Percep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?vel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3383 |
Resumo: | O Marketing Multin?vel (MMN) ou marketing de rede, se baseia na venda direta de produtos ou servi?os feita por distribuidores independentes, que trabalham e recebem comiss?es a partir das suas vendas e tamb?m dos vendedores de sua rede. Diante das instabilidades do mercado de trabalho convencional e das constantes mudan?as nos modelos de emprego e renda na atualidade, o MMN destaca-se como uma modalidade de neg?cio vi?vel para gera??o de renda por meio de vendas diretas. Com a ideia de possivelmente implementar este modelo de vendas diretas em uma empresa na cidade de Jo?o Pessoa, surgiu a d?vida sobre a aceita??o e conhecimento desta estrat?gia de neg?cios pelos moradores da cidade. Portanto, inicialmente, este trabalho buscou identificar a percep??o dos moradores de Jo?o Pessoa em rela??o ao Marketing Multin?vel como um modelo de neg?cios para gera??o de renda. A pesquisa, de car?ter explorat?rio e com abordagem quantitativa, foi realizada por meio de um question?rio estruturado aplicado a uma amostra de 118 pessoas. A an?lise das respostas revelou que 38,1% (45 respondentes) desconhecem o conceito de Marketing Multin?vel ou tem pouco conhecimento a respeito e apenas 5,1% (6 respondentes) afirmam que est?o familiarizados com o conceito. Os respondentes destacaram alguns benef?cios no MMN, tais como: a flexibilidade de hor?rios, incentivos, recompensas e a oportunidade de renda adicional. No entanto, algumas obje??es, inclusive a j? citada falta de compreens?o do funcionamento deste modelo de neg?cio, assim como limita??es de tempo e desinteresse nos produtos ou servi?os a serem vendidos, apontam ?reas cr?ticas que requerem aten??o na ado??o desta pr?tica de vendas. Pela an?lise das respostas, a rejei??o dos respondentes da maioria dos participantes a se envolver com o MMN pode estar associada ao fato de que h? confus?o com a m? reputa??o ou por estar provavelmente havendo confus?o com as pir?mides financeiras. Sendo assim, este estudo sugere que as empresas que pretendem adotar o MMN devem focar em estrat?gias de comunica??o, capacita??o e educa??o claras para superar as obje??es dos potenciais participantes. |
id |
IFPB_2f5681902b106f11c7f0d2a610d99ac2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3383 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Gabriela Regina Cezar2023-12-12T22:48:30Z2023-12-12T22:48:30Z2023-12-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3383O Marketing Multin?vel (MMN) ou marketing de rede, se baseia na venda direta de produtos ou servi?os feita por distribuidores independentes, que trabalham e recebem comiss?es a partir das suas vendas e tamb?m dos vendedores de sua rede. Diante das instabilidades do mercado de trabalho convencional e das constantes mudan?as nos modelos de emprego e renda na atualidade, o MMN destaca-se como uma modalidade de neg?cio vi?vel para gera??o de renda por meio de vendas diretas. Com a ideia de possivelmente implementar este modelo de vendas diretas em uma empresa na cidade de Jo?o Pessoa, surgiu a d?vida sobre a aceita??o e conhecimento desta estrat?gia de neg?cios pelos moradores da cidade. Portanto, inicialmente, este trabalho buscou identificar a percep??o dos moradores de Jo?o Pessoa em rela??o ao Marketing Multin?vel como um modelo de neg?cios para gera??o de renda. A pesquisa, de car?ter explorat?rio e com abordagem quantitativa, foi realizada por meio de um question?rio estruturado aplicado a uma amostra de 118 pessoas. A an?lise das respostas revelou que 38,1% (45 respondentes) desconhecem o conceito de Marketing Multin?vel ou tem pouco conhecimento a respeito e apenas 5,1% (6 respondentes) afirmam que est?o familiarizados com o conceito. Os respondentes destacaram alguns benef?cios no MMN, tais como: a flexibilidade de hor?rios, incentivos, recompensas e a oportunidade de renda adicional. No entanto, algumas obje??es, inclusive a j? citada falta de compreens?o do funcionamento deste modelo de neg?cio, assim como limita??es de tempo e desinteresse nos produtos ou servi?os a serem vendidos, apontam ?reas cr?ticas que requerem aten??o na ado??o desta pr?tica de vendas. Pela an?lise das respostas, a rejei??o dos respondentes da maioria dos participantes a se envolver com o MMN pode estar associada ao fato de que h? confus?o com a m? reputa??o ou por estar provavelmente havendo confus?o com as pir?mides financeiras. Sendo assim, este estudo sugere que as empresas que pretendem adotar o MMN devem focar em estrat?gias de comunica??o, capacita??o e educa??o claras para superar as obje??es dos potenciais participantes.Submitted by Taize Silva (taize.silva@ifpb.edu.br) on 2023-12-12T22:48:30Z No. of bitstreams: 1 PERCEP??O DA POPULA??O DE JO?O PESSOA SOBRE O MARKETING MULTIN?VEL.pdf: 1819909 bytes, checksum: 470d194dfecbf77a17856a0e0b133b73 (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-12T22:48:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PERCEP??O DA POPULA??O DE JO?O PESSOA SOBRE O MARKETING MULTIN?VEL.pdf: 1819909 bytes, checksum: 470d194dfecbf77a17856a0e0b133b73 (MD5) Previous issue date: 2023-12-12Marketing multin?velMarketing de redeVenda diretaModelo de neg?ciosPercep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?velinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALPERCEP??O DA POPULA??O DE JO?O PESSOA SOBRE O MARKETING MULTIN?VEL.pdfPERCEP??O DA POPULA??O DE JO?O PESSOA SOBRE O MARKETING MULTIN?VEL.pdfapplication/pdf1819909http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3383/1/PERCEP%C3%87%C3%83O+DA+POPULA%C3%87%C3%83O+DE+JO%C3%83O+PESSOA+SOBRE+O+MARKETING+MULTIN%C3%8DVEL.pdf470d194dfecbf77a17856a0e0b133b73MD51177683/33832023-12-12 19:48:30.964oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3383Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-12T22:48:30Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Percep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?vel |
title |
Percep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?vel |
spellingShingle |
Percep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?vel Gomes, Gabriela Regina Cezar Marketing multin?vel Marketing de rede Venda direta Modelo de neg?cios |
title_short |
Percep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?vel |
title_full |
Percep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?vel |
title_fullStr |
Percep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?vel |
title_full_unstemmed |
Percep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?vel |
title_sort |
Percep??o da popula??o de Jo?o Pessoa sobre o marketing multin?vel |
author |
Gomes, Gabriela Regina Cezar |
author_facet |
Gomes, Gabriela Regina Cezar |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Gabriela Regina Cezar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing multin?vel Marketing de rede Venda direta Modelo de neg?cios |
topic |
Marketing multin?vel Marketing de rede Venda direta Modelo de neg?cios |
description |
O Marketing Multin?vel (MMN) ou marketing de rede, se baseia na venda direta de produtos ou servi?os feita por distribuidores independentes, que trabalham e recebem comiss?es a partir das suas vendas e tamb?m dos vendedores de sua rede. Diante das instabilidades do mercado de trabalho convencional e das constantes mudan?as nos modelos de emprego e renda na atualidade, o MMN destaca-se como uma modalidade de neg?cio vi?vel para gera??o de renda por meio de vendas diretas. Com a ideia de possivelmente implementar este modelo de vendas diretas em uma empresa na cidade de Jo?o Pessoa, surgiu a d?vida sobre a aceita??o e conhecimento desta estrat?gia de neg?cios pelos moradores da cidade. Portanto, inicialmente, este trabalho buscou identificar a percep??o dos moradores de Jo?o Pessoa em rela??o ao Marketing Multin?vel como um modelo de neg?cios para gera??o de renda. A pesquisa, de car?ter explorat?rio e com abordagem quantitativa, foi realizada por meio de um question?rio estruturado aplicado a uma amostra de 118 pessoas. A an?lise das respostas revelou que 38,1% (45 respondentes) desconhecem o conceito de Marketing Multin?vel ou tem pouco conhecimento a respeito e apenas 5,1% (6 respondentes) afirmam que est?o familiarizados com o conceito. Os respondentes destacaram alguns benef?cios no MMN, tais como: a flexibilidade de hor?rios, incentivos, recompensas e a oportunidade de renda adicional. No entanto, algumas obje??es, inclusive a j? citada falta de compreens?o do funcionamento deste modelo de neg?cio, assim como limita??es de tempo e desinteresse nos produtos ou servi?os a serem vendidos, apontam ?reas cr?ticas que requerem aten??o na ado??o desta pr?tica de vendas. Pela an?lise das respostas, a rejei??o dos respondentes da maioria dos participantes a se envolver com o MMN pode estar associada ao fato de que h? confus?o com a m? reputa??o ou por estar provavelmente havendo confus?o com as pir?mides financeiras. Sendo assim, este estudo sugere que as empresas que pretendem adotar o MMN devem focar em estrat?gias de comunica??o, capacita??o e educa??o claras para superar as obje??es dos potenciais participantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-12T22:48:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-12T22:48:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3383 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3383/1/PERCEP%C3%87%C3%83O+DA+POPULA%C3%87%C3%83O+DE+JO%C3%83O+PESSOA+SOBRE+O+MARKETING+MULTIN%C3%8DVEL.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
470d194dfecbf77a17856a0e0b133b73 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660452288069632 |