A contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Renata Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3371
Resumo: A interdisciplinaridade e as tecnologias tiveram um destaque na educa??o nesses ?ltimos anos, mostrando-se recursos importantes no que diz respeito ? aprendizagem, estando cada vez mais presentes no espa?o escolar, exigindo do profissional a utiliza??o de meios atrativos e de um ambiente facilitador para a aprendizagem, o que, muitas vezes, torna-se um desafio. Como uma estrat?gia de aumentar o engajamento dos envolvidos, surge a gamifica??o, visto que a gera??o atual vivencia e utiliza esta ferramenta no seu dia a dia. Este estudo refor?a a pertin?ncia e a relev?ncia da integra??o da Educa??o F?sica com outras ?reas do conhecimento, como uma maneira de enriquecer o desenvolvimento educacional. Nessa perspectiva, desenvolvemos um aplicativo da web no formato de game interativo denominado ?Corrida do Conhecimento?, uma estrat?gia metodol?gica interativa que aborda de forma interdisciplinar os conte?dos da educa??o f?sica, interligando as disciplinas de matem?tica, geografia, biologia e f?sica, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educa??o Ci?ncia e Tecnologia do Campus Avan?ado Cabedelo Centro, com 31 discentes do 1o ano do Curso T?cnico Integrado em Servi?os Jur?dicos. Inicialmente, avaliamos o conhecimento desses discentes a respeito da utiliza??o das tecnologias digitais e utilizamos o question?rio diagn?stico como instrumento de coleta de dados. Em paralelo, foi sendo constru?do e aperfei?oado o referido produto educacional, uma proposta metodol?gica que est? dispon?vel para a comunidade acad?mica por meio de web site, um aplicativo web que contempla diversas possibilidades, como recurso did?tico e pedag?gico. Ap?s estruturado o produto educacional, foi aplicado e avaliado pelos discentes por meio de question?rio. A pesquisa caracterizou-se como explorat?ria e descritiva, de natureza aplicada e de campo, fazendo-se uso de uma abordagem mista para realizar a an?lise e interpreta??o dos dados. Com os resultados obtidos, constatamos a efic?cia da gamifica??o nos processos de ensino e aprendizagem, na motiva??o e na apreens?o do conhecimento por meio das atividades interdisciplinares. Nesse sentido, reconhecemos que a pesquisa contribuiu positivamente no processo da aprendizagem. Contudo, surgem questionamentos relevantes para futuros estudos. Tais indaga??es envolvem a necessidade de as institui??es de ensino explorarem essa metodologia com os discentes, incorporando o uso das ferramentas digitais em uma perspectiva interdisciplinar, visando ? melhoria da aprendizagem de forma l?dica, interativa e digitalizada.
id IFPB_38855980106cd01c289da2aa4aa2e6bb
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3371
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Cavalcanti, Renata Gomes2023-12-05T16:22:15Z2023-12-05T16:22:15Z2023-12-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3371A interdisciplinaridade e as tecnologias tiveram um destaque na educa??o nesses ?ltimos anos, mostrando-se recursos importantes no que diz respeito ? aprendizagem, estando cada vez mais presentes no espa?o escolar, exigindo do profissional a utiliza??o de meios atrativos e de um ambiente facilitador para a aprendizagem, o que, muitas vezes, torna-se um desafio. Como uma estrat?gia de aumentar o engajamento dos envolvidos, surge a gamifica??o, visto que a gera??o atual vivencia e utiliza esta ferramenta no seu dia a dia. Este estudo refor?a a pertin?ncia e a relev?ncia da integra??o da Educa??o F?sica com outras ?reas do conhecimento, como uma maneira de enriquecer o desenvolvimento educacional. Nessa perspectiva, desenvolvemos um aplicativo da web no formato de game interativo denominado ?Corrida do Conhecimento?, uma estrat?gia metodol?gica interativa que aborda de forma interdisciplinar os conte?dos da educa??o f?sica, interligando as disciplinas de matem?tica, geografia, biologia e f?sica, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educa??o Ci?ncia e Tecnologia do Campus Avan?ado Cabedelo Centro, com 31 discentes do 1o ano do Curso T?cnico Integrado em Servi?os Jur?dicos. Inicialmente, avaliamos o conhecimento desses discentes a respeito da utiliza??o das tecnologias digitais e utilizamos o question?rio diagn?stico como instrumento de coleta de dados. Em paralelo, foi sendo constru?do e aperfei?oado o referido produto educacional, uma proposta metodol?gica que est? dispon?vel para a comunidade acad?mica por meio de web site, um aplicativo web que contempla diversas possibilidades, como recurso did?tico e pedag?gico. Ap?s estruturado o produto educacional, foi aplicado e avaliado pelos discentes por meio de question?rio. A pesquisa caracterizou-se como explorat?ria e descritiva, de natureza aplicada e de campo, fazendo-se uso de uma abordagem mista para realizar a an?lise e interpreta??o dos dados. Com os resultados obtidos, constatamos a efic?cia da gamifica??o nos processos de ensino e aprendizagem, na motiva??o e na apreens?o do conhecimento por meio das atividades interdisciplinares. Nesse sentido, reconhecemos que a pesquisa contribuiu positivamente no processo da aprendizagem. Contudo, surgem questionamentos relevantes para futuros estudos. Tais indaga??es envolvem a necessidade de as institui??es de ensino explorarem essa metodologia com os discentes, incorporando o uso das ferramentas digitais em uma perspectiva interdisciplinar, visando ? melhoria da aprendizagem de forma l?dica, interativa e digitalizada.Submitted by Allysson Caldas (allysson.caldas@ifpb.edu.br) on 2023-12-05T04:54:12Z No. of bitstreams: 2 RENATA VERSA?O FINAL 1 DE DEZEMBRO.pdf: 17505053 bytes, checksum: d7e17216a352684b7ccbcb1c1110d2b2 (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf: 518484 bytes, checksum: 6ceb0c83da2809a7393da1008fafe348 (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2023-12-05T16:22:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RENATA VERSA?O FINAL 1 DE DEZEMBRO.pdf: 17505053 bytes, checksum: d7e17216a352684b7ccbcb1c1110d2b2 (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf: 518484 bytes, checksum: 6ceb0c83da2809a7393da1008fafe348 (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-05T16:22:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RENATA VERSA?O FINAL 1 DE DEZEMBRO.pdf: 17505053 bytes, checksum: d7e17216a352684b7ccbcb1c1110d2b2 (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf: 518484 bytes, checksum: 6ceb0c83da2809a7393da1008fafe348 (MD5) Previous issue date: 2023-12-05Educa??o ProfissionalTecnologiaEduca??o f?sicaGamifica??oEnsino-aprendizagemA contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventurainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??oInstituto Federal da Para?ba - IFPBORIGINALRENATA VERSA?O FINAL 1 DE DEZEMBRO.pdfRENATA VERSA?O FINAL 1 DE DEZEMBRO.pdfapplication/pdf17505053http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3371/1/RENATA+VERSA%CC%83O+FINAL+1+DE+DEZEMBRO.pdfd7e17216a352684b7ccbcb1c1110d2b2MD51termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdftermo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdfapplication/pdf518484http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3371/2/termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf6ceb0c83da2809a7393da1008fafe348MD52177683/33712023-12-05 13:22:15.933oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3371Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-05T16:22:15Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventura
title A contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventura
spellingShingle A contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventura
Cavalcanti, Renata Gomes
Educa??o Profissional
Tecnologia
Educa??o f?sica
Gamifica??o
Ensino-aprendizagem
title_short A contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventura
title_full A contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventura
title_fullStr A contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventura
title_full_unstemmed A contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventura
title_sort A contribui??o da educa??o f?sica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do ensino m?dio do IFPB: uma proposta interdisciplinar por meio da gamifica??o e do esporte de aventura
author Cavalcanti, Renata Gomes
author_facet Cavalcanti, Renata Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Renata Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o Profissional
Tecnologia
Educa??o f?sica
Gamifica??o
Ensino-aprendizagem
topic Educa??o Profissional
Tecnologia
Educa??o f?sica
Gamifica??o
Ensino-aprendizagem
description A interdisciplinaridade e as tecnologias tiveram um destaque na educa??o nesses ?ltimos anos, mostrando-se recursos importantes no que diz respeito ? aprendizagem, estando cada vez mais presentes no espa?o escolar, exigindo do profissional a utiliza??o de meios atrativos e de um ambiente facilitador para a aprendizagem, o que, muitas vezes, torna-se um desafio. Como uma estrat?gia de aumentar o engajamento dos envolvidos, surge a gamifica??o, visto que a gera??o atual vivencia e utiliza esta ferramenta no seu dia a dia. Este estudo refor?a a pertin?ncia e a relev?ncia da integra??o da Educa??o F?sica com outras ?reas do conhecimento, como uma maneira de enriquecer o desenvolvimento educacional. Nessa perspectiva, desenvolvemos um aplicativo da web no formato de game interativo denominado ?Corrida do Conhecimento?, uma estrat?gia metodol?gica interativa que aborda de forma interdisciplinar os conte?dos da educa??o f?sica, interligando as disciplinas de matem?tica, geografia, biologia e f?sica, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educa??o Ci?ncia e Tecnologia do Campus Avan?ado Cabedelo Centro, com 31 discentes do 1o ano do Curso T?cnico Integrado em Servi?os Jur?dicos. Inicialmente, avaliamos o conhecimento desses discentes a respeito da utiliza??o das tecnologias digitais e utilizamos o question?rio diagn?stico como instrumento de coleta de dados. Em paralelo, foi sendo constru?do e aperfei?oado o referido produto educacional, uma proposta metodol?gica que est? dispon?vel para a comunidade acad?mica por meio de web site, um aplicativo web que contempla diversas possibilidades, como recurso did?tico e pedag?gico. Ap?s estruturado o produto educacional, foi aplicado e avaliado pelos discentes por meio de question?rio. A pesquisa caracterizou-se como explorat?ria e descritiva, de natureza aplicada e de campo, fazendo-se uso de uma abordagem mista para realizar a an?lise e interpreta??o dos dados. Com os resultados obtidos, constatamos a efic?cia da gamifica??o nos processos de ensino e aprendizagem, na motiva??o e na apreens?o do conhecimento por meio das atividades interdisciplinares. Nesse sentido, reconhecemos que a pesquisa contribuiu positivamente no processo da aprendizagem. Contudo, surgem questionamentos relevantes para futuros estudos. Tais indaga??es envolvem a necessidade de as institui??es de ensino explorarem essa metodologia com os discentes, incorporando o uso das ferramentas digitais em uma perspectiva interdisciplinar, visando ? melhoria da aprendizagem de forma l?dica, interativa e digitalizada.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-05T16:22:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-05T16:22:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3371
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3371/1/RENATA+VERSA%CC%83O+FINAL+1+DE+DEZEMBRO.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3371/2/termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d7e17216a352684b7ccbcb1c1110d2b2
6ceb0c83da2809a7393da1008fafe348
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660452268146688