Marketing digital no mercado imobili?rio: estudo de caso em uma empresa da constru??o civil da Para?ba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1664 |
Resumo: | As estrat?gias de marketing sofreram impacto significativo com a chegada da internet e mais especificamente o surgimento das redes sociais. Al?m disso, a necessidade de gerar leads para os corretores que atuam em parceria com as construtoras e incorporadoras sempre existiu, e os custos de marketing v?o oscilando entre as diferentes ferramentas de comunica??o on e offline, de acordo com a efic?cia e varia??o das vendas. De forma geral, as campanhas de marketing digital para o mercado imobili?rio come?am a partir do lan?amento de um novo empreendimento, por quest?es estrat?gicas, devido ? alta competitividade do mercado e pelo papel ?catalisador?, junto ? for?a de vendas dos corretores de im?veis. Em Outubro de 2020 os lan?amentos de im?veis somaram 14.459 unidades (representando uma expans?o de 85,5% em rela??o a outubro de 2019), o que totalizou quase 41 mil im?veis lan?ados no trimestre (agosto, setembro e outubro) ? uma eleva??o de 23,2%, se comparada ao mesmo per?odo de 2019. Pensando na expans?o desses n?meros e na expectativa de recupera??o de perdas nas vendas sofridas nos ?ltimos anos, as empresas de constru??o civil t?m investido em diversas ferramentas de comunica??o e marketing, utilizando v?rios meios, dentre eles, o digital. Algumas das plataformas mais comuns e popularmente utilizadas pelas empresas para divulgar seus produtos e servi?os, prospectar novos clientes, aumentar a visibilidade da marca e, assim, manter-se competitivos frente aos concorrentes, s?o: redes sociais, p?ginas digitais, realidades mistas (virtual, aumentada, etc.). A pesquisa desenvolvida tem como objetivo analisar as estrat?gias de marketing digital utilizadas pela Construtora Massai em Jo?o Pessoa-PB para fortalecer a sua marca, e pode ser classificada como aplicada, com abordagem qualitativa e, de acordo com seus procedimentos t?cnicos, como estudo de caso. A t?cnica de coleta foi an?lise documental e entrevistas com gestores de marketing e ag?ncia de assessoria de comunica??o e marketing da empresa. As an?lises apresentaram resultados positivos em rela??o ao alcance das campanhas publicit?rias promovidas pela construtora, por?m, os n?meros indicam uma necessidade urgente de aumentar o percentual de leads convertidos em vendas. |
id |
IFPB_2f20d733e385c048e38db0ecd79b3095 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1664 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Alberson Ferreira da2021-09-08T11:35:27Z2021-09-08T11:35:27Z2021-07-29http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1664As estrat?gias de marketing sofreram impacto significativo com a chegada da internet e mais especificamente o surgimento das redes sociais. Al?m disso, a necessidade de gerar leads para os corretores que atuam em parceria com as construtoras e incorporadoras sempre existiu, e os custos de marketing v?o oscilando entre as diferentes ferramentas de comunica??o on e offline, de acordo com a efic?cia e varia??o das vendas. De forma geral, as campanhas de marketing digital para o mercado imobili?rio come?am a partir do lan?amento de um novo empreendimento, por quest?es estrat?gicas, devido ? alta competitividade do mercado e pelo papel ?catalisador?, junto ? for?a de vendas dos corretores de im?veis. Em Outubro de 2020 os lan?amentos de im?veis somaram 14.459 unidades (representando uma expans?o de 85,5% em rela??o a outubro de 2019), o que totalizou quase 41 mil im?veis lan?ados no trimestre (agosto, setembro e outubro) ? uma eleva??o de 23,2%, se comparada ao mesmo per?odo de 2019. Pensando na expans?o desses n?meros e na expectativa de recupera??o de perdas nas vendas sofridas nos ?ltimos anos, as empresas de constru??o civil t?m investido em diversas ferramentas de comunica??o e marketing, utilizando v?rios meios, dentre eles, o digital. Algumas das plataformas mais comuns e popularmente utilizadas pelas empresas para divulgar seus produtos e servi?os, prospectar novos clientes, aumentar a visibilidade da marca e, assim, manter-se competitivos frente aos concorrentes, s?o: redes sociais, p?ginas digitais, realidades mistas (virtual, aumentada, etc.). A pesquisa desenvolvida tem como objetivo analisar as estrat?gias de marketing digital utilizadas pela Construtora Massai em Jo?o Pessoa-PB para fortalecer a sua marca, e pode ser classificada como aplicada, com abordagem qualitativa e, de acordo com seus procedimentos t?cnicos, como estudo de caso. A t?cnica de coleta foi an?lise documental e entrevistas com gestores de marketing e ag?ncia de assessoria de comunica??o e marketing da empresa. As an?lises apresentaram resultados positivos em rela??o ao alcance das campanhas publicit?rias promovidas pela construtora, por?m, os n?meros indicam uma necessidade urgente de aumentar o percentual de leads convertidos em vendas.Submitted by amanna peixoto (amanna.peixoto@ifpb.edu.br) on 2021-09-06T21:46:44Z No. of bitstreams: 1 ALBERSON FERREIRA - TCC - ADM - 2020-2 (1).pdf: 1524142 bytes, checksum: 8756e5092d7f4d799cad75ba5538cb6d (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2021-09-08T11:35:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ALBERSON FERREIRA - TCC - ADM - 2020-2 (1).pdf: 1524142 bytes, checksum: 8756e5092d7f4d799cad75ba5538cb6d (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-08T11:35:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALBERSON FERREIRA - TCC - ADM - 2020-2 (1).pdf: 1524142 bytes, checksum: 8756e5092d7f4d799cad75ba5538cb6d (MD5) Previous issue date: 2021-07-29MarketingMarketing digitalMercado imobili?rioEstrat?gias de MarketingMarketing digital no mercado imobili?rio: estudo de caso em uma empresa da constru??o civil da Para?bainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO DE CONCLUS?O DE CURSOIFPBORIGINALALBERSON FERREIRA - TCC - ADM - 2020-2 (1).pdfALBERSON FERREIRA - TCC - ADM - 2020-2 (1).pdfapplication/pdf1524142http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1664/1/ALBERSON+FERREIRA+-+TCC+-+ADM+-+2020-2+%281%29.pdf8756e5092d7f4d799cad75ba5538cb6dMD51177683/16642021-09-08 08:35:27.762oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1664Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-09-08T11:35:27Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing digital no mercado imobili?rio: estudo de caso em uma empresa da constru??o civil da Para?ba |
title |
Marketing digital no mercado imobili?rio: estudo de caso em uma empresa da constru??o civil da Para?ba |
spellingShingle |
Marketing digital no mercado imobili?rio: estudo de caso em uma empresa da constru??o civil da Para?ba Silva, Alberson Ferreira da Marketing Marketing digital Mercado imobili?rio Estrat?gias de Marketing |
title_short |
Marketing digital no mercado imobili?rio: estudo de caso em uma empresa da constru??o civil da Para?ba |
title_full |
Marketing digital no mercado imobili?rio: estudo de caso em uma empresa da constru??o civil da Para?ba |
title_fullStr |
Marketing digital no mercado imobili?rio: estudo de caso em uma empresa da constru??o civil da Para?ba |
title_full_unstemmed |
Marketing digital no mercado imobili?rio: estudo de caso em uma empresa da constru??o civil da Para?ba |
title_sort |
Marketing digital no mercado imobili?rio: estudo de caso em uma empresa da constru??o civil da Para?ba |
author |
Silva, Alberson Ferreira da |
author_facet |
Silva, Alberson Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alberson Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Marketing digital Mercado imobili?rio Estrat?gias de Marketing |
topic |
Marketing Marketing digital Mercado imobili?rio Estrat?gias de Marketing |
description |
As estrat?gias de marketing sofreram impacto significativo com a chegada da internet e mais especificamente o surgimento das redes sociais. Al?m disso, a necessidade de gerar leads para os corretores que atuam em parceria com as construtoras e incorporadoras sempre existiu, e os custos de marketing v?o oscilando entre as diferentes ferramentas de comunica??o on e offline, de acordo com a efic?cia e varia??o das vendas. De forma geral, as campanhas de marketing digital para o mercado imobili?rio come?am a partir do lan?amento de um novo empreendimento, por quest?es estrat?gicas, devido ? alta competitividade do mercado e pelo papel ?catalisador?, junto ? for?a de vendas dos corretores de im?veis. Em Outubro de 2020 os lan?amentos de im?veis somaram 14.459 unidades (representando uma expans?o de 85,5% em rela??o a outubro de 2019), o que totalizou quase 41 mil im?veis lan?ados no trimestre (agosto, setembro e outubro) ? uma eleva??o de 23,2%, se comparada ao mesmo per?odo de 2019. Pensando na expans?o desses n?meros e na expectativa de recupera??o de perdas nas vendas sofridas nos ?ltimos anos, as empresas de constru??o civil t?m investido em diversas ferramentas de comunica??o e marketing, utilizando v?rios meios, dentre eles, o digital. Algumas das plataformas mais comuns e popularmente utilizadas pelas empresas para divulgar seus produtos e servi?os, prospectar novos clientes, aumentar a visibilidade da marca e, assim, manter-se competitivos frente aos concorrentes, s?o: redes sociais, p?ginas digitais, realidades mistas (virtual, aumentada, etc.). A pesquisa desenvolvida tem como objetivo analisar as estrat?gias de marketing digital utilizadas pela Construtora Massai em Jo?o Pessoa-PB para fortalecer a sua marca, e pode ser classificada como aplicada, com abordagem qualitativa e, de acordo com seus procedimentos t?cnicos, como estudo de caso. A t?cnica de coleta foi an?lise documental e entrevistas com gestores de marketing e ag?ncia de assessoria de comunica??o e marketing da empresa. As an?lises apresentaram resultados positivos em rela??o ao alcance das campanhas publicit?rias promovidas pela construtora, por?m, os n?meros indicam uma necessidade urgente de aumentar o percentual de leads convertidos em vendas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-08T11:35:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-08T11:35:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1664 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1664/1/ALBERSON+FERREIRA+-+TCC+-+ADM+-+2020-2+%281%29.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8756e5092d7f4d799cad75ba5538cb6d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660439395827712 |