Quizzes gamificados como recursos tecnol?gicos no ensino-aprendizagem de programa??o
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3001 |
Resumo: | Buscando fazer uma contribui??o na ?rea de educa??o em inform?tica, foram desenvolvidas oficinas de quizzes gamificados como recursos tecnol?gicos no ensino-aprendizagem de programa??o, com o objetivo de solucionar problemas identificados na motiva??o dos estudantes nesse contexto educacional. Mais especificamente, as oficinas foram realizadas para professores das disciplinas de "Algoritmo e Programa??o Estruturada" e "Introdu??o ? Programa??o" do ensino superior no Instituto Federal da Para?ba - Campus Jo?o Pessoa, com o intuito de apresentar boas pr?ticas de utiliza??o de quizzes gamificados. A metodologia aplicada foi uma pesquisa bibliogr?fica que consistiu na busca e an?lise de informa??es j? publicadas em livros e artigos acad?micos, como tamb?m uma pesquisa explorat?ria sobre o tema, gerando insights iniciais e familiarizando-se com o assunto e uma pesquisa qualitativa que buscou compreender a tem?tica, priorizando significados e subjetividade por meio de dados descritivos e n?o quantific?veis. Antes do in?cio das oficinas foi aplicado um question?rio para coletar o n?vel de conhecimento sobre gamifica??o e as ferramentas quizzes gamificados. Durante as oficinas, foram abordados os temas de gamifica??o e ferramentas quizzes gamificadas, e posteriormente, foi feita uma avalia??o da aplica??o do conhecimento adquirido pelos professores. Al?m disso, foi conduzido um question?rio com os alunos para avaliar a receptividade das abordagens utilizadas pelos professores ao utilizar o quiz gamificado no conte?do de programa??o. Os resultados evidenciaram que os professores necessitavam adquirir conhecimentos sobre gamifica??o e ferramentas quizzes gamificadas, e perceberam que esses recursos tecnol?gicos s?o aplic?veis e ?teis no ensino-aprendizagem de programa??o. Em rela??o aos alunos, constatou-se que se sentiram motivados a aprender conte?dos de programa??o por meio da utiliza??o de ferramentas de quiz gamificado, especialmente quando alcan?am realiza??es e sucesso, fatores essenciais para a motiva??o. Dessa forma, a pesquisa contribuiu para que os professores das disciplinas de programa??o adquirissem conhecimentos sobre gamifica??o e ferramentas quizzes gamificadas, destacando os benef?cios dessas ferramentas na pr?tica pedag?gica. |
id |
IFPB_3ec5bb788cc93b1c136f6210355de39d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3001 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Karine Heloise Felix de2023-07-07T22:31:30Z2023-07-07T22:31:30Z2023-07-07http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3001Buscando fazer uma contribui??o na ?rea de educa??o em inform?tica, foram desenvolvidas oficinas de quizzes gamificados como recursos tecnol?gicos no ensino-aprendizagem de programa??o, com o objetivo de solucionar problemas identificados na motiva??o dos estudantes nesse contexto educacional. Mais especificamente, as oficinas foram realizadas para professores das disciplinas de "Algoritmo e Programa??o Estruturada" e "Introdu??o ? Programa??o" do ensino superior no Instituto Federal da Para?ba - Campus Jo?o Pessoa, com o intuito de apresentar boas pr?ticas de utiliza??o de quizzes gamificados. A metodologia aplicada foi uma pesquisa bibliogr?fica que consistiu na busca e an?lise de informa??es j? publicadas em livros e artigos acad?micos, como tamb?m uma pesquisa explorat?ria sobre o tema, gerando insights iniciais e familiarizando-se com o assunto e uma pesquisa qualitativa que buscou compreender a tem?tica, priorizando significados e subjetividade por meio de dados descritivos e n?o quantific?veis. Antes do in?cio das oficinas foi aplicado um question?rio para coletar o n?vel de conhecimento sobre gamifica??o e as ferramentas quizzes gamificados. Durante as oficinas, foram abordados os temas de gamifica??o e ferramentas quizzes gamificadas, e posteriormente, foi feita uma avalia??o da aplica??o do conhecimento adquirido pelos professores. Al?m disso, foi conduzido um question?rio com os alunos para avaliar a receptividade das abordagens utilizadas pelos professores ao utilizar o quiz gamificado no conte?do de programa??o. Os resultados evidenciaram que os professores necessitavam adquirir conhecimentos sobre gamifica??o e ferramentas quizzes gamificadas, e perceberam que esses recursos tecnol?gicos s?o aplic?veis e ?teis no ensino-aprendizagem de programa??o. Em rela??o aos alunos, constatou-se que se sentiram motivados a aprender conte?dos de programa??o por meio da utiliza??o de ferramentas de quiz gamificado, especialmente quando alcan?am realiza??es e sucesso, fatores essenciais para a motiva??o. Dessa forma, a pesquisa contribuiu para que os professores das disciplinas de programa??o adquirissem conhecimentos sobre gamifica??o e ferramentas quizzes gamificadas, destacando os benef?cios dessas ferramentas na pr?tica pedag?gica.Submitted by Coordena??o Mestrado em Tecnologia da Informa??o (coordenacao.ppgti@ifpb.edu.br) on 2023-07-06T11:51:40Z No. of bitstreams: 2 Disserta??o - Karine - Assinada.pdf: 4187825 bytes, checksum: 467711a0701cb40b12d9af084448c3ad (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf: 120121 bytes, checksum: bdb8ee17fc1aaf4f36c7122e5756de5e (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2023-07-07T22:31:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Disserta??o - Karine - Assinada.pdf: 4187825 bytes, checksum: 467711a0701cb40b12d9af084448c3ad (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf: 120121 bytes, checksum: bdb8ee17fc1aaf4f36c7122e5756de5e (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-07T22:31:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Disserta??o - Karine - Assinada.pdf: 4187825 bytes, checksum: 467711a0701cb40b12d9af084448c3ad (MD5) termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf: 120121 bytes, checksum: bdb8ee17fc1aaf4f36c7122e5756de5e (MD5) Previous issue date: 2023-07-07Educa??oQuizzes gamificadosGamifica??oQuizzes gamificados como recursos tecnol?gicos no ensino-aprendizagem de programa??oinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??oIFPBORIGINALDisserta??o - Karine - Assinada.pdfDisserta??o - Karine - Assinada.pdfapplication/pdf4187825http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3001/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o+-+Karine+-+Assinada.pdf467711a0701cb40b12d9af084448c3adMD51termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdftermo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdfapplication/pdf120121http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3001/2/termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdfbdb8ee17fc1aaf4f36c7122e5756de5eMD52177683/30012023-07-07 19:31:30.771oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3001Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-07-07T22:31:30Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Quizzes gamificados como recursos tecnol?gicos no ensino-aprendizagem de programa??o |
title |
Quizzes gamificados como recursos tecnol?gicos no ensino-aprendizagem de programa??o |
spellingShingle |
Quizzes gamificados como recursos tecnol?gicos no ensino-aprendizagem de programa??o Sousa, Karine Heloise Felix de Educa??o Quizzes gamificados Gamifica??o |
title_short |
Quizzes gamificados como recursos tecnol?gicos no ensino-aprendizagem de programa??o |
title_full |
Quizzes gamificados como recursos tecnol?gicos no ensino-aprendizagem de programa??o |
title_fullStr |
Quizzes gamificados como recursos tecnol?gicos no ensino-aprendizagem de programa??o |
title_full_unstemmed |
Quizzes gamificados como recursos tecnol?gicos no ensino-aprendizagem de programa??o |
title_sort |
Quizzes gamificados como recursos tecnol?gicos no ensino-aprendizagem de programa??o |
author |
Sousa, Karine Heloise Felix de |
author_facet |
Sousa, Karine Heloise Felix de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Karine Heloise Felix de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o Quizzes gamificados Gamifica??o |
topic |
Educa??o Quizzes gamificados Gamifica??o |
description |
Buscando fazer uma contribui??o na ?rea de educa??o em inform?tica, foram desenvolvidas oficinas de quizzes gamificados como recursos tecnol?gicos no ensino-aprendizagem de programa??o, com o objetivo de solucionar problemas identificados na motiva??o dos estudantes nesse contexto educacional. Mais especificamente, as oficinas foram realizadas para professores das disciplinas de "Algoritmo e Programa??o Estruturada" e "Introdu??o ? Programa??o" do ensino superior no Instituto Federal da Para?ba - Campus Jo?o Pessoa, com o intuito de apresentar boas pr?ticas de utiliza??o de quizzes gamificados. A metodologia aplicada foi uma pesquisa bibliogr?fica que consistiu na busca e an?lise de informa??es j? publicadas em livros e artigos acad?micos, como tamb?m uma pesquisa explorat?ria sobre o tema, gerando insights iniciais e familiarizando-se com o assunto e uma pesquisa qualitativa que buscou compreender a tem?tica, priorizando significados e subjetividade por meio de dados descritivos e n?o quantific?veis. Antes do in?cio das oficinas foi aplicado um question?rio para coletar o n?vel de conhecimento sobre gamifica??o e as ferramentas quizzes gamificados. Durante as oficinas, foram abordados os temas de gamifica??o e ferramentas quizzes gamificadas, e posteriormente, foi feita uma avalia??o da aplica??o do conhecimento adquirido pelos professores. Al?m disso, foi conduzido um question?rio com os alunos para avaliar a receptividade das abordagens utilizadas pelos professores ao utilizar o quiz gamificado no conte?do de programa??o. Os resultados evidenciaram que os professores necessitavam adquirir conhecimentos sobre gamifica??o e ferramentas quizzes gamificadas, e perceberam que esses recursos tecnol?gicos s?o aplic?veis e ?teis no ensino-aprendizagem de programa??o. Em rela??o aos alunos, constatou-se que se sentiram motivados a aprender conte?dos de programa??o por meio da utiliza??o de ferramentas de quiz gamificado, especialmente quando alcan?am realiza??es e sucesso, fatores essenciais para a motiva??o. Dessa forma, a pesquisa contribuiu para que os professores das disciplinas de programa??o adquirissem conhecimentos sobre gamifica??o e ferramentas quizzes gamificadas, destacando os benef?cios dessas ferramentas na pr?tica pedag?gica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-07T22:31:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-07T22:31:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3001 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3001/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o+-+Karine+-+Assinada.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3001/2/termo_de_autorizacao_de_postagem_no_repositorio_digital.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
467711a0701cb40b12d9af084448c3ad bdb8ee17fc1aaf4f36c7122e5756de5e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660449303822336 |