Marketing digital no mercado imobili?rio: estudo de caso em uma empresa da constru??o civil da Para?ba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alberson Ferreira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1664
Resumo: As estrat?gias de marketing sofreram impacto significativo com a chegada da internet e mais especificamente o surgimento das redes sociais. Al?m disso, a necessidade de gerar leads para os corretores que atuam em parceria com as construtoras e incorporadoras sempre existiu, e os custos de marketing v?o oscilando entre as diferentes ferramentas de comunica??o on e offline, de acordo com a efic?cia e varia??o das vendas. De forma geral, as campanhas de marketing digital para o mercado imobili?rio come?am a partir do lan?amento de um novo empreendimento, por quest?es estrat?gicas, devido ? alta competitividade do mercado e pelo papel ?catalisador?, junto ? for?a de vendas dos corretores de im?veis. Em Outubro de 2020 os lan?amentos de im?veis somaram 14.459 unidades (representando uma expans?o de 85,5% em rela??o a outubro de 2019), o que totalizou quase 41 mil im?veis lan?ados no trimestre (agosto, setembro e outubro) ? uma eleva??o de 23,2%, se comparada ao mesmo per?odo de 2019. Pensando na expans?o desses n?meros e na expectativa de recupera??o de perdas nas vendas sofridas nos ?ltimos anos, as empresas de constru??o civil t?m investido em diversas ferramentas de comunica??o e marketing, utilizando v?rios meios, dentre eles, o digital. Algumas das plataformas mais comuns e popularmente utilizadas pelas empresas para divulgar seus produtos e servi?os, prospectar novos clientes, aumentar a visibilidade da marca e, assim, manter-se competitivos frente aos concorrentes, s?o: redes sociais, p?ginas digitais, realidades mistas (virtual, aumentada, etc.). A pesquisa desenvolvida tem como objetivo analisar as estrat?gias de marketing digital utilizadas pela Construtora Massai em Jo?o Pessoa-PB para fortalecer a sua marca, e pode ser classificada como aplicada, com abordagem qualitativa e, de acordo com seus procedimentos t?cnicos, como estudo de caso. A t?cnica de coleta foi an?lise documental e entrevistas com gestores de marketing e ag?ncia de assessoria de comunica??o e marketing da empresa. As an?lises apresentaram resultados positivos em rela??o ao alcance das campanhas publicit?rias promovidas pela construtora, por?m, os n?meros indicam uma necessidade urgente de aumentar o percentual de leads convertidos em vendas.
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