Ensino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2581 |
Resumo: | Ao longo desse trabalho propormos uma filosofia para melhorar o estudo de geometria por meio do Tangram, buscamos aprimorar a aprendizagem do aluno atrav?s de desafios propostos em cada aula ministrada, fornecendo grandes oportunidades para desenvolver o conhecimento pr?vio do aluno atrav?s dos estudos de ?reas e per?metros de figuras planas. A investiga??o foi realizada na escola Joana Abilio Pegado, com 22 alunos do 7? ano, procuramos desenvolver neste estudo pr?ticas de como aprender matem?tica por meio de jogos, deixando o discente apto para vivenciar esse tipo de aprendizagem atrav?s de novas formas de estudos, promovendo para o aluno protagonista grandes desafios e grandes propostas de como aprender matem?tica brincando. Al?m disso, procuramos vivenciar a realidade do aluno dando a ele oportunidades de desenvolver suas pr?prias habilidades com o uso das tecnologias, atrav?s de aulas online, utilizando as plataformas Google Meet e tamb?m o Google Classrrom, tornando o aluno protagonista de suas pr?prias ideias utilizando ?reas e per?metros de figuras geom?tricas. Por?m, o estudo foi voltado para promover ao aluno sua autoestima de aprender por meio de suas pr?prias ideias, buscando aprimorar o seu aprendizado dentro do que foi proposto no trabalho. A ideia para a realiza??o deste estudo foi feita atrav?s de uma pesquisa, onde percebemos os grandes desafios para o aluno aprender matem?tica sem utilizar regras e c?lculos, mas sim, atrav?s do uso do Tangram, aplicando um teste e um p?s-teste, onde procuramos trabalhar o conte?do de ?rea e per?metro com o aux?lio do Tangram, em seguida,fizemos a compara??o atrav?s de gr?ficos em rela??o aos dois teste, e chegamos a uma conclus?o que ap?s realizar a interven??o em sala, percebemos a grande evolu??o na aprendizagem do aluno, promovendo maiores desafios, mas com a certeza que chegamos ao objetivo alcan?ado. |
id |
IFPB_2ee407a79445224b3568b674f1df5d80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2581 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
JUVITO, Francisco de Assis2022-11-07T16:47:16Z2022-11-07T16:47:16Z2021-04-16http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2581Ao longo desse trabalho propormos uma filosofia para melhorar o estudo de geometria por meio do Tangram, buscamos aprimorar a aprendizagem do aluno atrav?s de desafios propostos em cada aula ministrada, fornecendo grandes oportunidades para desenvolver o conhecimento pr?vio do aluno atrav?s dos estudos de ?reas e per?metros de figuras planas. A investiga??o foi realizada na escola Joana Abilio Pegado, com 22 alunos do 7? ano, procuramos desenvolver neste estudo pr?ticas de como aprender matem?tica por meio de jogos, deixando o discente apto para vivenciar esse tipo de aprendizagem atrav?s de novas formas de estudos, promovendo para o aluno protagonista grandes desafios e grandes propostas de como aprender matem?tica brincando. Al?m disso, procuramos vivenciar a realidade do aluno dando a ele oportunidades de desenvolver suas pr?prias habilidades com o uso das tecnologias, atrav?s de aulas online, utilizando as plataformas Google Meet e tamb?m o Google Classrrom, tornando o aluno protagonista de suas pr?prias ideias utilizando ?reas e per?metros de figuras geom?tricas. Por?m, o estudo foi voltado para promover ao aluno sua autoestima de aprender por meio de suas pr?prias ideias, buscando aprimorar o seu aprendizado dentro do que foi proposto no trabalho. A ideia para a realiza??o deste estudo foi feita atrav?s de uma pesquisa, onde percebemos os grandes desafios para o aluno aprender matem?tica sem utilizar regras e c?lculos, mas sim, atrav?s do uso do Tangram, aplicando um teste e um p?s-teste, onde procuramos trabalhar o conte?do de ?rea e per?metro com o aux?lio do Tangram, em seguida,fizemos a compara??o atrav?s de gr?ficos em rela??o aos dois teste, e chegamos a uma conclus?o que ap?s realizar a interven??o em sala, percebemos a grande evolu??o na aprendizagem do aluno, promovendo maiores desafios, mas com a certeza que chegamos ao objetivo alcan?ado.Submitted by Hannah Lacerda (hannah.lacerda@ifpb.edu.br) on 2022-11-04T17:57:11Z No. of bitstreams: 4 Francisco de Assis Juvito TCC.pdf: 842701 bytes, checksum: 16fbcac40fbcd1c9ebd072343da72c88 (MD5) Francisco de Assis Juvino ATA.pdf: 190204 bytes, checksum: 34fc1e8c30b9763273fdcca277e9e998 (MD5) Francisco de Assis Juvito Autoriza??o Reposit?rio.pdf: 111117 bytes, checksum: f681eca2f44341123e1a8490c4b2f848 (MD5) Francisco de Assis Juvito Revis?o Lingu?stica.pdf: 228650 bytes, checksum: 0247cc691ccdd359d0d86b3082c89df1 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-11-07T16:47:16Z (GMT) No. of bitstreams: 4 Francisco de Assis Juvito TCC.pdf: 842701 bytes, checksum: 16fbcac40fbcd1c9ebd072343da72c88 (MD5) Francisco de Assis Juvino ATA.pdf: 190204 bytes, checksum: 34fc1e8c30b9763273fdcca277e9e998 (MD5) Francisco de Assis Juvito Autoriza??o Reposit?rio.pdf: 111117 bytes, checksum: f681eca2f44341123e1a8490c4b2f848 (MD5) Francisco de Assis Juvito Revis?o Lingu?stica.pdf: 228650 bytes, checksum: 0247cc691ccdd359d0d86b3082c89df1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-11-07T16:47:16Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Francisco de Assis Juvito TCC.pdf: 842701 bytes, checksum: 16fbcac40fbcd1c9ebd072343da72c88 (MD5) Francisco de Assis Juvino ATA.pdf: 190204 bytes, checksum: 34fc1e8c30b9763273fdcca277e9e998 (MD5) Francisco de Assis Juvito Autoriza??o Reposit?rio.pdf: 111117 bytes, checksum: f681eca2f44341123e1a8490c4b2f848 (MD5) Francisco de Assis Juvito Revis?o Lingu?stica.pdf: 228650 bytes, checksum: 0247cc691ccdd359d0d86b3082c89df1 (MD5) Previous issue date: 2021-04-16Ensino-aprendizagem-Matem?ticaTecnologia-Plataforma de ensino EADTangramSoftwareEnsino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPB/PatosORIGINALFrancisco de Assis Juvito TCC.pdfFrancisco de Assis Juvito TCC.pdfTCCapplication/pdf842701http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2581/1/Francisco+de+Assis+Juvito+TCC.pdf16fbcac40fbcd1c9ebd072343da72c88MD51Francisco de Assis Juvino ATA.pdfFrancisco de Assis Juvino ATA.pdfAta de defesaapplication/pdf190204http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2581/2/Francisco+de+Assis+Juvino+ATA.pdf34fc1e8c30b9763273fdcca277e9e998MD52Francisco de Assis Juvito Autoriza??o Reposit?rio.pdfFrancisco de Assis Juvito Autoriza??o Reposit?rio.pdfAutoriza??o Reposit?rioapplication/pdf111117http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2581/3/Francisco+de+Assis+Juvito+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+Reposit%C3%B3rio.pdff681eca2f44341123e1a8490c4b2f848MD53Francisco de Assis Juvito Revis?o Lingu?stica.pdfFrancisco de Assis Juvito Revis?o Lingu?stica.pdfRevis?o lingu?sticaapplication/pdf228650http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2581/4/Francisco+de+Assis+Juvito+Revis%C3%A3o+Lingu%C3%ADstica.pdf0247cc691ccdd359d0d86b3082c89df1MD54177683/25812022-11-07 13:47:16.76oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2581Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-11-07T16:47:16Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtual |
title |
Ensino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtual |
spellingShingle |
Ensino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtual JUVITO, Francisco de Assis Ensino-aprendizagem-Matem?tica Tecnologia-Plataforma de ensino EAD Tangram Software |
title_short |
Ensino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtual |
title_full |
Ensino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtual |
title_fullStr |
Ensino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtual |
title_full_unstemmed |
Ensino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtual |
title_sort |
Ensino-aprendizagem de matem?tica na geometria utilizando o tagram na sala de aula virtual |
author |
JUVITO, Francisco de Assis |
author_facet |
JUVITO, Francisco de Assis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JUVITO, Francisco de Assis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem-Matem?tica Tecnologia-Plataforma de ensino EAD Tangram Software |
topic |
Ensino-aprendizagem-Matem?tica Tecnologia-Plataforma de ensino EAD Tangram Software |
description |
Ao longo desse trabalho propormos uma filosofia para melhorar o estudo de geometria por meio do Tangram, buscamos aprimorar a aprendizagem do aluno atrav?s de desafios propostos em cada aula ministrada, fornecendo grandes oportunidades para desenvolver o conhecimento pr?vio do aluno atrav?s dos estudos de ?reas e per?metros de figuras planas. A investiga??o foi realizada na escola Joana Abilio Pegado, com 22 alunos do 7? ano, procuramos desenvolver neste estudo pr?ticas de como aprender matem?tica por meio de jogos, deixando o discente apto para vivenciar esse tipo de aprendizagem atrav?s de novas formas de estudos, promovendo para o aluno protagonista grandes desafios e grandes propostas de como aprender matem?tica brincando. Al?m disso, procuramos vivenciar a realidade do aluno dando a ele oportunidades de desenvolver suas pr?prias habilidades com o uso das tecnologias, atrav?s de aulas online, utilizando as plataformas Google Meet e tamb?m o Google Classrrom, tornando o aluno protagonista de suas pr?prias ideias utilizando ?reas e per?metros de figuras geom?tricas. Por?m, o estudo foi voltado para promover ao aluno sua autoestima de aprender por meio de suas pr?prias ideias, buscando aprimorar o seu aprendizado dentro do que foi proposto no trabalho. A ideia para a realiza??o deste estudo foi feita atrav?s de uma pesquisa, onde percebemos os grandes desafios para o aluno aprender matem?tica sem utilizar regras e c?lculos, mas sim, atrav?s do uso do Tangram, aplicando um teste e um p?s-teste, onde procuramos trabalhar o conte?do de ?rea e per?metro com o aux?lio do Tangram, em seguida,fizemos a compara??o atrav?s de gr?ficos em rela??o aos dois teste, e chegamos a uma conclus?o que ap?s realizar a interven??o em sala, percebemos a grande evolu??o na aprendizagem do aluno, promovendo maiores desafios, mas com a certeza que chegamos ao objetivo alcan?ado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-04-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-07T16:47:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-07T16:47:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2581 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2581/1/Francisco+de+Assis+Juvito+TCC.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2581/2/Francisco+de+Assis+Juvino+ATA.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2581/3/Francisco+de+Assis+Juvito+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+Reposit%C3%B3rio.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2581/4/Francisco+de+Assis+Juvito+Revis%C3%A3o+Lingu%C3%ADstica.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
16fbcac40fbcd1c9ebd072343da72c88 34fc1e8c30b9763273fdcca277e9e998 f681eca2f44341123e1a8490c4b2f848 0247cc691ccdd359d0d86b3082c89df1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660446293360640 |