, formada por jovens e adultos capazes de contribuir humanamente na vida em sociedade, infelizmente ainda desprovida de equil?brio e justi?a social.Submitted by Allysson Caldas (allysson.caldas@ifpb.edu.br) on 2024-01-24T21:45:00Z No. of bitstreams: 2 Dissertac?a?o Final- Elisa?ngela (5).pdf: 12204746 bytes, checksum: b4150ed4a662008a096ecbc8203dfe00 (MD5) TERMO DE AUTORIZIAC?A?O DE POSTAGEM NO REPOSITO?RIO DIGITAL .pdf: 90100 bytes, checksum: 6807360edf910e1f90574915ca9bbb8f (MD5)Rejected by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br), reason: Bom dia! Conforme as novas normas do reposit?rio, o arquivo do termo de autoriza??o n?o deve ser inserido, apenas a Disserta??o. on 2024-01-25T13:07:15Z (GMT)Submitted by Allysson Caldas (allysson.caldas@ifpb.edu.br) on 2024-01-25T15:14:19Z No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o Final- Elisa?ngela (5).pdf: 12204746 bytes, checksum: b4150ed4a662008a096ecbc8203dfe00 (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2024-01-26T12:04:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o Final- Elisa?ngela (5).pdf: 12204746 bytes, checksum: b4150ed4a662008a096ecbc8203dfe00 (MD5)Made available in DSpace on 2024-01-26T12:04:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertac?a?o Final- Elisa?ngela (5).pdf: 12204746 bytes, checksum: b4150ed4a662008a096ecbc8203dfe00 (MD5) Previous issue date: 2024-01-26Curso t?cnico em eventos integrado ao Ensino M?dio ? PROEJAEduca??o liter?riaEnsino de literaturaPr?ticas de leituraEduca??o profissionalEduca??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??oInstituto Federal da Para?baORIGINALDissertac?a?o Final- Elisa?ngela (5).pdfDissertac?a?o Final- Elisa?ngela (5).pdfapplication/pdf12204746http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3514/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o+Final-+Elisa%CC%82ngela+%285%29.pdfb4150ed4a662008a096ecbc8203dfe00MD51177683/35142024-01-26 09:04:48.232oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3514Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-01-26T12:04:48Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educa??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPB |
title |
Educa??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPB |
spellingShingle |
Educa??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPB Justino, Elis?ngela Curso t?cnico em eventos integrado ao Ensino M?dio ? PROEJA Educa??o liter?ria Ensino de literatura Pr?ticas de leitura Educa??o profissional |
title_short |
Educa??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPB |
title_full |
Educa??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPB |
title_fullStr |
Educa??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPB |
title_full_unstemmed |
Educa??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPB |
title_sort |
Educa??o liter?ria no PROEJA: ensino de leitura no curso t?cnico em eventos do IFPB |
author |
Justino, Elis?ngela |
author_facet |
Justino, Elis?ngela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Justino, Elis?ngela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso t?cnico em eventos integrado ao Ensino M?dio ? PROEJA Educa??o liter?ria Ensino de literatura Pr?ticas de leitura Educa??o profissional |
topic |
Curso t?cnico em eventos integrado ao Ensino M?dio ? PROEJA Educa??o liter?ria Ensino de literatura Pr?ticas de leitura Educa??o profissional |
description |
A presente pesquisa prop?e provocar reflex?es sobre o desenvolvimento da educa??o liter?ria no ?mbito do Programa Nacional de Integra??o da Educa??o Profissional com a Educa??o B?sica na Modalidade de Educa??o de Jovens e Adultos (PROEJA), com mais especificidade ao segmento estudantil do Curso T?cnico em Eventos do Instituto Federal da Para?ba (IFPB), Campus Jo?o Pessoa, a partir de uma perspectiva de ensino capaz de integrar os conhecimentos da educa??o b?sica e profissional ? forma??o humana e cidad?. Com base nesse contexto, definimos como objetivo geral desenvolver uma proposta de leitura liter?ria voltada ? comunidade leitora que integra o Curso T?cnico em Eventos do IFPB. Apresentamos como objetivos espec?ficos: examinar a forma??o leitora dos estudantes ? luz dos documentos que orientam a forma??o integral no curso de Eventos; diagnosticar a viv?ncia de leitura dos estudantes do 2o per?odo do referido curso, por meio do Produto Educacional denominado Sonda-me ? Perfil do leitor: question?rio diagn?stico; e, por fim, propor estrat?gia did?tica, por meio de c?rculos de leitura, para mediar o processo de educa??o liter?ria no Curso de Eventos. Como metodologia para o desenvolvimento do estudo, utilizamos a pesquisa do tipo explorat?ria com uma abordagem qualitativa, fundamentada nas concep??es de leitura e de literatura no contexto da Educa??o Profissional e Tecnol?gica com base, sobretudo, em Freire (2006, 1998, 1967), Candido (2011), Dalvi (2021, 2018), Cosson (2021, 2020, 2014), Saviani (2013, 2008, 2007), Frigotto (2009) e Ramos (2008, 2017), entre outros. Os estudos apontaram a necessidade de ampliar estrat?gias que beneficiem as pr?ticas de leitura no Curso de Eventos, com vistas ao atendimento ? dimens?o formativa de um sujeito que contemple uma educa??o liter?ria apropriada aos contextos m?ltiplos e diferenciados, nos quais os estudantes do Proeja est?o inseridos, na interse??o dos campos da educa??o profissional e da forma??o integral. Nessa perspectiva, como resultados desta investiga??o, a proposta de C?rculos de leitura, desenvolvida mediante pr?tica de leitura compartilhada em grupo, constitui um caminho poss?vel no fomento ? forma??o e ? sensibiliza??o da comunidade de leitores ao universo dos bens culturais, formada por jovens e adultos capazes de contribuir humanamente na vida em sociedade, infelizmente ainda desprovida de equil?brio e justi?a social. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-26T12:04:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-26T12:04:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-01-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3514 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3514/1/Dissertac%CC%A7a%CC%83o+Final-+Elisa%CC%82ngela+%285%29.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b4150ed4a662008a096ecbc8203dfe00 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660453542166528 |