Percep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?vel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Gabriela Regina Cezar
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3383
Resumo: O Marketing Multin?vel (MMN) ou marketing de rede, se baseia na venda direta de produtos ou servi?os feita por distribuidores independentes, que trabalham e recebem comiss?es a partir das suas vendas e tamb?m dos vendedores de sua rede. Diante das instabilidades do mercado de trabalho convencional e das constantes mudan?as nos modelos de emprego e renda na atualidade, o MMN destaca-se como uma modalidade de neg?cio vi?vel para gera??o de renda por meio de vendas diretas. Com a ideia de possivelmente implementar este modelo de vendas diretas em uma empresa na cidade de Jo?o Pessoa, surgiu a d?vida sobre a aceita??o e conhecimento desta estrat?gia de neg?cios pelos moradores da cidade. Portanto, inicialmente, este trabalho buscou identificar a percep??o dos moradores de Jo?o Pessoa em rela??o ao Marketing Multin?vel como um modelo de neg?cios para gera??o de renda. A pesquisa, de car?ter explorat?rio e com abordagem quantitativa, foi realizada por meio de um question?rio estruturado aplicado a uma amostra de 118 pessoas. A an?lise das respostas revelou que 38,1% (45 respondentes) desconhecem o conceito de Marketing Multin?vel ou tem pouco conhecimento a respeito e apenas 5,1% (6 respondentes) afirmam que est?o familiarizados com o conceito. Os respondentes destacaram alguns benef?cios no MMN, tais como: a flexibilidade de hor?rios, incentivos, recompensas e a oportunidade de renda adicional. No entanto, algumas obje??es, inclusive a j? citada falta de compreens?o do funcionamento deste modelo de neg?cio, assim como limita??es de tempo e desinteresse nos produtos ou servi?os a serem vendidos, apontam ?reas cr?ticas que requerem aten??o na ado??o desta pr?tica de vendas. Pela an?lise das respostas, a rejei??o dos respondentes da maioria dos participantes a se envolver com o MMN pode estar associada ao fato de que h? confus?o com a m? reputa??o ou por estar provavelmente havendo confus?o com as pir?mides financeiras. Sendo assim, este estudo sugere que as empresas que pretendem adotar o MMN devem focar em estrat?gias de comunica??o, capacita??o e educa??o claras para superar as obje??es dos potenciais participantes.
id IFPB_2f5681902b106f11c7f0d2a610d99ac2
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3383
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Gomes, Gabriela Regina Cezar2023-12-12T22:48:30Z2023-12-12T22:48:30Z2023-12-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3383O Marketing Multin?vel (MMN) ou marketing de rede, se baseia na venda direta de produtos ou servi?os feita por distribuidores independentes, que trabalham e recebem comiss?es a partir das suas vendas e tamb?m dos vendedores de sua rede. Diante das instabilidades do mercado de trabalho convencional e das constantes mudan?as nos modelos de emprego e renda na atualidade, o MMN destaca-se como uma modalidade de neg?cio vi?vel para gera??o de renda por meio de vendas diretas. Com a ideia de possivelmente implementar este modelo de vendas diretas em uma empresa na cidade de Jo?o Pessoa, surgiu a d?vida sobre a aceita??o e conhecimento desta estrat?gia de neg?cios pelos moradores da cidade. Portanto, inicialmente, este trabalho buscou identificar a percep??o dos moradores de Jo?o Pessoa em rela??o ao Marketing Multin?vel como um modelo de neg?cios para gera??o de renda. A pesquisa, de car?ter explorat?rio e com abordagem quantitativa, foi realizada por meio de um question?rio estruturado aplicado a uma amostra de 118 pessoas. A an?lise das respostas revelou que 38,1% (45 respondentes) desconhecem o conceito de Marketing Multin?vel ou tem pouco conhecimento a respeito e apenas 5,1% (6 respondentes) afirmam que est?o familiarizados com o conceito. Os respondentes destacaram alguns benef?cios no MMN, tais como: a flexibilidade de hor?rios, incentivos, recompensas e a oportunidade de renda adicional. No entanto, algumas obje??es, inclusive a j? citada falta de compreens?o do funcionamento deste modelo de neg?cio, assim como limita??es de tempo e desinteresse nos produtos ou servi?os a serem vendidos, apontam ?reas cr?ticas que requerem aten??o na ado??o desta pr?tica de vendas. Pela an?lise das respostas, a rejei??o dos respondentes da maioria dos participantes a se envolver com o MMN pode estar associada ao fato de que h? confus?o com a m? reputa??o ou por estar provavelmente havendo confus?o com as pir?mides financeiras. Sendo assim, este estudo sugere que as empresas que pretendem adotar o MMN devem focar em estrat?gias de comunica??o, capacita??o e educa??o claras para superar as obje??es dos potenciais participantes.Submitted by Taize Silva (taize.silva@ifpb.edu.br) on 2023-12-12T22:48:30Z No. of bitstreams: 1 PERCEP??O DA POPULA??O DE JO?O PESSOA SOBRE O MARKETING MULTIN?VEL.pdf: 1819909 bytes, checksum: 470d194dfecbf77a17856a0e0b133b73 (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-12T22:48:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PERCEP??O DA POPULA??O DE JO?O PESSOA SOBRE O MARKETING MULTIN?VEL.pdf: 1819909 bytes, checksum: 470d194dfecbf77a17856a0e0b133b73 (MD5) Previous issue date: 2023-12-12Marketing multin?velMarketing de redeVenda diretaModelo de neg?ciosPercep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?velinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALPERCEP??O DA POPULA??O DE JO?O PESSOA SOBRE O MARKETING MULTIN?VEL.pdfPERCEP??O DA POPULA??O DE JO?O PESSOA SOBRE O MARKETING MULTIN?VEL.pdfapplication/pdf1819909http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3383/1/PERCEP%C3%87%C3%83O+DA+POPULA%C3%87%C3%83O+DE+JO%C3%83O+PESSOA+SOBRE+O+MARKETING+MULTIN%C3%8DVEL.pdf470d194dfecbf77a17856a0e0b133b73MD51177683/33832023-12-12 19:48:30.964oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3383Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-12T22:48:30Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?vel
title Percep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?vel
spellingShingle Percep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?vel
Gomes, Gabriela Regina Cezar
Marketing multin?vel
Marketing de rede
Venda direta
Modelo de neg?cios
title_short Percep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?vel
title_full Percep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?vel
title_fullStr Percep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?vel
title_full_unstemmed Percep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?vel
title_sort Percep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?vel
author Gomes, Gabriela Regina Cezar
author_facet Gomes, Gabriela Regina Cezar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Gabriela Regina Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing multin?vel
Marketing de rede
Venda direta
Modelo de neg?cios
topic Marketing multin?vel
Marketing de rede
Venda direta
Modelo de neg?cios
description O Marketing Multin?vel (MMN) ou marketing de rede, se baseia na venda direta de produtos ou servi?os feita por distribuidores independentes, que trabalham e recebem comiss?es a partir das suas vendas e tamb?m dos vendedores de sua rede. Diante das instabilidades do mercado de trabalho convencional e das constantes mudan?as nos modelos de emprego e renda na atualidade, o MMN destaca-se como uma modalidade de neg?cio vi?vel para gera??o de renda por meio de vendas diretas. Com a ideia de possivelmente implementar este modelo de vendas diretas em uma empresa na cidade de Jo?o Pessoa, surgiu a d?vida sobre a aceita??o e conhecimento desta estrat?gia de neg?cios pelos moradores da cidade. Portanto, inicialmente, este trabalho buscou identificar a percep??o dos moradores de Jo?o Pessoa em rela??o ao Marketing Multin?vel como um modelo de neg?cios para gera??o de renda. A pesquisa, de car?ter explorat?rio e com abordagem quantitativa, foi realizada por meio de um question?rio estruturado aplicado a uma amostra de 118 pessoas. A an?lise das respostas revelou que 38,1% (45 respondentes) desconhecem o conceito de Marketing Multin?vel ou tem pouco conhecimento a respeito e apenas 5,1% (6 respondentes) afirmam que est?o familiarizados com o conceito. Os respondentes destacaram alguns benef?cios no MMN, tais como: a flexibilidade de hor?rios, incentivos, recompensas e a oportunidade de renda adicional. No entanto, algumas obje??es, inclusive a j? citada falta de compreens?o do funcionamento deste modelo de neg?cio, assim como limita??es de tempo e desinteresse nos produtos ou servi?os a serem vendidos, apontam ?reas cr?ticas que requerem aten??o na ado??o desta pr?tica de vendas. Pela an?lise das respostas, a rejei??o dos respondentes da maioria dos participantes a se envolver com o MMN pode estar associada ao fato de que h? confus?o com a m? reputa??o ou por estar provavelmente havendo confus?o com as pir?mides financeiras. Sendo assim, este estudo sugere que as empresas que pretendem adotar o MMN devem focar em estrat?gias de comunica??o, capacita??o e educa??o claras para superar as obje??es dos potenciais participantes.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-12T22:48:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-12T22:48:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3383
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3383/1/PERCEP%C3%87%C3%83O+DA+POPULA%C3%87%C3%83O+DE+JO%C3%83O+PESSOA+SOBRE+O+MARKETING+MULTIN%C3%8DVEL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 470d194dfecbf77a17856a0e0b133b73
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660452288069632